Como Comprar um Restaurante Existente [Guia Completo]

Como Comprar um Restaurante Existente [Guia Completo]

Confira os passos que você precisa seguir para comprar um restaurante

Postado por Victor Delgadillo a 12 de maio de 2022

Você veio do nosso artigo sobre como comprar um restaurante existente versus começar do zero ?

Se sim, é porque decidiu que comprar um restaurante faz mais sentido do que começar do zero. Mas… Como se compra um restaurante?

Comprar um restaurante é uma ideia muito boa, cheia de vantagens, e se bem feita, pode ter alguns riscos que podem se transformar em grandes problemas.

Neste guia, falarei com você sobre:

  • Como comprar um restaurante.
  • Os passos que você deve seguir.
  • As informações que você deve pesquisar e obter.
  • E também um pouco sobre a mentalidade que você precisa ter para comprar um restaurante com sucesso.

Este guia irá levá-lo desde a decisão de comprar um negócio de alimentos existente até a criação de diferentes processos e sistemas para garantir seu sucesso quando ele cair em suas mãos.

Quando se trata de negócios, deixar as coisas ao acaso não é uma boa ideia. Por isso, quanto mais bem definido for o seu caminho nesse tipo de investimento, mais fácil você pode garantir que dará certo. Vamos começar a pavimentar o caminho!

Quais restaurantes comprar?

Escrevendo uma análise swot

Se tem em mente a ideia de comprar um restaurante, é porque pode ter um à vista. No entanto, às vezes, os restaurantes que estão à venda são por motivos negativos – é seu trabalho descobrir se esse é o caso com este guia.

Por isso é importante que você adicione vários restaurantes à sua lista ou pelo menos mais de um. Além disso, lembre-se de que você pode perguntar a qualquer restaurante que frequentar se está à venda . Você pode solicitar reuniões informais ou formais com os atuais proprietários do restaurante para saber se existe a possibilidade de eles venderem seu precioso negócio.

Claro que esta é uma questão que deve ser tratada com algum tato, respeito, sem pressa, e reconhecendo que o proprietário não é obrigado a vendê-lo só porque pode ou quer comprar.

Pensar dessa forma o ajudará a explorar melhor suas opções!

Crie critérios de compra, defina seus motivos e analise diferentes oportunidades

Agora que você decidiu que comprar um restaurante parece uma ideia melhor do que começar do zero, você precisa começar a cavar mais fundo.

Neste título, falarei sobre as três primeiras coisas que você deve considerar antes de sair correndo para comprar o primeiro restaurante que pareça bom e acessível. Deve-se notar que você não aplicará esses critérios até ter uma visão completa de cada restaurante. Com isso, quero dizer as informações que você obterá do restaurante mais tarde, como cobrança, margens de lucro, custos operacionais atuais e muito mais.

Crie Critérios de Seleção para Comprar o Restaurante Mais Adequado

analisando as razões pelas quais você quer comprar um restaurante

É fundamental que você crie algum tipo de critério ou guia de seleção para agilizar a compra e seguir em frente. Este passo é simples, mas isso não o torna menos vital.

O critério de seleção é uma lista de requisitos que o restaurante em questão deve atender para que você tome a decisão de comprá-lo.

Alguns dos requisitos quase obrigatórios são:

  • Uma boa localização.
  • Que não é um negócio falido ou que tem má reputação.
  • Tenha uma base de clientes que você pode explorar.
  • Que tenha todas as licenças em dia (ou pelo menos uma infraestrutura que as obtenha facilmente).
  • Que seu proprietário lhe dê acesso a todos os números vitais do negócio.
  • Seu proprietário também lhe dá permissão para fazer uma avaliação independente.
  • Que o preço de compra não esteja muito acima da avaliação que você obtém.

Outros requisitos que você pode adicionar estão mais relacionados às suas preferências ou limites de investimento, como o custo total da compra ou transferência, ou que o restaurante esteja localizado em uma área específica.

Tenha em mente que os critérios de compra dependem de você e de sua experiência. Algumas pessoas até incluem como requisito que os proprietários anteriores os ajudem na transição para até mesmo uma cláusula de não concorrência. Assim, os empresários garantem que é mais fácil se adaptar à sua nova carga de trabalho.

Defina seus motivos ou metas de compra

O estabelecimento de metas é vital no negócio de restaurantes

Você não pode presumir que comprar um restaurante existente seja mais vantajoso do que abrir um novo negócio – na verdade, muitas vezes não é. Comprar um restaurante existente é arriscado se o restaurante tiver problemas de reputação, dívidas e muito mais.

É por isso que você deve definir seus motivos para comprar um restaurante existente.

Existem razões que simplesmente não são boas o suficiente quando se trata de investimentos viáveis. Você deve analisar muito bem seus motivos para ter certeza de que não é uma decisão precipitada!

Algumas boas razões para comprar um restaurante são:

  • Saber com dados verificáveis que o restaurante tem potencial para melhorar sob seu comando.
  • Sabendo que com uma boa estratégia de marketing o restaurante teria muito mais sucesso.
  • Saber que a oferta gastronómica já é especial e que com algumas modificações poderá melhorar as margens de lucro.

Você também pode comprar um restaurante que atenda a todos os requisitos apenas para manter sua infraestrutura – equipamentos, equipe, espaço comercial e muito mais – para criar um novo restaurante a partir daí.

No entanto, é vital reconhecer a oportunidade real, lucrativa e viável em matemática difícil .

Nessa linha de pensamento, quero mencionar que comprar um restaurante porque é barato, porque é bonito ou algo parecido é uma péssima ideia. Idealização sem fundamento não resulta em negócios de sucesso!

Razões para evitar comprar um restaurante

Sinais de alerta que podem indicar que comprar uma empresa não é uma boa ideia

Dentro de seus critérios de compra também pode haver requisitos para descartar diferentes opções de restaurantes disponíveis no mercado. Na verdade, o máximo que você fará ao longo deste guia é descartar opções . De uma lista de 50 restaurantes, você terá que sair entre 1 e 3 opções – se chegar a esse triplo empate, boa sorte na decisão de qual comprar .

As razões mais óbvias para não comprar um restaurante existente são:

  • A recusa do atual proprietário em compartilhar informações sobre o restaurante ou permitir que você faça avaliações independentes com especialistas ou consultores. Isso ajudará você a descartar pelo menos 50% de suas opções.
  • Que o restaurante tem má reputação, está em uma localização ruim ou tem muita concorrência.
  • Que o restaurante tem dívidas, está com impostos atrasados, aluguel ou não tem alvará de funcionamento.
  • Que os equipamentos ou móveis estejam muito danificados, velhos, ou que os custos em geral das reformas sejam muito altos.

Observação: quanto mais longa for a lista de sinais de alerta a serem evitados, mais fácil será para você descartar ideias e reduzir a lista de opções. Ainda assim, é uma boa ideia deixar espaço para o fracasso. Os restaurantes perfeitos não estão à venda!

Analise Diferentes Oportunidades Completamente

Agora vem uma das partes mais tediosas de todo o processo – a análise da oportunidade. É um processo tedioso, mas seu objetivo é proteger cada centavo do seu investimento a curto e longo prazo.

Você deve analisar as diferentes oportunidades levando em consideração os requisitos e objetivos ou razões por trás da compra. É recomendável que você execute a análise SWOT clássica. Você deve incluir o máximo possível de informações factuais e relevantes.

Como regra geral, é importante que você obtenha informações do dono do restaurante neste momento – embora seu melhor amigo neste tipo de transação seja seu contador .

Além dessas informações, é fundamental que você também dedique recursos para realizar um plano de negócios completo e uma análise de mercado. Se o dono de um restaurante lhe der informações semelhantes, você pode recebê-las, mas é crucial que crie sua própria visão . Isso é muito importante porque a perspectiva do seu negócio é muito mais importante – a do proprietário atual nem tanto.

Pesquise e obtenha todas as informações necessárias

Números vitais de restaurantes que você precisa saber antes de comprar um negócio

As informações necessárias antes de comprar um restaurante devem ser tão detalhadas quanto possível. É por isso que o processo de compra de um restaurante existente pode demorar tanto quanto a abertura de um novo negócio – isto é, se você se preocupa em fazer o seu melhor.

Vou agora dar-lhe listas de todas as informações que você deve obter e como ou de quem você pode obtê-las.

Números do restaurante

Os números do restaurante são:

  • A margem de vendas nos últimos 12 meses.
  • Vendas médias anuais, semestrais, trimestrais, mensais, semanais e diárias.
  • A margem de lucro.
  • Ganhos médios anuais, semestrais, trimestrais, mensais, semanais e diários. É uma boa idéia pedir demonstrações financeiras para confirmar todas essas informações. No entanto, nem todos estarão dispostos a compartilhar tanto.
  • Os custos operacionais do restaurante. Isso inclui os custos de ingredientes, suprimentos não alimentícios, produtos reutilizáveis, serviços (eletricidade, gás, água), aluguel, serviços profissionais (contadores, advogados, consultores, etc.) e muito mais.
  • Dívidas do restaurante. Isso inclui dívidas com fornecedores, dívidas bancárias para empréstimos comerciais, dívidas de arrendamento, dívidas com serviços públicos ou privados e muito mais.

Você pode obter essas informações do proprietário do restaurante ou de seu contador ou administrador. Lembre-se que para que seja uma transação sem dados ocultos é fundamental analisar essas informações. Se o dono de um restaurante não te der acesso a todas essas informações, descarte toda a opção, pois você perderá dinheiro comprando às cegas.

Outros dados que serão úteis para você são o custo médio de cada compra, o custo médio do menu e muito mais.

Fluxo de clientes: média de clientes por dia e semana

fluxo de clientes de um restaurante

Esta informação é por vezes ignorada por empresários que pretendem comprar um restaurante. No entanto, é crucial se eles esperam começar a correr . Se você tiver essas informações desde o início, poderá saber exatamente qual será seu próximo passo em termos de plano de negócios, promoções que você pode criar e estratégias de marketing que podem melhorar os números acima.

Você deve obter essas informações de diferentes pessoas, como servidores ou cozinheiros, e também compará-las com relatórios de vendas.

Você também pode calculá-lo com os números diários e semanais do restaurante, mas é uma boa ideia reservar um tempo para ouvir os funcionários.

Projeções de crescimento

Depois de obter todas as informações acima, você terá quase tudo o que precisa para fazer uma projeção de crescimento a curto, médio e longo prazo.

Para isso, você precisará prestar atenção a detalhes como gasto médio por cliente, custo médio do menu, número de clientes diários e muito mais.

Com essas informações, você poderá fazer projeções confiáveis que lhe darão informações sobre o que você pode ganhar com o dinheiro.

Ressalta-se que estes números lhe darão apenas projeções baseadas no modelo de gestão do atual proprietário. No entanto, se forem bons o suficiente, isso servirá como uma forma de reafirmar que é um bom investimento. Você também pode começar a criar planos que permitam aumentar esses números e quantificar o crescimento do negócio quando estiver em suas mãos.

O estado atual do marketing de restaurantes

Muitas pessoas não consideram o marketing um fator importante ao realizar esse tipo de transação. No entanto, o marketing é vital para restaurantes e para a indústria hoteleira em geral.

Uma olhada rápida, se puder, nos números de marketing do restaurante pode ajudá-lo a entender por que o restaurante tem um potencial inexplorado. Por exemplo, a estratégia de marketing pode estar incompleta ou ineficaz. Por mais caro que seja fazer um marketing eficaz, você pode até usar essas informações para descartar completamente a ideia de comprar o restaurante. Isso, é claro, se o gasto de uma nova estratégia de marketing for muito alto quando somado ao resto dos pontos fracos do restaurante ou seu custo.

Além disso, se você fizer uma pesquisa de mercado e combiná-la com as informações que já estão disponíveis, poderá criar uma estratégia muito mais eficaz para o seu negócio. Ou você pode até decidir fazer algo mais drástico, como renovar todo o branding e marketing do restaurante em geral, se o custo não for tão alto quando você o adicionar ao custo do restaurante.

Desempenho e Satisfação dos Funcionários

Funcionário eficiente do restaurante que pretende comprar

A satisfação dos funcionários, passada e presente, é outro fator a ser considerado antecipadamente. Um restaurante pode parecer não ter problemas, mas ser conhecido nos círculos de cozinheiros ou garçonetes como "um lugar terrível para trabalhar". Isso pode dificultar o processo de contratação posteriormente, se você decidir renovar sua folha de pagamento.

Também é vital que você tenha informações sobre o desempenho dos atuais funcionários do restaurante. Muitos empresários cometem o erro de comprar um restaurante sem levar isso em consideração. Assim, dois erros mais graves podem ser cometidos:

  • Despedir-se dos funcionários que tornavam o restaurante maravilhoso.
  • Mantenha os funcionários que bagunçam o restaurante.

Claro, você pode demitir e contratar funcionários como achar melhor, mas quanto mais rápido você tomar a decisão certa, mais fácil será o processo de transição para a gestão do restaurante.

Dados como esse você deve obter dos dois lados da moeda: do lado administrativo e dos funcionários presenciais . Muitas vezes, decidimos ouvir o lado que for mais conveniente. No entanto, ouvir os dois lados pode ajudá-lo a tomar a decisão certa.

Por exemplo, o lado administrativo pode reclamar que os funcionários não são os mais eficientes, enquanto eles lidam mal com horários e pagamentos de folha de pagamento.

Por outro lado, os funcionários podem reclamar que não têm as melhores condições de trabalho para um melhor desempenho quando já foram tomadas medidas para resolver esses problemas várias vezes no passado. Nesse caso, talvez o problema sejam os funcionários.

Satisfação do cliente

cliente satisfeito com o serviço e produtos do seu restaurante

E por último, mas não menos importante, a satisfação do cliente e a reputação do restaurante. Esta é talvez a informação mais difícil de obter, especialmente porque a única fonte confiável pode ser os próprios clientes.

Pense assim:

  • O dono do restaurante quer vendê-lo.
  • Todos os funcionários do restaurante querem manter seus empregos.
  • Gerentes ou contadores não se importam!

Há um conflito de interesses em todos os lugares, então a fonte direta é a mais confiável – os clientes. Essas informações podem ser obtidas fazendo pesquisas em redes sociais, pesquisas em fóruns ou páginas da web locais, pesquisando em páginas de avaliação como Yelp ou Google My Business ou Facebook e muito mais.

Você também pode fazer pessoalmente. No entanto, as pessoas podem estar sob mais pressão para dizer que o restaurante é ótimo se estiverem na frente dele .

Processo de compra e transferência legal

É vital procurar aconselhamento jurídico ao comprar um negócio

Agora que você tem todas as informações necessárias, é hora de começar a criar um contrato de transferência ou venda. É importante que você procure aconselhamento jurídico em seu país, pois esse processo varia dependendo de onde você está. Além disso, você terá que investigar se o restaurante ou diferentes elementos da marca estão registrados. Você não quer acabar pagando taxas de uso por engano, mesmo depois de comprar todo o resto.

Você também deve escrever um contrato de venda que inclua os diferentes aspectos do restaurante de forma muito específica – erros de omissão são bastante comuns.

Por exemplo, você deve incluir no contrato que o proprietário do restaurante ou o titular das licenças do restaurante transferirá essas licenças para você, se possível em seu país. Isso evitará que um restaurante existente precise renovar todas as licenças em seu nome – embora, novamente, dependendo de onde você mora, você pode não ter escolha.

A menos que você faça um negócio inteligente, como fazer uma parceria com o atual dono do restaurante, para depois comprar a porcentagem dele depois.

Existem várias maneiras de fazer isso legalmente, mas de forma inteligente e para que você tenha mais prós do que contras no final da compra – sem irritar o dono do restaurante, é claro.

Portanto, é altamente recomendável que você procure aconselhamento jurídico de uma pessoa com experiência em transferências e vendas de negócios como este. Assim ele pode aplicar todos os truques que tem na manga para você maximizar a oportunidade e evitar riscos ocultos.

Crie um processo para uma transição suave (e inclua o proprietário anterior, se possível)

Se você deseja fazer a transição para administrar um negócio com sucesso, não pode simplesmente jogar fora todas as informações e experiências que o proprietário anterior adquiriu ao administrar o restaurante. Afinal, até o ponto em que você começa a administrar, essa pessoa é a única que sabe administrar aquele negócio específico.

Portanto, é recomendável que enquanto você negocia a compra e os termos do contrato, crie um acordo para a transição e mudança de propriedade.

Isso é para garantir que você entenda completamente os processos pelos quais o proprietário anterior estava encarregado, que você estude cada um deles e que possa assumir o comando quando chegar a hora.

Claro, você pode fazer alterações para melhorar os diferentes processos que ocorrem no restaurante posteriormente. Mas criar um plano de transição pode ajudá-lo a se ajustar melhor ao fluxo de trabalho, funcionários, gerenciamento de recursos financeiros, relacionamento com fornecedores e muito mais.

Nota: Isto é especialmente importante se tiver pouca ou nenhuma experiência no ramo alimentar. Mesmo que você tenha experiência em outros negócios, restaurantes têm desafios únicos que só são compreendidos quando você tem experiência. O que é melhor do que ter o antigo dono como mentor enquanto aprende a tomar as rédeas do seu novo restaurante?

Criação de Objetivos e Áreas de Foco

O restaurante já é seu. Ambas as partes já assinaram um contrato, a transação foi feita e você deve começar a administrar seu restaurante.

Se você obteve todas as informações que mencionei até agora, pode criar facilmente um plano de ação com as primeiras decisões administrativas que deve tomar para começar a funcionar .

Criamos um artigo bastante abrangente baseado na criação de metas para o seu restaurante . Isso será útil para você identificar, com o conhecimento que tem do restaurante, as diferentes áreas de atuação às quais deve dar mais atenção.

É vital prestar atenção aos detalhes e, contra um melhor julgamento, fazer um pouco de microgerenciamento – pelo menos observar atentamente todos os processos.

Então, você pode criar estratégias para melhorar os processos com base no que você observou. Concentre-se apenas em fazer novos treinamentos para toda a força de trabalho, sem aplicar sanções irritantes ou correções individuais. Isso só leva ao esgotamento mental dos funcionários e a uma pior qualidade do ambiente de trabalho.

Abra seu restaurante!

Também é recomendável que, caso faça alguma alteração na marca do negócio ou abra uma nova a partir da infraestrutura da antiga, faça uma grande inauguração do seu novo restaurante . Isso ajudará você a restabelecer sua base de clientes facilmente.

Comece a operar seu restaurante

Embora eu quisesse fazer este guia o mais detalhado possível, não posso negar meu impulso de dizer a você que isso não é tudo – você deve deixar espaço para a intuição de seu espírito empreendedor.

Se há algo que é inexplicável em empreendimentos deste tipo é aquela sensação de ver um restaurante e pensar “algo me diz que este restaurante é uma mina de ouro”. É assim que acontece quando você tem vontade de abrir um negócio, e um guia como este, que se atenta a tantos detalhes, pode se tornar uma limitação.

Por isso te convido a encontrar o equilíbrio e deixar, entre os dados, planilhas, pesquisas e porcentagens, um pouco de espaço para a sua intuição. Se um empreendimento te der luz verde nos aspectos técnicos, e também na intuição, com certeza será uma mina de ouro .

Acha que está na hora de investir naquele restaurante da esquina? Boa sorte!

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes