Proporcionar Wi-Fi Grátis aos Clientes do Restaurante

Proporcionar Wi-Fi Grátis aos Clientes do Restaurante

A ligação Wi-Fi oferece benefícios sociais, de marketing e de vendas

Postado por Michael Elkins a 18 de junho de 2018

Os benefícios de oferecer Wi-Fi gratuito aos clientes do seu restaurante são tão positivos que está se a tornar impensável não fazê-lo. Tenha em mente que fazer uma refeição num restaurante é uma experiência social e não apenas o satisfazer o desejo de comer. As pessoas querem uma forte conexão social enquanto comem. Alguns donos de restaurantes - especialmente aqueles com capacidade limitada de assentos - se preocupam com a possibilidade da rotatividade nas mesas diminuir, devido ao facto das pessoas passarem longos períodos nos seus smartphones e dispositivos. No entanto, pesquisas mostram que esses receios são infundados. As pessoas escolhem restaurantes que oferecem Wi-Fi gratuito para que possam “estar na rede” sem usarem os seus dados móveis.

Clientes Que Ficam Mais Tempo Gastam Mais Dinheiro

De acordo com um artigo publicado no Smallbiztrends.com, apenas alguns clientes ficarão muito tempo na Internet sem gastarem mais dinheiro. Cerca de 62% das empresas informaram que os clientes ficaram mais tempo e 50% gastaram mais dinheiro. Isso nem sequer inclui quantas pessoas não comeriam no restaurante se não oferecesse Wi-Fi.

Como o Seu Restaurante Tira Proveito da Oferta de Wi-Fi Gratuito

O mundo hoje está ‘conectado‘ e sua oferta de Wi-Fi gratuito é uma ótima ferramenta de marketing. Pode planear uma campanha de marketing para atrair visitantes e empresas para aproveitarem uma conexão gratuita à Internet. Empresas locais podem agendar almoços de trabalho, jantares e reuniões de negócios. Outros benefícios do Wi-Fi gratuito incluem:

  • Conduzir os Negócios Em Qualquer Lado

    A ligação Wi-Fi ao ar livre pode exigir alguma infra-estrutra tecnológica especial, mas ter conexões próximas às instalações pode permitir receber pedidos nas mesas no exterior, vender produtos ao ar livre xxx e permitir que os clientes consigam reservar rapidamente qualquer mesa disponível durante as horas de mais movimento.

  • Descobrir Muitos Detalhes Sobre os Clientes

    Os seus clientes podem revelar muitos detalhes sobre si mesmos enquanto estão online. Pode adquirir informações sobre os seus hábitos sociais para melhorar as relações, escolher plataformas eficazes para anunciar e personalizar mensagens de marketing. Basta deixar que os seus clientes saibam que a sua rede utiliza cookies para exibir anúncios relevantes.

  • Publicação de Avaliações e Fotos Instantâneas Pelos Clientes

    A geração conectada de hoje pode publicar fotos da sua comida no Instagram e em outras redes sociais. Eles também podem publicar avaliações no Yelp e em outros sites de avaliação independentes. Pode incentivar esse comportamento concedendo a possibilidade de uma refeição gratuita a qualquer pessoa que publique uma foto com uma hashtag que defina.

  • Possibilidade de Conexão dos Clientes com Amigos com o Intuito de Convidá-los para a “Festa”

    Encontros improvisados de amigos ou sócios de negócios são fáceis de organizar quando oferece aos seus clientes Wi-Fi gratuito.

  • Aumento da Satisfação dos Clientes Graças à Ligação Wi-Fi

    Os clientes conectados são mais felizes e mais propensos a regressar.

  • Atrair Grandes Grupos

    Grupos de trabalho são cada vez mais comuns em restaurantes que oferecem Wi-Fi. Atrair grandes grupos empresariais abre oportunidades para catering, festas particulares e serviços de entrega.

  • Manter os Clientes Satisfeitos Enquanto Esperam

    A ligação Wi-Fi pode manter entretidos os que estiverem à espera das suas refeições.

  • Promover o Seu Restaurante como um Centro Comunitário

    A conexão Wi-Fi possibilita a promoção do seu restaurante como centro comunitário para clubes desportivos, jantares em equipa, grupos religiosos e outras organizações comunitárias. Pode considerar receber uma campanha de angariação de fundos ocasional para fortalecer os laços.

  • Divulgar o Seu Negócio para Obter Resultados Virais

    Nem todas as publicações se tornam virais e atraiem milhões de seguidores, mas não precisa disso. O Social WiFI permite que os seus clientes partilhem fotos e publiquem comentários. Se cada cliente tiver 100 amigos, poderá receber a visita de 10% deles para conhecerem o seu restaurante depois de obterem referências.

É importante obter aconselhamento técnico do fornecedor da sua ligação Wi-Fi. Existem maneiras de configurar pontos de acesso separados para clientes e para o seu sistema de negócios para que o seu sistema operacional não possa ser invadido.

cliente passando a palavra nas redes sociais sobre os melhores pratos do seu restaurante

Fornecer a Infra-estrutra Tecnológica para o Seu Sistema POS

Alguns sistemas de pontos de venda podem operar com conexão Wi-Fi. Isso simplifica e consolida as suas necessidades tecnológicas. Pode usar o Wi-Fi para permitir que os seus empregados de mesa usem os seus próprios smartphones para receberem pedidos e aceitarem pagamentos na mesa. Isso reduz-lhe os custos de hardware. Se a segurança é uma preocupação, pode fornecer smartphones da própria empresa a cada empregado de mesa para gerir essas conveniências.

É importante obter uma conexão forte - é melhor não oferecer Internet do que uma conexão lenta ou não confiável - especialmente se for utilizar a conexão Wi-Fi para o POS móvel. Pode considerar os custos de Internet como um investimento de capital para uma infra-estrutura operacional essencial.

Limitar o Uso de Wi-Fi nos Restaurantes Movimentados

Infelizmente, algumas pessoas só pedem um café ou outra bebida e aproveitam-se da sua oferta gratuita de conexão Wi-Fi. Esse é apenas um dos preços a pagar no mundo dos negócios - algumas pessoas se sentam e lêem, e outras ficam ao redor do balcão a falar com empregados ou bartenders com boa aparência. Algumas pessoas usam as casas de banho sem comprar nada.

Pode imprimir uma senha do Wi-Fi que autorize apenas uma hora de uso de Internet gratuitamente para cada venda. Isso garante que cada cliente faz uma compra antes de usar o Wi-Fi. Muitas empresas de software oferecem assistência para gerir o acesso ao Wi-Fi.

Pode configurar o perímetro da conexão Wi-Fi para ajustar o alcance e impedir que as pessoas usem a sua rede Wi-Fi fora do seu restaurante. Se está ocupado durante todo o dia e sofre de pouca rotatividade dos clientes, porque as pessoas abusam da sua oferta gratuita, pode facilmente limitar o uso do Wi-Fi.

Observação pessoal: Eu não recomendo limitar o uso do Wi-Fi para clientes pagantes, a menos que seja absolutamente essencial para a faturação. Os clientes podem se ofender. Quando eu trabalhava para o homem que acabou por me vender o seu restaurante, ele frequentemente discutia como colocar um cartaz nas mesas: "Como não come em bibliotecas, então não leia aqui". Nós nunca fizemos isso porque eu detestava a ideia. Como um leitor voraz, eu ficaria muito ofendido. A propósito, o sistema da minha biblioteca local agora permite que os visitantes possam comer. Um até tem um café. Dê às pessoas o que elas querem e veja o seu negócio crescer.

Pode ser um herói local para as pessoas que têm planos de dados limitados nos seus smartphones. Algumas pessoas que utilizam tablets e computadores portáteis para trabalhar acham difícil trabalhar em alguns lugares por causa de áreas de trabalho desiguais, conexões de Internet que deixam a desejar e distrações ambientais. Oferecer acesso gratuito à Internet num ambiente agradável e confortável é uma forma ideal de atrair mais clientes de restaurantes e fidelizar a sua marca.

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes