As Vantagens de Desenvolver Um Plano de Negócios Profissional para Restaurantes

As Vantagens de Desenvolver Um Plano de Negócios Profissional para Restaurantes

um plano de negócios propicia uma pesquisa crítica

Postado por Michael Elkins a 9 de dezembro de 2017

Abrir um restaurante exige um trabalho árduo, e o seu amor por cozinhar ou entreter não transformará os seus sonhos num negócio viável. Essa é a principal razão pela qual deve desenvolver um plano de negócios. Tradicionalmente, os planos de negócios são projetados para ajudá-lo a obter financiamento ou a satisfazer potenciais investidores. No entanto, mesmo que autofinancie toda a operação, um plano de negócios pode ajudá-lo a reconhecer e lidar com os problemas de forma proativa.

Os benefícios da elaboração de um plano de negócios padronizado para o seu restaurante incluem obter financiamento, compreender o que enfrentará à medida que o seu restaurante abre portas e explorar detalhes específicos, como o conceito, os valores fundamentais e a estratégia de negócios. O seu plano de negócios serve como um mapa rodoviário enquanto o seu restaurante se move para um novo território. Depois de a sua empresa estar implantada, pode consultar o seu plano para confirmar se está no caminho certo ou se precisa de modificar a sua estratégia.

Componentes Específicos do Seu Plano de Negócios

Os planos de negócios geralmente seguem um formato padronizado, o que ajuda os agentes de empréstimos e os investidores a encontrarem a informação específica de que precisam. A informação inclui os detalhes do negócio, o orçamento preliminar, as informações relativas ao seu conceito, sua experiência e os seus dados financeiros. É fundamental cobrir as seguintes áreas:

Resumo Executivo

O resumo executivo é uma introdução que resume o plano completo. Nesta secção, deve chamar a atenção do leitor para os conceitos básicos do seu restaurante. Deve mencionar o estilo do restaurante, a localização, quais os clientes que almeja e porque se considera adequado para dirigir um restaurante. Também deverá especificar quanto dinheiro será investido por si e pelos seus parceiros, quanto dinheiro precisa e quando acha que vai se estabilizar.

Conceito

O seu conceito nuclear e declaração de objetivos devem ser simples de entender. Por exemplo, a declaração da Applebee sugere que a empresa deseja contribuir para "crescimento, alegria e enriquecimento de todas as vidas que tocamos." A cadeia possui mais de 1.500 restaurantes em todo o mundo.

O conceito do seu restaurante pode ser fast food, jantar familiar, comida gourmet para hipsters urbanos, refeições rápidas ou alta gastronomia. É útil ler uma variedade de planos de negócios de restaurantes para ter uma boa sensação de estilo de escrita, opções de layout e a tecnologia que será necessária para o seu restaurante.

Design

O design engloba o design interior e exterior do seu restaurante. Também inclui o menu, as cores da empresa, logotipo e até mesmo os materiais para takeout. Tudo isso funciona perfeitamente para identicar o seu restaurante. Terá que incluir os custos de mobiliário e equipamentos, bem como as despesas de contratação de empreiteiros e serviços de design.

Menu e Serviço

Deve detalhar o tipo de comida e bebida que planeia servir e de que forma a comida será servida. Defina o que será exclusivo do seu restaurante e porque motivo deve ter sucesso na área que escolheufocar o seu negócio. Inclua um menu de amostra com preços projetados, custos dos alimentos e detalhes da cadeia de oferta. As tendências atuais tendem a favorecer restaurantes que usam fornecedores e produtores locais, então procure incorporar fontes locais nos seus planos. Deve fornecer uma análise de custos detalhada. Nesta fase, deve encomendar um logotipo para o seu restaurante e incluir isso no seu plano de negócios.

restaurant budget calculator

Orçamento

Deverá elaborar um orçamento detalhado, incluindo despesas gerais, arrendamento, salários projetados, impostos, custos de design e remodelação, despesas de marketing, custos do sistema POS, cobertura do seguro e de que forma planeia lidar com o excesso de resíduos, roubo e deterioração. É importante mostrar aos potenciais credores - e a outras partes interessadas - que dedicou bastante esforço ao seu planeamento. Os custos dos alimentos podem variar entre 20 e 35 por cento. As pizzarias geralmente têm os custos alimentares mais baixos, e os estabelecimentos de alta gastronomia têm os mais altos.

Análise SWOT

Existem sempre desafios e oportunidades para qualquer restaurante. O bom planeamento ajuda-o a identificar os seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. A esta avaliação dá-se o nome de análise SWOT, muito importante - para si e para os potenciais credores.

Os pontos fortes podem incluir a sua rede de amigos e associados, a sua localização, a sua experiência em restauração e outros bens tangíveis e intangíveis. As fraquezas podem incluir não ter experiência comercial ou muita concorrência de restaurantes nas proximidades. As oportunidades podem incluir fluxos de renda alternativos, como oferecer serviço de entrega, serviço de descontos, catering dentro e fora dos locais de consumo e mercadorias de marca para venda no restaurante e online. As ameaças podem incluir a perda de um fornecedor de muitos anos, desastres naturais, as ações dos seus concorrentes ou o que pode acontecer se ficar incapacitado. Deve incluir uma estratégia para lidar com as ameaças mais comuns, como obter um seguro.

Estratégia de Marketing

Os dias de confiar na publicidade boca-a-boca desapareceram. Até os residentes locais recorrem aos telemóveis para pesquisar restaurantes. Os seus clientes provavelmente passam muito tempo em plataformas de redes sociais, por isso torna-se necessário conectar-se a eles. É importante desenvolver um plano de marketing de pré-lançamento e um plano para manter o impulso após a abertura.

Se planeia contratar uma equipa de relações públicas ou uma agência de publicidade, agora é hora de fazê-lo para que possa fazer referência a eles no seu plano de negócios. Também deve contratar um advogado para ajudá-lo a determinar a sua estrutura de negócios e lidar com quaisquer questões legais. O seu advogado também pode rever o seu plano de negócios e fazer sugestões.

Faça diligências para descobrir quais os tipos de publicações que os seus clientes ideais lêem e quais plataformas sociais eles usam. Decida se deseja incorporar um programa automatizado de fidelidade e recompensas para os seus clientes.

Financeiros, Especialistas e Consultores

Não pode fazer tudo sozinho, por isso precisa de delegar tarefas especializadas, como projetar o seu site, divulgar o seu restaurante e lidar com as suas finanças. Um contabilista é muito útil para guiá-lo nas suas finanças e orçamento projetado. Pode até escolher contratar um profissional para escrever o seu plano de negócios, mas pode encontrar modelos pré-feitos para ajudá-lo com isso.

O seu contabilista precisará de saber quantos assentos o seu restaurante terá, as projeções médias de faturação, a taxa de rotatividade, a estratégia de gestão de riscos e os planos de marketing para fazer projeções precisas e razoáveis.

Nos restaurantes de hoje, é praticamente obrigatório obter um software de gestão de relacionamento com os clientes, ou CRM, e software de planeamento de recursos corporativos, ou ERP. O último é o sistema de contabilidade tradicional da cozinha.

Os Ajustes Finais

Na verdade, não há ajustes "finais" porque o seu plano de negócios nunca está finalizado. Deve atualizá-lo regularmente quando novas informações estiverem disponíveis. No entanto, é importante elaborar um documento profissional com a gramática adequada, ortografia precisa e um layout atraente. Verifique o seu plano cuidadosamente para eliminar erros ortográficos, declarações incorretas e erros de digitação.

O estilo é importante e deve procurar um documento ponderado, preciso, razoável e convincente. Os melhores planos de negócios são claros, concisos, confiantes e relativamente formais. Tente evitar ser arrogante, descuidado ou pouco sofisticado. Está a lidar com pessoas de negócios que sabem o que procuram, portanto certifique-se que está a oferecer o que desejam.

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes