Como abrir um pequeno restaurante [11 etapas]

Como abrir um pequeno restaurante [11 etapas]

Aprenda aqui os 11 passos que você deve seguir. Este artigo é uma compilação dos recursos que criamos ao longo dos anos para novos proprietários de restaurantes!

Postado por Victor Delgadillo a 16 de janeiro de 2024

Os artigos e recursos gratuitos disponíveis em nosso site, blog, página do YouTube e outras mídias sociais levaram a este artigo – o guia definitivo para abrir um pequeno restaurante. Abrir um restaurante, independentemente do seu tamanho, é um empreendimento assustador que nem todos estão dispostos a realizar. Mas não tema, porque irei cobrir tudo o que você precisa saber e mais um pouco neste guia definitivo. Aqui está o que irei abordar:

  • Todos os passos que você deve seguir ao abrir um restaurante
  • Os numerosos aspectos aos quais você deve prestar atenção ao iniciar um negócio alimentício
  • Os desafios mais comuns que você enfrentará e suas respectivas soluções
  • Numerosos recursos que criamos ao longo dos anos para diferentes áreas de gestão de restaurantes

Por fim, vou simplificar e compartilhar dicas realistas para ajudá-lo em sua situação específica. Abrir um restaurante é uma escalada cheia de diversos desafios que você deve superar, apenas para descobrir que manter um restaurante funcionando é uma tarefa de Sísifo. Mas é preciso imaginar Sísifo feliz . Se você deseja ser um orgulhoso proprietário de uma pequena empresa, este guia irá apontar a direção certa. Vamos começar!

Definindo um 'Pequeno Restaurante'

Vamos primeiro dar uma cara ao nosso alvo. A definição de “pequeno restaurante” pode variar de acordo com o contexto e para quem você pergunta. No entanto, algumas características gerais são frequentemente usadas para categorizar restaurantes nesta faixa de tamanho:

  • Os pequenos restaurantes normalmente têm de 20 a 50 lugares , embora alguns possam aumentar para 75, dependendo do layout e do estilo de serviço. Esse tamanho permite um ambiente mais intimista e atendimento personalizado em comparação com estabelecimentos maiores.
  • Eles geralmente se concentram em menus limitados . Isto permite operações eficientes na cozinha e reduz o desperdício de alimentos.
  • Uma pequena equipe normalmente gerencia as operações de cozinha e de atendimento, com chefs atuando como garçons em alguns casos. Isso promove um ambiente unido e cria oportunidades de interação pessoal com os clientes.
  • Os custos iniciais de pequenos restaurantes tendem a ser mais baixos do que os de estabelecimentos maiores devido aos requisitos de espaço e equipamentos menos extensos.
  • A localização também pode desempenhar um papel na definição de um pequeno restaurante . Uma empresa alimentar com 50 lugares num movimentado centro de cidade pode ser considerada “pequena” em comparação com um restaurante de tamanho semelhante numa área rural.

Mesmo que não haja uma resposta definitiva sobre o tamanho de um “pequeno restaurante”, essas características podem ajudá-lo a descobrir.

Qual a diferença entre abrir um restaurante pequeno e abrir um médio ou grande?

Restaurantes pequenos, médios e grandes

Abrir um restaurante, independentemente do seu tamanho, é uma tarefa desafiadora. No entanto, o tamanho escolhido terá um impacto significativo em vários aspectos do processo, apresentando desafios e vantagens únicos. Aqui está um resumo de como difere a abertura de um restaurante pequeno, médio ou grande.

Escala e Investimento:

  • Pequeno: Requer menos investimento inicial em termos de espaço, equipamento e pessoal. Isso torna mais fácil o gerenciamento financeiro e pode levar a uma lucratividade mais rápida.
  • Médio: Requer mais investimento do que um restaurante pequeno, mas muitas vezes oferece mais flexibilidade na capacidade de assentos, opções de menu e potenciais fluxos de receita.
  • Grande: Exige investimentos significativos em todas as áreas, tornando-o financeiramente mais arriscado, mas potencialmente oferecendo retornos mais elevados devido ao aumento da capacidade e escala.

Operações e Gestão:

  • Pequeno: Mais fácil de gerenciar com uma equipe enxuta devido às operações e ao menu mais simples. O envolvimento do proprietário é muitas vezes elevado, oferecendo maior controlo e adaptabilidade.
  • Médio: Requer gerenciamento mais estruturado e funções potencialmente especializadas à medida que as operações aumentam. A delegação torna-se crucial, mantendo o foco na qualidade e no atendimento ao cliente.
  • Grande: Operação altamente complexa que necessita de liderança forte, sistemas definidos e comunicação eficiente entre departamentos. Delegar de forma eficaz e manter o controle de qualidade em meio a um grande volume é fundamental.

Menu e Ambiente:

  • Pequeno: Pode focar em um conceito de nicho ou cardápio limitado para melhor execução e controle de custos. O ambiente tende a ser mais íntimo e pessoal.
  • Médio: Permite um menu mais amplo com opções para atender a diversas preferências. O ambiente pode ser mais versátil, mesclando funcionalidade com design.
  • Grande: Muitas vezes apresenta menus extensos com chefs especializados. O ambiente é cuidadosamente planejado para acomodar alto volume e criar uma experiência distinta.

Marketing e base de clientes:

  • Pequeno: depende fortemente do marketing local e da construção de uma base de clientes fiéis por meio da interação pessoal. O foco em nicho pode atrair dados demográficos específicos.
  • Médio: utiliza um mix de marketing mais amplo, incluindo potencialmente presença e eventos online. A base de clientes é mais diversificada, mas ainda depende do apelo local.
  • Grande: Emprega estratégias de marketing extensas para atingir um público mais amplo. O reconhecimento e a reputação da marca tornam-se cruciais para atrair clientes.

Desafios e oportunidades:

  • Pequeno: Capacidade limitada de lugares sentados, maior vulnerabilidade às flutuações económicas e margens de lucro potencialmente mais baixas. No entanto, é mais fácil adaptar, experimentar e construir uma comunidade unida.
  • Médio: Equilibrar o crescimento com a manutenção da qualidade, necessidade potencial de investimento adicional e aumento da concorrência. Oferece potencial de expansão e diversificação.
  • Grande: Custos operacionais elevados, desafios de gestão complexos e saturação potencial em mercados maiores. Fornece acesso a economias de escala, presença de marca proeminente e diversos fluxos de receita.

O tamanho ideal para o seu restaurante depende do seu orçamento, visão, experiência e ambiente de mercado – é necessário criar um plano de negócios e um estudo de mercado para definir a ideia que você tem e obter dados de mercado confiáveis.

Todas as etapas e dicas para abrir um restaurante

Exterior pequeno restaurante familiar

Abrir um restaurante por conta própria requer muita atenção aos detalhes. Em alguns casos, também requer experiência e várias mãos além da sua. É por isso que, antes de começarmos, recomendo enfaticamente que você considere contratar os serviços de um consultor ou consultor de restaurante local. Dessa forma, você pode obter mais informações sobre o que é necessário para abrir um negócio especificamente em sua cidade, o que pode ser muito útil se for difícil devido a regulamentos, licenças e assim por diante. Dito isso, vamos às dicas!

0. A mentalidade empreendedora

Empreendedor planejando sua visão

Esta é uma dica que gostaria de incluir apenas porque, da minha perspectiva e experiência, ela pode fazer ou quebrar o seu negócio antes mesmo de ele nascer. Ao abrir um restaurante, você deve ter um compromisso inabalável. Isso parece desafiador e, no mínimo, difícil de manter. Se você não tem experiência em abrir e administrar um restaurante, recomendo fortemente que assista à popular série The Bear. Mesmo que a série seja dramatizada para contar histórias, não há dúvida de que o aspecto da gestão empresarial e tudo relacionado é tão estressante e agitado quanto retratado. Além disso, a vida nunca para só para você abrir o seu negócio . É por isso que você deve dominar a mentalidade empreendedora . Aqui estão algumas das características que você deve praticar e ter em mente sempre como futuro proprietário de uma empresa de alimentos:

  • Uma paixão ardente pela comida e pela hospitalidade: isto é vital para alimentar as longas horas, os desafios e os riscos de construir um restaurante de sucesso.
  • Visão e ambição: a capacidade de vislumbrar o sucesso do seu restaurante e a tenacidade para torná-lo realidade.
  • Forte ética de trabalho: a vida no restaurante é exigente, exigindo dedicação, perseverança e capacidade de arregaçar as mangas e fazer as coisas.
  • Habilidades de resolução de problemas e tomada de decisão: a capacidade de pensar por conta própria, adaptar-se aos desafios e tomar decisões rápidas e informadas.
  • Comunicação eficaz: comunicar-se de forma clara e concisa com funcionários, clientes e fornecedores.
  • Delegação e confiança: construir a equipe de um restaurante exige capacitar e confiar na sua equipe para cumprir suas responsabilidades.
  • Gerenciamento de estresse: você deve ser capaz de lidar com a pressão, manter a compostura e navegar em situações estressantes.
  • Atitude positiva e perseverança: otimismo, autoconfiança e resiliência para se recuperar de contratempos são essenciais.

Agora que isso já foi resolvido, vamos às dicas reais.

1. Defina a ideia do restaurante

Mulher desenvolvendo a ideia de um restaurante

A primeira tarefa é definir a ideia do restaurante, o que se traduz na criação de um plano de negócios e do seu conceito. Esta etapa pode ser tão complexa quanto você desejar, embora eu recomendo fortemente que você não arrisque muito se for seu primeiro negócio. Um conceito de restaurante experimentado e testado e um plano de negócios básico podem levá-lo muito longe. Se você tem uma ideia mais arriscada que deseja experimentar, também pode abrir suas portas com uma versão mais simples e desenvolvê-la. Confira os seguintes artigos para saber mais:

Estes artigos resumem as melhores dicas que podemos oferecer para ajudá-lo a definir a ideia que deseja transformar em um restaurante. Certifique-se de verificá-los e fazer anotações antes de prosseguir. Um bom negócio no papel geralmente é um bom negócio na vida real – se você seguir o plano, é claro.

2. Realize pesquisas aprofundadas para criar uma planilha de orçamento

Pesquisando mercados de restaurantes em um laptop

Este é um dos detalhes mais preocupantes da abertura de um restaurante: quanto custará. Mas antes de se preocupar com isso, você deve criar uma lista de tudo em que deve investir para abrir o negócio. Por mais doloroso que pareça, você deve saber o máximo de detalhes possível sobre os seguintes aspectos do negócio:

  1. Custos de aluguel local: pesquise preços de aluguel para locais adequados com base no tamanho e público-alvo desejados.
  2. Autorizações e licenças: identifique as autorizações necessárias e suas taxas associadas.
  3. Custos de equipamentos e móveis: pesquise preços de equipamentos de cozinha, móveis de jantar, louças e sistemas de ponto de venda.
  4. Análise de custos de alimentos e bebidas: estime os custos de alimentos e bebidas com base no seu cardápio e no volume esperado de clientes.
  5. Custos de pessoal: pesquise os salários médios de chefs, garçons e outros funcionários em sua área.
  6. Opcional (mas altamente recomendado): considere os custos de marketing e publicidade, como desenvolvimento de site, marketing de mídia social, promoções locais e quaisquer despesas planejadas de inauguração.

Certifique-se de realizar uma pesquisa completa para criar uma estimativa de quanto você deve investir. Também é uma boa ideia incluir um fundo de contingência para cobrir despesas imprevistas. Você também pode dividir cada custo em uma planilha para categorizar e priorizar seus investimentos. Lembre-se de que este guia se baseia na abertura de um pequeno restaurante, portanto o orçamento geral não deve ultrapassar US$ 500.000 se você estiver nos EUA. Para conseguir isso, você deve cortar custos de todas as maneiras possíveis, sem sacrificar a qualidade . Além disso, confira nosso artigo sobre o custo para abrir um restaurante - lá cobrimos algumas dicas essenciais para economizar dinheiro. Aqui estão alguns outros artigos úteis que podem ajudá-lo nesta etapa:

Esses artigos podem ajudá-lo a entender e definir melhor os custos iniciais que você deve incluir nesta etapa. Quando terminar, você deverá ter uma planilha de orçamento altamente organizada, categorizada e priorizada.

Concentre-se em obter uma ótima localização

Sim, aquele velho e irritantemente complexo ditado de “localização, localização, localização” é verdade. Se você deseja ter sucesso no setor, deve se concentrar em encontrar um local o mais próximo possível da perfeição. Claro, isso será muito mais fácil em alguns lugares do que em outros. Algumas cidades estão repletas de empresas familiares com décadas de existência que se recusam a morrer. No entanto, se você procurar bastante, poderá encontrar o local com uma joia escondida que pode imaginar como o local ideal para o seu negócio.

3. Organize todas as peças e obtenha financiamento

Planejando um projeto

Este é um dos aspectos mais difíceis de abrir um novo negócio, especialmente considerando que você precisa ter um orçamento considerável para alocar em diferentes áreas de um negócio que ainda não está gerando dinheiro. Mas este desafio pode ser maior do que parece. A menos que você esteja em uma situação pessoal que não lhe permita muita margem de manobra, existem inúmeras opções que você pode explorar para obter financiamento para o seu negócio:

  • Bootstrapping: Utilizar suas economias e investimentos pode ser um bom ponto de partida, embora possa limitar seu escopo inicial.
  • Amigos e familiares: Apresentar seu conceito para círculos fechados pode oferecer empréstimos menores ou financiamento inicial com conexões pessoais.
  • Empréstimos para pequenas empresas: Os bancos e cooperativas de crédito oferecem empréstimos especificamente para pequenas empresas, muitas vezes exigindo um histórico de crédito sólido e planos de negócios detalhados.
  • Empréstimos SBA: A Small Business Administration (SBA) garante empréstimos através de credores, facilitando o acesso ao capital, mas exigindo qualificações e documentação específicas.
  • Investidores anjo: Indivíduos ricos investem em startups promissoras em troca de ações, oferecendo orientação e orientação junto com os fundos.
  • Capitalistas de risco: as empresas investem em negócios de elevado crescimento e com potencial significativo, visando retornos maiores, mas esperando maior controlo e envolvimento.
  • Plataformas de crowdfunding: plataformas como Kickstarter ou Indiegogo permitem uma arrecadação de fundos menor e voltada para a comunidade, oferecendo recompensas ou ações.

Essas opções podem ser exatamente o que você precisa. No entanto, na maioria dos casos, é uma boa ideia ter um capital base composto por poupanças – normalmente não é recomendado gerar demasiadas dívidas para um novo negócio.

Alternativas mais baratas

Procure as opções de equipamentos acessíveis, não as inacessíveis

Se você leu alguns dos artigos que recomendei acima, então conhece algumas das opções que podem economizar algum dinheiro em custos iniciais. Isso é algo que você deve considerar, principalmente para os equipamentos mais caros, como equipamentos de cozinha, móveis e reformas, entre outros. Aqui está uma rápida recapitulação:

  • Alugue um local com equipamento incluído.
  • Alugue equipamentos de cozinha. Alugue equipamentos essenciais em vez de comprar imediatamente, economizando custos iniciais. Lembre-se de que isso é mais caro no longo prazo.
  • Vá de segunda mão ou recondicionado: procure equipamentos usados de boa qualidade ou considere opções de aluguel em vez de comprar tudo novo.
  • Seja criativo ao reaproveitar: atualize móveis vintage ou use itens do dia a dia para criar elementos de decoração exclusivos.
  • Priorize o essencial: concentre-se na aquisição dos equipamentos essenciais necessários para os itens principais do menu e adicione-os gradualmente ao seu estoque conforme as finanças permitirem.
  • Utilize a tecnologia: aproveite ferramentas online gratuitas ou de baixo custo para sistemas de reservas, campanhas de marketing e envolvimento do cliente.
  • Negocie com fornecedores: compare preços e negocie acordos com fornecedores para compras em grandes quantidades ou prazos de pagamento mais longos
  • Aprenda o máximo de coisas que puder. Por exemplo, aprender sobre dicas de marketing gratuitas que você pode aplicar ao seu restaurante no YouTube é melhor do que nenhum marketing. Os empreendedores devem usar muitos chapéus !

Mesmo que essas dicas sejam úteis ao iniciar um negócio, certifique-se de não forçar demais a ponto de diminuir a qualidade do negócio ou causar perdas a curto e médio prazo. Você não conseguirá economizar dinheiro em algumas áreas do seu negócio – é assim que as coisas são e está tudo bem.

4. Dê início aos investimentos

Comece a investir e pagar por cada equipamento que você precisa

Nesta etapa basta começar a alugar e comprar tudo o que você precisa para abrir o restaurante. É claro que esta etapa não começa antes de você ter a planilha de orçamento ou a lista de investimentos. Você também deve ter o máximo de detalhes possível sobre a qualidade dos diferentes equipamentos, comparações entre marcas e fabricantes, tamanhos de equipamentos e preços, entre outras coisas. Abaixo está a ordem das compras que você deve fazer:

  • Espaço comercial
  • Renovações ou reparos
  • Autorizações e licenças
  • Equipamento essencial
  • Móveis e decoração
  • Serviços públicos e seguros

Comprar e alugar tudo o que você precisa e realizar reparos ou reformas no espaço comercial pode demorar um pouco. Além disso, é uma boa ideia alugar ou comprar o espaço antes de adquirir os equipamentos, principalmente para a cozinha. Mesmo que você tenha medido o espaço e organizado o layout no papel, o equipamento pode não caber ou não caber como você esperava. Isso exigiria que você começasse do zero, gastando mais tempo e dinheiro. Isto também se aplica a outras áreas do negócio.

5. Organize a cozinha e outras áreas de trabalho

Cozinha de restaurante totalmente equipada

Organizar tudo é fundamental quando se trata de operar num pequeno restaurante, principalmente se o espaço comercial tiver uma distribuição ímpar ou se for pequeno. É por isso que mencionei que você deve reunir informações sobre o tamanho do equipamento – você não pode simplesmente comprar tudo e esperar que caiba magicamente. Em vez disso, você deve medir o espaço com o qual terá que trabalhar. Além de encaixar tudo, você também deve se preocupar com a organização. O layout da cozinha deve ser funcional e eficiente de acordo com o fluxo de trabalho do restaurante . Isto pode tirar minutos de diferentes procedimentos, o que pode parecer sem importância, mas pode ser essencial para atender ao fluxo de pedidos durante os horários de pico. É muito mais vital se você estiver tentando oferecer pedidos on-line, entrega ou entrega. Você também deve fazer o mesmo para outras áreas do negócio, se estiverem disponíveis – áreas administrativas, bares, mesas, assentos e área de pagamento, entre outras, devem ser o mais organizadas possível. Confira os artigos a seguir para complementar esta etapa com dicas mais úteis:

Esta etapa é vital para garantir o conforto de sua equipe durante o trabalho, mas também definirá o design e o ambiente que seus clientes irão desfrutar quando você finalmente abrir suas portas. Pegue o quanto precisar, dentro do razoável , para otimizar cada centímetro do negócio! A partir daí o negócio está quase pronto, mas por enquanto é um playground de possibilidades. Se você tem alguma experiência no setor ou é especialista em organizar seus esforços e foco, pode começar a aplicar as três etapas a seguir ao mesmo tempo. Também é viável se você tiver alguma ajuda na parte gerencial do negócio.

6. Comece a criar um menu

Proprietário do restaurante planejando um menu com os chefs

Se você criou um plano de negócios detalhado, já tem algo em mente sobre o cardápio do seu negócio. No mínimo, você deve saber o tipo de comida que pretende servir e ter ideias de primeiros pratos e estimativas de custos e preços. Se você é cozinheiro, provavelmente já fez algumas experiências antes - isso pode ter dado origem à ideia de possuir um restaurante! Porém, agora é hora de acertar todos os detalhes e, claro, experimentar a cozinha pela primeira vez. Se você não tem inclinação culinária, terá que começar a recrutar funcionários da cozinha o mais rápido possível para iniciar esse processo. Eles podem trazer experiências que podem ajudá-lo a ter novas ideias de pratos, principalmente se tiverem conhecimento sobre a oferta gastronômica que você deseja buscar. Esta etapa inclui tudo relacionado à criação do cardápio, desde a criação dos pratos, seus ingredientes, receitas padronizadas, tempos de preparo, teste do layout da cozinha e, por fim, a concepção do cardápio físico. Você também pode aproveitar a oportunidade para conhecer sistemas de ponto de venda como o Waiterio, que permitem criar um cardápio online para serviços de entrega e retirada. Outros recursos, como menus de código QR , também são bons de se ter hoje em dia. Mais uma vez, temos muitos recursos para ajudá-lo na criação do cardápio do seu restaurante:

Claro, você deve ter algo para cozinhar, o que nos leva ao próximo passo.

7. Comece a construir um relacionamento com os fornecedores do seu restaurante

dono de restaurante apertando a mão de um fornecedor

Depois que sua cozinha estiver aberta ( a cozinha, não o restaurante ), você poderá começar a entrar em contato com os fornecedores – alguns empreendedores até fazem isso mais cedo, especialmente se estiverem experimentando cardápios. Isso é fundamental porque eles trarão o produto principal do seu negócio! Isso também é algo que você deve incluir no plano de negócios do seu restaurante. Obter os ingredientes certos aos preços mais baixos possíveis, mantendo a qualidade e o frescor, é essencial para um negócio onde o padrão de qualidade está sempre subindo. Temos um guia dedicado sobre como escolher os melhores fornecedores para o seu restaurante . Confira para encontrar mais dicas úteis que irão guiá-lo no processo de contato, teste e manutenção de um relacionamento de sucesso com seus fornecedores.

8. Comece a pensar na sua equipe

pessoal do restaurante dentro da cozinha

Até este ponto, você provavelmente não tem nenhuma equipe além de você e de pessoas que possam ajudá-lo com a mudança de coisas, organização do espaço e assim por diante. Mas seu restaurante não funcionará sozinho – você precisará contratar cozinheiros, garçons, pessoal administrativo, lava-louças, pessoal de limpeza e muito mais. Isso depende muito do organograma que você escolher para o seu negócio. Abaixo está um exemplo de organograma simples para um pequeno restaurante.

Este organograma não inclui muitos funcionários e, dependendo do tamanho real da sua empresa, pode precisar de mais ou às vezes menos funcionários. Ainda assim, contratar a equipe certa é algo que exige tempo, esforço e muita paciência. Você não encontrará a equipe certa imediatamente após publicar os anúncios! Eu recomendo fortemente que você confira nosso guia completo sobre gestão de equipe . Lá você encontrará todas as etapas que precisa seguir para garantir que está usando as melhores práticas de contratação para o estado atual da indústria de restaurantes. Também traz algumas dicas relacionadas à gestão e como tratar adequadamente sua equipe, como definir e criar descrições de cargos e muito mais. Confira os artigos a seguir para complementar ainda mais essas informações:

Você também deve contratar um contador se não tiver muita experiência na área de gestão de dinheiro nos negócios. Mais uma vez, peço que você dedique seu tempo nesta etapa. A equipe do seu restaurante fará a maior parte do trabalho pesado - eles cozinharão, limparão, cuidarão das mesas e muito mais. Quanto melhor você gerenciar e cuidar de sua equipe, melhor eles tratarão seus clientes. Ainda assim, lembre-se de que há alguma sobreposição entre esta etapa e as duas anteriores.

9. Preparações Adicionais

Esta etapa inclui algumas coisas que você deve ter em mente, mas que são um tanto opcionais para o negócio de restaurantes – são soluções de qualidade de vida para facilitar a gestão do seu restaurante. Listo todos os diferentes serviços e preparações abaixo.

Mais essencial: um sistema POS

cliente pagando em um restaurante usando um sistema pos

Um excelente sistema de ponto de venda oferece inúmeras ferramentas que você pode usar para turbinar a gestão do seu restaurante. Alguns dos mais importantes são:

  • Relatórios de vendas avançados
  • Gerenciamento de pedidos
  • Gerenciamento e layout de mesa
  • Menus e vitrines online
  • Diferentes métodos de pagamento
  • Gerenciamento de equipe

Waiterio oferece todos esses recursos e muito mais!

  • Você pode usar inúmeras soluções de hardware de terceiros acessíveis.
  • Também é compatível com diferentes dispositivos e sistemas operacionais. Você pode escolher aquele que funciona melhor para sua empresa, incluindo o hardware com a melhor relação custo-benefício .
  • As opções de hardware compatíveis incluem KDS, impressoras de recibos, leitores de cartões e dispositivos móveis e desktop de diferentes marcas.

E o melhor é que o Waiterio possui todas as funcionalidades que você precisa para o seu restaurante , sem nenhum custo adicional . Confira nosso artigo sobre as 6 principais alternativas acessíveis de Square POS para saber mais sobre por que o Waiterio é perfeito para seu pequeno restaurante, especialmente se você quiser economizar dinheiro.

Serviços de contabilidade e folha de pagamento

Se você não tem experiência nesta área, isso se torna muito mais que uma solução de qualidade de vida. Como gerente do seu restaurante (se for ocupar essa posição), você participa de todos os processos, desde o gerenciamento da folha de pagamento até o gerenciamento de estoque e muito mais. Tirar a contabilidade do seu prato pode ajudar a aliviar significativamente a carga de gerenciamento.

Software de gerenciamento de estoque

chef gerenciando inventário de restaurante com uma lista

Acompanhar os níveis de estoque de alimentos e bebidas, prever a demanda e automatizar pedidos para otimizar custos são recursos muito úteis desse tipo de software. Isso também pode ajudá-lo a instalar uma infraestrutura muito útil para iniciar seu negócio da melhor maneira possível e evitar complicações como roubo de produtos por funcionários. Porém, alguns pequenos restaurantes não necessitam deste tipo de software, principalmente se tiverem cardápios reduzidos. Na maioria dos casos, uma planilha organizada será suficiente para lidar com estoque , receitas padronizadas e custos.

Plataforma de e-mail marketing

Envolver-se com sua base de clientes por meio de promoções direcionadas, programas de fidelidade e ofertas especiais é essencial para promover relacionamentos e repetir negócios. Ao abrir um novo restaurante, você deve aproveitar todas as ferramentas e oportunidades de marketing que vale a pena explorar. No entanto, o marketing por email é muitas vezes esquecido por ser uma estratégia que leva muito tempo. Ainda assim, se você estiver começando do zero, sua empresa terá todo o tempo do mundo para ajudá-lo a construir uma lista de e-mail considerável que pode ajudá-lo a alcançar seus clientes de forma íntima. Saiba mais em nosso artigo sobre email marketing e seu uso no marketing de restaurantes.

Ferramentas de marketing de mídia social

ferramentas de marketing para mídias sociais em um laptop

Agendar postagens, interagir com seguidores e monitorar conversas online em plataformas para ampliar a presença de sua marca e alcançar novos clientes é muito importante nesta era digital. Principalmente porque o marketing nas redes sociais é compatível com inúmeras formas de marketing. Contarei mais sobre isso na próxima etapa.

Plataformas de serviço de entrega e/ou retirada

A parceria com plataformas como o Uber Eats para expandir seu alcance e atender às novas preferências dos clientes para refeições fora do local é obrigatória hoje em dia. O nicho de cozinhas fantasmas na indústria de restaurantes cresceu muito desde a sua adoção e parece que continuará crescendo – você deve se adaptar para competir! Mesmo assim, isso não é algo que você possa fazer sem um planejamento adequado, pois pode acabar maximizando a produção da sua cozinha, o que pode levar a atrasos nos pedidos e erros. Você deve primeiro criar uma infraestrutura adequada, o que é um pouco mais difícil de fazer em um restaurante pequeno devido a restrições de espaço. No entanto, se você quiser explorar esta opção, verifique os seguintes recursos:

Começar seu negócio com um pé na porta do mercado de delivery é uma ótima ideia, mas certifique-se de estar preparado, ou os resultados podem ser catastróficos.

Serviços de gestão de resíduos

compostagem e gerenciamento adequado dos resíduos de um restaurante

A parceria com empresas de eliminação de resíduos fiáveis para garantir a eliminação segura e ambientalmente responsável dos resíduos alimentares é essencial agora mais do que nunca. Algo que pouca gente fala é que, quando você abre um negócio, você também o abre aos olhares fiscalizadores da sua comunidade. Hoje em dia, vivemos numa sociedade ambientalmente consciente onde colocar o lixo no tipo errado de contentor causa mais polémica do que deveria. É verdade que é necessário para a mudança . É por isso que garantir uma gestão adequada do desperdício de alimentos pode ajudar imensamente o seu negócio.

Outros serviços

Aqui estão alguns outros serviços que podem ser úteis para ajudá-lo a gerenciar seu novo negócio, especialmente quando você está começando:

  • Consultores de restaurantes: obtenha aconselhamento especializado sobre tudo, desde desenvolvimento de cardápio e layout de cozinha até treinamento de equipe e estratégias de preços.
  • Consultoria jurídica e contábil: buscar orientação sobre cumprimento de regulamentações, contratos e gestão financeira para mitigar riscos e garantir solidez jurídica.
  • Terceirização de RH: delegue tarefas administrativas como contratação, folha de pagamento e gerenciamento de benefícios a especialistas de RH, aliviando você de encargos administrativos.
  • Sistemas de segurança: invista em sistemas de videovigilância e alarme para impedir roubos e proteger sua propriedade.

Serviços como lavanderia, limpeza e saneamento, entre outros, também podem ser úteis.

10. Marketing, Marketing, Marketing

estratégias de marketing para um restaurante

Se você cuidou de todas as etapas anteriores, parabéns; você possui um restaurante! Mas os restaurantes são como aviões: não decolam sem um empurrão. Como em qualquer outro negócio, o impulso virá do marketing tradicional, digital e boca a boca. Você deve divulgar que sua empresa está aberta e pronta para servir. No entanto, você deve primeiro se armar com uma estratégia e ferramentas. O problema do marketing é que é difícil decidir quais estratégias seguir porque há muitas opções, o que pode levar à paralisia da análise . Na verdade, marketing é um dos tópicos mais populares em nosso blog. Confira os seguintes artigos para encontrar ideias e dicas de marketing:

Existem alguns outros artigos de marketing, mas estes são os mais úteis e aplicam-se a novos restaurantes. Abaixo falo sobre minha recomendação de marketing e outro guia simplificado que você pode seguir para lidar com esse aspecto do seu negócio.

A Trifeta do Marketing

SEO, mídia social e marketing por e-mail

Se você quiser algumas apostas seguras, recomendo fortemente que você se concentre no trio de marketing de mídia social , marketing por e-mail e SEO , se você tiver um site equipado com um sistema de pedidos online. A melhor parte dessas estratégias é que elas são fáceis de aplicar e, se você não sabe nada sobre elas, pode simplesmente aprender com recursos gratuitos. Além disso, se você não tiver tempo ou energia para cuidar deles junto com outras tarefas de gerenciamento, eles serão fáceis de delegar e supervisionar. Existem KPIs bem definidos que você pode usar para acompanhar essas estratégias facilmente se terceirizá-las para freelancers:

  • A mídia social tem curtidas, compartilhamentos, visualizações e comentários
  • Os sites têm uma taxa de cliques e visitas
  • Se você possui um sistema de pedidos online, ele geralmente possui análises separadas que você pode verificar, como vendas por dia, semana, mês e pratos mais vendidos, entre outros.
  • O marketing por email tem KPIs como taxa de abertura, taxa de cliques, taxa de conversão e número de assinantes

Você pode usar plataformas freelance como Fiverr ou Upwork para encontrar freelancers profissionais para cada um deles – você pode até encontrar um que possa cuidar de tudo e apenas mostrar os relatórios. Depois que essas estruturas estiverem instaladas, você só precisa sentar, relaxar e observar o crescimento do seu restaurante. Por fim, essas estratégias também são compatíveis com outras formas de marketing, como ofertas de promoções, descontos, cupons, eventos de marketing e muito mais. Se quiser uma opinião diferente ou um guia mais direto, confira nosso guia de marketing para novos restaurantes .

11. A grande inauguração

Finalmente chegou a hora de abrir suas portas. Lembre-se de que você pode iniciar as estratégias de marketing que mencionei na etapa acima antes da inauguração – alguns empreendedores até as iniciam durante a criação do negócio, documentando o processo. Independentemente do que você decidir fazer, recomendo fortemente que você considere organizar uma grande inauguração. Confira nosso artigo sobre isso aqui .

Seu restaurante: primeiro ano

métricas de marketing e crescimento

Tal como a história de origem de um super-herói, o primeiro ano do seu restaurante será crucial para definir o seu sucesso ao longo do tempo. Um bom primeiro ano indica que a empresa pode se sustentar, pagar dívidas iniciais, ganhar dinheiro e, eventualmente, tornar-se lucrativa (ganhar dinheiro≠lucratividade). É claro que nem tudo isso acontecerá no primeiro ano. O verdadeiro teste do tempo ocorre no segundo ano – é aí que a maioria dos gráficos e pesquisas azedam, porque é quando os restaurantes tendem a falir. Mas considere esses dados com cautela, porque mesmo que 60% dos restaurantes falhem, isso significa que 40% ainda estarão abertos depois de dois anos, e seu negócio pode ser um desses se você mantiver seus esforços. Além disso, é importante notar que um bom primeiro ano lhe ensinará muito sobre gerenciamento de restaurantes e tudo o que é necessário – se você aplicar todas as etapas mencionadas acima, poderá garantir que seu restaurante crescerá e prosperará ao longo dos anos. Por fim, certifique-se de manter o restaurante atualizado com as últimas tendências e práticas de gestão. Onde podes encontrá-los? Bem aqui, no blog Restaurante de Sucesso do Waiterio .

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes