Como desenhar uma planta para um restaurante [exemplos e dicas]

Como desenhar uma planta para um restaurante [exemplos e dicas]

Crie uma planta organizada para o seu restaurante

Postado por Katarina Nikolic a 24 de maio de 2021

Você deseja criar uma planta perfeita para seu restaurante?

Vários fatores fundamentais contribuem para o sucesso de um restaurante. Uma planta bem elaborada está claramente nessa lista.

Este artigo falará brevemente sobre o que é uma planta e por que você precisa tê-la. Depois, vamos ensinar-lhe como elaborar uma planta para um restaurante, recorrendo a vários exemplos práticos.

O que é uma planta de um restaurante?

Uma planta genérica

A planta de um restaurante é um mapa das salas dentro de seu estabelecimento acompanhado de móveis e outros elementos. Isso inclui a área de espera, sala de jantar, cozinha, arrumação, banheiro, bar, terminais de PDV, área do pessoal, etc. A planta do restaurante ajuda você a colocar todos os elementos na ordem correta e a maximizar seu espaço.

É essencial abrir o caminho para que os movimentos de seus funcionários e de seus convidados sejam harmoniosos. Prepare as mesas de modo a que os clientes se sintam à vontade e tenham uma sensação de privacidade.

Por que é importante ter uma planta?

A planta do restaurante fornece uma ideia de todo o seu espaço. Pode dar-lhe uma noção de como conseguir o melhor uso de seu espaço e abrir caminhos para facilitar a movimentação de clientes e funcionários. Você pode sempre modificá-la quando houver espaço para melhorias.

Os clientes gostam de privacidade e de poucas mesas por perto. Já os proprietários de restaurantes gostam de maior lucro e de mais mesas na sala de jantar. Você pode resolver esse problema oferecendo diferentes tipos de áreas de refeição.

Disposições de restaurantes e diretrizes de segurança sobre distanciamento social (pós-covid)

Uma ilustração de uma lista de verificação

A Covid-19 afetou significativamente os restaurantes. Para sobreviver na indústria, os donos de restaurantes precisam tomar algumas medidas. Algumas etapas essenciais:

  • Os restaurantes devem manter distância entre as mesas (geralmente cerca de 2 metros)
  • O ideal é ter opção de takeaway
  • Permita que os clientes peçam comida com antecedência para evitar a espera
  • Se possível, faça barreiras entre as mesas quando as mesas estiverem muito próximas
  • Limite o número de pessoas por mesa
  • Ofereça assentos ao ar livre
  • Use cartões em vez de dinheiro
  • Ofereça um cardápio digital — escaneie o código QR para evitar cardápios que são tocados centenas de vezes por mês.
    (Dica: com um bom sistema de POS como o Waiterio , sua equipe pode receber pedidos diretamente de um tablet ou smartphone. Esta será uma opção muito mais segura para o seu restaurante.)

Top 3 de softwares para criar uma planta de restaurante

Nos dias de hoje, em que a tecnologia evoluiu para que tudo seja feito no celular ou no computador, você não precisa de arquitetos e projetistas dispendiosos para desenhar a planta do seu restaurante.

Você pode usar um programa, ser criativo e fazer mudanças na planta de seu restaurante, quantas vezes quiser. Apresentamos alguns dos melhores programas que você pode usar:

1. CAD PRO

É utilizado mundialmente, com mais de 2,5 milhões de usuários, mas requer algumas competências e conhecimentos básicos. O programa oferece planos de amostra e muitos recursos gratuitos valiosos, mas a assinatura do pacote completo custa 99,95 $.

2. RoomSketcher

É mais fácil de usar e você não precisa de nenhum conhecimento específico para começar a usar este programa. Ele tem uma base com muitos layouts, exemplos, visualizações 2D, 3D e 360 graus, etc. Oferece um plano gratuito com algumas ferramentas essenciais e planos pagos por 49 $ ou 99 $.

3. Smartdraw

O programa tem vários modelos que você pode usar para desenhar a planta do seu restaurante. É compatível com Windows e Mac. SmartDraw oferece um teste gratuito e custa 9,99 $ por mês.

Plantas de restaurante com exemplos

Dependendo do tamanho do seu restaurante, o número de divisões e elementos internos pode variar. Eis algumas de nossas sugestões e exemplos de como aproveitar ao máximo o seu espaço:

1. A sala de refeições

A sala de refeições é a parte mais importante do plano do restaurante e deve ocupar a maior parte do espaço do seu restaurante (60% a 40% do espaço total do restaurante). A área de refeições rende dinheiro, por isso precisa oferecer uma excelente experiência aos clientes do seu restaurante. Os outros 40% são a cozinha, sala de pessoal, armazenamento e cozinha.

Como já foi mencionado, a distância entre as mesas é importante porque as pessoas gostam de privacidade enquanto comem. Iluminação e música, cores das paredes e dos móveis, comodidade das cadeiras são os elementos que afetam a experiência e o ambiente em geral.

Dependendo de seu conceito, você deverá organizar todos esses elementos para que se encaixem bem; essa será sua marca registrada. Você pode colocar um quadro ou uma placa ou decorar uma parede para ser única e impressionante. Dessa maneira, as pessoas podem tirar fotos de seu restaurante e compartilhá-las nas mídias sociais. Isso tornará seu restaurante popular.

Qual deve ser o tamanho da sala de refeições?

A forma e o tamanho das cadeiras e mesas podem afetar o uso do espaço dentro de seu restaurante. No entanto, você pode combinar diferentes estilos de assentos dentro de seu restaurante para aproveitar ao máximo o espaço de que dispõe.

Posicione suas mesas para que os garçons possam passar e abordar facilmente cada mesa sem incomodar os clientes nas mesas ao redor. Tenha mesas laterais em cada área, onde seus garçons possam guardar, temporariamente, talheres e pratos adicionais. Desse modo, evita correr pela sala de refeições, o que pode causar desconforto aos hóspedes enquanto comem.

É bom ter uma área isolada para empresários que gostam de privacidade. Alguns lugares para sentar no bar são essenciais; algumas pessoas gostam de comer no bar.

Mas o bar também pode ser usado como sala de espera. Nesse caso, combine com mesas para duas, quatro, ou seis pessoas. Você também pode colocar mesas comunitárias que estão ficando muito populares. Suponha que haja uma grande variedade de lugares; isso dará aos clientes várias opções onde eles se sintam à vontade para sentar. Considere também as pessoas com deficiência ao posicionar suas mesas.

Planta da área de refeições de um restaurante

Créditos de imagem: CAD PRO

2. A cozinha do restaurante

Observe o fluxo de alimentos e as diferentes estações da cozinha. Em uma cozinha, você tem uma área para cozinhar, um inventário e um espaço de armazenamento. A estação de trabalho ou preparação deve ficar no centro, para que os chefs e a equipe possam comunicar.

Esse tipo de arranjo evitará que os membros da equipe esbarrem uns nos outros durante o trabalho. Dessa forma, o fluxo da cozinha é mais suave e eficiente. Isso também minimiza a possibilidade de acidentes.

Planta da cozinha do restaurante

Créditos da imagem: SmartDraw

3. A área de espera

Ao projetar a planta do restaurante, não negligencie a área de espera. A sala de espera é onde seus clientes aguardam antes de se sentar no restaurante. Isso pode ser muito desconfortável e frustrante para os clientes.

Portanto, o mínimo que você pode fazer é fornecer-lhes cadeiras confortáveis e mesas de bar em vez de colocá-los de pé e bloquear o caminho para a entrada do restaurante. Outra opção, além da sala de espera, é oferecer assentos para seus clientes no bar, se houver espaço suficiente.

4. Área de refeições ao ar livre

Uma grande vantagem para um restaurante é ter uma área para refeições ao ar livre. É excelente para os dias de bom tempo. Também é adequado para lidar com problemas e restrições do COVID-19.

Sua área de refeições ao ar livre deve ser uma extensão de seu espaço interior para aumentar a eficiência dos movimentos dos garçons. Isso também ajuda os garçons a ter uma visão clara da zona exterior. O cenário perfeito é ter uma área ajardinada; é bonito e dá a seus clientes um pouco de privacidade e conforto. Com exceção da manutenção do jardim, não há muito trabalho a fazer.

Se sua área de refeições ao ar livre fica de frente para a rua, com elevada frequência de tráfego e pessoas, é necessário algum tipo de barreira para isolar a área de refeições da correria externa.

Você pode fazê-lo cobrindo a área com vidro ou construindo algum tipo de plataforma com uma cerca ao redor. Você também pode cercar a área de jantar com algumas plantas e vegetação para que seja suficientemente alto para bloquear a rua e isolar seus clientes da rua movimentada.

Planta de área de refeições ao ar livre de um restaurante

Créditos de imagem: Cad Pro

5. Planta do bar

Ao fazer uma planta do restaurante para a seção do bar, tente maximizar a capacidade do bar ao máximo. Como mencionado, alguns clientes gostam de se sentar no bar, mas seu bar também pode ser a área de espera se você não tiver nenhuma.

Bares grandes e bancos de bar confortáveis dão uma excelente imagem e contribuem para o ambiente relaxante. O bar e os assentos devem ser posicionados de maneira que os clientes não fiquem de frente para a sala de refeições.

O bar é uma área que costuma oferecer apenas bebidas. Portanto, os clientes costumam ser servidos apenas pelos barmans. Há casos em que os bares também servem comida, mas na maioria dos casos os garçons estão concentrados apenas na área de refeições.

Bares lineares e quadrados podem parecer usar mais espaço, mas você pode utilizá-los plenamente. Nesse caso, você pode colocar mais lugares ao redor do bar e ter um espaço de trabalho maior para os barmen dentro do bar. Embora os bares redondos possam parecer mais eficientes, ocupam espaço e deixam muitas zonas vazias e inutilizáveis.

Planta de um bar de restaurante

Créditos da imagem: Senaterace

6. Plano de banheiro

Assegure-se de que seu plano de restaurante tenha uma localização e sinalização claras para evitar que seus clientes fiquem vagueando por aí. Dessa maneira, eles não entrarão nas zonas do pessoal nem perguntarão aos garçons o tempo todo. Os banheiros devem ser de fácil acesso a partir da sala de refeições, mas ainda suficientemente longe da sala de refeições, porque ninguém quer sentar-se ao lado do banheiro. Evite colocar mesas ao lado da entrada do banheiro.

Os banheiros devem estar limpos, bem cuidados e divididos para senhoras e senhores; isso tem um impacto significativo sobre a experiência geral dos clientes. Uma boa manutenção e um espaço agradável em seu banheiro são vantagens substanciais.

Ofereça produtos complementares como engraxes de sapatos, pensos, desodorantes, doces, ou algo que os hóspedes possam usar; os pormenores são valorizados e afetam a experiência geral dos clientes. Tenha um banheiro para os clientes com incapacidades.

Planta do banheiro público de um restaurante

Créditos da imagem: Smartdraw

7. A entrada

A entrada é imprescindível porque dá a primeira imagem do restaurante. Sua entrada deve atrair pessoas, não apenas aquelas que estão vindo propositalmente ao seu restaurante. Portanto, a fachada deve ser autêntica e atraente para chamar a atenção das pessoas que andam na rua.

Tal como para a zona de refeições, a entrada tem de dar uma sensação de um ambiente limpo, calmo e acolhedor. Tenha um anfitrião para dar as boas-vindas a cada cliente e acompanhá-los às mesas disponíveis.

O esquema depende do conceito geral do seu restaurante, mas as pessoas gostam de esquemas bonitos e simples.

Coloque seus cardápios na frente da entrada para que os potenciais clientes conheçam sua oferta. Assim, os clientes param um pouco em frente ao seu restaurante antes de decidir entrar. Se possível, coloque um anfitrião que possa ajudá-los a compreender o cardápio e apresentar a oferta do restaurante, mas apenas se perceberem interesse pelos potenciais clientes para o seu restaurante.

Ficar na frente e "gritar" para os clientes virem ao seu restaurante pode ser muito chato e repulsivo. É comum em áreas altamente turísticas, onde todos os restaurantes oferecem mais ou menos o mesmo.

Tenha uma pequena área de recepção, onde poderá cumprimentar o cliente e tirar o casaco. A entrada deve ser ao nível da rua ou um ou dois degraus até à porta principal. As entradas, onde as escadas levam ao subsolo, sob o nível da rua, não são totalmente visíveis e acessíveis.

8. Saídas de emergência

Ao planejar saídas de emergência na planta do seu restaurante, mapeie todas as saídas que você tem. Então você deve torná-las visíveis para todas as pessoas. Durante o processo de evacuação, os sinais de saída são uma excelente ajuda para esvaziar o restaurante de forma rápida e eficiente.

Normalmente, essas saídas de emergência não são usadas, portanto, os funcionários as usam para outros fins e, dessa forma, podem bloquear essas saídas. Certifique-se de torná-las claras e fáceis de passar. Cada sala dentro do restaurante deve ter uma saída de emergência para evitar que alguém fique preso durante um acidente. Além disso, cada sala deve ter um extintor de incêndio.

Quer a saída seja uma janela ou porta, cada sala precisa de uma. Treine seus funcionários para emergências e organize simulações de incêndio para que se preparem para tais situações.

Planta para saídas de emergência de um restaurante

Créditos da imagem: Smartdraw

9. Sala de Funcionários/Salas Privadas

Ao fazer a planta do restaurante, certifique-se de agrupar todas as áreas privadas. Normalmente, a sala dos funcionários fica ao lado da área da cozinha ou do escritório. Certifique-se de ter espaço suficiente para que sua equipe possa descansar durante os intervalos.

Plantas para restaurantes pequenos

Você precisa ser criativo na falta de espaço e tirar as atenções de suas imperfeições para seus pontos fortes — criatividade e o que você oferece. Os restaurantes exigem muitas salas e vários elementos. No entanto, você pode combinar algumas salas e organizá-las para economizar espaço.

Se o espaço for pequeno, certifique-se de que os tetos sejam altos, pois isso faz com que a sala pareça visualmente maior e mais confortável.

Aqui estão alguns exemplos de projetos criativos de restaurantes pequenos:

Aqui está um exemplo de planta para um restaurante pequeno:

Planta de um restaurante pequeno

Crédito da imagem: CAD PRO

6 dicas para projetar o esquema da planta do seu restaurante

Desenhar a planta do restaurante não é fácil, especialmente se você está começando do início. Há tantas coisas que você precisa fazer que você terá a sensação de que não sabe por onde começar. É um processo difícil que exige muita organização e tempo; no entanto, eis algumas dicas que podem ajudá-lo durante esse processo.

  1. Regra 60:40 para o espaço: o pessoal da frente da casa (FOH) deve, idealmente, ocupar 60% do espaço do seu restaurante e os fundos da casa devem ter 40%
  2. Conheça as regras do governo
  3. Faça planos a longo prazo: ao projetar seu restaurante, você deve considerar seus planos a curto e longo prazo. Materiais que você deseja usar, renovações que você pode fazer no futuro. Você prefere usar os melhores materiais e evitar reparos futuros ou você prefere ir melhorando seu restaurante enquanto trabalha e obtém lucro?
  4. Entenda seu restaurante do ponto de vista do cliente: crie uma ótima experiência para seus clientes, mas mantenha o foco na eficiência e na redução de custos. Durante o processo de design, coloque-se no lugar dos seus clientes e olhe para o seu espaço pelos olhos do cliente para ver o que está faltando ou o que pode ser melhorado.
  5. A eficiência é crucial: um fluxo de trabalho eficiente é importante para permitir que sua equipe de atendimento tenha um caminho livre da área de refeições até a cozinha. A funcionalidade deve ser mais importante do que a estética.
  6. Acessibilidade: torne seu restaurante acessível a cada um de seus clientes. Adicione uma rampa para cadeiras de rodas ao lado de suas escadas.
Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes