Como abrir uma cafeteria

Como abrir uma cafeteria

Aprenda aqui como abrir uma cafeteria de sucesso!

Postado por Victor Delgadillo a 16 de janeiro de 2023

Você quer abrir uma cafeteria? Abrir uma cafeteria é uma boa ideia para quem deseja ingressar no setor de serviços e restaurantes com menos dificuldades. Embora muito semelhantes aos restaurantes, as cafeterias são mais fáceis de administrar em vários aspectos e podem ser o primeiro passo para ter um negócio alimentar de sucesso. Neste artigo, orientarei você na abertura de uma cafeteria e, ao mesmo tempo, compartilharei alguns insights que serão úteis para empreendedores de primeira viagem. Vamos começar!

Antes de começar, faça alguma pesquisa

Embora as cafeterias sejam um modelo de negócio mais simples quando comparadas aos restaurantes, não se engane, elas ainda são um negócio exigente e complexo. Isso porque existem inúmeros tipos de bebidas à base de café, métodos de preparo provenientes de diferentes culturas, grãos de café e muito mais. É por isso que estudar o café em si é uma boa ideia antes de abrir uma cafeteria. Existem também diferentes tipos de bebidas que você pode oferecer como alternativas ao café – as mais populares, como a erva-mate ou o chá matcha, são essenciais. E você também pode oferecer comidas ou sobremesas, que podem te ajudar a se destacar dos concorrentes. Depois de ter algo mais claro em mente, você pode começar com a primeira etapa.

1. Escreva um plano de negócios para sua cafeteria

frente de cafeteria

O primeiro passo é organizar seu projeto em um plano de negócios – isso tornará o resto do processo muito mais fácil para você. O plano de negócios é um documento que detalha os diferentes aspectos do seu negócio. Aqui está o que você deve incluir:

  • Análise de mercado.
  • Sumário executivo.
  • Descrição do conceito.
  • Menu e descrição de cada preparação.
  • Organogramas e processos.
  • E mais.

O aspecto mais importante de um plano de negócios é a análise de mercado – é ela que lhe dará os primeiros indícios do sucesso do negócio. Você também precisará deste documento se quiser encontrar investidores, empréstimos ou associados para abrir o negócio. Um bom resumo executivo atrairá e convencerá potenciais investidores a ajudá-lo a concluir seu projeto. Lembre-se de que o plano de negócios está sujeito a alterações ao longo do processo de abertura do seu negócio.

2. Desenvolva um conceito que ressoe com seus futuros clientes

arte com leite em uma cafeteria

Depois de compreender profundamente seus futuros clientes, você deve criar um conceito que os atraia para o seu negócio. O conceito é o tema da sua cafeteria e é uma parte vital do que a torna atraente para seus clientes. Afeta todos os aspectos do seu negócio, como o cardápio, o tipo de serviço, a decoração e iluminação e muito mais. Criar um conceito que não tenha uma base de clientes correspondente é um erro caro, portanto, é crucial criar um conceito viável para sua área. Vou te dar um exemplo.

Exemplo de conceito de cafeteria

Uma cafeteria que prepara e serve bebidas com cafeína de todo o mundo. Oferece café preparado em diversos países e também outras alternativas como diversos tipos de chá. Também combina cada tipo de bebida com preparações comuns de café da manhã e refeições simples. A decoração consiste em um espaço bem iluminado e colorido com poltronas, bandeiras decorativas de diversos países e diversos gêneros musicais tocando ao longo do dia. A equipe é multicultural e também fala vários idiomas. Esta cafeteria atrai muito os clientes da cidade onde está localizada porque há muitos imigrantes e turistas!

3. Contrate um especialista em café e desenvolva um cardápio que corresponda ao seu conceito

barista especialista em uma cafeteria

Não podemos enfatizar isto o suficiente – um consultor especializado em café é vital para o sucesso de qualquer negócio baseado em café. Por que? Principalmente porque um especialista poderia aconselhá-lo sobre muitas coisas, como

  • O melhor tipo ou os diferentes tipos de café que pode utilizar em cada preparação.
  • A maneira mais eficiente de preparar café para obter sempre xícaras de alta qualidade.
  • Técnicas adequadas de armazenamento e manuseio de grãos.
  • E o equipamento necessário para administrar uma cafeteria de sucesso.

Um especialista em café ou um barista experiente desempenharia o papel de chef executivo em sua cafeteria. Ter esse tipo de conhecimento não é muito comum, a menos que você seja um apreciador de café, por isso delegar essas funções será mais rápido na maioria dos casos. Além disso, um barista experiente pode ajudá-lo a resolver coisas como o layout da área de trabalho, os processos de limpeza da máquina e até mesmo as vagas que você precisa preencher para administrar uma boa cafeteria.

4. Encontre um fornecedor de grãos de café de alta qualidade

grãos de café torrados escuros

Depois de decidir o tipo de café que servirá em sua loja, você deve encontrar o melhor fornecedor de grãos de café. Você provavelmente terá várias opções, mas escolher o que faz mais sentido, considerando seu conceito e menu, é uma boa regra. Por exemplo, você não pode conseguir os fornecedores de grãos de café mais caros para uma cafeteria familiar, porque não faria muito sentido. Em vez disso, faria sentido optar por um fornecedor que vendesse o melhor café dentro de uma faixa de preço razoável. Dessa forma, você também pode maximizar seus lucros e, ao mesmo tempo, oferecer a melhor xícara de café que seus clientes podem pagar. Por outro lado, você não deve usar apenas o café mais barato que encontrar ou café pré-moído – os grãos de café sempre proporcionarão os melhores sabores e fragrâncias.

5. Encontre um local que atenda às suas necessidades

Agora chega o momento em que você deve encontrar um local que atenda a três necessidades básicas:

  • Um preço dentro do seu orçamento.
  • Espaço suficiente para atender clientes, áreas de estar, banheiros ou até mesmo um drive-thru, se isso fizer parte do seu conceito.
  • E espaço de trabalho suficiente para equipamentos e funcionários prepararem pedidos.

O bom das cafeterias é que elas costumam ser menores quando comparadas a outras empresas alimentícias que exigem mais espaço, como padarias e restaurantes. Você também deve considerar as licenças necessárias para estabelecer seu negócio na área e se é possível fazê-lo. Também é vital que a sua base de clientes passe organicamente pela área – quanto mais próximo você estiver dos seus clientes, melhor. A localização desempenha um papel crucial nas empresas do setor alimentar porque torna os estabelecimentos convenientes ou inconvenientes para os clientes. É por isso que procurar o local certo pode levar meses, então você deve ter pelo menos alguns locais em mente antes de iniciar o planejamento.

6. Comece a comprar os equipamentos e diversos

local de cafeteria

Neste ponto, você já garantiu um local para abrir sua cafeteria. Agora é hora de começar tudo que faz seu negócio funcionar. O equipamento que você vai precisar depende diretamente do cardápio que você criou e do conceito da cafeteria. Normalmente, as cafeterias oferecem comidas simples, como cafés da manhã locais comuns, donuts, sanduíches, sobremesas simples e muito mais. Ainda assim, você provavelmente não precisará comprar muitos equipamentos de cozinha. Na maioria dos casos, uma pequena combinação de grelha e chapa e um pequeno forno serão suficientes – claro, isso depende do seu conceito e do tamanho do seu negócio. Você provavelmente terá que se concentrar mais nas máquinas de café, que podem custar alguns milhares de dólares. Vale a pena gastar quantias razoáveis em máquinas de café expresso porque isso afeta sua qualidade e durabilidade. Normalmente, quanto mais barata a máquina, menos durável ela é! Esses são os principais fatores que determinarão qual será a melhor compra para sua cafeteria específica. A maioria das marcas de máquinas de café expresso oferece diferentes tamanhos e opções para atender às suas necessidades, portanto, considere aspectos como velocidade de preparação, número de bicos e recursos extras que facilitam o trabalho de seus baristas. Além disso, dependendo do que você oferece, você terá que equipar sua cozinha com outras ferramentas, como moedores de grãos de café, expositores para aquecer alimentos, máquinas de mistura de nível comercial e muito mais.

Além disso, você precisará começar a procurar um sistema POS como o Waiterio para ajudá-lo a manter seu negócio organizado. Waiterio é um sistema POS eficiente e descomplicado que pode ajudá-lo a começar em poucos minutos. Você pode:

  • Adicione seu menu ao aplicativo para criar menus digitais para seus clientes pedirem
  • Crie um site simples otimizado para SEO que mostre seu menu e localização
  • Obtenha relatórios detalhados sobre suas vendas
  • Gerencie funcionários facilmente
  • E muito mais

Waiterio não exige que você gaste muito tempo e dinheiro em equipamentos, treinamento ou configuração. Confira o aplicativo aqui para saber mais!

7. Comece a contratar e treinar sua equipe

pessoal da cafeteria

Aqui no Waiterio já falamos bastante sobre contratação e treinamento de pessoal para restaurante – você pode conferir nossos artigos sobre o tema aqui. Contratar e treinar pessoal ou uma cafeteria é muito semelhante. Ainda assim, existem algumas diferenças importantes, sendo a principal delas a importância da experiência. Geralmente você contrata uma equipe que tem um pouco mais de experiência tanto em trabalhar diretamente com os clientes quanto na preparação do café. Ambos os tipos de conhecimento são vitais e não se pode ter funcionários que se destacam apenas em uma dessas áreas. Para administrar uma cafeteria de sucesso, você precisa contratar pessoas que atendam às seguintes qualificações:

  • Eles sabem preparar café em máquinas de café expresso. No mínimo, você precisa contratar uma pessoa altamente qualificada para ajudá-lo a criar treinamentos para novos funcionários.
  • Eles têm experiência em trabalhar diretamente com clientes e atendimento ao cliente.
  • Eles são educados e seguem as diretrizes do seu negócio.

Embora você possa contratar pessoas com essas qualificações desde o início, é uma boa ideia investir tempo na criação de guias de treinamento e no desenvolvimento de processos e práticas padronizados. Isso o ajudará a manter um padrão de qualidade viável para o seu negócio atrair e fidelizar clientes, ao mesmo tempo que mantém a qualidade de cada xícara de café servida. Finalmente, você deve criar e manter padrões de segurança para seus funcionários, especialmente se estiver usando máquinas de café expresso de nível comercial, que representam risco de segurança e queimaduras.

8. Comece a comercializar sua cafeteria

O marketing é vital para empresas do setor alimentício, como restaurantes e cafeterias, por isso, ao longo de todas as etapas anteriores, você deverá criar e aplicar estratégias de marketing. Você pode começar a comercializar um negócio antes mesmo de abrir suas portas, o que é uma ideia incrível se você deseja ganhar força rapidamente. Você pode usar várias táticas e métodos de marketing, mas enfatizar a conscientização nas mídias sociais e o marketing de viralidade é uma prática comum. Você deve criar e direcionar conteúdo diretamente para sua base de clientes em sua cidade e começar a ganhar seguidores no Facebook, Instagram e TikTok. Você também pode criar uma conta do Google Meu Negócio ou um site, usar SEO e muito mais. Confira os seguintes artigos para dicas de marketing mais úteis:

Observação: embora essas estratégias sejam direcionadas a diferentes tipos de negócios, elas também funcionam perfeitamente para cafeterias!

9. Abra sua cafeteria e comece a operar!

abra sua cafeteria

Agora é hora de abrir seu negócio. A essa altura, você já deve ter uma estratégia de marketing em execução, para poder abrir sua cafeteria com clientes esperados à sua porta. Com um conceito que repercute nos clientes da sua área, e se você comunicou a ideia do seu negócio antes de abrir, ter uma inauguração de sucesso é quase uma certeza. É por isso que você deve atender a todos os requisitos mencionados acima para ter um dia de inauguração bem-sucedido. Confira nosso artigo sobre como organizar a inauguração de um restaurante – as mesmas ideias se aplicam a pequenas empresas, como cafeterias.

As cafeterias são empresas subestimadas

Embora as cafeterias sejam um refúgio para muitos clientes, muitas vezes são subestimadas pelos empreendedores que decidem abrir negócios mais complexos. Ainda assim, há algo nas cafeterias que as torna o negócio perfeito para novos empreendedores e empreendimentos de baixo orçamento. Além disso, existe sempre a possibilidade de transformar uma cafetaria num negócio maior, o que os torna muito versáteis se pretende continuar a investir neles. Uma cafeteria parece um bom negócio para você? Com certeza é para nós!

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes