Automação de restaurantes: 4 maneiras pelas quais a automação faz seu restaurante crescer

Automação de restaurantes: 4 maneiras pelas quais a automação faz seu restaurante crescer

A automação de restaurantes está em alta - seu restaurante é automatizado? Você deve começar a automatizá-lo agora!

Postado por Victor Delgadillo a 21 de julho de 2022

A automação comercial é uma daquelas coisas que parecem uma possibilidade distante para alguns donos de restaurantes. Estamos aqui para te dizer que não é!

A verdade, caro dono de restaurante, é que você não precisa sair comprando um robô importado, chique e caro para começar a automatizar o seu negócio. Além disso, automatizar restaurantes não é nada novo - é um processo que está em andamento desde que os restaurantes existem.

Neste artigo, vou falar sobre:

  • 4 maneiras diferentes pelas quais a automação pode ajudar seu restaurante a crescer.
  • E sobre como você pode começar a automatizar seu restaurante facilmente.

Se você está aqui porque está preocupado que seu restaurante esteja ficando um pouco para trás, então você chegou a tempo. A melhor parte é que você está interessado em descobrir como pode descobrir o seu restaurante. Nós realmente não podemos ajudar alguém que não quer ajuda, então você estar aqui é um grande primeiro passo. Vamos entrar nisso!

O que é Automação?

imagem da automação trabalhando de mãos dadas com a produtividade

A automação é o processo de transformar uma tarefa que requer intervenção em um processo contínuo e eficiente que você pode observar à distância. É como andar de bicicleta! Depois de saber, você realmente não precisa saber mais porque pode pedalar sem problemas.

Agora, a automação de restaurantes é muito mais complexa do que andar de bicicleta ou usar uma calculadora em vez de caneta e papel. Os restaurantes são negócios muito complexos que lidam com muitos dados , equipe, estoque, relacionamento com o cliente e assim por diante. É por isso que agora, na era da IA, é mais fácil do que nunca. A IA vem para revolucionar a indústria de restaurantes, lidando com muitos dos processos virtuais para você.

Existem muito poucas limitações para as coisas que você pode automatizar em um restaurante. Embora eu tenha mencionado que você não precisa comprar nenhum robô de produção para cuidar da cozinha do seu restaurante, com certeza você tem a opção agora.

4 maneiras pelas quais a automação faz seu restaurante crescer

Depois de tudo isso, o que você precisa saber é que entender a automação e aplicá-la em seu restaurante pode te dar uma vantagem incrível. Em uma indústria tão competitiva como esta, você precisa de cada grama de peso que puder colocar do seu lado da balança. Em alguns casos, você precisa apenas para ter uma chance!

Se você ainda não está convencido sobre esses fatos, vou lhe contar mais quatro que farão o truque para convertê-lo no fã número um da automação.

1. Encontrar e entender os dados de consumo do cliente para realmente satisfazer suas necessidades

entender os dados do restaurante é a chave para satisfazer os clientes hoje

Após um dia de atendimento em seu restaurante, são dezenas de números que podem passar despercebidos a olho nu. O diabo está nos detalhes se você quiser se destacar da concorrência. É por isso que entender as métricas do cliente é vital – mas primeiro você precisa encontrar esses dados. Alguns números importantes são:

  • O tempo médio que os clientes gastam olhando seu menu.
  • O tempo que leva para eles terminarem seus pratos.
  • O tempo que eles gastam depois de terminar a comida.
  • O custo médio do ticket do seu restaurante e por mesa.
  • A gorjeta média que seus clientes deixam após o atendimento.
  • O número de pedidos que você recebe de diferentes canais, como pedidos online, pedidos para viagem, jantares rápidos, reservas por dia ou hora e muito mais.

Cada um desses números tem um significado diferente, que no final pode ser transformado em perguntas:

  • Seu menu é muito longo ou muito curto?
  • Seus pratos são muito grandes?
  • Seu restaurante está convidando os clientes para ficar? Você quer que eles saiam mais rápido para oferecer a mesa? Você precisa criar um lounge após as refeições?
  • Seu ticket médio é suficiente? Você precisa aumentar seus preços?
  • Seus clientes estão satisfeitos com o serviço antes de sair?
  • Seus canais são eficazes para atrair clientes? Você precisa adicionar um novo canal ou eliminar um?

A maioria dos proprietários de restaurantes não percebe isso. E de fato isso é ótimo, porque acompanhar esses dados ou ter alguém dedicado apenas a observar e anotar cada um é bobagem. Ou, no mínimo, estressante .

É quando um observador no escuro, estilo irmão mais velho, vem a calhar. Existem alguns aplicativos incríveis que podem ajudá-lo a descobrir exatamente esses dados. Mesmo que você não queira pagar por um aplicativo caro, basta fazê-lo à moda antiga - delegar. Em seguida, crie uma planilha com todos os dados e comece a fazer experimentos para saber o que é melhor para seus clientes ou para os objetivos do seu restaurante.

2. Adotando o autoatendimento para acelerar as operações de FOH

os códigos QR do restaurante fazem parte das muitas maneiras diferentes de automatizar o atendimento do seu restaurante

Agora vivemos uma realidade pós-pandemia e nada pode mudar isso. É exatamente por isso que não podemos nos livrar do autoatendimento como tendência em tudo. Os restaurantes tiveram uma grande dose de autoatendimento na última década - o seu não? Conheça o Waiterio PDV !

Autopromoção à parte, o autoatendimento veio para ficar. E pode ajudar seu restaurante de maneiras realmente incríveis.

O fato é que o autoatendimento chegou aos restaurantes em vários formatos e tamanhos:

  • Pedido de código QR de tabelas.
  • Pedidos online para retirada e entrega.
  • Quiosques de autoatendimento.
  • Tablets ou dispositivos colocados em mesas para esse fim.
  • E, claro, KDS e impressoras térmicas conectadas à sua solução de PDV para entregar essas informações diretamente na cozinha.

Como é essa automação? Bem, a parte de automação é onde você não precisa mais de garçons para anotar os pedidos diretamente, e os clientes fazem isso sozinhos - aham , automaticamente. Adotar este tipo de tecnologia no seu restaurante não é impossível nem difícil porque existem muitos métodos diferentes.

Você pode seguir o caminho difícil e criar um site personalizado ou simplesmente assinar qualquer um de nossos planos pagos para fazer isso com apenas alguns cliques. Isso melhorará seu restaurante de várias maneiras:

  • Isso acelerará o processo de recebimento de pedidos.
  • Isso dará mais controle aos seus clientes.
  • Você pode aproveitar ao máximo as práticas de engenharia de menu e persuasão.
  • Você pode aumentar sua conta média em seus diferentes canais.
  • E você pode economizar dinheiro em custos de folha de pagamento - você não precisará de tantos garçons!

Alguns restaurantes consideraram isso tão conveniente que reinventaram seus serviços para acomodar melhor isso e aproveitar a mania do autoatendimento.

Claro, algumas soluções são muito caras. Ainda assim, isso não muda o fato de que muitas marcas reconhecidas, como o Mcdonald's, estão investindo pesadamente em automação de IA desde 2019 . Isso aumentará as vendas e a eficiência operacional, reduzirá os custos da folha de pagamento e, por fim, aumentará os lucros brutos. Você também pode ter um pedacinho desses benefícios no seu restaurante!

3. Otimizando a gestão de pessoal para economizar nos custos da folha de pagamento

a gestão de pessoal do restaurante é a chave para cortar custos e otimizar os lucros do seu restaurante

A gestão de pessoas nunca foi tão importante como hoje. Nos anos anteriores, quando os custos da folha de pagamento não eram tão altos quanto hoje, os donos de restaurantes podiam se dar ao luxo de ter negócios com dezenas de funcionários que simplesmente não faziam nada durante os dias de poucos clientes.

Dias assim acabaram. Proprietários e gerentes agora entendem que muito pessoal não é sinônimo de eficiência. Por outro lado, eles entendem que poucos funcionários também não significa eficiência. Considerando que a escassez de pessoal ainda está ocorrendo, isso pode ser um ato de equilíbrio radical. Dados como este podem ajudar você a descobrir o que funciona melhor para o seu negócio:

  • Média de clientes por dia.
  • Tendências de tráfego alto e baixo por dia.
  • O número médio de coberturas por dia.
  • Dados de tendências de consumo, como quais elementos do menu são preferidos em dias específicos da semana, tendências de reserva, número de assentos ocupados por mesa e outros.

Depois de entender isso, você pode otimizar o horário de funcionamento do seu restaurante, os horários dos funcionários e adaptar o cardápio para cada dia da semana. Isso ajudará você a reduzir as horas de trabalho de sua equipe exatamente onde elas precisam ser cortadas para otimizar sua receita. Claro, há limites para a maneira como você pode organizar os horários de sua equipe. É por isso que é necessário combinar esta técnica com uma liderança gentil . Uma mistura de eficiência e empatia dará ao seu restaurante resultados surpreendentes!

4. Melhorando a gestão de estoque com as tendências de consumo

gerenciar o estoque do seu restaurante é coisa do passado. Agora, você pode automatizá-lo facilmente usando aplicativos de gerenciamento de inventário!

Os problemas da cadeia de suprimentos ainda estão em vigor em todo o setor - esse é um dos inúmeros problemas que restaram para resolvermos após a pandemia. É por isso que você tem que estar próximo dos seus fornecedores, e ainda mais próximo das tendências de consumo do seu cliente. As mesmas informações mencionadas acima também podem ajudá-lo a saber a melhor maneira de otimizar seus padrões de compra, seu relacionamento com fornecedores e muito mais.

Outros dados importantes a saber são:

  • Quão bom está indo cada prato do seu cardápio?
  • Quão eficaz é o seu sistema de gerenciamento de estoque atual?
  • Quanto dinheiro ou estoque vai desperdiçar?
  • Quanto tempo seus fornecedores levam para responder ou satisfazer suas necessidades?
  • Quanto tempo cada item que você pede dura em média?
  • E mais.

Saber todas essas coisas foi uma reflexão tardia por anos. Mas agora é necessário coordenar os pedidos com seus fornecedores para manter seu restaurante funcionando sem problemas. Para lidar com tudo isso, basta encontrar um sistema de gerenciamento de estoque que tenha como recurso o gerenciamento de relacionamento com suprimentos. Alguns aplicativos são alimentados por IA, o que significa que eles entendem as tendências de consumo de seus clientes e preparam seu restaurante para eficiência operacional total quando necessário. Claro, eles também o preparam para descansar com segurança durante períodos de baixo tráfego.

Como começar a automatizar seu restaurante em 5 etapas simples?

você não precisa de um robô caro para automatizar seu restaurante

Você chegou à parte interessante do artigo. O que você precisa para começar a automatizar seu restaurante agora mesmo? Bem, mencionei quatro aplicativos possíveis. E, claro, se você pesquisar um aplicativo para cada um desses tipos de automação, encontrará aplicativos incríveis. Mas, a verdade é que você não precisa de nada sofisticado para fazer isso.

Com aplicativos simples, como Waiterio e Google Sheets , você pode fazer muito. Pelo menos, o suficiente para tomar melhores decisões de negócios. Ainda assim, este não é um processo que você pode iniciar sem o devido procedimento. Aqui está o que recomendamos:

  1. Reserve algum tempo para analisar as áreas do seu negócio que precisam de mais melhorias. É aí que você começa!
  2. Em seguida, pense nos objetivos mais importantes que você deseja alcançar com a automação.
  3. Prepare sua equipe e outros colaboradores como fornecedores, contadores e muito mais para o processo de automação.
  4. Informe a todos sobre suas responsabilidades em relação à automação.
  5. E acompanhe como a automação evolui e funciona para o seu restaurante.

Criamos um artigo muito interessante sobre os objetivos do restaurante e como criá-los. A automação é apenas mais um objetivo que você pode estabelecer em seu restaurante para torná-lo mais eficiente.

Automação não é infalível

Uma coisa que gostaria de mencionar antes que você pense que a automação é a solução final para administrar um restaurante de sucesso é que fazemos isso sem tecnologia há anos a fio. Portanto, embora seja incrível o que a automação pode alcançar, os restaurantes ainda são negócios baseados em serviços. Pessoas servindo comida deliciosa para outras pessoas ainda é o principal conceito por trás da maioria das empresas de alimentos, e isso não mudará tão cedo. Outra coisa importante a ter em mente é que eles são administrados principalmente por pessoas - cozinheiros, padeiros, garçons e muito mais. Os restaurantes atendem os dois lados, dão empregos, que também devem ser considerados um serviço à comunidade.

Isso significa que, se você falhar em qualquer um desses lados, poderá arruinar automaticamente o seu negócio. Veja o que eu fiz lá?

A automação é um processo necessário para restaurantes

A automação é necessária para restaurantes porque, embora ainda estejamos atendendo pessoas, as pessoas agora estão consumindo mais rápido! As tendências dos restaurantes estão se afastando do serviço completo e, em vez disso, apontam para negócios de alimentos baseados em conveniência. Não há nada de errado com isso, e isso não significa que os restaurantes de serviço completo vão morrer. Em vez disso, é aí que a automação se tornará mais importante. Os restaurantes tradicionais serão abalados para adaptar suas ofertas e tecnologias, apenas para acompanhar as tendências do setor. Mas ainda há tempo - não tome isso como garantido para sempre.

O seu restaurante está preparado para esta mudança?

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes