Como você pode escolher o melhor local para o seu restaurante?

Como você pode escolher o melhor local para o seu restaurante?

A localização é crucial para o sucesso de um restaurante

Postado por Abhi Chatterjee a 11 de março de 2021

Você está pensando em que localização escolher para seu restaurante?

A localização é um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer restaurante. Na verdade, muitas pessoas afirmam que a localização é tudo para um restaurante. Nós concordamos.

É por isso que é tão importante escolher o local certo para o seu restaurante.

Portanto, a questão principal é:

"Como escolher o local ideal para o seu restaurante?"

Neste artigo, mostraremos como.

Afinal, o que constitui uma má localização para um restaurante?

Uma cruz em uma localização

Especialistas em restauração dizem que uma má localização é uma das principais razões para o fracasso de um restaurante. Portanto, vamos abordar as três qualidades que você deve ter em mente ao escolher um local:

1. Fraca visibilidade do restaurante

Se seu restaurante não puder ser avistado facilmente na rua, isso é um grande inconveniente para seu restaurante.

Pense sobre isso por um momento. Geralmente, como descobrimos novos restaurantes?

É muito provável que estejamos caminhando na rua ou andando de carro, e que vejamos um restaurante que capte nossa atenção. Se nos agrada, visitamos o restaurante.

Agora, é claro, se a comida é ótima, geralmente nossos amigos e familiares a recomendam e descobrimos o novo restaurante. Entretanto, se a localização não for boa, será difícil conseguir seus primeiros clientes, o que dificultará a obtenção de tais recomendações.

Portanto, faça da localização uma prioridade, que seja facilmente visível para os peões e passageiros.

Observação importante: se, por algum motivo, conseguir uma boa localização for impossível, você deve trabalhar em sua presença online. Inscreva o seu restaurante no Google Business , crie um site para o seu restaurante e comece a aceitar pedidos online.

2. Instalações de Estacionamento

Se muitos de seus clientes estiverem visitando o restaurante com seus carros, então você precisará oferecer-lhes estacionamento. Mesmo que seu restaurante não tenha estacionamento próprio, deve haver um lugar de estacionamento em algum lugar próximo onde eles possam estacionar seus carros.

3. Localidade ruim

Duas razões pelas quais uma localidade pode ser errada para um restaurante:

  • Alta taxa de criminalidade: deixa seus clientes desconfortáveis com a visita ao local. Também pode ser arriscado para seus funcionários e seu restaurante.
  • Sujidade: é escusado dizer que a localidade deve estar limpa. Portanto, é melhor não colocar seu restaurante muito perto de lugares fedorentos, como um mercado.

Pergunte sempre isto antes de escolher um local

Uma ideia útil

Antes de escolher o local, responda a essas perguntas:

"Os outros restaurantes nesta área são bem sucedidos?"

Se você descobrir que há muitos restaurantes na área que falharam ou não tiveram muito sucesso, então é melhor não escolher esse local.

No entanto, é importante notar que se um ou dois restaurantes não tiverem sucesso, isso não significa necessariamente que a localização não seja boa. Também pode significar que os restaurantes tinham comida péssima, serviço ruim ou ambiente fraco. Também pode haver muitos outros motivos.

Mas se vários restaurantes falharam antes, isso certamente significa que há algo errado com o local.

Como selecionar o melhor local para o seu restaurante? (7 coisas que você deve saber)

Agora vamos ao foco principal deste artigo.

Sim, escolher o local de um restaurante pode ser muito desafiador. Portanto, vamos ajudá-lo.

Eis os sete fatores mais importantes que você precisa considerar:

1. Conheça seus clientes potenciais

Um cliente em um restaurante

Antes de abrir seu restaurante, conhecer os clientes é uma das coisas mais importantes.

Aqui estão algumas perguntas que você precisa responder:

  1. Qual é o seu perfil demográfico ideal para os clientes?
  2. Quem serão seus clientes habituais? (dados demográficos)
    • Idade
    • Patrimônio
    • Gênero
  3. Do que eles gostam?

certifique-se de que sua localização seja adequada para o grupo demográfico de seus clientes.

Por exemplo: suponha que você esteja planejando lançar um restaurante caro. Você consegue adivinhar qual local você deve escolher?

É simples: escolha um local onde os residentes ou visitantes sejam financeiramente prósperos. Também deve corresponder às suas preferências.

Então, aqui estão algumas perguntas essenciais que você precisa responder:

  • O local tem moradores ou pessoas o suficiente para visitá-lo?
  • Essas pessoas podem pagar a comida do seu restaurante?
  • A localização é adequada para o grupo demográfico de seus clientes?

Resumo: A escolha de um local onde seu alvo demográfico resida ou visite será excelente. Tente ficar num raio de 3 quilômetros de tais lugares.

Esta seção também está incluída em seu plano de negócios. Leia este artigo para saber mais sobre como escrever um plano de negócios para o seu restaurante .

Objetivo de longo prazo: analisar a "Psicografia"

Compreender os dados demográficos é crucial para o sucesso do seu restaurante. Mas há mais uma coisa importante que você precisa entender — a psicografia.

Enquanto a demografia lhe diz quem está visitando seu restaurante, a análise psicográfica informa por que eles estão visitando seu restaurante.

Permita-me um exemplo. Suponhamos que você abra um bar e que a idade média de seus clientes seja de 40 anos. No entanto, o senhor nota que, durante suas "Happy Hours", seu restaurante é visitado por muitos casais jovens.

Depois de fazer algumas pesquisas, você descobre que eles visitam seu bar porque gostam da comida e ela é acessível para eles. Portanto, você decide promover ainda mais isso, e aumenta os descontos. Isso eleva significativamente sua receita.

Obter esse tipo de conhecimento empresarial contribuirá para que você possa escalar seus negócios.

2:. Analise seus concorrentes

Uma linha de restaurantes

Além de conhecer seus clientes, é fundamental conhecer seus concorrentes. Eis algumas perguntas que você precisa fazer::

  1. Quantos restaurantes populares existem em sua localização?
  2. Quantos restaurantes são seus concorrentes diretos?
    (Suponhamos que você administre um restaurante chinês. Se houver outro restaurante chinês naquela localidade, esse restaurante será seu concorrente direto.)
  3. Os concorrentes são bem-sucedidos?

Depois de ter essas respostas, eis algumas coisas fundamentais que você precisa saber:

  • Se houver muitos concorrentes (especialmente concorrentes diretos), é melhor não escolher esse local. Isso porque o mercado já está saturado.
  • É melhor se houver menos concorrentes, mas os restaurantes existentes estiverem prosperando.

Dica: pense em como você pode se destacar de seus concorrentes. "Por que os clientes deveriam escolher você em vez de seus concorrentes?". Esses são os princípios básicos de qualquer estratégia de marketing.

3. Analise a localização

Um ícone da localização de um restaurante em um mapa

Existem duas coisas principais para analisar a localização:

  1. Acessibilidade do local
  2. Negócios complementares

A. Acessibilidade do local

Isso significa a facilidade de acesso a sua localização para pedestres e veículos.

Tráfego pedonal: esta métrica significa quantas pessoas caminham nas proximidades de seu restaurante por dia. Mais "tráfego de pedestres" aumenta seus clientes.

Tráfego de veículos: esta métrica significa quantos veículos passam por seu restaurante em um dia. Mais tráfego de veículos é sempre desejável.

B. Negócios complementares

Um negócio complementar significa um negócio que não é seu concorrente, mas que afeta seu negócio de uma maneira positiva. Por exemplo, se houver um prédio de escritórios perto de seu restaurante, seu restaurante se beneficiará disso porque, durante a hora do almoço, alguns funcionários do escritório poderão visitar seu restaurante.

Outros negócios complementares são:

  • Estações de trem
  • Cinemas
  • Estádios esportivos
  • Shoppings

Dica importante: não se esqueça desta seção ao trabalhar na análise de seus clientes. Você pode usar o Google Maps para descobrir todas as empresas locais próximas.

4. Visibilidade do restaurante

Localização do restaurante no mapa

Como já vimos, escolha um local que seja facilmente visível da rua. Ele deve ser facilmente encontrado no Google Maps . Locais com muito tráfego são ótimos para restaurantes.

Existem várias técnicas que você pode usar para aumentar a visibilidade do seu restaurante. Por exemplo, você pode usar letreiros eletrônicos atrativos para chamar a atenção. Outra excelente forma de chamar a atenção é ter um projeto exterior chamativo.

Hoje em dia, o marketing online é uma ótima maneira de melhorar a visibilidade do seu restaurante. É por isso que registrar sua empresa no Google é crucial. Para aprofundar esse assunto, você pode iniciar uma página no Facebook e iniciar campanhas publicitárias em pequena escala no Facebook. Se você puder fazer um vídeo sobre seu restaurante em anúncios no YouTube, pode ser muito lucrativo para o seu restaurante.

(Para melhorar a visibilidade online, aprenda como você pode construir um site para o seu restaurante e começar a aceitar pedidos de entrega online.)

5. O tamanho da área é importante

Tamanho da área de um andar

Frequentemente, os novos aspirantes a proprietários de restaurantes subestimam o espaço necessário para um restaurante. Não é apenas a sala de jantar que precisa de espaço.

Mesmo um pequeno bistrô ou uma cafeteria requerem uma quantidade significativa de espaço para a cozinha, equipamentos e armazenamento. Mesmo a sala de jantar pode precisar de algum espaço extra para a zona de espera.

6. Segurança e instalações

Certifique-se sempre de que o prédio que você está usando para o seu restaurante possui as instalações adequadas. Aqui estão algumas coisas essenciais que você deve verificar:

  • Fiação elétrica adequada
  • Segurança adequada contra incêndio
  • Encanamento adequado
  • Instalações para deficientes

Se você estiver alugando um espaço em um edifício ou construindo seu próprio restaurante, verifique estas questões.

7. Vaga de estacionamento

Um carro em uma vaga de estacionamento

A importância de uma vaga de estacionamento depende da demografia de seus clientes. Você precisa perguntar: "Será que a maioria dos meus clientes usará um carro para dirigir até o meu restaurante?".

Se você não sabe a resposta, verifique os outros restaurantes da localidade. Descubra como a maioria dos clientes visita esses restaurantes. Isso lhe dará uma ideia do que está acontecendo.

Também depende da localização. Por exemplo, se o seu restaurante está localizado próximo à rodovia ou nos arredores da cidade, obviamente você deve oferecer um estacionamento. Mas, em cidades movimentadas, seu restaurante pode ser visitado principalmente por pedestres, portanto, uma vaga de estacionamento pode ser uma despesa desnecessária.

Além disso, verifique se há algum espaço de estacionamento público disponível nas proximidades. Se estiver disponível, você não precisará investir em uma vaga para seu restaurante.

Comprar ou alugar?

Um homem com uma pergunta

Uma pergunta comum que a maioria dos novos proprietários de restaurantes faz é:

“Devo comprar ou alugar o local?”

Depende.

É definitivamente uma boa decisão comprar o local se você tiver dinheiro suficiente. Além disso, você deve ter a intenção de administrar o negócio do restaurante a longo prazo. A longo prazo, a compra do imóvel poderá ser mais econômica do que o aluguel.

Mas, para comprar o local do restaurante, é necessária uma enorme quantia de dinheiro como adiantamento. Além disso, como se trata de um bem, talvez você não receba nenhuma dedução fiscal.

Por outro lado, o arrendamento requer apenas um pequeno depósito (geralmente o valor do aluguel de alguns meses). Isso pode ser excelente para os empresários que estão com um orçamento baixo. Observe também que alguns locais não podem ser comprados devido a restrições governamentais. Portanto, nesse caso, o aluguel é a única opção. Além disso, se você usar um local alugado, poderá também ter direito a deduções fiscais.

Bônus: grandes redes de restaurantes como a McDonald's seguem uma estratégia inteligente. A McDonald's não está apenas no ramo de alimentos; também está no ramo imobiliário. Compra um imóvel, constrói o restaurante e depois o aluga ao franqueado.

Exemplo de requisitos de localização para restaurantes:

Este é um exemplo prático de análise de localização. Você pode usar isso como um modelo ao escolher o local do seu restaurante.

Requisitos de localização: (exemplo)

  • População mínima (cidade): 25,000 em um raio de 5 km / 3 milhas
  • Área mínima: 10,000 pés quadrados / 1000 metros quadrados
  • Estacionamento (se aplicável): 15 vagas
  • O local deve ser facilmente acessível
  • Velocidade máxima de tráfego preferida: 35 milhas por hora / 60 km/h
  • Ter pelo menos uma empresa complementar nas proximidades
  • Não deve ter mais de 3 concorrentes diretos na localidade
  • Renda familiar desejada: $30,000 - $70,000

Observação: isso não significa que as exigências de sua localização devam ser exatamente iguais a essas. Isso é para lhe dar uma estimativa aproximada.

Bom restaurante em um local ruim?

A localização é fundamental, mas isso não significa que um local inadequado sempre causará o fracasso de um restaurante. Ainda que o sucesso seja um desafio, não é impossível.

Por exemplo, um restaurante chamado "Underdog Coffee" tornou-se um sucesso mesmo tendo uma localização ruim. Como? Eles usaram grãos de café de alta qualidade, que eram melhores do que seus concorrentes. Além disso, eles criaram placas retroiluminadas envolventes para atrair a atenção dos clientes.

Dica: a melhor maneira de tornar seu restaurante um sucesso, apesar de ter uma localização ruim, é construir uma presença online e iniciar um serviço de entrega.

No entanto, tente conseguir a melhor localização possível.

Artigos importantes para novos proprietários de restaurantes

Um ícone representando artigos informativos

Alguns artigos úteis:

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes