Design de cardápio de restaurante: aplicativos, modelos e amostras

Design de cardápio de restaurante: aplicativos, modelos e amostras

Os melhores aplicativos para criar seu cardápio!

Postado por Victor Delgadillo a 11 de outubro de 2021

Não sabe ao certo como elaborar um cardápio de restaurante?

Não sabe que ferramentas usar para criar seu cardápio?

O cardápio de um restaurante é um dos aspectos mais importantes que os proprietários devem considerar para esse tipo de negócio.

Há muitas coisas que você deve considerar para criar o cardápio perfeito. O projeto, os preços, a distribuição e a organização dos pratos, e muito mais.

Se você tiver tudo isso pronto, é hora de elaborar o cardápio do seu restaurante.

Neste artigo, vou falar sobre:

  • os melhores aplicativos de design que você pode usar para criar um cardápio;
  • como você pode definir os itens de seu cardápio;
  • um tutorial passo a passo sobre como criar um cardápio uma das ferramentas;
  • e muito mais!

Também lhe darei alguns modelos básicos e gratuitos para que possa elaborar o cardápio de seu restaurante, assim que tiver todos os detalhes bem definidos.

Vamos a isso!

Como preparar o cardápio de um restaurante?

Antes de começar a desenhar o cardápio, você deve definir vários aspectos de seu restaurante ou, pelo menos, usar seu plano de negócios e conceito para obter inspiração para criar o cardápio.

Lembre-se de que o o cardápio de seu restaurante deve estar de acordo com sua imagem, portanto, você deve usar elementos do conceito de seu restaurante, do projeto interior de seu restaurante, e muito mais para definir um projeto de cardápio compatível.

Por exemplo, se você tem um restaurante muito colorido, não é uma boa ideia usar um cardápio em preto e branco, sem outras cores ou imagens.

Além disso, se é um restaurante que serve pratos bonitos, não pode perder a oportunidade de colocar fotos em seu cardápio.

Uma vez definidos esses elementos, você poderá começar a procurar a melhor maneira de executar o projeto.

4 aplicativos de design que você pode usar para criar o cardápio de seu restaurante

Há vários aplicativos que pode usar para criar o cardápio perfeito para seu restaurante.

Qualquer aplicativo gráfico ou de desenho vetorial é suficiente para executar o desenho.

Ainda assim, talvez não conheça os melhores aplicativos.

Por essa razão, criei uma lista das melhores opções, com suas vantagens e desvantagens, para que você saiba por onde começar.

Canva

Ferramenta de edição de fotos Canva

Canva é um programa de edição de fotos que é muito fácil de usar.

Tem vários modelos que você pode usar e editar para criar seu cardápio de restaurante em poucos minutos.

Tem também um grande número de ilustrações, imagens, vídeos, e muito mais que poderá usar em seus designs, o que o torna ainda mais versátil.

Você pode modificar os tamanhos dos arquivos que deseja criar para que cada um deles esteja pronto para imprimir, e salvar seus projetos em JPG, PNG, PNG sem fundo, MP4, GIF, e PDF.

Este é um aplicativo que qualquer pessoa pode usar, especialmente porque é compatível com todos os dispositivos móveis e também com os navegadores mais atuais.

Vantagens e desvantagens

O Canva tem muitas vantagens — é um aplicativo vital para quem quer economizar dinheiro, e evitar pagar a um designer gráfico.

É um aplicativo freemium porque tem uma versão gratuita e uma versão paga, que também é muito barata, especialmente considerando os benefícios que oferece.

Como desvantagem, embora seja muito fácil de usar, é possível que, se não tiver algum conhecimento de design gráfico, não possa aproveitá-lo plenamente — um pouco de experiência não prejudicará.

A opção paga, ainda que barata, pode representar uma despesa que talvez não queira assumir.

Outra desvantagem é que muitas pessoas e empresas usam esse aplicativo para criar projetos, por isso o resultado pode nem sempre ser 100% original.

Ainda assim, o custo de contratar um designer gráfico para criar seu projeto pode encurralá-lo, e transformar o Canva em uma opção super viável que não pode deixar passar.

Inkscape

Aplicativo de design vetorial Inkscape

Inkscape é um programa gratuito de desenho vetorial de código aberto — é muitas vezes usado para exemplificar o que deve ser um programa de código aberto.

É porque se trata de um programa surpreendente, com muitas ferramentas e funções. Isso faz dele a competição perfeita para programas semelhantes da Adobe, que são muito caros em comparação.

O Inkscape é versátil e permite criar desenhos vetoriais originais, sejam eles logotipos, cardápios, banners, e muito mais.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem do Inkscape é seu preço — $0. Além disso, tem as mesmas funções que programas similares de desenho vetorial e de animação, por isso é uma ferramenta muito completa.

Você pode encontrar inúmeros recursos para aprender a usar o software gratuitamente no YouTube, que está cheio de tutoriais e exemplos do que se pode fazer com o aplicativo.

Também não tem exigências muito altas quanto à capacidade de processamento, portanto as barreiras à sua utilização são poucas.

Os pontos negativos do Inkscape são poucos. Por exemplo, se você tem experiência com outras aplicações, pode levar algum tempo para aprender a usá-lo.

Embora não seja difícil de usar, é preciso adaptar-se e, se não tiver experiência, pode levar tempo para que projete algo nele.

Mesmo assim, vale bem a pena o esforço — assim que você tiver alguma experiência com ele, poderá criar todo tipo de ilustrações, menus, cartazes, animações e muitos outros elementos gráficos para seu restaurante.

Adobe Spark

Ferramenta de design Adobe Spark

Adobe Spark é outro aplicativo de design gráfico incrível para dispositivos móveis Android e iOS. É muito parecido com o Canva, mas se integra melhor com a maioria dos aplicativos Adobe, portanto o fluxo de trabalho é muito melhor.

Esse aplicativo também lhe dá acesso a modelos, imagens, ilustrações, tipos de letras, e muito mais.

É fácil de usar, porque tem funções simplificadas para smartphones e tablets — embora isso não diminua seu poder ou versatilidade.

Tem muitas funções, tais como converter vídeos para GIFS e vice-versa, apagar o fundo das imagens, redimensionar imagens e vídeos, e muito mais.

Vantagens e desvantagens

Adobe Spark é ótimo se você não tiver muita experiência em design gráfico, graças ao grande número de modelos, dentro dos quais encontrará os modelos digitais de cardápios.

Fora isso, os benefícios são muito semelhantes aos do Canva.

Por outro lado, esse aplicativo requer mais experiência em design do que o Canva, e para aproveitar ao máximo esse aplicativo, é uma boa ideia ter os outros aplicativos da Adobe e alguma experiência em usá-los.

E, se planeja usá-lo em conjunto com outros aplicativos da Adobe, o preço sobe um pouco mais.

Adobe Illustrator

Software de desenho e ilustração Adobe Illustrator

Adobe Illustrator é outro programa da Adobe Creative Cloud, e já existe há muitos anos. É um programa usado para ilustração vetorial e desenho, semelhante ao Inkscape.

Ainda assim, todas as funções do Inkscape se inspiraram nas funções do Adobe Illustrator, de modo que é, sem dúvida, o conceito original do programa — e sem dúvida o mais utilizado em muitas indústrias.

Esse programa tem todas as funções necessárias (e não tão necessárias) que possa imaginar para criar logotipos, ilustrações, capas de livros, elementos de branding, e outros elementos gráficos.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem do Illustrator é que é o programa mais utilizado, tem um grande número de recursos de aprendizagem, cursos, e muito mais. Além disso, é muito fácil de usar para qualquer projeto que requeira ilustrações, por isso será útil para todos os tipos de designs.
Ao contrário do Spark, esse software pode ser usado sem outros programas da Adobe Creative Cloud.

Também é compatível com dispositivos móveis, iOS, Windows, e macOS.

A principal desvantagem desse software é seu preço de US$20,99 por mês, que não é tão caro assim.

No entanto, você precisará de conhecimento e experiência suficientes para tirar o máximo proveito do programa — se não, estará jogando dinheiro pelo cano abaixo!

Outros aplicativos

Aplicativo de design Corel Draw

Outros aplicativos que você pode usar:

  • Corel DRAW: o software de desenho gráfico quintessencial — e um dos mais caros do mercado!
  • InDesign: perfeito para desenhos simples e, como é da Adobe, tem integração para o resto dos aplicativos da Adobe Creative Cloud.
  • Photoshop: Certamente já ouviu falar desse aqui!
  • Desygner: Um aplicativo de edição de fotos para navegadores. É muito parecido com o Canva.
  • GIMP: Este é o software de código aberto mais parecido com o Photoshop. Embora seja um pouco difícil de usar, é gratuito.

Esses aplicativos são ótimos para elaborar o cardápio de seu restaurante.

No entanto, não quis mencioná-los porque alguns deles são caros (estou falando de você, CorelDRAW) e outras têm características iguais ou muito semelhantes aos que mencionei acima.

Criar um cardápio passo a passo

Página em branco do Canva

Nesta seção, vou detalhar o processo criativo e de execução do projeto.

Para manter este exemplo simples, vou usar o Canva para criar um modelo simples — é fácil de usar, portanto os passos a seguir são perfeitos para quem não tem nenhuma experiência em design. Vamos começar!

Definir as informações do cardápio

Antes de começar, é necessário definir todos os elementos que constituirão o cardápio. Os principais são:

  • o número de pratos;
  • o nome dos pratos;
  • o preço de cada prato;
  • a distribuição e organização dos pratos.

Defini estes elementos num documento do Google Docs para que o design do cardápio seja mais fácil — basta copiar e colar.

Depois de tudo definido, passe à etapa seguinte.

Definir os elementos gráficos do cardápio

Paleta de cores do Coolors

Há vários elementos gráficos que você deve definir ao criar o cardápio do seu restaurante.

Os mais importantes são:

  • as cores — estude a psicologia da cor;
  • o uso de elementos gráficos, tais como ilustrações e imagens — é uma boa ideia usar fotografias de alta qualidade de seus pratos;
  • elementos de branding, tais como logotipos, slogans, e muito mais — você pode carregar todos esses elementos no Canva!
  • e o tipo de letra — você deve usar dois ou três tipos de letra legíveis, mas coerentes com os outros elementos.

Cada um desses elementos deve estar de acordo com o conceito de seu restaurante e sua estratégia de branding.

Foi o que eu fiz:

  • Usei uma ferramenta chamada Coolors para gerar as cores do meu cardápio.
  • Quero usar elementos gráficos simples e, é claro, usarei o logotipo do Waiterio para identificar meu restaurante.
  • Quero usar imagens no meu cardápio, mas não tenho imagens dos meus pratos — especialmente porque meu restaurante é imaginário. Por isso, decidi usar imagens gratuitas do Canva para um efeito profissional.
  • Finalmente, meu restaurante é de fast-food e meus clientes são casuais, descontraídos e jovens. É por isso que vou usar uma fonte estilizada e moderna para o meu projeto.

Já tenho todos os meus elementos gráficos definidos — espero que você também. Para o próximo passo!

Escolha o tamanho e a distribuição do arquivo

O tamanho é outro aspecto importante a ser considerado.

Os cardápios podem ser de tamanhos diferentes, mas é uma boa ideia usar um tamanho adequado para seu cardápio, para que tudo encaixe.

Quanto mais itens o seu cardápio tiver, maior deverá ser — não é uma boa ideia ter um cardápio de 50 itens em uma página.

Além disso, deverá considerar os custos de impressão e o esquema de seu projeto.

Por exemplo, para cardápios em tamanho de carta, você deve usar um tamanho de 2550x3300 pixels, que é o tamanho de uma folha de carta a 300 DPI para impressões padronizadas.

Isso lhe garantirá a melhor qualidade de impressão.

Começar a projetar

Exemplo de cardápio simples de restaurante falso Il Waiterio

Quando tiver definido todos os elementos anteriores, é hora de começar a criar o cardápio.

  1. Crie um novo documento com o tamanho que escolheu para seu cardápio. Eu usei uma carta.
  2. É possível acelerar o processo de design, selecionando um dos modelos disponíveis. Escolhi um muito simples.
  3. Escolha títulos, tipos de letras para os pratos e descrições, e todos os tipos de elementos gráficos.
  4. Acrescente cores, imagens de fundo, e muito mais. Tenha sempre em mente o contraste das letras — elas devem ser legíveis.
  5. Quando seu cardápio estiver pronto, basta baixá-lo em formato PDF, e ele estará pronto para ser impresso.

E é só isso. A criação do esquema para este exemplo levou cerca de 20 minutos! Veja aqui:

Cardápios e modelos

Se chegou até aqui, você está com sorte, porque agora vou compartilhar três modelos simples que eu criei com o Canva e que você poderá usar como guia ao elaborar o cardápio de seu restaurante.

Além disso, vou partilhar o esquema que usei para cada modelo.

É preciso notar que criei esses modelos com base na engenharia do cardápio e nos estudos feitos sobre a maneira como as pessoas escaneiam um cardápio de restaurante.

Espero que sejam úteis para você!

Modelo básico de cardápio de uma página

Modelo básico de cardápio de uma página

Os cardápios de uma página são amplamente utilizados em pequenas empresas.

As áreas mais importantes desse tipo de cardápio são destacadas no exemplo a seguir:

Exemplo de cardápio Lazy Burger

Criei este exemplo usando o Canva. É para um restaurante de fast-food chamado “Lazy Burger”.

Como pode ver, o nome do restaurante, o projeto e os nomes dos itens do cardápio facilitam a compreensão do motivo deste restaurante.

Observação: Não se esqueça de que este é um exemplo muito exagerado!

Modelo de cardápio dobrado

Exemplo de cardápio de duas páginas Lazy Burger

Esse modelo de cardápio é mais simples e usa o mesmo esquema e leitura que o cardápio acima.

Além disso, esse tipo de cardápio tem mais espaço, portanto você pode acrescentar mais pratos de seu restaurante para aproveitá-lo ao máximo.

Como pode ver, o cardápio tem um espaço notável no meio, e isto porque é um cardápio que se dobra ao meio, resultando em um cardápio mais fino.

Você também pode aproveitar o lado externo para acrescentar detalhes de marca ou até mais pratos!

Modelo de cardápio triplo

Modelo básico de cardápio triplo

O modelo de cardápio triplo é um projeto muito interessante e espaçoso.

A maneira como os clientes analisam os cardápios triplos é mais complexa, pois é um cardápio de três seções.

Exemplo de cardápio triplo Lazy Burger

Ainda assim, cada seção desse cardápio é separada com diferentes categorias de pratos, de modo que a leitura do cardápio se parece muito com a de uma página individual.

Outras considerações ao elaborar seu cardápio

Recomendo a leitura de nossos outros artigos sobre o desenho do cardápio e outros tópicos relacionados, para que você saiba o que colocar em seu cardápio e muito mais mais:

Todos esses recursos vão ajudá-lo a tomar decisões a respeito do desenho de seu cardápio, do que colocará no cardápio, e também a definir os preços e a margem de lucro de cada prato.

Isso é importante, pois tudo se resume ao esquema do cardápio como um todo — algo tão simples quanto usar preços 5% mais altos que os preços de seus concorrentes pode baixar suas vendas, mesmo por centavos.

Além disso, sinta-se à vontade para conferir mais recursos do MustHaveMenus.

Não tem confiança em suas habilidades de design?

Experimente o construtor de páginas do Waiterio e tenha acesso a uma solução simples, elegante e digital de cardápio integrada com o resto do sistema de PDV.

Comece a oferecer pedidos de take-away ou pedidos online, entrega, e muito mais. Saiba mais sobre o construtor de páginas do Waiterio aqui.

Seu cardápio já está pronto?

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes