Como adicionar alimentos vegetais ao cardápio do seu restaurante?

Como adicionar alimentos vegetais ao cardápio do seu restaurante?

Aprenda aqui tudo sobre como adicionar alimentos vegetais ao cardápio do seu restaurante e seus benefícios.

Postado por Victor Delgadillo a 16 de maio de 2023

À medida que as dietas à base de plantas continuam a ganhar popularidade, os restaurantes são chamados a atender a esta crescente procura de opções vegetarianas e veganas. Embora alguns proprietários de restaurantes possam ver isso como uma inconveniência ou uma despesa desnecessária, oferecer opções à base de plantas em seu cardápio pode trazer inúmeros benefícios. Desde o aumento do tráfego de pedestres e vendas mais altas até uma melhor reputação e imagem. No mundo socialmente consciente de hoje, os clientes estão conscientes do impacto que as suas escolhas alimentares têm no ambiente e no bem-estar animal. Neste artigo, falaremos sobre o seguinte:

  • Benefícios de oferecer opções de alimentos vegetais no cardápio do seu restaurante
  • Os diferentes tipos de alimentos vegetais que você pode adicionar ao seu cardápio
  • Como saber se o seu restaurante se beneficiaria com essas opções
  • E os desafios que você pode enfrentar ao adicionar alimentos vegetais ao seu cardápio

Ao terminar de ler este artigo, você terá todo o conhecimento necessário para estudar esta nova tendência e decidir se é uma boa ideia aplicá-la no seu restaurante. Lembre-se de que nem todos os restaurantes se beneficiarão com essas opções. Vamos começar!

Benefícios de oferecer opções vegetarianas no cardápio do seu restaurante

comida natural em prato em forma de coração

Existem vários benefícios diretamente relacionados em oferecer opções vegetais no cardápio do seu restaurante. Estes podem variar de benefícios ambientais a benefícios de reputação e uma maior base de clientes. Nesta seção, falaremos sobre eles em profundidade.

Aumento da base de clientes e receita

pessoa comendo comida vegana

Esse benefício depende muito da disponibilidade de restaurantes com opções vegetais disponíveis em sua cidade – porém, a receita geralmente aumenta dependendo dos itens que você adiciona ao seu cardápio. Dependendo de onde você mora, os restaurantes com ofertas de alimentos à base de plantas provavelmente são menos numerosos do que os restaurantes normais. Isso porque nem todo mundo segue uma dieta vegetariana, vegana ou qualquer outra dieta baseada em vegetais. Se algo é verdade, é que esta tendência está a crescer em popularidade em todo o mundo. É por isso que entrar em ação com seu menu à base de plantas pode ajudá-lo a atrair aquele segmento de clientes que muitas vezes é esquecido. Se você não tiver concorrência que ofereça opções vegetarianas ou veganas, poderá liderar e conquistar todo um nicho de clientes. É claro que isso terá um impacto direto nos resultados financeiros do seu restaurante e aumentará sua receita. Outra coisa a considerar é que, se você se limitar a alimentos simples à base de plantas e usar ingredientes de origem local, também poderá reduzir os custos de abastecimento .

Benefícios de saúde para clientes

Existem vários benefícios para a saúde associados à alimentação baseada em vegetais e seus clientes irão desfrutar diretamente desses benefícios se você preparar refeições balanceadas para eles. Isso atrairá diretamente mais clientes interessados em ter um estilo de vida mais saudável. Se você tem prestado atenção às tendências dos últimos anos, todos os tipos de fitness são um bom mercado para atrair. Há também um grande segmento de pessoas que nem sequer comem em restaurantes devido a restrições alimentares relacionadas a problemas de saúde. Acontece que os alimentos à base de plantas podem atender a essas restrições, como dietas com baixo teor de glicose, dietas sem glúten e muito mais. Isso o ajudará a conquistar clientes em um mercado novo e inexplorado.

Melhore a criatividade e a inovação no seu restaurante

pessoa cozinhando comida vegana

A alimentação à base de plantas abre um novo mundo de possibilidades culinárias para o seu restaurante. Existem muitas refeições deliciosas que podem ser preparadas apenas com ingredientes naturais, saudáveis e à base de plantas. E também, nem tudo foi feito nesse departamento, por isso o seu restaurante, especificamente o pessoal da cozinha, pode liderar a inovação e o desenvolvimento de novas receitas para atrair gourmets amigos do ambiente. Também não faltam restaurantes que ajudaram a desenvolver novos estilos de alimentação à base de plantas, como refeições requintadas veganas ou mesmo fast food vegano. Estes foram transformados em conceitos de restaurantes de sucesso.

Melhore a reputação do seu restaurante

comida vegetariana

Vários benefícios ambientais vêm com uma alimentação sustentável baseada em vegetais . Se o seu restaurante oferecer variações veganas, vegetarianas e outras variações sustentáveis dessas opções, será percebido como uma boa escolha ética para jantar. Tenha em mente que algumas pessoas preferem alimentos à base de plantas por razões éticas ou mesmo religiosas. Isso, aliado a algumas estratégias de promoção da consciência ambiental, pode ajudar a divulgar muito mais o seu restaurante para esse nicho específico de clientes.

Tipos de opções vegetarianas a serem consideradas

Agora que falamos sobre os benefícios, você também deve saber que a alimentação baseada em vegetais tem vários subconjuntos que você pode explorar em seu restaurante. Nesta seção, falaremos sobre os diferentes tipos de alimentos e dietas que você pode começar a adicionar ao seu cardápio.

Opções veganas

O veganismo é a versão definitiva da alimentação baseada em vegetais. Nada nesta dieta vem de animais ou os afeta de alguma forma. É o estilo de vida mais ecológico e ético. Embora os serviços de entrega de comida vegana estejam se tornando populares, adicionar opções veganas a um restaurante regular pode ser difícil porque é difícil justificar todo o processo dentro de uma cozinha ou os preços associados aos ingredientes veganos. É por isso que o veganismo costuma ser aplicado como conceito em restaurantes, ao invés de algumas opções no cardápio.

Vegetarianismo e Variantes

O vegetarianismo é um tipo de dieta mais indulgente porque permite produtos à base de plantas que não são estritamente veganos. Existem diversas variantes do vegetarianismo, cada uma com seu próprio conjunto de diretrizes e restrições. Os tipos mais comuns de vegetarianismo incluem:

  • Ovo-lacto-vegetariano: Este tipo de vegetarianismo envolve o consumo de laticínios e ovos, mas exclui carnes, aves e frutos do mar.
  • Lacto-vegetariano: Este tipo de vegetarianismo envolve o consumo de laticínios, mas exclui carnes, aves, frutos do mar e ovos.
  • Ovo-vegetariano: Este tipo de vegetarianismo envolve o consumo de ovos, mas exclui carnes, aves, frutos do mar e laticínios.
  • Pescatariano: Este tipo de vegetarianismo envolve o consumo de frutos do mar, mas exclui carnes e aves.
  • Flexitariano: Este tipo de vegetarianismo é uma abordagem mais flexível que permite o consumo ocasional de carne ou aves, seguindo principalmente uma dieta vegetariana.

O vegetarianismo ganhou popularidade nos últimos anos à medida que mais pessoas se conscientizam dos benefícios que ele oferece. Este é de longe o mais fácil de aplicar em restaurantes, por isso é a melhor escolha a considerar se você planeja adicionar algumas opções ao seu menu.

Substitutos de carne à base de plantas

foto de tempeh

A transição para o vegetarianismo ou veganismo não é fácil para alguns – é aí que entram os substitutos da carne. Existe uma grande variedade de substitutos da carne disponíveis no mercado hoje em dia. Existem também substitutos para laticínios, como leite e queijo, que são um grande sucesso entre os consumidores de vegetais que não comeram dessa forma durante toda a vida. Oferecem aos restaurantes inúmeras opções de pratos que normalmente são preparados com produtos de origem animal, mas que podem ser preparados com esses substitutos, tornando-os muito compatíveis com um negócio. Por exemplo, lasanha ou hambúrgueres substitutos de carne.

Opções de restrição alimentar

imagem que simboliza a saúde intestinal

Dietas dietéticas restritivas são dietas que limitam ou excluem certos alimentos ou grupos de alimentos. Essas dietas são frequentemente adotadas por vários motivos, como questões éticas, ambientais e de saúde. Existem vários tipos de dietas restritivas, cada uma com seu próprio conjunto de diretrizes e restrições.

  • Dieta sem glúten : Esta dieta exclui alimentos que contenham glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio. É comumente adotado por pessoas com doença celíaca, sensibilidade ao glúten ou alergia ao trigo.
  • Dieta sem laticínios : Esta dieta exclui laticínios, como leite, queijo e iogurte. Muitas vezes é adotado por pessoas com intolerância à lactose ou alergia ao leite.
  • Dieta cetogênica : Esta dieta é rica em gordura e pobre em carboidratos que coloca o corpo em estado de cetose, onde queima gordura como combustível em vez de carboidratos. Muitas vezes é adotado para perda de peso ou para controlar certas condições médicas, como a epilepsia. Esta não é estritamente baseada em vegetais, mas também pode haver dietas cetônicas à base de vegetais.
  • Dieta Paleo : Esta dieta é baseada na premissa de comer como nossos ancestrais faziam durante o Paleolítico. Exclui alimentos processados, grãos e laticínios e enfatiza o consumo de proteínas magras, frutas e vegetais.
  • Dieta FODMAP : Esta dieta exclui alimentos ricos em carboidratos fermentáveis que podem causar problemas digestivos, como inchaço e gases. Muitas vezes é adotado por pessoas com síndrome do intestino irritável (SII).

Aplicar algumas dessas dietas em um restaurante pode ser difícil sem o conhecimento adequado.

Como saber se as opções à base de plantas beneficiarão o seu restaurante?

comida vegana em um restaurante

Se você é proprietário ou gerente de um restaurante, pode estar pensando em adicionar opções de alimentos vegetais ao seu menu. Aqui estão alguns fatores a serem considerados ao determinar se isso seria benéfico para o seu restaurante.

  • Demanda : é importante entender a demanda por opções baseadas em plantas na sua região. Pesquise dados demográficos e tendências locais para ver se há um interesse crescente na alimentação baseada em vegetais. Isso pode ser feito observando o envolvimento na mídia social, eventos locais e dados de vendas de outros restaurantes.
  • Compatibilidade com o tipo de cozinha que o seu restaurante oferece : As opções à base de plantas podem ser mais populares em certos tipos de cozinha, como a mediterrânica ou a asiática. Se o seu restaurante já oferece esses tipos de pratos, adicionar opções vegetais pode ser uma opção natural.
  • Estude o estado do seu restaurante: Oferecer opções à base de plantas pode atrair uma nova base de clientes, incluindo vegetarianos, veganos e aqueles que procuram reduzir o consumo de carne. Isso pode aumentar a fidelidade dos clientes existentes e atrair novos. Se o seu restaurante se beneficiaria especificamente disso e precisa disso, então mudar o seu menu é uma ótima ideia.
  • Certifique-se de preparar bons alimentos à base de plantas: Também é importante garantir que as opções à base de plantas que você oferece sejam bem preparadas e deliciosas. Isso incentivará os clientes a solicitar essas opções e recomendá-las a outras pessoas.

Se não houver demanda, você não oferecerá refeições vegetais a ninguém. Se o seu restaurante não for compatível com alimentos vegetais, adicioná-los ao seu cardápio será extremamente difícil e, em última análise, não gerará confiança nos clientes. Se você tem uma churrascaria, oferecer opções veganas não é suficiente! Se o seu restaurante não se beneficiar dessas opções, mesmo que haja demanda ou se o seu restaurante for compatível, adicioná-las é uma despesa extra que você pode pular. E por fim, se você não consegue garantir uma boa alimentação, não adianta tentar, a menos que você defina isso antes.

Potenciais desafios e desvantagens de oferecer opções vegetarianas no menu do seu restaurante

Embora adicionar opções à base de plantas ao menu de um restaurante possa ser benéfico, também existem desafios e desvantagens potenciais a serem considerados.

  • Custo do ingrediente: Proteínas vegetais, como tofu ou tempeh, podem ser mais caras do que as opções tradicionais de carne . Isso pode impactar o custo geral do prato e potencialmente afastar alguns clientes.
  • Contaminação cruzada: É vital separar os equipamentos de cozinha e as áreas de preparação para evitar a contaminação cruzada com produtos cárneos. Isto pode adicionar custos e complexidade adicionais às operações da cozinha.
  • Educar os clientes: Alguns clientes podem ter conhecimento ou experiência limitados com alimentação à base de plantas, o que pode resultar em hesitação ou confusão ao encomendar estas opções. Isso pode levar a tempos de espera mais longos e potencial insatisfação.
  • Não atender às expectativas: Sempre existe o risco de não atender às expectativas dos clientes com o sabor e a qualidade das opções vegetais. Isso pode resultar em avaliações negativas e na perda de clientes.

É claro que com planejamento e execução cuidadosos você pode superar todos esses problemas, principalmente se o seu restaurante já for compatível com essas opções. Ao compreender as necessidades e preferências dos clientes, bem como investir em treinamento e equipamentos adequados, você pode incorporar com sucesso opções à base de plantas no cardápio do seu restaurante .

Opções de alimentos à base de plantas podem impulsionar o crescimento do seu restaurante!

Adicionar opções vegetais ao cardápio de um restaurante pode ser um processo desafiador e complexo. Embora existam inúmeros benefícios em oferecer mais opções à base de plantas, tais como satisfazer as exigências de clientes preocupados com a saúde e com o ambiente, também existem potenciais desvantagens que devem ser cuidadosamente consideradas. Isso inclui o custo dos ingredientes, a necessidade de equipamentos de cozinha separados e o risco de feedback negativo do cliente. No entanto, com planejamento e execução cuidadosos, você pode incorporar com sucesso opções baseadas em plantas. Ao fazer isso, você pode ampliar sua base de clientes e atrair uma gama mais ampla de preferências alimentares e estilos de vida. A chave do sucesso reside em encontrar o equilíbrio entre as ofertas do menu tradicional e as opções inovadoras à base de plantas que satisfaçam tanto os carnívoros como os consumidores de vegetais. Você tentará isso em seu restaurante?

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes