Ideias de Marketing Digital para o Seu Restaurante

Ideias de Marketing Digital para o Seu Restaurante

usar a Internet para promover um restaurante

Postado por Michael Elkins a 19 de fevereiro de 2018

Hoje os restaurantes de sucesso utilizam resultados orgânicos e anúncios pagos para promover os seus negócios online. O marketing digital tornou-se extremamente importante porque os consumidores usam os seus telemóveis habilitados com GPS para encontrar comércios e restaurantes próximos, verificar menus e ler revisões. Os clientes podem usar os seus smartphones para reservar uma mesa, pedir algo para levar ou agendar uma entrega de comida. Os métodos digitais também são usados ​​para recrutar pessoal, fortalecer a fidelização e divulgar o seu restaurante.

Se deseja tirar o maior partido de todo o seu potencial, é fundamental otimizar o seu restaurante para pesquisas locais. Idealmente, deverá aparecer como um dos primeiros resultados num motor de busca, ou SERP. Os resultados orgânicos são pedidos online que usam frases-chave, como "restaurante pizza" ou "culinária de fusão perto". Otimizar o seu restaurante para os resultados orgânicos designa-se por otimização para motores de busca, ou SEO. As campanhas de marketing digital geralmente consistem em publicidade paga e SEO.

A publicidade paga geralmente envolve pay-per-click, ou publicidade PPC. Este método é eficaz para gerar tráfego na Web de forma célere. O proprietário do restaurante paga pelos anúncios apenas quando os clientes clicam neles. Pode escrever os anúncios por si próprio ou contratar uma agência para fazer o trabalho. É importante chamar a atenção, escrever uma descrição concisa e usar frases-chave que os seus clientes provavelmente usarão nas pesquisas. A propaganda paga nos motores de busca tornou-se o quarto tipo de marketing digital mais popular para restaurantes.

Marketing SEO

Os seus esforços de marketing orgânico levarão algum tempo a dar resultado, mas poderão gerar um fluxo constante de clientes. A chave para o sucesso é criar um perfil online atraente. Para isso, deve otimizar o seu conteúdo para pesquisas locais seguindo as diretrizas do Google e de outros motores de busca. O Google é o motor de busca mais popular, de modo que a maioria dos proprietários de restaurantes otimizam as suas páginas para pesquisas no Google. Pode encontrar informações sobre as práticas SEO do Google clicando no texto destacado.

A SEO fora da página envolve a divulgação da sua marca noutros fóruns, como redes sociais, sites de revisão de restaurantes, organizações empresariais, empresas de cupões e nos meios de comunicação local. O marketing orgânico é gratuito, mas há despesas envolvidas na criação e publicação de novos conteúdos, nas pesquisas na Internet e na ligação com os potenciais clientes. As seguintes medidas devem ajudá-lo a começar a obter mais tráfego, pedidos e reservas através do seu site:

Reivindicar os Seus Anúncios Gratuitos

As citações locais são importantes para a construção de um perfil online do seu restaurante. As citações são anúncios, menções e hiperligações de sites para outros sites. Os catálogos online incluem anúncios de páginas amarelas, diretórios de negócios genéricos, sites de revisão de restaurantes como Google, Google Maps e a comunicação social, como jornais, revistas da cidade, etc.

A maioria destes sites oferece anúncios gratuitos para empresas locais e muitas plataformas publicam informações de outras fontes, sem verificar se são atuais ou precisas. É por isso que é importante pesquisar os resultados online do seu negócio. Pode corrigir imprecisões, atualizar informações de contato e responder a comentários negativos, publicações de blogs e artigos noticiosos.

Um estudo descobriu que os consumidores apreciam restaurantes que respondem às críticas prontamente. O acompanhamento da sua reputação permite que responda à imprensa negativa e impressione os clientes com a sua dedicação ao serviço ao cliente.

Otimizar Campanhas Locais de Marketing Digital Para Restaurantes

Há uma grande quantidade de oportunidades de marketing local disponíveis na Internet. Pode usar a tecnologia GPS para cativar os consumidores nas proximidades para as suas promoções de pequeno-almoço, almoço e jantar. Se reivindicou os seus anúncios gratuitos na Internet, pode atrair clientes e turistas. O marketing local é uma ótima maneira de promover promoções especiais, mudanças de menu, eventos de restauração como degustações e realizações de negócios. Também pode promover o seu restaurante digitalmente em fábricas locais e edifícios empresariais. Também pode conectar-se a festivais, eventos desportivos e escolas nas proximidades, pode promover o seu restaurante com conteúdos convincentes sobre a sua gastronomia, equipa de trabalho, cadeia de suprimentos e com as histórias divertidas dos bastidores.

Criar Promoções nas Redes Sociais

O primeiro passo para promover o seu restaurante nas redes sociais é escolher quais plataformas são mais importantes. Se presta um serviço a pessoas de negócio, o LinkedIn provavelmente é uma boa escolha. O Facebook, o Twitter e o Instagram são ótimas plataformas para quase todos os tipos de restaurantes porque, através dessas redes sociais, pode alcançar o seu público alvo, publicar fotos e vídeos atraentes da sua comida e escrever conteúdos convincentes que o seu público alvo provavelmente partilhará com amigos.

Deverá sempre incluir botões de partilha social em posições altamente visíveis no seu site e páginas da Web. Personalize o seu conteúdo por etapas - como escolher os conteúdos visuais para o Instagram, Facebook e Pinterest. As mensagens curtas são ideais para o marketing no Twitter. Se tem uma lista de emails dos clientes que concordaram em receber mensagens SMS, pode enviar mensagens de marketing oportunas, como datas especiais, informações sobre os próximos eventos, etc.

Caderno das redes sociais Facebook Instagram

Usar o Seu Site e Divulgar o Seu Menu

O seu site deve ser funcional e fácil de navegar, com conteúdos de alta qualidade, por dois motivos. O primeiro é para os potenciais clientes que só o conhecem pelo que veem online. Então, o design e a funcionalidade do seu site são essenciais para formar uma impressão favorável. Em segundo lugar, deve ter um design responsivo com navegação fácil e conteúdos de alta qualidade . Essas ferramentas são importantes caso deseje classificar-se perto do topo nas pesquisas de SEO.

Nos dias de hoje, os sites precisam ser otimizados para telemóveis. A isso designa-se design responsivo, o que significa que o seu site deve ajustar-se para cada ecrã e navegador no máximo dos seus recursos. Os botões grandes para cliques em ecrãs de smartphones pequeos ajudam a reservar mesas e encomendar pratos. Se determinadas áreas do seu site forem lentas ou não funcionarem, irá perder negócio.

O lançamento do seu menu no site e noutras plataformas também é importante. O seu menu é a sua ferramenta de marketing mais importante, então otimize-o com fotos atraentes, descrições inteligentes e engenharia de menu para alcançar um maior volume de vendas.

Também pode usar sinais eletrónicos para anunciar o seu menu, especiais e conteúdos em ecrãs grandes para que os seus clientes possam ler quando estão na sala de jantar. O imediatismo dessas publicações ajuda a garantir maiores taxas de resposta.

Comunicados de Imprensa e Publicações em Blogs

Enviar comunicados de imprensa pode ser uma ferramenta efetiva de marketing digital. A chave para o sucesso é tornar a sua publicação interessante, anunciando um novo item no menu, mudança de pessoal, lista de vinhos sazonais ou realizações da empresa. Pode escrever comunicados de imprensa sobre diferentes cozinhas, vinhos, cervejas, licores e licores de prateleira. Informações nutricionais e de dieta também são tópicos populares.

Mensagens de Marketing Personalizadas

Usando análises de inbound marketing, pode criar perfis demográficos dos clientes habituais com um alto grau de precisão. Isso permite que personalize mensagens de marketing, como o envio de um email de incentivo de aniversário, felicitar um casal pelo seu aniversário de casamento, promover aulas de dança e jantares especiais de formatura e alvejar os clientes com base nas suas preferências culinárias, género, idade, rendimentos e outros dados.

Criar um Programa de Fidelização com Registos Internos Automatizados

Os programas de fidelização passaram por várias etapas desde que o marketing digital se tornou comum. Por um lado, as pessoas acumulavam tantos cartões de fidelização que deixavam de usá-los. A tecnologia digital permite que os restaurantes automatizem recompensas de fidelização recolhendo informações informações do seu sistema POS. Isso é fácil quando o seu sistema POS - como a interface Waiterio que é simples e barata - fornece informações cruciais para o seu software de CRM. Pode gerir um programa de fidelização registando as compras de um cliente de forma contínua e automática. A tecnologia digital permite que ofereça uma gama mais ampla de incentivos e opções de descontos.

Rede de Contactos Online para Criar Vendas

Passar algum tempo online pode gerar vendas e fidelizar os clientes. Por exemplo, se possui um bar de desporto, pode publicar artigos ou anunciar em sites relacionados com desporto. Também pode conectar-se com organizações empresariais locais, juntar-se à câmara de comércio e participar em programas que reúnem os líderes empresariais da área para um almoço. Muitas vezes, as câmaras locais e as organizações empresariais têm boletins informativos que podem promover o seu restaurante. Muitas organizações empresariais fornecem acesso a listas de fax e emails dos seus membros, que pode usar para fazer a divulgação do seu restaurante.

Muitos proprietários de restaurantes realizam eventos promocionais entre si e campanhas de marketing digital. Pode associar-se a qualquer negócio semelhante que complementa a sua atividade de restauração. Estas promoções cruzadas podem ser especialmente eficazes. Exemplos desse tipo de promoções incluem:

  • Patrocinar uma opção de partilha de bicicletas e/ou viagens para visitar o restaurante
  • Parceria com um florista ou uma empresa de doces para promover ocasiões especiais como o Dia dos Namorados, promoções de primavera e outros feriados.
  • Criação de pacotes de turismo que incluem refeições, acomodações em hotéis e entradas para museus e atrações locais.
  • Promoção de marcas desportivas de equipas locais e visita de atletas famosos ao seu restaurante
  • Hospedar um evento de caridade onde uma percentagem dos rendimentos é doada para a causa

Estas são promoções ideais para o mercado online no seu site e em plataformas de redes sociais. Também pode fazer referência cruzada a qualquer promoção através dos meios de comunicação tradicionais e campanhas de marketing de guerrilha.

Posicione-se em Sites de Revisão e de Cupões

Os sites de revisão de restaurantes e as empresas de cupões promovem restaurantes, publicam menus e divulgam promoções como descontos diários. Os comentários podem ter efeitos positivos e negativos, mas pode reduzir os efeitos das publicações negativas respondendo prontamente, assim que encontrar um comentário negativo ou uma reclamação de um cliente.

A Yelp é especialmente importante para os proprietários de restaurantes. Independentemente de gostar ou não da Yelp, os proprietários inteligentes tentam aproveitar ao máximo as avaliações favoráveis, minimizando o impacto das publicações depreciativas. Pode mesmo configurar alertas do Google para o seu restaurante, através do nome, para monitorizar o que os outros dizem acerca do seu restaurante.

Quanto mais trabalhar no SEO orgânico, mais o perfil online do seu restaurante irá crescer. A chave do sucesso é a publicação de conteúdos atuais regularmente, acompanhar a sua reputação online, ter uma rede de contactos efetiva e criar campanhas nas redes sociais.

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes