Dicas de segurança contra a COVID-19 para restaurantes

Dicas de segurança contra a COVID-19 para restaurantes

Mantenha os funcionários do seu restaurante seguros

Postado por Victoria Crowe a 22 de dezembro de 2020

Com a falta de medidas de segurança eficazes, os restaurantes e cozinhas profissionais podem ser locais de risco para trabalhar. Basta uma superfície molhada ou um objeto pesado para causar um ferimento grave a um funcionário. Leva em média 30 dias para alguém retornar ao trabalho depois de sofrer uma lesão, por isso é muito importante manter seus funcionários seguros.

Dicas gerais de segurança para restaurantes durante a COVID-19

Agora é mais importante do que nunca manter a segurança — seja ao ar livre ou no interior, como em seu restaurante. É sua responsabilidade garantir que protege não apenas a si mesmo, mas também a seus funcionários e clientes durante o coronavírus. Eis o que você pode fazer para manter todos seguros:

  • Faça uma avaliação de riscos:Uma avaliação de risco da COVID-19 ajudará a administrar os riscos e a proteger as pessoas. Identifique o que pode causar transmissões do vírus, pense em quem pode estar em risco, decida a probabilidade de alguém ser exposto, e atue para remover ou controlar o risco.
  • Limpe com mais frequência: Aumente a frequência com que você limpa as superfícies, especialmente aquelas que são muito tocadas. Adicione mais estações de higienização das mãos e peça aos funcionários e clientes para usá-las e lavar as mãos com mais frequência. Isso é especialmente importante em um restaurante onde o pessoal da cozinha manipula alimentos com regularidade.
  • Máscaras: Quando exigido por Lei, peça a seus clientes que usem máscaras para que eles mesmos e as pessoas ao seu redor — incluindo seus funcionários — estejam seguros. Isso também vale para seus funcionários; eles precisam usar máscaras faciais ou viseiras para impedir a potencial transmissão.
  • Imponha o distanciamento social: Como empregador, você pode precisar mudar o esquema do seu restaurante tanto na cozinha quanto na área de estar principal. Você pode ter menos funcionários na cozinha e até mesmo colocar placas e sistemas de divisão para que todos possam ficar a uma distância segura uns dos outros.
  • Aumente a ventilação: Mantenha portas e janelas abertas sempre que possível e execute sistemas de ventilação o tempo todo.
  • Envie a equipe para casa quando apresentarem sintomas: Mesmo se você decidir ter menos membros da equipe durante os turnos, se alguém estiver apresentando algum sintoma de coronavírus, envie-o para casa para se isolar. Quer seja uma tosse, febre alta ou até mesmo a perda do paladar ou do olfato, a pessoa não deve estar trabalhando no restaurante.

Faça verificações de segurança em sua cozinha

Os funcionários precisam se concentrar em seu trabalho sem se preocupar com sua segurança. Um bom lugar para começar é com uma avaliação de risco de segurança na cozinha. Isso envolve a identificação dos perigos que estão presentes na cozinha e quem corre maior risco de ser ferido. Isso pode ser qualquer coisa — desde facas afiadas e caixas pesadas até pisos molhados e líquidos quentes.

Quando você trabalha no mesmo local todos os dias, é fácil ignorar os perigos potenciais, portanto, certifique-se de que o processo de identificação seja completo. Peça ao pessoal da cozinha para considerar os perigos que você pode não ter percebido.

Depois de fazer uma lista de todos os riscos possíveis na cozinha, considere quem pode ser prejudicado e como. Esta informação é útil quando se trata de decidir sobre medidas de proteção.

Alguns dos riscos parecerão óbvios, mas eles são igualmente importantes para a segurança da cozinha e devem ser tratados com seriedade. A equipe que é nova em ambientes de cozinha pode não perceber alguns dos riscos mais comuns, portanto, uma avaliação garantirá que eles estejam protegidos.

Depois de comparar os riscos, considere se você pode removê-los completamente ou pelo menos reduzi-los onde o dano seja improvável. As soluções podem passar por impedir o acesso ao perigo, distribuir equipamentos de proteção ou encontrar uma alternativa.

Depois de concluído, compartilhe suas descobertas com a equipe mais ampla da cozinha e informe-os sobre quaisquer alterações que tenham sido feitas. Em seguida, lembre-se de revisar a avaliação regularmente à medida que os riscos mudam e novos membros se juntam à equipe.

Realize sessões regulares de treinamento de pessoal

A maneira mais eficaz de reduzir os incidentes de segurança na cozinha é por meio de treinamento regular. Todos os membros da equipe devem conhecer os procedimentos de segurança a seguir para uma variedade de cenários e incidentes.

Faça alguns exercícios para ver o desempenho da equipe. Eles sabiam o que fazer? Eles cometeram erros? Mesmo situações simples, como um vidro quebrado, requerem um certo procedimento. O seu pessoal da cozinha sabe fazê-lo?

O treinamento regular garante que todos estejam preparados para qualquer cenário. Aproveite esse tempo para executar diferentes exercícios, para que todos os membros da equipe estejam preparados no caso improvável de uma emergência.

Realize os exercícios regulares de incêndio e evacuação para que a equipe possa proteger a si mesma e aos clientes, se a situação assim exigir. Eles devem saber as etapas cruciais a serem executadas para sua função específica e onde se encontrar do lado de fora após a evacuação.

Saiba mais sobre como gerenciar a equipe do seu restaurante neste artigo.

Garantir a segurança do equipamento

Restaurantes e cozinhas profissionais abrigam equipamentos que podem ser perigosos se não forem mantidos de maneira adequada. Batedeiras, trituradores, fornos e fatiadores apresentam perigos para os usuários se não forem adotadas boas práticas de segurança.

Qualquer pessoa que precise usar o equipamento deve receber o treinamento necessário para se manter seguro. Além disso, todas as máquinas devem ser limpas, inspecionadas e mantidas regularmente para que estejam sempre de acordo com os padrões exigidos.

aça uma auditoria rápida do restaurante ou cozinha em que você trabalha. Quando foi a última vez que os equipamentos foram inspecionados ou substituídos? As máquinas potencialmente perigosas estão equipadas com proteções para manter o usuário seguro?

Vestir o traje certo

Para reduzir a chance de acidentes no local de trabalho, você deve usar o traje certo para sua função. Roupas, aventais, luvas, redes para o cabelo e outros itens essenciais devem ser usados quando necessário para manter a cozinha um local seguro e higiênico para todos os usuários.

Algo que muitas vezes é esquecido é o calçado. Usar os sapatos certos pode ser a diferença entre um turno normal e um acidente que o deixa incapaz de trabalhar devido a uma lesão.

Ao escolher o par certo de sapatos de trabalho, existem alguns critérios a serem considerados. Primeiro, quão antiderrapantes eles são? As cozinhas e os restaurantes podem ter pisos molhados que podem fazer com que os funcionários escorreguem e caiam. Com sapatos antiderrapantes, você pode mover-se entre diferentes superfícies de piso sem se preocupar com um possível acidente.

Outra coisa a considerar é o quão duráveis e confortáveis eles são. Você passará muito tempo em pé durante os turnos movimentados. Você precisa de calçados que protejam seus pés e evitem o desenvolvimento de dores nas articulações. Sapatos que não foram projetados para esses períodos intensos de trabalho têm menos probabilidade de dar aos pés o apoio de que precisam.

As cozinhas podem ser ambientes movimentados e objetos pesados ou facas afiadas podem ser facilmente derrubados das superfícies. É vital que você use calçados que tenham os recursos de segurança necessários para manter seus pés protegidos. Procure sapatos que sejam à prova de furos e tenham biqueiras, pois eles protegem seus pés de objetos pontiagudos e os dedos dos pés, protegidos de objetos em queda.

A saúde e segurança do pessoal do restaurante é responsabilidade de todos. Se alguém vir um perigo que pode causar problemas, deve tomar as medidas necessárias — quer se trate de informar outras pessoas ou não, deve ser decisivo e proativo. Deixar os problemas para outras pessoas resulta em acidentes.

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes