Engenharia de Menu 101: Como Criar um Menu Lucrativo

Engenharia de Menu 101: Como Criar um Menu Lucrativo

Aprenda aqui como aplicar constantemente a engenharia de cardápio para melhorar as vendas do seu restaurante e aumentar sua receita!

Postado por Victor Delgadillo a 15 de setembro de 2023

A engenharia de cardápio é algo que os donos de restaurantes devem considerar como uma ferramenta valiosa para aumentar seus lucros, aumentar as vendas de itens de cardápio altamente populares e economizar dinheiro ao fazer isso. O melhor é que, mesmo que pareça algo muito complexo e difícil de conseguir, não é tão difícil otimizar o cardápio do seu restaurante com o devido grau de atenção aos detalhes. Neste artigo, falarei sobre o seguinte:

  • Tudo sobre engenharia de menu
  • Por que é uma ferramenta tão útil para restaurantes
  • E os passos que você deve seguir para aplicá-lo em seu negócio

Eu recomendo fortemente que você leia este artigo e faça anotações sobre alguns pontos-chave que mencionarei abaixo. Mesmo que não seja um assunto complexo, algumas dicas e passos podem ajudá-lo a aproveitar ao máximo a engenharia de menus. Fazer anotações será útil quando for sua vez de aplicá-las. Vamos começar!

O que é engenharia de menu?

menu de restaurante de aparência antiga

A engenharia de cardápio é o simples ato de otimizar o cardápio do seu restaurante para que ele se torne mais eficaz na satisfação das necessidades do seu restaurante e dos clientes. Você pode otimizar seu cardápio com um propósito ou outro, mas a engenharia adequada do cardápio leva em consideração tanto a lucratividade do seu restaurante quanto a satisfação do cliente. O aspecto complexo da engenharia de cardápio é que ela adota uma abordagem granular – ajuda a otimizar o cardápio do seu restaurante prestando atenção aos mínimos detalhes. Não se trata simplesmente de redesenhar seu cardápio para deixá-lo mais bonito ou colorido. Em vez disso, leva em consideração os seguintes aspectos do seu menu:

  • Cor
  • Tamanho
  • Distribuição ou organização
  • Descrições dos pratos
  • Fotografia de pratos
  • Nome dos pratos
  • Custo de cada item do menu
  • Preços
  • E psicologia do cliente

Se quiser se concentrar nos detalhes, você também pode otimizar coisas como textura usando papel de alta qualidade e técnicas de impressão.

Quais são os benefícios?

Cardápio do restaurante

Você pode pensar que microgerenciar seu designer gráfico até deixá-lo irritado com a engenharia de menus não é particularmente útil. No entanto, há inúmeros benefícios em usar a engenharia de menus que irão convencê-lo do contrário. Aqui estão alguns dos mais importantes:

  • Aumento dos lucros : Ao identificar e remover itens de baixo lucro do seu cardápio, você pode liberar espaço para coisas mais lucrativas. Você também pode aumentar os preços dos itens mais lucrativos sem perder clientes.
  • Resultados aprimorados : a engenharia do cardápio pode ajudá-lo a reduzir seus custos com alimentos, identificando e removendo itens com altos custos com alimentos. Você também pode aumentar o tamanho das porções e reduzir o desperdício.
  • Maior satisfação do cliente : Ao oferecer uma variedade de itens que atraem uma ampla gama de clientes, você pode aumentar a satisfação do cliente. Você também pode usar a engenharia de menu para destacar seus itens mais populares e incentivar os clientes a encomendá-los.
  • Redução de custos com alimentação : ao compreender a rentabilidade do seu cardápio, você pode tomar melhores decisões sobre quais itens pedir e quanto cobrar por eles. Isso pode ajudá-lo a reduzir seus custos com alimentos e melhorar seus resultados financeiros.
  • Aumento de vendas : Ao colocar estrategicamente seus itens mais lucrativos no cardápio, você pode aumentar as chances de os clientes fazerem pedidos. Você também pode usar a engenharia de menu para criar ofertas e promoções especiais que incentivem os clientes a gastar mais.

Além das melhorias diretas nas vendas e nos lucros, é importante notar que a engenharia do cardápio também pode ajudá-lo a otimizar o gerenciamento de estoque e o desperdício de alimentos do seu restaurante. Isso ocorre porque a engenharia do cardápio está intimamente relacionada à quantidade de pratos em seu cardápio – se você tiver itens que não vendem bem o suficiente, você pode removê-los para evitar perdas e facilitar o gerenciamento de estoque .

As etapas da engenharia do menu

Agora que você sabe o quê e por quê, é hora de começar com como. A partir daí, pegue seu caderno e comece a anotar tudo o que achar relevante para posteriormente otimizar o cardápio do seu restaurante. Também vale a pena ter por perto o seu cardápio e outras informações sobre as receitas e custos do seu restaurante para pensar em maneiras relevantes de otimizar seu cardápio e pratos enquanto você lê.

1. Analise seu cardápio atual

gerente de restaurante analisando cardápio de restaurante para otimizá-lo

O primeiro passo é analisar o cardápio do seu restaurante considerando duas coisas especificamente – popularidade e lucratividade. Você pode fazer isso usando seu sistema POS, que permitirá entender quais itens do menu vendem mais que outros . Na maioria dos casos, esses serão os itens populares. Primeiro, classifique todos os pratos usando essas informações. Quando terminar, é hora de verificar quanto dinheiro você ganha com cada venda. Para calcular isso, basta somar o custo da receita e subtrair do preço de venda. Aqui está um exemplo rápido:

  • Hambúrgueres custam US$ 4 para serem feitos
  • Eles custam $ 10
  • Seu restaurante obtém US$ 6 de lucro bruto para cada hambúrguer

Você também pode usar cálculos mais detalhados para obter margens de lucro líquido para cada receita, se desejar, mas isso não é necessário neste momento, pois aumentar a margem de lucro bruto do seu restaurante inevitavelmente aumentará o lucro líquido. Confira nosso artigo sobre quais métricas de restaurantes monitorar se você quiser melhorar os resultados financeiros do seu restaurante.

Nota: Um sistema POS como o Waiterio dá acesso a todos os dados necessários que você pode usar para otimizar o cardápio do seu restaurante. Saiba mais sobre o PDV do restaurante Waiteiro aqui!

2. Identifique seus clientes-alvo

A engenharia do menu tem muito a ver com a quem seu menu ou itens específicos são direcionados. Simplificando, você precisa saber quem são seus clientes e o que eles desejam para poder incluir as ofertas certas. Se você fizer isso com sucesso, poderá criar um cardápio com itens balanceados que vendem porque os clientes os procuram. Aqui estão algumas técnicas que você pode aplicar para estudar seus clientes atuais.

  • Pesquisas de clientes : são a escolha perfeita tanto para restaurantes novos como para restaurantes experientes, pois permitem obter informações diretas sobre as necessidades dos seus clientes. Você deve fazer perguntas sobre quais alimentos eles preferem, como preferem pedir (para levar, entregar ou jantar no local) e até mesmo perguntas sobre preços. Isso lhe dará muitas informações vitais que o ajudarão a fazer alterações relevantes em seu menu. A melhor parte das pesquisas é que você pode utilizá-las em diversos meios, como questionários físicos em seu restaurante, pesquisas ou formulários online e até mesmo enquetes em redes sociais.
  • Analise seus dados de vendas: são informações que você terá se já estiver operando há algum tempo. Você pode ver quais itens vendem melhor e quais não. Essas informações permitirão que você tome decisões como incluir mais do melhor, eliminar ou alterar o pior e talvez adicionar novas opções.
  • Tráfego do site e das redes sociais e informações dos seguidores: Este é um pouco mais avançado, mas se você conseguir obter essas informações, será extremamente benéfico para ajudá-lo a tomar decisões precisas. A mídia social fornece dados privilegiados sobre quem segue você, que é basicamente quem está interessado em seu restaurante, a idade e muito mais. Isso pode ajudá-lo a determinar outras informações, como o poder de compra de seus clientes, e a criar buyer personas. Essas também são informações que você pode obter em seu site, se tiver um, o que é especialmente importante se você tiver um sistema de pedidos on-line funcionando.
  • Converse com sua equipe : Sua equipe interage diretamente com os clientes, para que eles possam ter muitas informações úteis, como quais pratos são populares, o que os clientes reclamam, a idade média dos clientes e o que eles acham que poderia ser melhorado.

Tenha em mente que você também pode estudar novos clientes e mercados-alvo, especialmente se quiser direcionar o restaurante em uma direção diferente. Vale a pena estudar isso se você descobrir que está almejando os clientes errados. Além disso, você precisará considerar novos clientes se aqueles a quem deseja atrair não tiverem poder de compra suficiente para sua oferta ou se a amostra não for grande o suficiente para manter seu restaurante funcionando.

3. Defina as metas do seu cardápio

definindo metas para engenharia de menu

A esta altura você já deve saber tudo sobre o seu cardápio, ter algumas alterações ou ideias para aplicar, bem como saber quem são seus clientes. Idealmente, você terá criado vários perfis de buyer personas. Com isso em mente, é hora de definir os objetivos do seu cardápio. Aqui estão alguns exemplos do que você pode querer alcançar com as alterações no menu:

  • Aumentar os lucros : Este é o objetivo mais comum da engenharia de menus. Ao identificar e promover seus itens mais lucrativos, você pode aumentar seus lucros gerais.
  • Melhorar a satisfação do cliente : Um menu bem elaborado pode ajudá-lo a melhorar a satisfação do cliente, oferecendo pratos que agradam a uma variedade de gostos. Também pode ajudá-lo a evitar o cansaço do menu, o que pode fazer com que os clientes fiquem entediados com suas ofertas. É importante ter em mente que você não pode atrair todos os clientes.
  • Reduza o desperdício de alimentos : Ao analisar cuidadosamente o seu cardápio, você pode identificar itens que não estão vendendo bem e retirá-los do cardápio. Isso pode ajudá-lo a reduzir o desperdício de alimentos e melhorar seus resultados financeiros e gerenciamento de estoque.
  • Aumente o valor médio do pedido : ao fazer vendas cruzadas e upsell, você pode incentivar os clientes a gastar mais dinheiro cada vez que visitam seu restaurante. Isso pode ajudá-lo a aumentar seus lucros.

Claro, esses são os objetivos mais comuns da engenharia de menus. Pode haver outros objetivos que você deseja alcançar, como otimizar seu menu para torná-lo menor e mais fácil de lembrar para os garçons, ou otimizar a produtividade da cozinha, ou aumentar a eficiência na cozinha, entre outras coisas. Os benefícios específicos que você deseja obter aplicam-se apenas ao seu restaurante! Você também deve pensar em como eles afetarão o seu restaurante – pode haver consequências negativas ocultas na mudança do seu menu e você também deve estar preparado para enfrentá-las. Por fim, definir seus objetivos anda de mãos dadas com as estratégias que você irá aplicar.

4. Comece a aplicar estratégias de engenharia de menu

Você alcançou o que há de bom – as mudanças que farão ou quebrarão o cardápio do seu restaurante. Esta é uma parte do processo em que você deve focar e pensar sobre suas ações até a exaustão. Por que? Porque a mudança errada pode realmente quebrar o seu restaurante. Aqui estão as estratégias específicas que você pode aplicar ao seu menu com exemplos.

Otimização de preços

preços dos alimentos no menu de um restaurante

A primeira estratégia é modificar seus preços para que fiquem alinhados com os objetivos do seu restaurante. A otimização de preços não consiste em aumentá-los – embora você possa –, trata-se mais de encontrar o preço certo para cada item do menu. Você deve considerar os seguintes fatores ao definir o preço de um prato:

  • Os ingredientes e o custo do prato: Existe uma regra simples – nunca cobre menos do que o custo de preparação de um prato. Isso pode parecer bastante simples, mas o que esta regra não menciona é quanto você deve lucrar com o prato.
  • A psicologia dos preços : Existem três abordagens para esta questão. Você pode definir um preço que lhe permita lucrar muito, um preço justo ou um preço um pouco baixo. Lucrar muito com um prato pode parecer o melhor caminho, mas é preciso considerar também o ponto de vista do cliente. Se acharem que um prato está caro, talvez não o comprem. Por outro lado, se o seu restaurante for sofisticado, ter um preço alto pode ajudar nas vendas porque os clientes sentem que estão pagando pela experiência e pelos ingredientes de alta qualidade, então o preço é justificado. Colocar um preço justo é uma boa prática geral e, de fato, se você estiver fazendo as coisas corretamente, um preço justo ou até um pouco alto é o seu ponto de partida. Um preço baixo pode ajudar a impulsionar as vendas se os clientes acharem que é um roubo ou uma oferta boa demais para ser recusada. Por outro lado, os clientes podem interpretar um preço baixo como uma indicação de baixa qualidade, algo que você não deseja.

Alguns proprietários ou gerentes de restaurantes também gostam de considerar a concorrência para definir os preços. Esta é uma faca de dois gumes quando se trata de fixação de preços. Minha recomendação é que você sempre reconheça os preços de seus concorrentes, mas não deixe que isso afete os preços do seu restaurante, a menos que seja realmente necessário, especialmente se os preços forem mais baixos. Lutar contra os preços baixos do seu concorrente é uma guerra que ninguém vence – muitos restaurantes fecharam as portas ao fazê-lo. Em vez disso, lute com serviços e alimentos de alta qualidade que sempre satisfaçam seus clientes.

Exemplo de otimização de preços

Meu food truck vende hambúrgueres e todos compartilham uma base básica de hambúrguer (carne, pães, vegetais, ketchup, mostarda e maionese). Também vendo batatas fritas. Aqui está o que considerarei ao definir meus preços.

  • Meu objetivo é melhorar meus lucros.
  • O CPV para um hambúrguer é de US$ 5,00 e US$ 3,00 para batatas fritas.
  • Minha meta de lucro é uma margem de lucro de 30%. Isso significa que o food truck deverá lucrar R$ 1,50 em cada hambúrguer vendido e R$ 0,90 em cada pedido de batata frita.
  • Outros restaurantes fast-food da região cobram US$ 6,50 pelo hambúrguer e US$ 2,50 pelas batatas fritas.
  • Eu uso ingredientes de alta qualidade e meus hambúrgueres são visivelmente melhores em termos de qualidade, então decidi colocar um preço mais alto no meu hambúrguer do que o da concorrência para obter um lucro maior.
  • Manterei o preço das batatas fritas próximo aos COGs para manter os pedidos próximos de uma média de US$ 10,50
  • O preço final que defini para o hambúrguer básico é US$ 7 e US$ 3,50 para batatas fritas.
  • Isso significa que estou obtendo 40% de lucro com cada hambúrguer e apenas cerca de 16% de lucro com cada pedido de batatas fritas

Venda cruzada e upsell

técnicas de cross-selling e upselling aplicadas em um restaurante

Se você planeja fazer um upsell ou uma venda cruzada usando seu menu como ferramenta, considere deixar alguns pratos um pouco abaixo do preço e outros muito caros. Na venda cruzada, os itens do menu com preços baixos são pedidos juntos na maioria das vezes, fazendo com que a falta de lucro desses itens específicos valha a pena porque o lucro do pedido completo é maior. Ao fazer upsell, é obrigatório ter itens com preços subvalorizados e superfaturados. Itens com preços baixos são encomendados menos quando itens com preços muito altos parecem uma opção melhor, o que depende principalmente da diferença de qualidade. Esta é uma prática muito boa para aplicar em restaurantes de conforto e fast-food, pois é mais fácil vender opções melhores para o restaurante para clientes que já desejam seus pratos.

Exemplo de venda cruzada

Já estou aplicando a venda cruzada no meu cardápio. As batatas fritas representam apenas 16% do lucro do meu food truck, mas a maioria das pessoas sempre as compra com seus hambúrgueres e tenho certeza de que não estou perdendo dinheiro. Agora, digamos que eu também venda shakes em meu food truck e queira vendê-los junto com hambúrgueres e batatas fritas. Aqui está o que farei:

  • Os COGs da maioria dos meus shakes custam US$ 3,00.
  • O preço atual dos shakes do meu food truck é de US$ 5,00, o que representa cerca de 66% de lucro.
  • No entanto, a maioria das pessoas não pede um shake.
  • Para aumentar as vendas de shakes, reduzirei a margem de lucro dos shakes para 33%, para vendê-los por US$ 3,99.
  • Isso torna os clientes mais inclinados a comprar um hambúrguer, batatas fritas e um shake, o que faz com que o pedido médio seja de US$ 14,49, dos quais obtenho cerca de 32% de lucro ou US$ 3,49 por pedido.

Exemplo de preço para upsell

Como ofereço um hambúrguer básico por US$ 7 e tenho outros três hambúrgueres com mais ingredientes de alta qualidade, posso usar o upsell para aumentar muito mais meus lucros. Isso é algo que também pretendo aplicar com extras ou complementos. Veja como avalio os outros hambúrgueres que ofereço para facilitar o upsell:

  • Cheeseburger: Este é um cheeseburger clássico, então é o mesmo hambúrguer básico, mas com queijo. O queijo adicionado custa US$ 3 e o hambúrguer é vendido por US$ 12, o que deixa cerca de 33% de lucro.
  • Hambúrguer Sanion: Este é o mesmo hambúrguer básico, mas com cebola caramelizada. As cebolas adicionadas custam US$ 2 e o hambúrguer é vendido por US$ 12, o que deixa um lucro de pouco mais de 41,6%.
  • Hambúrguer Dromaton: Este é o mesmo hambúrguer básico com adição de tomates secos. Os tomates custam US$ 3 e o hambúrguer é vendido por US$ 13, o que deixa um lucro de pouco mais de 38%.
  • Baconger: Este é o mesmo hambúrguer básico com bacon extra. Este é o hambúrguer mais caro, o bacon custa US$ 4 e o hambúrguer é vendido por US$ 15, o que dá um lucro de 40%.
  • Todos esses ingredientes extras também são extras que podem ser adicionados aos hambúrgueres básicos ou a outros hambúrgueres para criar pedidos mais complexos.
  • Os extras custam US$ 4 cada e incluem apenas 50% dos ingredientes que os hambúrgueres com esses itens contêm. Então, bacon extra representa apenas 50% do que o hambúrguer Baconger tem.

Esta estratégia me permite lucrar acima de 30% de forma consistente. Em média lucro 38,15% em cada um dos hambúrgueres com ingredientes especiais. Porém, se um cliente pedir um hambúrguer com ingredientes extras, ainda lucro consideravelmente. Por exemplo, se um cliente pedir um hambúrguer básico com queijo e bacon extras, o preço seria de US$ 15, com o qual eu ganho um lucro de US$ 6 ou 40%, que se divide em US$ 2 do hambúrguer básico e US$ 2 a mais por cada extra. . Mais uma vez, também lucro se os clientes pedirem algum dos hambúrgueres especiais com algum extra. Por exemplo, se um cliente pedir um cheeseburger com bacon extra, o preço seria de US$ 16, com o qual obtenho um lucro de US$ 6 ou 37,5%. O melhor é que todas as combinações são deliciosas e valem o preço. E isso não inclui o aspecto de venda cruzada do meu negócio. Um pedido padrão de cheeseburger com bacon extra, batatas fritas e shake deixaria um lucro de cerca de 32%, o que está um pouco acima de minhas metas de lucro.

Nota: Lembre-se de que este é um exemplo. Você pode definir suas metas de margem de lucro em qualquer porcentagem que desejar, desde que seja benéfico para o restaurante!

5. Desenvolva o aspecto visual da sua estratégia de menu

hambúrguer bonito para usar como imagem no menu de um restaurante

Além dos preços e de toda a psicologia por trás deles, existem alguns aspectos visuais ou estéticos da engenharia do menu que você também deve considerar. Essas são táticas comprovadas e eficazes para motivar os clientes a pedir mais, a pedir alimentos mais caros ou mais lucrativos, entre outros benefícios. Aqui estão as três principais práticas que você deve aplicar ao planejar um novo design para seu menu.

Coloque itens de alta margem no “triângulo dourado”

O triângulo dourado é um conceito de design de cardápio de restaurante que se refere às três áreas do cardápio que os clientes têm maior probabilidade de ver primeiro. Eles são o centro superior, o canto superior direito e o canto superior esquerdo. Essas áreas são chamadas de triângulo dourado porque são os locais mais eficazes para colocar seus itens mais lucrativos. Segundo pesquisas, os olhos das pessoas são naturalmente atraídos para essas áreas do cardápio. Isto é especialmente importante para restaurantes que possuem cardápios grandes, o que torna difícil para os clientes decidirem o que pedir. Então, se você não quer diminuir o tamanho do seu cardápio, usar o triângulo dourado a seu favor é imprescindível. Veja como fazer isso:

  • Coloque seus itens mais lucrativos no triângulo dourado. Esses são os itens com os quais você ganha mais dinheiro, então você deseja incentivar os clientes a encomendá-los.
  • Use descrições claras e concisas para seus itens. Os clientes devem ser capazes de compreender facilmente o que é cada item e por que devem encomendá-lo.
  • Use imagens de alta qualidade de seus itens. Isso ajudará os clientes a visualizar o que estão pedindo e aumentará a probabilidade de eles fazerem o pedido.
  • Use fontes e cores em negrito para seus itens no triângulo dourado. Isso os ajudará a se destacar do resto do menu.

Vou dar um exemplo de como apliquei essas e as dicas a seguir em meu cardápio.

Use uma linguagem descritiva e persuasiva

Linguagem descritiva e persuasiva pode ser usada para criar um menu de restaurante que seja informativo e atraente para os clientes. Aqui estão algumas dicas sobre como usar essas técnicas:

  • Use uma linguagem descritiva para pintar uma imagem na mente do cliente. Isso significa usar palavras que apelem aos sentidos, como visão, olfato, paladar, tato e audição. Por exemplo, você pode descrever um prato como “um suculento bife grelhado com uma crosta crocante e um interior macio e suculento” ou “uma mousse de chocolate cremosa e decadente com um rico sabor de chocolate”. Esta é uma alternativa inteligente para uma linguagem orientada para vendas, frequentemente usada em restaurantes.
  • Use um equilíbrio entre linguagem descritiva e persuasiva. Você não quer sobrecarregar seu menu com muita linguagem descritiva, ou será difícil para os clientes lerem. No entanto, você também não quer usar uma linguagem muito persuasiva, ou parecerá que você está se esforçando demais para vender algo a eles.
  • Seja consistente com seu tom e estilo . A linguagem que você usa deve ser consistente com o tom e estilo geral do seu restaurante. Por exemplo, se o seu restaurante for um bistrô casual, você usaria um tom mais informal do que se fosse um estabelecimento gastronômico sofisticado.
  • Use verbos de ação para tornar os itens do menu mais atraentes. Por exemplo, em vez de dizer “bife grelhado”, diga “grelhado na perfeição”.
  • Use superlativos para deixar sua comida ainda mais deliciosa . Por exemplo, em vez de dizer “bom”, diga “o melhor hambúrguer da cidade”. Claro, certifique-se de apoiá-lo com alimentos de alta qualidade!

Seguindo essas dicas, você poderá criar um cardápio de restaurante que o ajudará a atrair e fidelizar clientes.

Use fotos e ilustrações estrategicamente

As fotos podem ser uma ótima maneira de tornar o menu do seu restaurante mais atraente e informativo. Aqui estão algumas dicas sobre como usá-los de forma eficaz:

  • Use fotos de alta qualidade . As fotos que você usa devem ser nítidas, bem iluminadas e focadas. Eles também devem representar com precisão a comida que você está servindo.
  • Mantenha-o consistente com sua marca . Por exemplo, se o seu restaurante tiver um clima casual e rústico, você usaria fotos que refletissem esse estilo.
  • Use fotos, mas não muitas . Muitas fotos podem fazer com que seu menu pareça desordenado e opressor. Em vez disso, escolha algumas fotos importantes para destacar seus pratos mais populares ou lucrativos, dependendo dos objetivos de engenharia do seu cardápio.

Seguindo essas dicas, você poderá usar fotos e ilustrações para criar um cardápio de restaurante mais atraente e informativo.

Exemplo de design de menu aplicando essas técnicas

exemplo de menu com todas as técnicas relevantes aplicadas

Veja como projetei o cardápio do meu food truck usando todas essas técnicas.

6. Teste e refine seu cardápio

garçom testando o novo cardápio de um restaurante

Depois de terminar de criar seu cardápio, você deverá testá-lo com seus clientes. Aqui está o que recomendo que você faça para testá-lo de forma eficaz:

  • Reúna dados sobre o desempenho do seu menu atual. Você deve saber quão eficazes são as técnicas de upsell, quantos clientes pedem pratos específicos, quais pratos vendem melhor e quais apresentam desempenho insatisfatório, entre outras coisas. Neste ponto, você deverá ter acesso a todas essas informações. Certifique-se de anotá-lo e mantê-lo em algum lugar seguro para que possa comparar o desempenho do novo menu mais tarde.
  • Informe sua equipe sobre as mudanças. Não se esqueça desta etapa, principalmente se o novo cardápio mudar a forma como a cozinha deve funcionar. Nesses casos, certifique-se de retreinar sua equipe para que conheçam todos os novos procedimentos e os apliquem com eficiência assim que o novo menu entrar em vigor.
  • Imprima o menu com a melhor qualidade possível.
  • Não se esqueça de colocá-lo em outros materiais de marketing, como nas redes sociais ou até mesmo em estratégias de email marketing.
  • Treine sua equipe para que eduquem seus clientes sobre as novas mudanças no cardápio.
  • Experimente o novo menu por pelo menos três meses.
  • Reúna todos os dados de desempenho que puder e compare os resultados.

Algo a ter em mente é que não existe um menu perfeito – todos lhe darão resultados diferentes. É por isso que você não deve se esforçar para alcançar a perfeição, mas apenas tentar melhorar os resultados que está obtendo atualmente.

Aplique a engenharia de menu várias vezes por ano

anos em uma estrada para simbolizar os próximos anos

A engenharia de cardápio não é uma tática única que você pode aplicar e esquecer. Em vez disso, é algo que você deve aplicar várias vezes por ano – de preferência, três a quatro vezes por ano. Por que? Porque o mercado está em constante mudança. Você deve acompanhar o mercado para que seu restaurante sobreviva! Novos restaurantes abrem todos os dias, há milhares de clientes que você não alcança em sua cidade e os preços e tendências flutuam constantemente. E esses são apenas alguns dos desafios que os restaurantes enfrentam. Revisitar seu cardápio e fazer as alterações apropriadas ajuda a manter seu restaurante relevante e evitar a estagnação. A última coisa que você deseja é entediar seus clientes com as mesmas ofertas de sempre. Você está aplicando engenharia de cardápio em seu restaurante? É melhor você estar!

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes