Como Estabelecer um Negócio de Catering

Como Estabelecer um Negócio de Catering

gerar um rendimento extra para o seu restaurante

Postado por Michael Elkins a 2 de abril de 2018

O catering pode gerar mais receita para o seu restaurante e ajudá-lo a superar as limitações de um pequeno salão de refeições sem muitos lugares. O volume de negócios volúvel é um problema para todos os restaurantes, mas é ainda mais grave para os pequenos salões de refeições. Se desenvolver um programa de catering organizado, poderá aumentar substancialmente os rendimentos e os lucros do restaurante. Uma pesquisa recente descobriu que o negócio de catering está crescendo; a receita dos restaurantes de catering é quatro vezes maior do que a receita gerada pelas lojas atacadistas nos Estados Unido.

Dependendo da sua cozinha, pode precisar de alguns equipamentos especiais, como mesas de apoio para alimentos, embalagens de suprimento, diferentes tipos de loiça, copos, toalhas de mesa, guardanapos, arranjos de centro de mesa e condimentos. Precisará de recipientes para guardar a loiça suja e de alguma maneira manter os alimentos em temperaturas seguras durante o transporte. 'Cambros' ou outras marcas de recipientes isolantes podem ajudar a manter a comida quente ou fria para os serviços mais próximos.

Uma solução é equipar uma carrinha ou food truck para reaquecer alimentos refrigerados no local. Serão necessários “chafing dishes“ ou pratos quentes para manter a comida quente durante o serviço. Como proprietário de um restaurante, provavelmente já tem muitos desses equipamentos, então os custos de investimento geralmente não serão muito avultados.

Pode usar a sua equipa durante as alturas menos movimentadas para lidar com a maior parte do trabalho, para que os custos laborais possam ser razoáveis. Dependendo da sua cozinha, pode disponibilizar empregados de mesa para eventos de alta gastronomia ou para servir comida no estilo buffet. No entanto, existem também estratégias simples de restauração, onde os clientes apenas compram alimentos preparados ou refrigerados para um self-service completo. Esta é uma ótima maneira de começar um negócio de catering sem incorrer em muitas despesas. Pode se ir expandindo conforme a sua empresa vai crescendo.

Desenvolver um Menu de Catering

Pode ocasionalmente aceitar um serviço de catering para refeições que normalmente não prepara, mas o seu cardápio deve servir de modelo para os tipos de pacotes de refeições que oferece. Os seus clientes habituais podem se tornar potenciais clientes de catering porque já gostam da sua comida. Também deve explorar a criação de pratos com alimentos que encomenda regularmente. Criar um menu de catering não limitará o seu negócio, mas o promoverá. Pode criar menus pré-embalados para diferentes eventos, como casamentos, receções, festas, jantares caseiros e angariação de fundos.

Ofertas de Catering Pré-Embaladas

Pode criar ofertas de catering que se concentram no pequeno-almoço, brunch, jantar ou aperitivos para um cocktail. Essas ofertas não precisam ser extravagantes; na verdade, o catering para refeições casuais aumentou em 14% em 2016, e o “catering fast-casual” cresceu 11%..

Os pacotes típicos de catering podem incluir qualquer uma das seguintes ideias:

  • Pratos Fixos “Hors D'oeuvres”

    Estes podem contar com os seus aperitivos mais vendidos e amostras de outros itens do menu.

  • Bandejas de Sobremesa

    Estes podem incluir mini-bolos, biscoitos, bombons e brownies cortados em quartos. Estes fazem presentes de Natal incríveis, e muitos itens de sobremesa não exigem refrigeração constante. As empresas locais geralmente pedem esses produtos como presentes para os funcionários e para os seus melhores clientes.

  • Almoços em Caixas

    Estes estão entre os produtos mais simples de catering para vender para reuniões de negócios e almoços de catering. Tudo o que precisa é de uma seleção de sandes frias, tempero e luvas de plástico, algumas batatas fritas envoltas em plástico e uma salada fria tais como salada de massa, salada de batata, salada de repolho, etc. A sobremesa pode ser um biscoito, brownie ou outro doce. Podem ser preparados no dia ou na noite anterior e mantidas refrigeradas até que a encomenda seja levantada ou entregue. Bebidas enlatadas ou engarrafadas podem ser incluídas opcionalmente.

  • Refeição Buffet

    Pode escolher várias das suas melhores entradas e acompanhamentos para preparar uma refeição estilo buffet. A criação de uma linha de buffet também é a maneira mais conveniente para a sua equipa servir as pessoas num banquete ou jantar de alta gastronomia.

  • Buffet de Sandes

    É semelhante aos almoços em caixas, mas serve metades de sandes num prato. Pode misturar diferentes variedades em cada prato ou usar pratos separados para sandes diferentes. É melhor disponibilizar um prato separado para temperos, molhos e extras, como alface, tomate, cebola, picles, abacate e outros extras de sandes.

  • Receções

    Dependendo da receção, pode oferecer várias opções de entrada, uma seleção de frutas e queijos, crudités vegetais com molhos variados, antepastos, sobremesas e ofertas de bebidas de bar. No entanto, precisa pesquisar as regulamentações locais sobre o álcool para ter a certeza de que tem permissão para suprir bebidas alcoólicas no catering fora do seu estabelecimento.

Eventos e Ocasiões Desportivas

Eventos desportivos são ocasiões populares para o catering. Nos Estados Unidos, festas de “tailgating”, playoff e Super Bowl são comuns. Na Europa, festas improvisadas podem ser realizadas em bares conhecidos perto dos estádios ou em residências particulares, onde os amigos se reúnem para assistir a um jogo na televisão.

empregada de mesa, preparando as mesas

Formar a Sua Equipa

Os seus funcionários podem se tornar os seus maiores ativos se gerenciá-los de forma eficaz. Os seus empregados de mesa não irão abraçar um trabalho de catering que não gera gorjetas, portanto, deve designar um funcionário assalariado para coordenar as responsabilidades do catering. A melhor política é recrutar empregados que recebem e que não recebem gorjetas fora dos horários de pico. Se recrutar os funcionários para servir ou trabalhar num evento de catering, pode considerar adicionar uma gorjeta obrigatória às despesas de catering ou pagar aos funcionários um bónus especial para mantê-los felizes. Pessoal descontente pode causar todos os tipos de problemas, se não quiserem trabalhar num evento de catering.

Cada funcionário deve receber formação em como lidar com um inquérito de catering. É por isso que criar um menu de catering com ofertas pré-definidas é tão valioso. Cada membro da equipa pode reservar um serviço de catering no local para evitar que os clientes entrem em contato com um restaurante concorrente. Muitas pessoas não gostam de esperar por um orçamento e confirmação, então formar a sua equipa para reservar serviços de catering é um grande benefício.

Faça Marketing dos Seus Serviços de Catering

A maioria dos seus potenciais clientes de catering moram ou trabalham a poucos quilómetros do seu restaurante, a menos que ofereça alimentos altamente especializados e difíceis de encontrar. É importante divulgar os seus serviços em todas as plataformas onde se conecta com os seus clientes para que as pessoas entendam que o serviço de catering é uma parte importante do seu negócio. Os serviços de catering de sucesso nos restaurantes geralmente seguem estas práticas:

  • Nomear um gerente de catering e eventos.
  • Obter regularmente reservas de catering pelo telefone.
  • Manter contato com os clientes de catering, e vender ativamente serviços para eventos especiais e feriados.
  • Anotar o feedback de cada cliente após o serviço de catering.
  • Reconhecer quaisquer reclamações, pedir desculpas e tentar consertar as coisas.

Iniciar um Programa de Recompensa de Catering

Pode criar um programa de recompensas de catering para incentivar empresas e indivíduos a solicitarem serviços de catering com mais frequência. Alguns sistemas POS rastreiam e gerem programas de fidelidade automaticamente, mas pode rastrear facilmente esses pedidos com um sistema POS simples e enviar mensagens de marketing e informações sobre o status de recompensas e ofertas de incentivo.

Grandes Oportunidades para Catering

Feriados, eventos desportivos, “open houses”, reuniões de negócios, eventos de concessionárias automóveis, churrascos em empresas e piqueniques são apenas alguns exemplos de serviços de catering que pode facilmente reservar. A chave para o sucesso é fazer o marketing dos seus serviços em vários canais promocionais. Deve criar um menu de catering e um catálogo, mencionar os seus serviços no seu site e no seu menu regular. Se tiver um sistema de sinalização eletrónica, poderá promover os serviços de catering num ecrã grande. Sinalizações tradicionais também funcionam, e é fácil ampliar o menu para o tamanho de um póster na loja de cópias local. Também pode distribuir folhetos nas empresas da sua área. Também pode participar de grupos de empresas locais para promover os seus serviços, pois muitos oferecem promoção gratuita da sua empresa num boletim informativo e/ou acesso a uma lista de membros de uma associação que pode usar para divulgar os seus serviços.

Começar pode ser tão fácil quanto oferecer grandes quantidades de almoços embalados por um preço especial. Ficará surpreso com o quão benéfico é criar um programa de catering para aumentar as suas vendas diárias.

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes