Design Funcional de Interiores para o Seu Novo Restaurante

Design Funcional de Interiores para o Seu Novo Restaurante

A funcionalidade supera a estética no sucesso de um restaurante

Postado por Michael Elkins a November 28, 2017

O negócio dos restaurantes não é tão fácil como alguns principiantes pensam. Parece simples - só é preciso preparar uma boa comida, num atmosfera agradável, a um preço razoável. No entanto, alcançar esses objetivos não garantirá o sucesso financeiro. Muitos fatores estão envolvidos na determinação do lucro de um restaurante. De acordo com muitos estudos e pesquisas, o design do restaurante e a sua ambientação estão entre os principais critérios que afetam a lucratividade da sua empresa.

As metodologias de design de restaurantes podem variar tremendamente com base no seu conceito, gastronomia e orçamento, mas existe uma área que é de extrema importância independentemente do design estético. O seu restaurante tem que funcionar sem precalços, ou haverá inaceitáveis atrasos e problemas. Isso pode significar que precisa de uma área dedicada para que os clientes realizem pedidos. Precisa definitivamente de criar acessos fáceis às casas de banho e áreas de jantar ao ar livre. As suas mesas não devem estar muito próximas, de forma a que os clientes e os empregados de mesa possam mover-se livremente. Acomodar cadeiras de rodas, andarilhos e outros dispositivos de assistência também é essencial.

Espaço de Armazenamento: Um Aspecto Frequentemente Negligenciado no Design de Restaurantes

O design do restaurante afeta todas as áreas do seu restaurante de duas formas: atraindo as preferências estéticas dos clientes e criando padrões de fluxo eficientes que facilitam cozinhar, servir e receber o pagamento dos pedidos. No entanto, é importante não permitir que preocupações estéticas afetem a funcionalidade eficaz. Por exemplo, uma sala de jantar limpa e organizada com um ponto focal central pode ser desejável, mas precisa de espaços de armazenamento para condimentos, copos, talheres, materiais de transporte, cadeiras altas e assentos extras. Uma bela parede curvada ou um aquário central podem servir como um excelente ponto focal que encoraja os clientes a tirar e a partilhar selfies, mas qualquer uma destas características pode impedir o fluxo eficiente entre os clientes e empregados de mesa, bloqueando o tráfego interno.

O armazenamento é crítico tanto para o design da sala como para o da cozinha. Poderá também querer criar acessos mais fáceis do cais de descarga para as zonas de armazenamento. Se tem arrecadação na cave ou no andar superior, instalar um elevador de carga pode revelar-se um dos mais sábios investimentos que pode fazer.

Problemas Funcionais no Design de Restaurantes

Um problema comum é que ninguém quer se sentar numa determinada área ou em numa mesa em particular. Pode solucionar esse problema antes de abrir o seu restaurante sentando-se em cada mesa e observando a vista. Se uma mesa lhe parecer muito próxima do tráfego da cozinha ou não tiver vista para os outros clientes, podem ser necessários ajustes. O conforto dos seus clientes é essencial, por isso pode ser necessário criar várias áreas de refeição para atrair diferentes tipos de clientes - como aqueles que desejam um jantar íntimo e/ou aqueles que interagem em grandes grupos. Os detalhes do seu projeto dependerão do seu conceito, que poderá pertencer a uma das seguintes categorias:

  • Fast Food
  • Casual
  • Fast Food Casual
  • Alta Gastronomia
  • Moderno
  • Pub Gastronómico
  • Churrasqueira de bairro
  • Interior/exterior
  • Cafés e bistros
  • Cozinha de Fusão

Apenas como exemplo, é claro que um restaurante de cozinha de fusão provavelmente incorporaria elementos do design de ambas as cozinhas. Os restaurantes interiores/exteriores podem projetar um espaço que gere um acesso fácil entre as duas áreas. Espaços de funcionários separados podem reduzir o tráfego dos empregados andando para frente e para trás. Existem várias áreas críticas a serem consideradas ao projetar a parte funcional, e estas incluem:

  • O bar e a área de espera
  • Área de entrada e bengaleiro
  • Sala de jantar principal
  • Áreas especiais para jantar, como espaços para reuniões de grupos, buffets e salas privadas
  • Espaço para os empregados
  • Design da cozinha
  • Áreas para fazer pedidos

Agora alguns restaurantes oferecem certos itens para takeout na frente do restaurante, ao ar livre, em máquinas de venda automática e até em locais próximos, como fábricas ocupadas ou prédios de escritórios. É importante que faça o design desses espaços para que correspondam ao seu conceito de design no restaurante.

Verificação de Pagamneto dos Clientes e dos Pedidos

A realização de pagamentos e pedidos podem realmente obstruir o fluxo de um restaurante - especialmente na hora de almoço, quando as pessoas têm o tempo mais limitado para comer. As filas longas para as caixas registradoras ou nas áreas pré-pagamento podem bloquear acessos para a casa de banho ou para entradas e saídas. Essas filas improvisadas também podem bloquear o progresso eficiente dos empregados entre a cozinha e as mesas. Naturalmente, os sistemas modernos de POS que permitem pedidos de tablets e smartphones, pagamentos pré-pagos e nas mesas podem reduzir esses problemas de falhas básicas de design para problemas operacionais gerenciáveis.

cozinheiros no trabalho

A Cozinha do Restaurante

As cozinhas dos restaurantes geralmente são pouco espaçosas, e não importa quão grande é a sua cozinha, as suas necessidades expandir-se-ão rapidamente de forma a usar todo o espaço disponível. Chefes profissionais - aqueles que realmente entendem que os restaurantes são empresas - têm resultados com menos ferramentas e dispositivos. Devem ser escolhidos equipamentos que possam satisfazer múltiplas necessidades gastronómicas e deve planear com a sua equipa formas de fazer com que cada área da cozinha sirva pelo menos uma duas finalidades. Algumas das melhores estratégias de economia de espaço nas cozinhas de restaurantes incluem:

  • Agrupar ferramentas com funções semelhantes - uma ferramenta perdida pode ser facilmente substituída por outra semelhante numa situação de pressa.
  • Desenhar ou fazer os contornos das sombras com fita-cola para simplificar o armazenamento e encontrar a ferramenta certa.
  • Projetar áreas na cozinha estrategicamente para tarefas de corte e preparação, fritar, saltear, fazer sandes, manter alimentos preparados com calor, armazenar itens refrigerados e empratar.
  • Espaços verticais e prateleiras para facilitar a obtenção de ferramentas e equipamentos essenciais, de modo a reutilizar paredes vazias e portas de armários para armazenar facas e ferramentas essenciais.
  • Um acesso fácil para espaços de arrecadação para a equipa da copa também é essencial durante as horas de maior afluência.
  • Prateleiras em mesas de trabalho também são importantes para arrecadação.
  • Projetar o restaurante para que os ingredientes refrigerados mais utilizados estejam disponíveis em mesas e pontos de acesso.
  • Projetar processos de cozimento para que os cozinheiros precisem de se mover o mínimo possível.
  • Às vezes os compromissos são necessários - como aceitar uma eficiência energética reduzida colocando os congeladores perto das frigideiras, para uma maior eficiência da fritura.

Às vezes, uma ação mais drástica pode ser necessária se a sua cozinha for muito pequena. Poderá ser necessário derrubar paredes para expandir o espaço disponível ou dividir o seu menu. Preparar a maior quantidade possível de alimentos com antecedência é outra estratégia que muitos restaurantes com pequenas cozinhas empregam.

Promova o Seu bar Através de Recursos Complementares de Design

Muitas vezes os bares lideram o caminho para atrair um tipo específico de clientela - jovens profissionais urbanos, frequentadores de discotecas, clubes e bares. Um estudo descobriu que 68% dos clientes de restaurante estão dispostos a passar todo o serão num restaurante que tenha um bar atraente. Projetar para a multidão do bar inclui criar um espaço confortável onde as pessoas possam comer ou beber. Pode ser necessário projetar uma área de preparação de alimentos separada para promover a eficácia na encomenda de alimentos no bar. Poderá precisar de ferramentas e equipamentos de design altamente especializados para processar as suas próprias carnes e criar alimentos e bebidas típicos, recorrendo à gastronomia molecular.

Permita Que o Seu Sabor Interior Mude

Os restaurantes são casas secundárias para muitos clientes e, como tal, é importante permitir projetos sazonais para acomodar mudanças nos hábitos de alimentação, promover a estação do ano e ajustar as características de design para festas, ocasiões especiais e reuniões de negócios. Os projetos modulares - embora mais caros - podem ser menos dispendiosos a longo do tempo se for necessário fazer mudanças frequentes na sua decoração interior.

Planeando o Seu Orçamento de Design

A melhor estratégia é projetar primeiro para a funcionalidade, para que não fique emasiado agarrado a um design estético particular. Deve considerar a marca, o conceito e o tipo de serviço que irá fornecer. Por exemplo, um jantar requintado requer um investimento maior no design do que um restaurante de bairro ou de fast food. Os custos de construção de um restaurante variam de acordo com a localização e o conceito, mas as médias são entre US$85 e US$300. O design arrecada geralmente cerca de 10% do orçamento de construção, mas poderá gastar mais para um restaurante gourmet ou um lugar com entretenimento ao vivo.

Se planear a funcionalidade em primiro lugar, será mais fácil acomodar projetos estéticos que destaquem o seu restaurante. Quando a funcionalidade e a estética funcionam em sincronia perfeita, o resultado pode ser extraordinariamente atraente e lucrativo. Não importa o quão grande é o seu restaurante ou a qualidade da comida, o seu sucesso depende da funcionalidade perfeita, do serviço eficaz, do tempo de preparação rápido e do conforto do cliente. Não queira ficar numa posição onde tenta criar funcionalidades num design estético predefinido.

Download Waiterio para o seu restaurante
Baixar