Fornecedores de restaurantes – como obter o melhor?

Fornecedores de restaurantes – como obter o melhor?

Saiba como obter os melhores fornecedores para o seu restaurante!

Postado por Victor Delgadillo a 15 de novembro de 2021

Você não sabe como escolher os fornecedores para seu restaurante?

Você precisa escolher fornecedores para seu negócio gastronômico?

No caso de restaurantes, a escolha dos fornecedores mais convenientes pode poupar-lhe ou causar-lhe muitos problemas. São eles que têm o poder de desativar total ou parcialmente seu restaurante num só dia!

Nesse artigo, falarei sobre:

  • a importância de escolher os melhores fornecedores para o seu restaurante;
  • o processo de seleção de fornecedores;
  • os tipos de prestadores de serviços que você deve considerar;
  • dicas para escolher os melhores.

Além disso, vou dar-lhe algumas dicas para que se torne o melhor cliente para seus fornecedores, já que o fortalecimento do relacionamento com seus aliados comerciais é vital para seu negócio.

Vamos começar!

Importância de escolher os melhores fornecedores para o seu restaurante

Fornecedor de restaurante descarregando camionete

Escolher os melhores fornecedores para seu restaurante é uma questão de vida ou morte — seu trabalho é transformar os produtos deles em pratos deliciosos para seus clientes!

Portanto, se esses produtos não existem, seu restaurante está em sérios apuros.

É verdade que um mau fornecedor pode inviabilizar seu negócio em um dia, ou simplesmente impedir o funcionamento de seu restaurante, chegando alguns minutos ou horas mais tarde do que o planejado.

Eles são tão importantes para seu restaurante que você até deve incluí-los em seu plano de negócio.

Por outro lado, também podem fazer você gastar muito dinheiro se lhe enviarem produtos que você não encomendou (principalmente se você os receber sem pedi-lo), ou produtos de má qualidade, ou pior ainda, produtos muito próximos da data de vencimento que você precisa usar mais rápido do que havia planejado.

Por outro lado, ter os fornecedores certos do seu lado pode ajudar muito o seu restaurante.

Como? Dando-lhe exatamente o que você precisa e mais do que você está esperando.

Lembre-se de que um negócio saudável é um negócio em crescimento — Se seus fornecedores crescerem, você terá mais oportunidades de conseguir melhores produtos, mais variedade e muito mais.

Por essas razões, é vital ter parceiros comerciais responsáveis que criem sinergia entre seus negócios e os deles.

Mas como você pode conseguir essa sinergia? Tudo começa com a seleção dos fornecedores.

Vou falar mais a respeito do processo abaixo.

O processo de escolha de fornecedores para seu negócio de restauração

Aperto de mão com um fornecedor de restaurante

Escolher os melhores fornecedores para qualquer tipo de restaurante não tem de ser uma tarefa difícil. Na verdade, é muito simples, sobretudo quando você se encontra em uma área com grande disponibilidade de fornecedores.

É por isso que compartilho aqui o processo que usei para escolhê-los.

1. Identifique as necessidades de seu restaurante

As necessidades de seu restaurante determinam o tipo de distribuidores de que você precisará como parceiro de negócios.

Você deve considerar:

  • fornecedores de carnes bovinas;
  • fornecedores de vegetais. Alguns restaurantes precisarão de fornecedores de vegetais fora de sua área para conseguir um ou dois tipos de legumes;
  • fornecedores de aves de capoeira, frangos, ovos e outras aves;
  • fornecedores de peixe e frutos do mar;
  • distribuidores de condimentos;
  • distribuidores de óleos vegetais;
  • distribuidores de produtos de limpeza industrial.

Em alguns países, é necessário que os restaurantes tenham serviços específicos que se enquadrem na categoria de prestadores. Por exemplo, serviços de limpeza de equipamentos industriais, limpeza de coletores de gorduras, gestão sustentável dos resíduos, serviços para coisas como óleo usado, e muito mais.

Além disso, alguns restaurantes usam serviços adicionais dos mesmos fornecedores, tais como carnes limpas, prontas para servir, peças específicas de frango, e muito mais.

Certifique-se de que estuda muito bem essa lista.

Quando você tiver uma lista das necessidades específicas de seu restaurante, o próximo passo será dado.

2. Identifique os potenciais fornecedores

Vegetais coloridos

Agora que você já sabe o que precisa, é hora de começar a procurar fornecedores. Há várias maneiras de conseguir informações sobre fornecedores.

  • Você pode pesquisar em sites, como anúncios e fóruns.
  • Você pode pesquisar nas redes sociais.
  • Você pode solicitar informações sobre fornecedores junto às câmaras de comércio.
  • Você pode perguntar aos colegas de outros restaurantes.
  • Você pode perguntar em restaurantes.

Se você precisar de produtos difíceis de encontrar, talvez precise procurar empresas desconhecidas do consumidor comum, para serviços como a importação de certos ingredientes e muito mais.

Se for esse o caso, você pode abordar restaurantes semelhantes ao que você tem em mente para conhecer os fornecedores deles, o que é vital se você quiser conseguir autenticidade. Isso é muito mais importante se quiser implementar uma gastronomia menos popular.

3. Contate os fornecedores

Quando você tiver uma lista decente dos fornecedores de que precisa, é hora de contatá-los.

Você terá de fazer diferentes perguntas relacionadas com o serviço que eles prestam:

  • se eles conseguem atender o volume que você precisa para cada pedido;
  • se eles conseguem atender ao número de ordens que você terá de fazer semanal ou mensalmente;
  • o preço do serviço;
  • se é possível aumentar o volume de pedidos no futuro — se o restaurante tiver êxito, você precisará de mais suprimentos para trabalhar, e não poderá fazer isso se não tiver uma infraestrutura sólida.
  • E outras perguntas importantes que você possa ter — é uma boa ideia pedir o máximo que puder para evitar mal-entendidos mais tarde.

Não se esqueça de descrever minuciosamente seu negócio e suas necessidades, porque isso também é uma parte importante de um bom relacionamento com seus distribuidores.

É claro que você pode sempre tentar negociar, mas faça-o de forma conservadora, porque eles não podem lhe oferecer um bom serviço sem cobrar o que é necessário.

4. Coloque seus fornecedores à prova

Finalmente, você deve começar a trabalhar com seus novos fornecedores, distribuidores, produtores, e muito mais. Isso faz parte da pesquisa, porque é preciso transformar sua lista de necessidades do primeiro passo em uma lista de verificação.

Durante os três primeiros meses, você precisará certificar-se de que os fornecedores estão honrando sua parte no acordo.

Isso inclui:

  • entregar as encomendas dentro do prazo;
  • ausência de produtos danificados;
  • ausência de produtos próximos da data de expiração;
  • não entregar produtos que não foram encomendados;
  • manter um bom preço (ou pelo menos um preço constante) ao longo das diferentes épocas.

Finalmente, se não conseguirem manter sua parte do acordo, você terá de começar a pesquisar novamente — se existirem outros, é claro.

O que fazer se não houver muitos fornecedores em sua área?

Se for esse o caso, é possível que você tenha de aplicar outras estratégias, tais como fazer parcerias com pequenos fornecedores, ou com fazendas familiares, ou criar seus próprios fornecedores, investindo em fazendas, e muito mais.

O que é certo é que você terá de gastar muito mais dinheiro ou mesmo reconsiderar se a abertura de um restaurante em sua região é uma boa ideia. É essa a importância dos fornecedores.

Dicas para a escolha dos melhores fornecedores para seu restaurante

Mãos segurando uvas

Aqui estão algumas dicas simples que você pode seguir para encontrar os melhores fornecedores:

  1. Procure a maioria dos fornecedores em sua área — assim você garante que tudo esteja sempre fresco. Isso é vital se você tiver de usar muitos legumes em seu restaurante.
  2. Procure produtores locais que possam entregar-lhe produtos essenciais mais rápido. Se não forem os melhores, você poderá usar seus serviços em caso de emergência.
  3. Não tente encontrar preços baixos sem antes experimentar o serviço. Há empresas com preços baixos que não conseguem competir com empresas mais caras em termos de qualidade de serviço.
  4. Se você precisar de produtos de outra região, procure-os na região mais próxima que os possa oferecer. Isso poupa os custos de transporte e faz com que tudo esteja fresco.
  5. Procure avaliações sobre os fornecedores na internet e nas redes sociais. Você também pode falar com outros donos de restaurantes para perguntar sobre o serviço e se eles o recomendam.
  6. Não se contente com os primeiros que encontrar! Você deve sempre testar o serviço por um tempo para se certificar de que ele atenda a todas as necessidades de seu negócio. Se houver algo que possa ser melhorado, você poderá sempre lidar com outro fornecedor.

Dica extra: Se você precisar usar produtos importados, verifique qual é o melhor método. Talvez seja mais barato importá-los você mesmo do que usar um serviço para isso. Além disso, você pode criar um negócio secundário importando produtos que outras empresas usam ou que vendem diretamente ao consumidor.

Lembre-se de ser um bom cliente

Tratando de negócios com um computador portátil

Algo que nem todos mencionam é que ter bons fornecedores não se trata apenas do que eles podem fazer por você — como qualquer relacionamento, é uma via de dois sentidos.

Por isso, lembre-se sempre de ser um bom cliente para seus distribuidores.

Aqui estão algumas dicas que você pode usar para melhorar seu relacionamento com esses parceiros de negócios:

  1. Pague a tempo e na totalidade. Pode ser uma amizade, mas, sobretudo, é uma relação comercial.
  2. Trate bem os responsáveis pela entrega dos produtos. Ofereça água, refeições simples, bebidas e outras cortesias para ganhar a confiança deles. Ser boa pessoa não lhe custará nada!
  3. Felicite os distribuidores e fornecedores. Você também pode convidá-los para jantar, como cortesia, pelo menos uma vez.
  4. Organize suas encomendas e faça-as sempre dentro do prazo. Isso também exigirá uma boa administração do estoque.
  5. Sistematize o recebimento das encomendas para que seja o mais rápido possível. Organize sua equipe de cozinha e outros funcionários para receber as entregas. É provável que seu restaurante não seja o único a quem eles têm de fazer entregas!
  6. Não tente negociar se estiver satisfeito com o serviço prestado.
  7. Trabalhe no relacionamento com cada pessoa que trabalha com seus fornecedores. Desde os distribuidores e as pessoas encarregadas do atendimento ao cliente até as pessoas de mais alto nível. Eles ficarão felizes em trabalhar com você!

Essas dicas simples vão ajudá-lo muito a manter um bom relacionamento com seus fornecedores.

No tempo em que tenho trabalhado com restaurantes, conheci muitos proprietários de restaurantes que não se dão conta de que os fornecedores não são maus, mas que eles são maus clientes, e que essa é uma grande parte do problema.

Não seja aquele cliente com quem ninguém quer trabalhar.

Os fornecedores ditam a qualidade de seu restaurante!

Considerando que são os fornecedores que ditam a qualidade dos produtos que você usa para preparar os maravilhosos pratos em seu cardápio, é uma boa ideia manter sempre uma boa relação com eles.

Um mau relacionamento com eles pode causar muitos problemas. Produtos que chegam danificados, perto da expiração, mal acondicionados ou impróprios para consumo desperdiçarão muito tempo — e, se você os usar, eles podem destruir seu restaurante.

É por isso que é preciso cuidar de cada parte do processo de um prato, desde a granja ou da fábrica até a mesa, e também do relacionamento com as pessoas que o tornam possível.

Você tem uma boa infraestrutura de fornecedores em seu restaurante?

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes