Como abrir uma padaria

Como abrir uma padaria

Aprenda aqui como abrir uma padaria de sucesso!

Postado por Victor Delgadillo a 15 de janeiro de 2023

Então, você decidiu iniciar a jornada para abrir uma padaria e precisa de ajuda para começar. As padarias podem ser um negócio interessante e lucrativo. Neste artigo, falarei sobre os passos que você deve seguir para abrir uma padaria de sucesso. Lembre-se de que esses tipos de negócios não são os mais fáceis de abrir e gerenciar. Se você quiser uma alternativa um pouco mais simples, confira nosso guia sobre como abrir uma cafeteria . Vamos entrar!

As padarias podem ser um modelo de negócios complexo

Antes de prosseguir, é importante observar que as padarias não são apenas um tipo de negócio. Se você está pensando em abrir uma padaria, é provável que esteja pensando em um negócio do tipo cafeteria, porque eles representam a maior parte dos negócios de panificação. Porém, assim como os restaurantes, existem diferentes tipos de padarias que atendem a finalidades diferentes. Existem basicamente dois tipos gerais de padarias:

  • Padarias de varejo ou voltadas para o cliente : atendem os clientes diariamente e podem ter diferentes conceitos, ofertas e muito mais. A principal característica identificadora das padarias abertas ao público é que elas servem um produto acabado aos clientes.
  • Padarias atacadistas ou comerciais : não atendem diretamente os clientes. Em vez disso, eles fornecem produtos frescos para outras empresas, como cafeterias, restaurantes e supermercados.

Existem também padarias que vendem seus produtos para clientes diretos e outras empresas. Cada tipo de negócio tem um propósito e tem vantagens sobre o outro, mas ambos podem ser altamente lucrativos se administrados corretamente. Este guia cobrirá ambos os tipos de negócios nas etapas a seguir. Agora, vamos começar com as etapas.

1. Escreva um plano de negócios para sua padaria

plano de negócios de padaria

O primeiro passo que você deve sempre considerar antes de iniciar qualquer negócio é escrever um plano de negócios . Um plano de negócios ajuda você a descobrir todos os detalhes do orçamento, criação e operação de uma empresa e até dá dicas sobre sua lucratividade antes de abrir o negócio. É por isso que é vital considerar um plano de negócios. Normalmente recomendamos começar com um estudo de mercado, pois ele lhe dará muitas informações sobre o estado do setor, seus principais concorrentes e o tamanho do mercado, podendo até lhe proporcionar vantagens claras para aproveitar com seu negócio. Além disso, um plano de negócios deve cobrir o seguinte:

  • Sumário executivo
  • As ofertas do negócio
  • Plano de marketing
  • Orçamento para o negócio
  • Análise SWOT
  • Estimativas e projeções de lucro
  • Descrição de gestão e organogramas

Depois de descobrir todos esses detalhes e sintetizá-los em um documento de plano de negócios, você pode começar com as próximas etapas.

2. Desenvolva um conceito que ressoe com seus futuros clientes

conceito de padaria

Se você decidir abrir uma padaria voltada para o cliente, precisará criar um conceito que ajude sua empresa a se destacar da concorrência. O conceito é a peça central de muitos aspectos do seu negócio:

  • Menu empresarial ou oferta gastronómica
  • Atendimento ao Cliente
  • Decoração da padaria
  • Tipo de estratégias de marketing que pode usar
  • Mercado-alvo específico

Para desenvolver um bom conceito, você precisa entender seus clientes, seus desejos e necessidades, e reuni-los em um negócio que os satisfaça de forma eficaz. É por isso que estudar a análise de mercado é uma grande parte da criação de um conceito eficaz para a sua padaria.

As coisas são diferentes para padarias comerciais

As padarias comerciais vendem os seus produtos de pastelaria a outras empresas, pelo que a abordagem para criar uma oferta e um conceito é muito diferente. Algumas padarias comerciais nem têm conceito e esse tema se reduz mais a uma especialização em produtos de panificação específicos. Por exemplo, algumas padarias comerciais são especializadas em receitas de pastelaria francesa, pão e outros produtos assados. Outros se especializam em um ou mais tipos de produtos assados. E outros simplesmente preparam qualquer coisa e funcionam como um negócio de catering, sem especialização, mas com um vasto leque de ofertas e experiências.

Se você está apenas começando neste negócio, é uma boa ideia ficar atento às lacunas do mercado . Como existem diferentes receitas e tipos de métodos de cozimento, há uma grande chance de que nem todos sejam atendidos pelo mercado. Se há demanda por produtos de nicho, por exemplo, a padaria coreana, mas não há oferta, começar com uma escolha mais conservadora, como a padaria francesa, é um bom ponto de partida.

3. Contrate um Master Baker para desenvolver um cardápio

padeiro especialista em fazer pão

Ter um excelente negócio de panificação é quase impossível sem um mestre padeiro para ajudá-lo. E eles podem ser úteis de várias maneiras. Cozinhar não é fácil – é uma questão de proporções exactas, receitas e boas práticas, especialmente numa padaria comercial. Se você deseja produzir produtos assados de alta qualidade, definitivamente precisará da ajuda de um padeiro experiente. Além das receitas, eles também podem ajudá-lo com o seguinte:

  • Escolher e equipar o melhor espaço de trabalho possível para uma padaria comercial
  • Classificando e comprando os ingredientes da melhor qualidade
  • Criando boas práticas e receitas
  • Contratar e testar padeiros experientes

Com a orientação certa, suas chances de sucesso nesse tipo de negócio aumentam muito!

4. Encontre um fornecedor de ingredientes e suprimentos para panificação de alta qualidade

saco de farinha para padaria

Ao administrar uma padaria, independentemente do tipo, é fundamental focar em ingredientes de alta qualidade. O preço dos ingredientes que você receberá é em parte determinado pelo tipo de menu que você desenvolve, portanto, você deve estar atento a isso ao criar sua oferta. Além disso, lembre-se de que focar na qualidade em vez de conseguir bons preços é uma ideia melhor. Na hora de assar, a qualidade dos ingredientes importa muito para a qualidade do produto acabado – o que ao mesmo tempo aumenta seu preço. Além disso, você precisa de fornecedores confiáveis que sempre atendam aos padrões de entrega e qualidade. As padarias costumam ter um rápido giro de estoque. Isso é especialmente verdadeiro para padarias comerciais que preparam diariamente grandes volumes de produtos assados para satisfazer as necessidades de outros negócios. Um fornecedor que entrega ingredientes com atraso ou danificados pode paralisar sua produção e afetar negativamente seus negócios.

5. Encontre uma instalação comercial que atenda às suas necessidades

padaria com nome francês

As padarias voltadas para o cliente precisam de um local que atenda aos seguintes requisitos:

  • Acesso ao seu público-alvo, também conhecido como boa localização
  • Uma boa distribuição do espaço entre a área de trabalho e o espaço de atendimento aos clientes
  • Bom preço e estipulações de contrato

As padarias comerciais requerem mais espaço de armazenamento e uma área de trabalho bem distribuída. Ainda assim, eles não exigem áreas acessíveis aos clientes porque não atendem diretamente aos clientes. Uma boa ideia, porém, é ter espaço adequado para o trabalho da equipe administrativa e de aquisição de clientes. Ter uma área especializada para recebimento de insumos e carregamento de veículos com produtos de panificação para entrega em outras empresas é uma boa ideia. E claro, é sempre aconselhável negociar um contrato acessível. Dependendo de onde você estiver, você também terá que verificar as licenças sanitárias e de operação das instalações. Certifique-se de atender a todos os requisitos antes de iniciar o negócio para evitar qualquer penalização.

6. Comece a comprar o equipamento

equipamento de padaria para fazer pão

Nas padarias, independente do tipo, um dos maiores custos iniciais é a compra do equipamento . Você precisará de um orçamento considerável para equipar sua padaria, embora isso dependa da quantidade de equipamentos que você irá atender à produção. Além disso, equipamentos de panificação, como fornos especializados de convecção, fornos de convés e transportadores e misturadores de massa industriais, podem ser muito caros. Você também precisará de mesas de alta qualidade, espaço de armazenamento, tigelas e equipamentos menores. Outros equipamentos especializados necessários dependem do que o seu menu inclui. Algumas padarias também preparam pastelaria, o que também requer equipamentos como batedeiras de mesa, geladeiras, freezers, vitrines refrigeradas e muito mais. É uma boa ideia pedir ao consultor mestre de panificação que escreva uma lista dos equipamentos essenciais de que você precisará para iniciar sua padaria. Lembre-se de que economizar dinheiro no equipamento de que você precisa pode agregar custos ao seu negócio no longo prazo, portanto, é recomendável buscar qualidade e durabilidade.

No caso de padarias voltadas para o cliente, você também precisará de um sistema POS e tecnologia para atender às necessidades de seus clientes. Waiterio é um ótimo sistema POS que pode ajudá-lo a lidar com os clientes e obter insights sobre o desempenho do seu negócio. Ele também pode ajudá-lo a divulgar seu negócio, gerenciar sua equipe e gerenciar seus itens de menu em um aplicativo multiplataforma de design intuitivo. Se você quer comodidade, dê uma olhada no Waiterio. Também temos um teste gratuito incrível!

7. Comece a contratar e treinar sua equipe

equipe de balkery entregando pão

Agora é hora de começar a contratar e treinar sua equipe. A esta altura, seu consultor já deve ter criado uma lista detalhada e guias de cada processo que ocorrerá em sua padaria. Isso servirá para começar a treinar seus futuros funcionários – embora seja vital que eles tenham algum tipo de treinamento ou conhecimento sobre panificação. Outra coisa a considerar é que você também deve criar diretrizes e práticas de segurança para reduzir erros e acidentes, o que é importante em um local com tantos perigos como uma padaria. Isso inclui usar sempre roupas e acessórios de proteção e calçados adequados, bem como instruí-los sobre como operar e manter adequadamente o equipamento.

8. Comece a comercializar sua padaria e a conquistar clientes

Agora que você tem uma equipe bem treinada e todos os equipamentos e ingredientes, você precisa criar uma estratégia de marketing para começar a adquirir clientes. No caso de padarias comerciais, você deveria ter começado a entrar em contato com clientes, líderes do setor e profissionais para começar a oferecer seus produtos de panificação aos seus negócios. Também é uma boa ideia ingressar em câmaras de comércio locais e participar de conferências e eventos do setor. Essa é a melhor maneira de começar a conectar uma padaria comercial, embora ter conexões anteriores seja muito melhor. No caso de uma padaria, recomendamos fortemente que você comece a aplicar estratégias de marketing direcionadas aos seus clientes ideais. Confira nossos artigos sobre como comercializar um restaurante para aprender algumas estratégias – elas são aplicáveis a diferentes empresas alimentícias!

9. Abra sua padaria e comece a operar!

As padarias são um tipo de negócio básico em todo o mundo. Pães e doces são apreciados por todos, portanto, criar um negócio que agregue qualidade e atendimento diferenciados é uma aposta segura para o sucesso. Claro que se você tem experiência com restaurantes ou cafeterias, terá que se acostumar com o ritmo mais lento das padarias e confeitarias. Eles são vantajosos porque são mais simples em termos de administração e geralmente os produtos, preços e estrutura de custos são fáceis de descobrir. Finalmente, eles podem ser altamente lucrativos se você se tornar um especialista em sua área, oferecer produtos de panificação de primeira linha e atender com eficácia às necessidades de seus clientes. Você acha que uma padaria é para você?

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes