Como criar conteúdo de vídeo para o seu restaurante

Como criar conteúdo de vídeo para o seu restaurante

Aprenda aqui tudo sobre como criar conteúdo de vídeo para as redes sociais do seu restaurante.

Postado por Victor Delgadillo a 16 de abril de 2023

O conteúdo de vídeo está entre os tipos de conteúdo mais envolventes que você pode criar para o seu restaurante. Eles combinam bem com a mídia social para maximizar conversões, melhorar o tráfego do restaurante, aprimorar sua marca e muito mais. Mas a verdade é que nem todos os restaurantes aplicam esta estratégia, embora devessem. Neste artigo, falarei sobre o seguinte:

  • Os benefícios de usar conteúdo de vídeo para marketing de restaurantes
  • Os diferentes tipos de conteúdo de vídeo que provaram ser eficazes
  • Dicas que você pode usar para criar conteúdo de vídeo sólido e como usá-lo
  • E os diferentes desafios que você pode enfrentar e suas respectivas soluções

Ao terminar de ler este artigo, você estará equipado com as ferramentas necessárias para começar a criar conteúdo de vídeo eficaz e implementá-lo na estratégia de marketing do seu restaurante. Não perca a oportunidade de atrair novos clientes, alcançar novos públicos e melhorar a rentabilidade do seu restaurante com uma estratégia de vídeo marketing personalizada. Vamos criá-lo!

Benefícios do uso de conteúdo de vídeo para marketing de restaurantes

mulher gravando uma receita com seu telefone

O conteúdo de vídeo faz parte das estratégias de marketing há décadas, mas nunca antes teve o potencial desenfreado que tem hoje. Com um único vídeo, você pode alcançar milhares e até milhões de pessoas se aplicar as técnicas corretas. O conteúdo de vídeo também oferece os seguintes benefícios:

  • Melhor envolvimento: os vídeos são muito mais eficazes do que palavras escritas – você pode mostrar em vez de contar. Considerando que a capacidade de atenção tem diminuído constantemente nos últimos anos, o conteúdo de vídeo curto tornou-se uma das formas de entretenimento mais consumidas. Aproveitar isso para comercializar o seu negócio é quase obrigatório!
  • Taxas de conversão aprimoradas: como você mostra seus produtos em vez de contar aos clientes sobre eles, o conteúdo se torna mais atraente, convincente e, em geral, melhor para construir confiança. Isso leva diretamente a melhores taxas de conversão e vendas.
  • Melhor reconhecimento da marca: o conteúdo do vídeo pode ser repleto de branding para garantir que as cores do seu restaurante, as emoções que ele evoca, seu nome, logotipo e muito mais permaneçam por mais tempo na mente do cliente. Se eles se lembrarem da sua marca, é mais provável que comprem de você.
  • Econômico: criar conteúdo de vídeo nunca foi tão fácil e barato. Se você não quiser pagar a mais para terceirizar a criação de conteúdo, um telefone com câmera, uma ferramenta gratuita de edição de vídeo e prática podem ajudá-lo muito. Combine isso com mídias sociais e outras táticas de marketing gratuitas e você poderá alcançar seu público por menos, sem diminuir a eficácia.

Esses benefícios são o que tornam o marketing de conteúdo de vídeo tão importante. Independentemente da sua estratégia atual, você precisa usar vídeo (e outras mídias visuais) para melhorar seu restaurante de várias maneiras. Além disso, esta é uma estratégia que você não quer perder porque é provável que sua concorrência esteja fazendo isso e você precisará de todas as vantagens competitivas que puder obter.

Tipos de conteúdo de vídeo para marketing de restaurantes

chefs gravando uma sessão de culinária

Existem vários tipos de conteúdo de vídeo que você pode criar para o seu restaurante. É claro que alguns tipos de vídeo fazem mais sentido do que outros para um restaurante – você não precisa criar um programa de TV ou um podcast de vídeo completo. Em vez disso, você pode se concentrar nos quatro tipos de conteúdo a seguir:

  • Vídeos promocionais: são o tipo mais comum de conteúdo de vídeo usado por restaurantes e outras empresas. Eles são usados para promover ofertas, pratos, serviços específicos e muito mais, e podem ser eficazes. No entanto, com os clientes mais informados sobre estratégias de marketing e menos interessados em anúncios, os vídeos promocionais comuns caíram em desuso. Ainda assim, com criatividade e conhecimento extra sobre sua base de clientes, eles podem ser eficazes.
  • Vídeos de receitas: geralmente duram menos de cinco minutos e descrevem ingredientes, procedimentos e muito mais usados em um restaurante para criar os pratos favoritos do seu cliente. Eles podem ser úteis para conquistar seguidores, mas é bastante difícil atingir públicos específicos com eles. Use algum tipo de publicidade paga localizada nas redes sociais para atingir sua base de clientes e melhorar sua eficácia.
  • Vídeos dos bastidores: Este é o melhor formato que você pode usar para construir confiança, apresentar os membros da sua equipe e mostrar aos clientes os valores, a visão e a missão do seu restaurante.
  • Vídeos de vitrine de comida: um pequeno vídeo apresentando um prato específico do seu restaurante pode ser incrível para melhorar suas vendas. Você não precisa detalhar cada etapa do preparo, mas pode mostrar como é banhado e sua apresentação final. Um vídeo de demonstração bem feito pode convencer seus clientes a pedir muito mais o prato – combinado com alguma engenharia de cardápio, que pode aumentar seus lucros.

Outros vídeos que você pode usar e que não mencionei são vídeos de receitas longos, depoimentos, entrevistas com a equipe e o chef principal e muito mais. Não encorajaríamos tanto isso porque alguns deles podem ser desconfortáveis para seus clientes, podem atrapalhar a produção e a programação do seu restaurante e muito mais. Ainda assim, se você acha que eles seriam benéficos, experimente.

Etapas para criar uma estratégia de conteúdo de vídeo personalizada para marketing de restaurantes

Você deve abordar metodicamente a criação de uma estratégia de conteúdo de vídeo para o seu restaurante. Existem algumas etapas comprovadas que podem ajudá-lo a definir os detalhes da estratégia de conteúdo. Alguns restaurantes cometem o erro de não usar branding e voz de marca consistentes nas diferentes estratégias e canais que utilizam. A estratégia de marketing de vídeo será mais eficaz se corresponder à estratégia de marketing atual que você está aplicando.

1. Defina objetivos e público-alvo

imagem que representa a escolha de um público-alvo

Se você já elaborou os detalhes de sua estratégia geral de marketing, não precisa realizar uma análise de marketing diferente ou descobrir um público-alvo diferente. Em vez disso, você descobrirá detalhes específicos sobre seu público-alvo que podem ajudá-lo a direcioná-lo melhor à medida que avança nas etapas. No entanto, você deve definir metas específicas para esta estratégia específica. Usar a estratégia SMART é uma boa ideia para estabelecer esses objetivos ou defini-los de forma mais clara. Aqui vou compartilhar alguns exemplos:

  • Reduzir o custo da estratégia de marketing testando e comparando a eficácia da criação de conteúdo de vídeo e a estratégia atual.
  • Melhorar as vendas de um prato específico em um percentual entre 5% e 10% em um mês .
  • Conquistar mil clientes potenciais locais ao longo de três meses usando a criação de conteúdo de vídeo para Instagram.

Todos esses objetivos atendem aos requisitos e são completamente alcançáveis com a estratégia certa – agora é só uma questão de descobrir a parte estratégica.

2. Pesquise a concorrência

homem com olhar questionador ou suspeito no rosto

Seus concorrentes, se aplicarem uma estratégia de conteúdo de vídeo, são sempre uma boa fonte de informação. Você pode explorar suas redes sociais e coletar os seguintes dados:

  • Vídeos mais vistos
  • Seguidores médios
  • Média de visualizações por vídeo
  • Conteúdo mais curtido
  • Conteúdo mais compartilhado
  • Conteúdo mais comentado
  • A proporção de comentários positivos e negativos
  • Formato de conteúdo de vídeo preferido
  • Composição de vídeo e sequências regulares

Mesmo que você verifique e colete apenas os dados de seus três principais concorrentes, você terá o suficiente para começar a definir seu conteúdo. Você descobrirá o que funciona, o que não é bem recebido, as ideias de conteúdo de vídeo de maior sucesso, formatos, sequências, composições e muito mais. Lembre-se de que quanto mais semelhantes forem os seus públicos-alvo, melhores serão as informações que você obterá.

3. Determine a mensagem e o tom

Para determiná-los, você deve usar três fontes de informação – os dados do seu cliente (buyer personas e outros dados de marketing que você coletou), sua estratégia de marca atual e os dados coletados na etapa anterior. Tudo isso permitirá que você crie um tom que ressoe com seu público-alvo, torne seu restaurante acessível e transmita sua mensagem de maneira eficaz. Isso é algo que você pode determinar para aplicar de maneira geral a todos os vídeos que você produz ou individualmente para cada vídeo. Eu recomendo que você faça isso para cada vídeo. Mesmo que seja mais trabalhoso, atingirá o objetivo específico do vídeo com mais eficiência.

4. Escolha tipos e plataformas de vídeo

Imagem 3D que representa plataformas de vídeo

Os tipos de vídeo e as plataformas andam de mãos dadas – o YouTube não entrega cartas e o Twitter não é uma plataforma de podcast. Em vez disso, você deve definir um formato que funcione para cada plataforma individualmente. Aqui estão alguns exemplos do que quero dizer:

  • Publicar conteúdo curto no YouTube não é tão eficaz quanto publicá-lo no TikTok ou Instagram.
  • No entanto, o Instagram favorece conteúdo de maior qualidade do que o TikTok.
  • O TikTok é incrível para conteúdo curto do tipo vlog, que você pode usar para vídeos de bastidores.
  • Os vídeos que você deve postar no Facebook estão mais alinhados com os vídeos que você pode postar no YouTube. São um pouco mais longos, mais promocionais e com um pouco mais de valor de produção. Exemplos claros disso são vídeos de receitas e entrevistas com funcionários.
  • Cada uma dessas plataformas funciona com tamanhos de vídeo diferentes – não otimizar um vídeo para uma plataforma específica diminuirá significativamente sua qualidade.

Essas são algumas dicas e exemplos gerais, mas ainda assim, você deve abordar isso considerando o máximo possível de detalhes de sua situação específica. Além disso, seus clientes provavelmente irão aderir a uma ou duas dessas plataformas, então faça uma pesquisa adequada ou seus vídeos não chegarão ao alvo.

5. Crie um calendário de conteúdo e comece sua estratégia

um calendário simples

Os calendários de conteúdo são muito úteis porque permitem planejar a criação e postagem do conteúdo, bem como experimentar os diferentes horários, dias de postagem e muito mais. Eles também podem dar consistência à sua estratégia, o que é uma vantagem para medir seu progresso na última etapa.

6. Avalie e ajuste

Monitorar sua estratégia é vital para fazer ajustes após postar os vídeos. A melhor parte é que você não precisa pensar muito nesta etapa porque os dados de desempenho do seu vídeo estão disponíveis gratuitamente em diferentes plataformas. Visualizações, curtidas, comentários, compartilhamentos, porcentagem de vídeo visualizado, engajamento, alcance, dados do espectador e muito mais farão parte disso. Você pode fazer inúmeras mudanças em sua estratégia, mesmo que seja uma estratégia para testar o terreno. Se você tiver sucesso, alocar mais orçamento para sua estratégia também poderá melhorar seus resultados. Algumas mudanças não exigem que você invista mais. Por exemplo, você pode alterar os detalhes da composição do vídeo, como música, dubladores, ritmo e muito mais para tornar o vídeo mais envolvente. Apenas certifique-se de aprender como ler os dados corretamente, compreender seu significado e implementar mudanças precisas para melhorar seus números. Existem também muitas outras estratégias de marketing compatíveis com isso, como SEO, SEM, anúncios localizados e personalizados e muito mais.

Dicas para criar conteúdo de vídeo eficaz para marketing de restaurantes

Agora que você conhece as etapas que deve considerar para criar uma estratégia de conteúdo de vídeo eficaz, vamos falar sobre a criação real de vídeos de comida . Criar vídeos é uma ciência e um processo criativo – encontrar um equilíbrio entre ambos pode ajudá-lo a criar os vídeos perfeitos para o seu negócio. Há também muitas técnicas envolvidas, desde panorâmica e zoom básicos até ciência avançada de cores e efeitos especiais práticos para melhorar a aparência dos alimentos na câmera. Mas, a verdade é que testar o terreno com produções de vídeo básicas é a melhor maneira de começar. Claro, não me refiro aos vídeos básicos que você pode criar sem edição. Em vez disso, quero dizer vídeos que você pode produzir com habilidades básicas de edição, software e equipamentos. Abaixo, compartilho algumas dicas práticas iniciais que você pode usar em seus primeiros vídeos:

1. Obtenha equipamento básico

equipamentos de iluminação para fotografia e videografia

Comprar equipamentos básicos é algo que recomendo porque, mesmo que seja barato ou não seja o melhor, pode fazer uma grande diferença. Existem muitos equipamentos que você pode comprar para melhorar a qualidade de seus vídeos, mas os itens mais importantes são os seguintes:

  • Equipamento de iluminação: Kits de iluminação simples podem ser muito econômicos e eficientes na iluminação da cena de seus vídeos. Claro, avalie suas necessidades e faça algumas pesquisas antes de fazer uma escolha. Poderemos fazer um artigo dedicado a isso no futuro.
  • Câmera: Se você tiver um telefone com uma boa câmera, ele pode resolver o problema, especialmente se for um modelo carro-chefe mais recente. Isso é o suficiente para você começar. Se você obtiver sucesso a longo prazo, talvez queira procurar uma câmera acessível que ofereça melhor qualidade.
  • Microfones: Os microfones de lapela são de baixo custo e podem melhorar muito a qualidade do seu áudio. Certifique-se de fazer uma pesquisa adequada, encontrar algumas gravações com esses microfones e compará-las com a câmera do seu telefone para ter certeza de que é uma atualização.
  • Tripés: Um simples tripé pode trazer estabilidade aos seus vídeos, o que é grande parte do que lhes confere uma aparência mais profissional. Porém, se o seu objetivo principal é fazer vlogs e vídeos ao vivo, você pode ignorá-los.

Você pode comprar todos esses itens por menos de US$ 500 (sem incluir o telefone) e iniciar sua jornada de criação de conteúdo.

2. Aprenda sobre efeitos e técnicas simples

câmera apontando para cena

Existem várias técnicas de gravação que você pode usar para melhorar a qualidade do seu vídeo. Isso pode ser qualquer coisa, desde gravação em close até panorâmica. Eles são simples, mas podem fazer uma grande diferença na maneira como as pessoas interagem e se envolvem com seus vídeos, pois os tornam mais dinâmicos.

3. Aprenda sobre edição básica

cara editando vídeo

Isso é muito simples. A edição pode ser feita no computador ou até mesmo no celular. Minha recomendação é que você escolha um software gratuito para começar, como a versão gratuita do DaVinci Resolve ou o software de edição de código aberto VSDC , se estiver em um desktop ou laptop. Se quiser fazer isso no seu telefone, você pode usar VITA ou KineMaster . Existem muitas outras opções para escolher, mas todas terão coisas em comum. Atenha-se a um e aprenda o seguinte:

  • Como cortar e editar segmentos de vídeos
  • Como criar transições
  • Como usar efeitos básicos como zoom digital, panorâmica, fade in, fade out e muito mais
  • Como trabalhar com áudio – silenciar o vídeo, aumentar ou diminuir o volume e adicionar mais faixas, como músicas gratuitas ou narrações

A maioria das pessoas que consome conteúdo de vídeo tem uma noção básica do que parece ser bom. Experimente o software e sua primeira gravação até conseguir algo que possa publicar!

4. Seja curto e amável

Os períodos de atenção são curtos hoje em dia, portanto, manter os vídeos com menos de dois minutos garantirá o máximo envolvimento. Também tornará suas primeiras tentativas muito mais fáceis de gravar, editar e postar.

5. Seja autêntico

A autenticidade é fundamental na construção de relacionamentos com os clientes, portanto, evite vídeos excessivamente roteirizados ou de vendas. Para ser mais preciso, isso não significa que você não deva criar scripts – significa que você deve brincar com a entrega até que pareça natural. Para conseguir isso, você pode omitir scripts e usar ponteiros.

6. Alternativa definitiva: terceirizar tudo

um homem olhando para uma câmera

Existem cinegrafistas profissionais que podem criar vídeos para o seu restaurante. Você sempre pode estudar essa opção, especialmente se compará-la com o custo de criação do conteúdo você mesmo, o tempo que leva e muito mais. Você também pode ajudar novos cinegrafistas a ganhar experiência, o que pode fornecer vídeos de qualidade acima da média e melhores preços. Outra coisa que você pode fazer é terceirizar a narração se planeja usar a narração. Existem milhares de dubladores disponíveis em plataformas freelancers como Upwork ou Fiverr. Claro, tenha em mente que o custo da terceirização provavelmente será mais alto, mesmo se você optar pela terceirização mais acessível.

Desafios e soluções para uso de conteúdo de vídeo para marketing de restaurantes

gráficos e análises de orçamento

Como acontece com qualquer tipo de marketing, pode haver várias desvantagens e obstáculos. Os desafios mais comuns que você enfrentará ao criar conteúdo de vídeo para um restaurante são os seguintes:

  • Restrições orçamentárias: Até agora, mencionamos duas opções – faça você mesmo ou terceirize. Fazer você mesmo oferece muitas opções que a terceirização não oferece, mas você pode acabar sacrificando a qualidade se não tiver experiência ou criatividade. Ambas as opções ainda vêm com uma etiqueta de preço e, mesmo se você escolher a opção mais barata, talvez não consiga justificar o custo extra.
  • Restrições de tempo: Gravar vídeos em um restaurante movimentado não é eficiente. Isso significa que você terá que criar planos para gravar, levar considerações especiais, usar o máximo de ajuda possível de sua equipe e muito mais. Isso pode ser problemático se você abrir suas portas para um tráfego constante todos os dias.
  • Não complementar o conteúdo do vídeo com outras estratégias: O conteúdo do vídeo não adianta se você não complementá-lo com sua estratégia de marketing atual ou com novas estratégias. Esse é um trabalho de tempo integral e algo que pode estar fora do seu orçamento e habilidades. E sem outras estratégias, seus vídeos podem se perder em todo o barulho das redes sociais.

Mesmo que isso possa ser desanimador, aqui estão algumas soluções:

  • Estude sua estratégia de marketing e aloque orçamento de outras áreas do seu negócio para criação ou terceirização de conteúdo. Se a sua estratégia atual não for eficaz, é benéfico alocar o orçamento para uma nova ideia.
  • Abra seu restaurante mais cedo e reserve um tempo extra aos funcionários de que você precisará (se precisar) para criar o conteúdo. Você também pode fazer isso em um dia de folga para evitar distrações e restrições de tempo.
  • Se você já supervisiona as postagens nas redes sociais ou tem um gerente de comunidade para o seu negócio, você pode instruí-lo a criar uma estratégia que inclua também conteúdo de vídeo. Você fornece o conteúdo e deixa que eles cuidem da postagem, apresentação de auditorias, otimização e sugestões.

Mostre seu restaurante com vídeos envolventes

Mesmo que você ache difícil incluir esse trabalho na carga de trabalho que já está realizando, a criação de conteúdo de vídeo vale o esforço. Alguns proprietários e gerentes de restaurantes nem se preocupam em seguir essas etapas e ainda conseguem resultados incríveis com um iPhone e gravando vídeos aleatoriamente para o TikTok. Apresentar seu restaurante nas redes sociais com vídeos atraentes não apenas o expõe a pessoas comuns, mas você também pode ter sorte e atrair uma nova geração de criadores de conteúdo e influenciadores que mudaram os negócios. Um exemplo muito claro seria o crítico gastronômico Keith Lee e suas críticas hilariamente monótonas sobre restaurantes. Por mais simples que sejam, eles fizeram com que pequenos restaurantes ganhassem reconhecimento. E muitos deles foram descobertos ou recomendados a ele devido a vídeos simples como esses que você pode criar. Você está disposto a aceitar essas probabilidades?

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes