Como a Geração Z afetará o futuro da indústria de restaurantes?

Como a Geração Z afetará o futuro da indústria de restaurantes?

Saiba aqui como a atual mudança geracional afetará o seu restaurante.

Postado por Victor Delgadillo a 14 de novembro de 2023

Nos últimos anos, tem havido um interesse crescente no impacto de diferentes gerações em diferentes mercados e indústrias. A internet está cheia de artigos discutindo as implicações da mudança geracional. Agora é hora de adicionar um grão de areia à pilha e discutir como as próximas gerações afetarão a indústria de restaurantes – especificamente, a igualmente famosa e infame Geração Z. Neste artigo, falaremos sobre:

  • O que é a Geração Z?
  • Os impactos positivos e negativos que esta geração terá nos restaurantes
  • Como a geração afetará a indústria como parte da força de trabalho
  • Mais informações e dicas que podem ajudá-lo a preparar seu restaurante adequadamente

A mudança já está acontecendo – as pessoas mais velhas da Geração Z já fazem parte da força de trabalho porque têm 27 anos! Se sente que o seu restaurante não está a conseguir atrair novos clientes neste segmento ou se está com dificuldades em manter os jovens colaboradores que fazem parte desta geração, este artigo irá ajudá-lo. Vamos cavar!

O que é a Geração Z?

jovens para representar a Geração Z

A Geração Z é a coorte demográfica de pessoas nascidas entre 1996 e 2010, o que significa pessoas com idade entre 13 e 27 anos. Dependendo de onde você mora, pessoas com 16 anos ou mais já fazem parte do mercado de trabalho e provavelmente também fazem parte do seu público. A geração anterior é a Millennials, que nasceu entre 1981 e 1996.

Aqui estão algumas maneiras específicas pelas quais a Geração Z é diferente da Geração Y:

  • Conhecimento tecnológico: a Geração Z é a primeira geração a crescer com a internet e os smartphones e se sente mais confortável com a tecnologia do que qualquer geração anterior. É também mais provável que utilizem as redes sociais e outras plataformas online para se manterem ligados a amigos e familiares, bem como a outros grupos ou causas.
  • Consciência social: a Geração Z é mais consciente e ativista socialmente do que a Geração Y. É mais provável que se preocupem com questões como as alterações climáticas, a justiça social e os direitos LGBTQ+. Eles também são mais propensos a se voluntariar e doar para causas de caridade.
  • Independência: a Geração Z é mais independente que a Geração Y. É mais provável que vivam sozinhos numa idade mais jovem e sejam financeiramente independentes dos pais.
  • Conservadorismo financeiro: a Geração Z é mais conservadora financeiramente do que a Geração Millennials. É mais provável que economizem dinheiro e sejam cautelosos em relação às dívidas.
  • Objetivos de carreira: É mais provável que a Geração Z priorize o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e se interesse por carreiras que tenham um impacto positivo no mundo.

Ainda assim, lembre-se de que estes são diferenciais importantes de uma perspectiva geral – existem discrepâncias claras e pessoas que simplesmente não se enquadram na mentalidade da geração.

Por que a Geração Z é importante para a indústria de restaurantes?

cara entregando comida para um cliente da geração Z

A Geração Z é crucial para a indústria de restaurantes em todo o mundo porque é a maior geração da história, representando pelo menos 30% da população . São também a primeira geração a crescer num mundo globalizado e têm maior probabilidade de viajar e comer fora do que as gerações anteriores. Aqui estão algumas maneiras específicas pelas quais esta geração está impactando a indústria de restaurantes em todo o mundo:

  • Crescimento das cozinhas internacionais : É mais provável que experimentem novas cozinhas do que as gerações anteriores. É por isso que há uma demanda crescente por restaurantes e cozinhas internacionais. Isso também afeta os restaurantes que não aproveitam essa tendência devido aos seus conceitos inflexíveis.
  • Aumento da popularidade de jantares casuais rápidos : Eles procuram experiências gastronômicas que sejam convenientes e acessíveis. Os restaurantes fast-casual, que oferecem comida de alta qualidade a preços razoáveis, estão se tornando cada vez mais populares entre os consumidores da Geração Z. Por sua vez, isso significa que os restaurantes de serviço completo devem adaptar-se mais do que nunca para atrair esta geração, ou pelo menos esforçar-se para manter as gerações anteriores leais ao negócio.
  • Demanda crescente por opções gastronômicas sustentáveis e éticas : É mais provável que a Geração Z se preocupe com questões sociais, como sustentabilidade e práticas trabalhistas justas. É mais provável que escolham restaurantes que obtenham os seus ingredientes de forma sustentável e ética e que tratem os seus trabalhadores de forma justa. Isso significa que os restaurantes devem se adaptar para terem operações mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis.
  • Ascensão da alimentação digital : Eles são a primeira geração a crescer com a internet e os smartphones. É mais provável que usem plataformas digitais para encontrar restaurantes, pedir comida e pagar contas. Isso afeta os restaurantes de várias maneiras: eles precisam se adaptar para ter uma presença limpa e responsável na Internet, atendimento ao cliente de alto nível e formas criativas de interagir com os clientes. Além disso, os clientes desta geração têm muito poder porque suas redes sociais são um método de divulgação de informações. Se postarem uma crítica negativa sobre um restaurante (às vezes até sem provas) e ela se tornar viral localmente, o negócio estará condenado.

No geral, a Geração Z é uma força importante que molda a indústria de restaurantes em todo o mundo. Os restaurantes precisam de se adaptar para satisfazer as necessidades desta geração para terem sucesso no futuro.

Como a Geração Z afetará o futuro da indústria de restaurantes?

Nesta seção, nos aprofundaremos nas diferentes maneiras pelas quais a Geração Z afetará a indústria de restaurantes no futuro. Uma percentagem desta geração já faz parte da indústria da restauração e está ativamente a causar mudanças nela enquanto você lê isto. Isso significa apenas que esses efeitos ainda não aumentaram, portanto as mudanças que você deve aplicar ao seu negócio são muito mais necessárias para a sobrevivência.

Como a Geração Z afetará positivamente a indústria de restaurantes

Primeiro, vamos falar sobre como esta geração está tendo um impacto positivo na indústria de restaurantes, que só aumentará no futuro.

1. Aumento da demanda por conveniência e personalização

sistema de ponto de venda e leitor de cartão com opção de pagamento por código QR para pagamentos móveis

A indústria de restaurantes vem se adaptando lentamente para oferecer mais comodidade aos clientes. Esse objetivo evoluiu ao longo dos anos. Isso fez com que a criação de restaurantes fast food aumentasse a comodidade, tornando o processo de preparo dos alimentos muito mais rápido. No entanto, inúmeras empresas evoluíram para proporcionar ainda mais conforto no cenário tecnológico atual. Um exemplo claro é a tendência atual de cozinhas fantasmas, food trucks, serviços de entrega e versões muito mais convenientes de empresas alimentícias. Falamos sobre isso em nosso artigo sobre por que as empresas de alimentos leves estão em alta . Isso beneficia a indústria, especificamente os empresários da indústria alimentar, porque a barreira à entrada é muito mais administrável. As empresas alimentares hoje não necessitam da mesma infra-estrutura para serem consideradas empresas legítimas. Isso criou oportunidades de negócios que ajudaram vários empreendedores a entrar no setor em menor escala e com um orçamento menor. Ao mesmo tempo, traz benefícios como a preservação cultural através da alimentação e mais oportunidades iguais para pessoas com orçamentos menores, entre outras coisas.

2. Pedidos e entregas on-line

caixa de pizza com as palavras pedido on-line ao lado para indicar que o serviço está disponível

Os pedidos e entregas online beneficiam os restaurantes porque são um método de propagação local. Com uma marca e proposta de valor fortes o suficiente, qualquer restaurante destacado em um aplicativo de delivery pode aumentar suas vendas e lucratividade. Aplicativos como o Uber Eats também ampliam a variedade de restaurantes localmente, o que é vantajoso considerando que a variedade de um restaurante geralmente é inferior a um raio de cinco quilômetros. Além disso, em cidades onde a entrega online é normalizada, os restaurantes aumentam suas vendas, produtividade e lucratividade mantendo um restaurante aberto, bem como atendendo pedidos de entrega e retirada.

3. Quiosques self-service e QR Codes

A pandemia afetou diferentes gerações. No entanto, as pessoas da Geração Z adaptaram-se facilmente a empresas que operam com quiosques de autoatendimento e códigos QR , o que diminuiu as interações dentro dos restaurantes. Adaptaram-se facilmente porque são uma geração digital e sabem intuitivamente utilizar diferentes tecnologias. A indústria da restauração adotou todas estas tecnologias após a pandemia e está agora a normalizá-las. O melhor é que também beneficiam os restaurantes porque exigem menos servidores, reduzindo significativamente os custos operacionais.

4. Opções de personalização de pratos

Outra coisa que mudou devido à mentalidade de justiça social da Geração Z é a personalização. Hoje em dia é muito mais importante oferecer opções de personalização aos clientes dos restaurantes, principalmente no caso de restrições e preferências alimentares. Inicialmente, foi difícil para os restaurantes se adaptarem a esta normalidade. No entanto, é fácil entender por que esta é uma ótima ideia e altamente benéfica para as empresas: você está atendendo a um público mais amplo ao fazer alterações insignificantes no próprio restaurante. Os grupos de clientes preferem restaurantes que ofereçam opções, principalmente porque não excluem amigos e familiares que possuem restrições alimentares ou dietas específicas. Essa pequena mudança pode ser a diferença entre ter um restaurante vazio e um restaurante cheio.

5. Aumento da demanda por opções gastronômicas sustentáveis e éticas

um sinal com um mundo e as palavras um mundo para representar a sustentabilidade

Esse é um benefício que não parecia à primeira vista. Os proprietários de restaurantes sempre lutaram para manter os custos baixos , especialmente os custos nobres, que são principalmente os custos dos alimentos. No início, era um problema satisfazer as necessidades ou desejos das pessoas que exigiam opções sustentáveis. No entanto, a vantagem de adquirir ingredientes de forma sustentável e ética é que existem muito poucos restaurantes que o fazem. Estes restaurantes registaram um aumento nas vendas e nos lucros, especialmente se criaram relações comerciais com as fontes dos seus alimentos, por exemplo, quintas e pequenos produtores locais. Além disso, os ingredientes de origem local são de qualidade muito melhor. Eles também são mais saudáveis porque são menos processados e cultivados de forma ética.

6. Aumento da demanda por tecnologia na experiência gastronômica

Tem havido um aumento no uso de aplicativos móveis para pedir comida, pagar refeições e visualizar cardápios em todo o setor. Alguns restaurantes chegaram ao ponto de criar experiências gastronómicas interativas, como jogos de realidade virtual ou demonstrações de preparação de alimentos. São conceitos de restaurantes atraentes que continuam atraindo clientes. Além disso, aplicativos móveis, sistemas POS eficientes como o Waiterio e diversos métodos de pagamento tornam as operações de um restaurante mais simples. Isso, por sua vez, aumenta o número de mesas que um restaurante pode servir ao mesmo tempo, reduz custos e, ao mesmo tempo, aumenta a produtividade e a satisfação do cliente.

Como a Geração Z afetará negativamente a indústria de restaurantes

É claro que, tal como acontece com as mudanças em diferentes indústrias, a Geração Z também prejudicou a indústria alimentar de diferentes maneiras.

1. Expectativas mais altas

A Geração Z é uma geração nativa digital com grandes expectativas em tecnologia e atendimento ao cliente. Isso significa que eles sabem o que e como querem, e os restaurantes devem se adaptar ou morrer . Estas adaptações, como a instalação de um sistema POS de restaurante para aumentar a facilidade de pagamento e a qualidade do serviço, podem ser dispendiosas, especialmente considerando os custos de hardware e software.

Observação: se sua empresa tem dificuldade para aplicar essas mudanças, dê uma olhada no Waiterio. Nosso sistema POS é acessível e altamente compatível com diversos dispositivos e sistemas operacionais, o que pode reduzir o custo de implementação em seu negócio. Saiba mais sobre o Waiterio aqui !

2. Orçamentos mais baixos para refeições

homem abrindo carteira vazia para representar estar falido

A Geração Z é a primeira geração a crescer durante uma recessão e é mais provável que se preocupem com o orçamento do que as gerações anteriores. Isso significa que, como proprietário ou gerente de um restaurante, você deve aumentar seus esforços de redução de custos. Você deve tomar as decisões corretas para reduzir ao máximo os custos operacionais do seu negócio, sem sacrificar a qualidade de forma alguma. Isso torna o gerenciamento de um restaurante muito mais difícil, especialmente para pequenos restaurantes tradicionais e lanchonetes que não são franquias.

3. Menos lealdade às marcas

A Geração Z tem mais probabilidade de experimentar coisas novas e é menos leal às marcas do que as gerações anteriores. Isso significa que você deve se esforçar ainda mais em programas de fidelidade e promoções eficazes e adaptadas às necessidades do seu cliente. Isso também significa que seu restaurante também deve se esforçar para atrair mais clientes. Isso pode incluir diversificar seus métodos de marketing e focar em marketing digital, mídia social e marketing de influenciadores. O lado bom é que o ROI dessas estratégias é ótimo!

Como a Geração Z afetará a indústria de restaurantes como trabalhadores

A Geração Z afeta a indústria como consumidores e como parte da força de trabalho. Aqui estão algumas maneiras pelas quais eles mudarão o setor.

1. Ética de trabalho diferente

A Geração Z tem mais probabilidade de valorizar o equilíbrio e a flexibilidade entre vida pessoal e profissional do que as gerações anteriores. Falamos sobre isso em nossos guias sobre contratação e manutenção de funcionários administrativos e administrativos, bem como em nosso guia sobre como gerenciar funcionários. Hoje em dia, é vital fazer com que os funcionários se sintam confortáveis, seguros e importantes na organização do seu restaurante. Eles também precisam de respeito e justiça. Por esses motivos, é mais importante do que nunca criar ofertas e descrições de empregos altamente detalhadas e fundamentadas.

2. Diferentes habilidades

É mais provável que a Geração Z tenha habilidades digitais valiosas na indústria de restaurantes. Isso mudará muito os aspectos de gestão e marketing da indústria de restaurantes. A influência das novas gerações no marketing é perceptível. No mês passado, falamos sobre marketing de conteúdo . Um dos exemplos que compartilhamos foi como a Wendy's está usando o marketing de conteúdo para redirecionar o conteúdo das mídias sociais como blogs, ambos direcionados a um público mais jovem. O tom e a voz de seu marketing e presença nas redes sociais são muito mais jovens e ela se mantém atualizada sobre as tendências de consumo, UGC e cultura meme. Um exemplo de outro setor que tem grande sucesso na aplicação de táticas semelhantes é o aplicativo de aprendizagem de idiomas Duolingo .

3. Diferentes expectativas

A Geração Z espera ser remunerada de forma justa e ter oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Há uma parte da Geração Z que espera um pagamento justo por uma quantidade justa de trabalho; se você espera que eles façam mais em seu negócio, tudo o que você precisa fazer é dar-lhes um aumento. Isso parece justo, especialmente se eles estiverem interessados em desenvolver suas carreiras dentro da indústria. No entanto, há uma subcultura dentro da Geração Z que está mais inclinada a não se importar com o significado do trabalho e, em vez disso, a se concentrar em quanto dinheiro eles podem obter com seus empregos. Este é, infelizmente, um ponto de vista realista que está a mudar a forma como o trabalho é ou era percebido. A cultura agitada e o esforço para melhorar para ter uma chance de crescimento não são mais denominadores comuns. Isso não é algo que o dono de um restaurante possa mudar porque é uma mudança de mentalidade amplamente aceita nesta geração. Essa é uma das razões pelas quais está se tornando cada vez mais difícil contratar restaurantes, embora isso seja pouco reconhecido.

Como a indústria de restaurantes deve mudar para atender às necessidades da geração Z?

meninas comendo em um restaurante

Lutar contra esta mudança é uma perda de tempo; todas as indústrias devem adaptar-se ou perecer, e a indústria da restauração não é exceção. Se você possui um restaurante, o que você deve fazer para preparar seu negócio para o futuro é começar estudando o mercado e seu público específico. A primeira coisa que você deve determinar é se a Geração Z faz parte do seu público ou não. Se forem, então a adaptação é necessária. Poucas empresas estão a salvo destas mudanças e muitas empresas, como os restaurantes requintados e sofisticados, terão dificuldade em sobreviver porque normalmente não interessam às gerações mais jovens. Se você tem um desses negócios, então deve começar a se preparar para fazer seu restaurante evoluir, revisando seu conceito e plano de negócios. Os restaurantes que utilizam as seguintes táticas e ferramentas são mais seguros:

  • Tecnologia : a Geração Z é uma geração nativa digital, portanto, os restaurantes que adotam a tecnologia têm maior probabilidade de atraí-los. Isso inclui pedidos e entregas on-line, aplicativos móveis e quiosques de autoatendimento. Além disso, existem opções de pagamento digital fáceis de usar
  • Conveniência : a Geração Z está ocupada e valoriza a conveniência. Os restaurantes que facilitam o pedido e a obtenção da comida pelos clientes têm maior probabilidade de ter sucesso com esta geração
  • Personalização : a Geração Z deseja personalizar sua experiência gastronômica. Os restaurantes que oferecem opções de personalização têm maior probabilidade de atrair esta geração. Por exemplo, os restaurantes podem oferecer menus, coberturas e molhos personalizáveis.
  • Sustentabilidade : A Geração Z está mais preocupada com a sustentabilidade do que as gerações anteriores. Os restaurantes que adquirem os seus ingredientes de forma sustentável e têm práticas amigas do ambiente têm maior probabilidade de atrair esta geração.
  • Mídia social e marketing: a Geração Z atua nas redes sociais e na internet. Os restaurantes que utilizam as redes sociais para se conectarem com os clientes e promoverem os seus negócios têm maior probabilidade de ter sucesso com esta geração. Por exemplo, você pode postar fotos e vídeos de comidas e bebidas nas redes sociais, oferecer descontos e promoções aos seguidores, aproveitar conteúdo gerado pelos usuários e usar o marketing de influenciadores, entre outras estratégias. Além disso, considere usar uma voz jovem que atraia ou pelo menos esteja alinhada com o público mais jovem. Isso é importante em todos os materiais e canais de marketing
  • Atendimento ao cliente: O atendimento ao cliente online altamente eficiente e o atendimento personalizado no restaurante também são vitais. Você deve resolver os problemas rapidamente para aumentar a satisfação do cliente e evitar problemas que podem se tornar muito maiores devido à natureza viral da internet.
  • Oferecendo uma variedade de opções gastronômicas: a Geração Z é uma geração diversificada com uma variedade de preferências gastronômicas. Os restaurantes que oferecem uma variedade de opções gastronômicas, como refeições casuais, refeições requintadas e fast casual, têm maior probabilidade de atrair esta geração.
  • Ser inclusivo: a Geração Z é uma geração mais inclusiva do que as gerações anteriores. Os restaurantes que são acolhedores e inclusivos para todos os clientes têm maior probabilidade de ter sucesso com esta geração. Por exemplo, os restaurantes poderiam ter casas de banho neutras em termos de género e oferecer opções de refeições acessíveis.

E isso é apenas para clientes da Geração Z. Você também deve fazer alterações com base nos comportamentos deles como parte da força de trabalho para adaptar o ambiente de trabalho, o estilo de gestão, as práticas de contratação e as políticas de RH do seu restaurante. Isso o ajudará a manter sua empresa totalmente equipada, eficiente e feliz o tempo todo.

O seu restaurante está adaptado para a Geração Z? Não espere até que seja tarde demais!

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes