Estratégias para restaurantes lidarem com o coronavírus

Estratégias para restaurantes lidarem com o coronavírus

Entregas e takeaway podem salvar sua empresa

Postado por Michael Elkins a 19 de setembro de 2021

A disseminação do coronavírus pode muito bem mudar a paisagem dos restaurantes de forma permanente. Mesmo que o risco diminua depois de alguns meses, algumas pessoas não voltarão a jantares casuais em restaurantes com a mesma facilidade. É por isso que os restaurantes devem começar a fazer planos de contingência e projetar formas alternativas de servir comida. Esses planos podem incluir lanchonetes móveis que entregam refeições pré-embaladas, serviços de entrega e "takeaway" de produtos do cardápio, e alimentos embalados, como lanches, refeições preparadas e especialidades de café da manhã que as pessoas podem pegar e levar.

Preparar-se para formas alternativas de servir comida faz sentido, e os proprietários de restaurantes devem começar o processo agora para sobreviver à crise atual e ao que vier depois. Para enfrentar a crise, recomendo aproveitar todos os programas de ajuda governamental, incentivos fiscais e benefícios especiais disponíveis para proprietários de restaurantes e seus funcionários. No entanto, é importante desenvolver um plano prospectivo a longo prazo.

Será que o céu está caindo para os restaurantes?

Muitos restaurantes estão fechando devido à crise, mas você pode encontrar formas de gerar receita para sobreviver. Isso pode significar refinar seu conceito, oferecendo embalagens especiais de comida, entregando comida quente e aceitando pedidos de "takeaway". O "catering" especializado também é uma opção para pequenos eventos privados.

Os efeitos da COVID-19 foram oficialmente classificados como uma pandemia em muitos países. Nos Estados Unidos, a indústria de restaurantes perdeu mais de 3 milhões de empregos e 25 bilhões de dólares em vendas, de acordo com o site restaurant.org . No entanto, o pânico não ajuda ninguém. Qualquer ameaça vem com oportunidades ocultas que só os empreendedores criativos sabem aproveitar.

Candidatura a ajudas para o seu restaurante

De acordo com o sitepos.toasttab.com , os seguintes programas de ajuda e alívio estão disponíveis nos Estados Unidos:

  • Dining Bond Esta é uma iniciativa global projetada para colocar dinheiro operacional nas mãos dos proprietários de restaurantes.
  • Rally for Restaurants Este programa é uma campanha de venda de cartões-presente para compras presentes e futuras.
  • James Beard Relief Fund Este fundo levanta fundos para pequenos restaurantes independentes e oferece micro-bolsas.
  • Spill the Dish É um banco de dados com opções financeiras para proprietários e funcionários de restaurantes. Você pode pesquisar por estado para encontrar recursos governamentais e de associações sem fins lucrativos.
  • Spectrum Reach Este programa oferece vídeo gratuitos a restaurantes, para promover seus serviços alternativos de entrega e "takeaway".

Outros países têm programas semelhantes em vigor, portanto, verifique com seu programa de apoio local, associação de restaurantes e programas específicos que oferecem alívio contra a COVID.

Cuidando de seus clientes e funcionários

De acordo com um artigo postado no washingtonpost.com , não há evidências de que o coronavírus possa ser transmitido por alimentos. A transmissão envolve fluidos respiratórios que são expelidos por espirros, tosse, etc. Os fluidos podem contaminar os alimentos e ser transmitidos dessa forma, mas as salvaguardas sanitárias não costumam referir os alimentos.

Em termos epidemiológicos, muitas coisas precisam acontecer em um curto espaço de tempo para que o vírus seja transmitido por alimentos ou embalagens de alimentos. Uma pessoa infectada deve espirrar e as partículas devem ser transferidas para o alimento ou embalagem. O vírus não sobreviverá por muito tempo fora do corpo e a pessoa precisa tocar no local exato dentro do prazo exato.

É fundamental para o seu restaurante monitorar a saúde dos funcionários e manter práticas de manuseio de alimentos. Essas são as formas mais importantes de manter os alimentos seguros e prevenir a transmissão. Pergunte sobre a saúde de seus funcionários e demonstre verdadeira preocupação e empatia. De acordo com o courant.com , as seguintes etapas permitem cuidar dos próprios funcionários do restaurante:

  • Fundos de grupo de restaurantes para funcionários desempregados Muitos grupos oferecem assistência a funcionários desempregados. Alguns restaurantes estão doando até 50% dos lucros em cartões-presente para compensar funcionários desempregados e subempregados.
  • Comunicação Muitos restaurantes mantêm as linhas de comunicação abertas com os trabalhadores desempregados, muitos dos quais esperam recontratar quando os negócios voltarem a um ritmo mais normal.
  • Refeições gratuitas Alguns restaurantes oferecem refeições gratuitas para funcionários demitidos.
  • Contratação de pessoal para novos cargos Os restaurantes que iniciam o serviço de entrega ou oferecem serviço de "takeaway" podem, muitas vezes, oferecer aos ex-funcionários a opção de trabalhar em diferentes cargos. Isso pode representar um corte drástico no pagamento, mas muitos aceitam a oferta como uma solução temporária.

O mais importante é manter-se atualizado com as diretrizes governamentais e de saúde locais. Nos Estados Unidos, você pode obter informações atualizadas no Centro de Controle e Prevenção de Doenças . Você pode encontrar informações sobre desinfetantes antimicrobianos aprovados emepa.gov

e sites governamentais semelhantes em outros países.

Manutenção do fluxo de receita

Usando sua criatividade, amor pela comida e compromisso com a segurança alimentar, você pode usar uma série de táticas de curto prazo para gerar um fluxo de renda regular e ajudar seu restaurante a sobreviver. Por exemplo, você pode criar almoços embalados ou um pacote de jantar completo para incentivar seus clientes a pedir entrega ou "takeaway". Não se esqueça do poder de comercializar refeições especiais — como degustações de alimentos, pratos de aperitivos e refeições a granel para famílias numerosas. Algumas das melhores ideias para gerar receita durante o coronavírus incluem:

  • Posicionamento de seu restaurante como um oásis seguro O compromisso do seu restaurante com a segurança alimentar e do cliente ajuda a garantir uma clientela durante este período de isolamento. Este é o momento de aumentar a segurança alimentar, aumentar sua programação de higienização e garantir que funcionários doentes não vão trabalhar.
  • Criação de menus especiais Você pode precisar reformular seu menu para oferecer alimentos que sejam seguros para transportar. Os clientes devem ser capazes de pedir comida para viagens, e os pratos devem ser tão atrativos quanto seriam no restaurante.
  • Exploração de um serviço terceirizado Você pode atrair novos clientes fazendo parceria com um serviço de entrega terceirizado. Você também pode desenvolver seu próprio serviço de entrega para alcançar mais clientes e controlar todos os aspectos da entrega de comida.
  • Preparação da equipe para lidar com clientes doentes Os clientes doentes precisam comer e, se você mostrar compaixão e profissionalismo, poderá atendê-los com eficiência, sem causar constrangimento social.
  • Uso de um sistema POS para poupar nos custos Seu sistema POS é uma ferramenta que pode gerar grandes poupanças de custos quando usado corretamente. Mantenha-se atualizado sobre os custos, analise seu histórico de compras e elimine itens que não estão vendendo bem.
  • Investigação de todas as opções de estímulo Existem muitas opções de atendimento disponíveis para restaurantes em todo o mundo. Tente se manter atualizado sobre o que está disponível. Esses fundos extras muitas vezes podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.
  • Negociação com o senhorio Você está pagando um prêmio pelo espaço da sala de jantar que não pode ser usado. Os proprietários não querem perder inquilinos pagantes, que serão muito difíceis de substituir durante a crise. Tente negociar um aluguel mais barato por, pelo menos, alguns meses.

Corte de custos sem sacrificar o serviço

Recentemente entrei em um restaurante local para pedir comida para uma viagem. A sala de jantar foi fechada e as operações foram reduzidas consideravelmente. As pessoas se aglomeraram em frente aos caixas esperando pela comida na hora do almoço, quando o atendimento costuma ser rápido e eficiente. Pude ver pouca diferença no risco de as pessoas ficarem no saguão por um longo período e apenas pedirem comida da maneira normal para o jantar em casa.

Se você oferece serviço de "takeaway", é importante manter o serviço eficiente e manter distância social entre os clientes. Existem várias etapas que você pode seguir para reduzir a exposição. Usar máscara não substitui o distanciamento social. Manter uma distância de pelo menos um metro e oitenta é a melhor política, mas os operadores de restaurantes também devem considerar os efeitos do distanciamento social e encorajando todos os membros da equipe a mostrar uma atitude amigável e prestativa.

Compensação do distanciamento social conhecendo melhor seus clientes

Seus clientes estão tão apreensivos quanto você quanto à ameaça do vírus. Não é possível ter longas conversas durante o período de distanciamento social, mas você pode enviar newsletters ou e-mails e pesquisas de satisfação do cliente para saber a opinião local. Use esse tempo para construir um perfil melhor de cada cliente regular. A informação pode ser inestimável agora e no futuro.

Segurança nas estações de pagamento

A segurança alimentar em seu restaurante é importante, mas basta seguir as práticas recomendadas na maioria dos casos. Nas estações de pagamento, você deve oferecer os seguintes serviços:

  • Dispensadores higiênicos para os clientes;
  • Incentivo aos pagamentos com cartão;
  • Uso de luvas por todos os funcionários e limpeza das superfícies comuns com produtos desinfetantes;
  • Desinfeção das de tráfego intenso, incluindo caixas eletrônicos e maçanetas.

Práticas recomendadas para serviço de entrega e "takeaway"

O CDC nos Estados Unidos (e muitos outros órgãos governamentais em todo o mundo) recomendam o uso de máscara para proteger funcionários e clientes. Embora a máscara não substitua o distanciamento, ela pode fornecer uma camada adicional de proteção. De acordo com o multco.us , as melhores práticas que atendem aos regulamentos dos EUA para serviços de alimentação incluem:

  • Prestar muita atenção à saúde dos funcionários Os funcionários são legalmente obrigados a relatar se testarem positivo para a COVID-19. Os proprietários de restaurantes devem monitorar a saúde dos funcionários, implementar processos rigorosos de segurança alimentar e seguir todas as diretrizes locais.
  • Saber o que você pode vender Quando você só pode vender comida para "takeaway" e "drive-through", A a comida deve ser consumida fora das instalações e os clientes não podem se reunir no estacionamento ou usar as áreas de estar ao ar livre para comer.
  • Outros bens que você pode fornecer Como serviço de atendimento ao cliente, os restaurantes podem disponibilizar outros itens para entrega, como produtos de limpeza, papel higiênico, produtos não perecíveis e embalagens de queijos, leite, carnes e aves.
  • Gerenciar os funcionários Verificar diariamente a saúde de cada funcionário é fundamental — seja perguntando como se sentem, medindo a temperatura, ou usando procedimentos de triagem mais avançados. Se os funcionários se sentirem mal, mande-os para casa. Se eles estiverem preocupados com a exposição em casa a uma pessoa infectada, mande-os para casa.
  • Organizar mesas e barreiras para o serviço de "takeaway" Uma das estratégias mais eficazes é colocar uma barreira entre a equipe de "takeaway" e os clientes, como uma mesa. Isso ajuda a manter uma distância de dois metros, e você pode usar a mesa para colocar sua máquina de cartão de crédito e entregar os pedidos quando estiverem prontos. Os funcionários devem usar luvas ao manusear dinheiro para evitar a transmissão do vírus por dinheiro contaminado com gotas de fluidos corporais.

Diretrizes do Reino Unido para entrega de alimentos

No Reino Unido, a segurança alimentar é supervisionada pela Food Standards Agency , que possui regulamentos de segurança alimentar bem elaborados. Eles podem servir como um excelente ponto de partida para entregas de alimentos em qualquer país ou região.

  • Como Receber Pedidos Você pode receber pedidos para entrega ou "takeaway" por telefone, em seu site ou através de plataformas de terceiros.
  • Informações que você precisa fornecer Fornecer informações nutricionais é importante, por isso, reúna informações sobre cada item em oferta — quantidade, preço, ingredientes e informações sobre alérgenos. Seus clientes continuam precisando saber essas coisas.
  • Informações sobre alergênios Os alérgenos mais comuns incluem cereais com glúten, crustáceos, peixes, ovos, tremoço, moluscos, amendoim, gergelim, mostarda, soja, dióxido de enxofre, sulfitos, laticínios e nozes. A contaminação cruzada é uma grande preocupação ao entregar alimentos — os alimentos podem facilmente ser contaminados com ingredientes alergênicos, a menos que sua equipe permaneça vigilante.
  • Práticas higiênicas de entrega A comida que você entrega deve atender aos padrões de comida servida em seu restaurante. Isso significa preparada em condições sanitárias, cozida em temperaturas seguras, resfriada em temperaturas seguras e livre de contaminação cruzada. Os alimentos devem ser mantidos resfriados ou quentes durante a entrega, e os restaurantes devem contar com embalagens, caixas térmicas, sacolas térmicas, etc.
  • Educação Educar sua equipe sobre como receber pedidos de entrega de forma eficaz deve incluir treinamento sobre como lidar com alimentos para pessoas com alergias.

Você precisa verificar com a autoridade governamental local do país, região e cidade onde planeja oferecer o serviço. A maioria dos restaurantes pode servir comida de acordo com as diretrizes acima.

O trabalho proativo cria uma imagem mais brilhante para qualquer proprietário de restaurante

No final do dia, tudo o que você pode fazer é manter uma atitude positiva e reduzir os riscos. Se você oferecer alimentos saudáveis para seus clientes, em embalagens convenientes, você construirá uma maior lealdade ao seu restaurante e terá maiores chances de sobreviver ao coronavírus.

Em waiterio.com , oferecemos apoio completo para o processamento de entregas e pedidos de entrega/"takeaway", em vários idiomas e países. Podemos fornecer as ferramentas de que você precisa para reinventar seu negócio durante a paralisação de restaurantes pelo coronavírus, e estaremos prontos para ajudá-lo a se recuperar quando for o momento certo para abrir seu restaurante ao público.

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes