Como contratar e manter a equipe de back of house do restaurante?

Como contratar e manter a equipe de back of house do restaurante?

Aprenda aqui as chaves para contratar e manter uma boa equipe de back-of-house para restaurantes!

Postado por Victor Delgadillo a 4 de outubro de 2022

Você está tendo problemas para contratar uma boa equipe de back-of-house? Sua equipe BOH continua saindo? Encontre as respostas neste artigo!

Um problema comum em restaurantes em todo o mundo é a falta de uma boa equipe de apoio. Você não pode ter um restaurante sem uma boa equipe cuidando da cozinha – e bons são difíceis de conseguir. Em relação às taxas de rotatividade, a maioria dos conselhos aponta todos os restaurantes na mesma direção – melhorar a eficiência. Mas fazer isso é difícil e não garante que as taxas de rotatividade cairão. Então, aqui está o guia que será útil para tirar suas dúvidas.

Neste artigo, falarei com você sobre:

  • Funcionários administrativos e por que eles são complicados, mesmo para gerentes experientes
  • As chaves para contratar uma boa equipe de back-of-house para o seu restaurante
  • E as práticas que você deve usar para reduzir as taxas de rotatividade

Ao terminar de ler este artigo, você terá uma compreensão mais profunda dos problemas por trás de uma equipe BOH ineficiente. Esperamos ajudá-lo a encontrar soluções com base em seu cenário específico. Vamos cavar!

Veja por que você deve obter uma boa equipe de cozinha de back-of-house

funcionários do restaurante atrás da casa

A equipe de back-of-house é cada funcionário atrás do balcão e, geralmente, no fundo da cozinha, dependendo da maneira como você organizou seu restaurante. São eles que cuidam de pelo menos 50% dos trabalhos realizados em um restaurante – pelo menos no local específico. Não detalharei os cargos neste artigo, mas verifique os organogramas que criamos para cobrir isso.

Várias coisas fazem com que a equipe de apoio cause problemas extras. Mas, a questão mais profunda é o processo de contratação das pessoas que irão administrar sua cozinha – um lugar central em seu restaurante. Alguns proprietários e gerentes dão pouca atenção a esse processo e se preocupam mais com o preenchimento de cargos. Mas a verdade é que cada posição dentro da cozinha do seu restaurante é vital.

Isso porque é a equipe de back-of-house que lida com:

  • Equipamento de cozinha
  • Inventário
  • Higienização e organização da cozinha
  • Às vezes, eles têm ideias para novos pratos ou apresentações
  • Eles trabalham em um ambiente perigoso e ficam em pé por longos períodos
  • E eles também mantêm contato com o pessoal da FOH

É por isso que você precisa contratar pessoas qualificadas, conhecedoras e também profissionais. O problema é que nem sempre você encontrará pessoas que atendam a todos os requisitos. Além disso, não há como esconder a má fama que os cozinheiros têm de serem um pouco egocêntricos – conte comigo nessa. Abaixo, compartilharei as chaves para identificar bons trabalhadores para quebrar o ciclo que o trouxe até aqui.

Chaves para contratar uma excelente equipe de cozinha de back-of-house para um restaurante

chef preparando um prato profissionalmente

Então, você precisa de pessoas que atendam a muitos requisitos para fazer parte de sua equipe, e você precisa delas agora. No entanto, há algumas coisas que você deve considerar antes de iniciar a missão de contratar o time definitivo.

Primeiro, avalie as necessidades da equipe de cozinha do seu restaurante

Para avaliar as necessidades do seu restaurante, você deve seguir estas três etapas simplificadas:

  • Esteja consciente do tipo de restaurante que você tem!
  • Resposta: De acordo com o tipo de restaurante, qual característica você precisaria que o funcionário tivesse? Para simplificar, digamos que sejam habilidade, conhecimento, adaptabilidade, cooperação e profissionalismo
  • Responda: Quais características você tem controle?

Esta última pergunta pode confundi-lo, então deixe-me elaborar. Dependendo da resposta à segunda pergunta, você terá algumas lacunas que precisará preencher para formar uma boa equipe.

Vou te dar alguns exemplos

Digamos que você tenha um restaurante fast-food e precise que seus novos funcionários sejam adaptáveis e bons em trabalho em equipe. Os espaços vazios seriam:

  • Habilidade
  • Conhecimento
  • E profissionalismo

Essas são as características que você deve controlar. Quão? Por meio de integração e treinamento! É importante conhecer o tipo de restaurante, pois assim você conhecerá as áreas ou características com as quais poderá ajudar esses novos funcionários.

  • Se você oferece uma boa experiência gastronômica em seu restaurante, contratar cozinheiros inexperientes pode ser uma má ideia. Você provavelmente precisa que eles tenham pelo menos alguma experiência.
  • Se você tem um restaurante fast-food , tem alguma margem de manobra para contratar funcionários inexperientes. Apenas certifique-se de avaliar se eles atendem a alguns dos requisitos, como adaptabilidade, cooperação ou mesmo profissionalismo!

Obviamente, nem todas as suas necessidades serão atendidas por essas características e você pode ter um tipo diferente de restaurante. É por isso que você deve realmente pensar nessas etapas antes de seguir em frente.

Agora vem o processo de contratação

currículo do chef e processo de entrevista

O processo de contratação de pessoal de back-of-house é um pouco diferente do pessoal de front-of-house . Você pode se concentrar em fazer uma avaliação psicológica interna ou em ler as pessoas com base em sua experiência. Você pode conseguir qualquer um destes, tornando-se um especialista. Isso não é aconselhável, especialmente se você não quiser se preocupar com todos os detalhes. Você também pode contratar um especialista que possa cuidar disso.

  • Pode ser na forma de um gerente de restaurante ou chef experiente que sabe ler as pessoas e formar uma equipe.
  • Ou na forma de um especialista em RH que saiba conduzir o processo de avaliação psicológica.

Ambas as formas podem levá-lo ao sucesso! Você deve manter a fórmula embora. Certifique-se de considerar as necessidades do seu restaurante. Além disso, as coisas são diferentes se você estiver contratando para um novo restaurante ou um restaurante existente.

Se você está contratando funcionários de cozinha para um restaurante existente, precisa tomar medidas extras

A melhor parte de ter um novo restaurante é que você pode contratar todos os seus funcionários do zero . Aplicando as chaves que mencionei antes, você pode formar uma incrível equipe de back-of-house. Se você está contratando para um restaurante existente, há mais algumas etapas que você deve seguir:

  • Você deve considerar sua equipe atual de back-of-house
  • Analise os pontos fortes e fracos que eles têm como equipe
  • E crie os melhores métodos que você pode usar para adaptar novos membros

Esta não é uma tarefa fácil porque é essencial para manter seu restaurante funcionando e evitar erros dispendiosos, interrupção da equipe e muito mais.

Como reduzir as taxas de rotatividade da equipe de back-of-house?

chef zangado prestes a ser demitido ou sair

Agora que você construiu uma equipe de alto potencial, pode se concentrar em reduzir os índices de rotatividade, o que é vital, já que não estamos tão longe da falta de pessoal . Mas não tema, existem várias dicas que você pode aplicar. A melhor parte é que você pode aplicá-los em qualquer restaurante, portanto, certifique-se de fazer anotações.

1. Aplicar Gestão Gentil ou Liderança

Se você não estiver familiarizado com esses termos, eles significam apenas tratar os funcionários, bem, não apenas como funcionários. Você deve vê-los como pessoas que buscam crescer, aprender e ganhar uma renda respeitável com a experiência. Claro, algumas pessoas estão apenas tentando ganhar a vida com seus empregos, e tudo bem também. Mas, com incentivos adequados, você pode mudar a mentalidade de qualquer pessoa.

2. Descreva o trabalho

Outra parte importante de conseguir isso é descrever o trabalho corretamente.

  • Prometa uma renda respeitável
  • Prometa apoio merecido e ajuda quando necessário
  • Prometa flexibilidade e crescimento!
  • E por que não, você também pode prometer amizade e comunidade

Mas é claro, levante essas promessas com os joelhos e certifique-se de que você pode cumpri-las se os funcionários cumprirem sua parte do acordo. Isso ajudará você a eliminar os problemas comuns de altas taxas de rotatividade :

  1. Salários baixos
  2. Péssimas condições e ambiente de trabalho
  3. E mau tratamento

Isso também é chamado de salário emocional, que é muito melhor para os padrões de hoje.

3. Integração, programas de treinamento, cursos e mais oportunidades de crescimento

chef experiente ensinando e ajudando outro cozinheiro

Por fim, certifique-se de criar bons programas de integração e treinamento. Isso pode ajudá-lo a eliminar as imperfeições de sua equipe. Eles podem ajudar sua equipe a se sentir apreciada, respeitada e como se estivesse crescendo com a posição. Isso faz com que eles retribuam ao seu restaurante, trabalhem com mais esforço e se atenham a ele nos bons e maus momentos. Contanto que você mantenha seus funcionários motivados e felizes, seu restaurante será uma força imparável!

Depois de ter uma boa equipe, você pode começar a se concentrar na eficiência

um restaurante eficiente é um restaurante rentável

Você deve se concentrar na eficiência de uma forma que não seja excessiva ou excessivamente complexa. É por isso que recomendamos que você comece padronizando a maneira como as coisas funcionam na cozinha. Você pode padronizar:

  • O contato com a equipe FOH. Isso é fundamental!
  • O processo de preparação de pratos
  • Os diferentes canais de comunicação se você oferece retirada, entrega, vendas online ou todos eles
  • Otimize a anotação de pedidos para que todos fiquem limpos assim que chegarem à cozinha
  • E muito mais

Isso pode soar como uma espécie de tarefa hercúlea. Mas a boa notícia é que você pode conseguir tudo isso com o PDV do Waiterio ! Waiterio é uma abordagem muito enxuta para o gerenciamento de restaurantes que pode ajudá-lo a realizar o trabalho.

Como saber se sua equipe de back-of-house é boa o suficiente?

Agora que você acha que tudo está no lugar, como saber se está funcionando para todos? Isso inclui:

  • Todos os membros da equipe de back-of-house
  • A equipe da FOH
  • Pessoal administrativo e muito mais.

O gerenciamento do dia-a-dia pode ajudar com isso, mas às vezes pode se tornar insuportável. Isso é ao criar pesquisas de satisfação no trabalho . Apenas algumas perguntas e uma confiança bem construída com todos os funcionários do seu restaurante podem lhe dizer muito sobre como eles se sentem em relação a seus cargos. Pergunte sobre seus salários, horário, flexibilidade e conforto no ambiente de trabalho . E deixe algum espaço para sugestões se você estiver aberto. Você também pode perguntar a seus clientes usando pesquisas de satisfação do cliente, porque uma equipe BOH eficiente também satisfaz as necessidades e paladares de seus clientes!

Então, sua equipe de back-of-house é excelente ou precisa ser melhorada?

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes