Implementar um Serviço de Entregas no Seu Restaurante

Implementar um Serviço de Entregas no Seu Restaurante

expanda o seu negócio com opções de entrega

Postado por Michael Elkins a 16 de abril de 2018

O mercado de serviços de entrega de comida tornou-se um fenómeno global, e já não é só para pizzas. Os milenares, em especial, pedem comida dos seus restaurantes favoritos e recebem o pedido de forma célere. Um estudo recente de restaurantes europeus, dos Estados Unidos, Ásia e Médio Oriente constatou que as principais plataformas de Internet para pedidos de entrega de alimentos já estão avaliadas em mais de mil milhões de USD cada, e o mercado mundial de entrega de alimentos está em torno dos 83 mil milhões de Euros. Este valor representa apenas 1% do mercado total de alimentos, que deverá crescer anualmente a uma taxa de 3,5% ou mais nos próximos cinco anos.

Os proprietários de restaurantes enfrentam alugueres altos e a concorrência de cadeias de restaurantes cada vez mais otimizadas. Há poucas décadas, as principais cadeias de restaurantes expandiam o tamanho dos seus espaços, mas agora procuram adaptar os grandes espaços para operações menores e mais ágeis. Hoje, os restaurantes de sucesso concentram-se em simplificar os negócios para tornar o fluxo de mesas mais rápido e ganhar dinheiro com operações alternativas, como catering, serviço de entregas e merchandising. O dono do restaurante de hoje pode gerar um lucro extra através de serviços de catering em eventos especiais e de entrega de alimentos a consumidores e empresas. Se a infra-estrutura do seu restaurante não permite um serviço de entrega de comida, pode sempre escolher um serviço de terceiros para fazer as entregas por si.

Usar um Serviço de Entrega de Terceiros

As grandes empresas de marketing do setor de hospitalidade reconheceram o valor da expanção de opções de serviços de entrega de alimentos para os restaurantes, e muitas delas agora oferecem serviços de entrega terceirizados para restaurantes que ainda não são capazes de lidar com as entregas internamente. Essas empresas incluem a Google, Amazon, GrubHub, UberEats, DoorDash, Postmates e muitos outros, incluindo uma variedade de serviços de entrega locais.

Antes de escolher um serviço de entrega de terceiros, pesquise as comissões cobradas, descubra a rapidez do serviço e determine o raio das entregas. Os seus clientes irão responsabilizá-lo por entregas atrasadas, comida fria, motoristas rudes e outros problemas. Portanto, deve descobrir o desempenho de qualquer serviço nos outros restaurantes da sua região.

Os benefícios de usar um serviço de terceiros incluem obter publicidade gratuita e desafiar os seus concorrentes no local de venda. Se não usar um dos serviços mais conhecidos, poderá perder terreno no mercado para o seu maior concorrente. No entanto, terá que pagar uma taxa de entrega e uma percentagem das suas vendas brutas para agendar as entregas com um provedor terceirizado. Muitas vezes, os restaurantes que servem comidas especiais podem construir os seus próprios serviços de entrega sem sacrificar uma percentagem dos lucros. Independentemente de fazer 100% das entregas ou usar serviços externos, as entregas podem melhorar o perfil do seu restaurante, atrair novos clientes e aumentar as vendas.

entrega de pizza

Implementar o Seu Próprio Serviço de Entrega

Implementar no seu restaurante o seu próprio serviço de entrega pode ser tão simples quanto designar um funcionário para entregar o pequeno-almoço e o almoço em casas ou escritórios próximos. Entregas através de bicicletas constituem uma opção muita utilizada porque reforçam o compromisso do seu restaurante com o ambientalismo e a sustentabilidade. A maneira mais simples de começar um serviço de entrega é escolher uma área de entrega, horário e menu - por exemplo pedidos de almoço das 11:00 às 14:00. Pode distribuir panfletos nas áreas próximas, onde a equipa pode entregar a pé. Veja como as coisas funcionam com um serviço limitado antes de se comprometer com prazos de entrega mais longos e com a expanção das áreas de entrega.

Contratar Motoristas de Entrega

Dependendo do seu restaurante, tem várias opções ao contratar o pessoal de entrega. Pode usar um serviço de terceiros se não recebe pedidos suficientes para justificar a contratação de um motorista para tempo integral. Ou poderá também contratar um motorista e treiná-lo para lidar com as entregas e outras tarefas do restaurante. Uma terceira opção é contratar motoristas como contratados independentes em vez de empregados vinculativos. O motorista poderá ser responsável por expandir os negócios, encontrar novos clientes e mantê-los satisfeitos.

A sua decisão sobre a contratação de um motorista de entrega depende de quanto controlo quer ter durante o processo. Não se esqueça de que os seus clientes tratarão as entregas como extensões da sua empresa, mesmo que use serviços de terceiros e contratados independentes. As suas opções também podem ser limitadas pelos regulamentos locais do departamento de saúde e trabalho. Terá que recrutar, contratar e treinar motoristas, então haverá alguns custos iniciais a considerar. Deve sempre consultar um advogado antes de iniciar qualquer novo serviço no restaurante ou um fluxo de rendimento alternativo.

Como Configurar um Serviço de Entrega

Deve começar com cautela porque as entregas podem gerar alguns desafios. Se os pedidos de entrega chegarem ao mesmo tempo que as pedidos regulares, o pessoal da sua cozinha pode ficar sobrecarregado com as encomendas. Isso vai acontecer ocasionalmente. Pode resolver o problema designando alguns funcionários da cozinha para ficarem de prevenção, dando formação ao seu pessoal de forma cruzada e distribuindo tarefas à sua equipa de forma inteligente, para ter mais pessoas disponíveis durante os horários de maior movimento. Felizmente, o mau tempo geralmente aumenta as entregas quando está com pouco movimento no horário de funcionamento da salão de jantar. O bom clima aumentará os negócios internos, enquanto as entregas terão um movimento mais fraco. Normalmente, os serviços internos e de entrega complementam-se muito bem.

Provavelmente precisará de uma área separada para montar o serviço de entregas e para tratar dos pedidos para evitar devoluções. É importante transportar alimentos em recipientes aquecidos, sacos térmicos ou embalagens bem embrulhadas para manter a comida quente. A sua equipa de entrega - mesmo que seja um contratado independente - deve ter meios de garantir a segurança da comida e instruções, para que condimentos e talheres sejam guardados no veículo de forma padronizada.

Existem também novas responsabilidades geradas pelo serviço de entrega - como segurança do motorista, temperatura dos alimentos e acidentes de terceiros. Se o nome do seu restaurante aparecer num veículo, esteja preparado para lidar com reclamações sobre o motorista. Alguém pode ficar insatisfeito, independentemente da forma como os seus motoristas conduzem. Precisará de algum método para gerir os seus motoristas e distribuir as entregas. Mesmo se terceirizar a entrega, o seu negócio pode sofrer se o serviço lhe der uma má reputação. É importante que os seus sistemas interajam perfeitamente com o sistema de qualquer parceiro de entrega que use.

Divulgar o Seu Serviço de Entrega

É importante fornecer menus com cada entrega para incentivar novos pedidos e substituir menus perdidos ou danificados. Pode publicar o seu menu online, destacar as entregas através das sinalizações tradicionais e eletrónicas, anunciar nos pacotes de entrega e colocar os menus de entrega em hotéis, pontos de venda e quadros de avisos. Se estiver a iniciar um novo serviço de entrega, tente enviar comunicados à imprensa, para jornais locais, revistas e empregadores próximos.

O seu sistema POS móvel para o processamento de pagamentos do serviço de entregas pode ser valioso porque reduz os erros nos pedidos e rastreia todos os pedidos de entrega. A tecnologia simplifica a gestão de várias operações na sua cozinha - como tarefas de catering, entregas e pedidos no salão de jantar. Lembretes proativos permitem que os clientes saibam quais os condimentos que estão disponíveis, descobrir como os alimentos devem ser cozinhados e permitir que os clientes substituam os ingredientes quando tiverem determinadas restrições alimentares.

Pode utilizar aengenharia de menus para determinar o menu de entrega e oferecer apenas os itens mais populares e lucrativos. À medida que a sua empresa for crescendo, pode considerar a mudança de serviços de terceiros para entregas geridas internamente, expandir as rotas e menus mais completos. Se houver uma grande demanda da sua comida em áreas mais afastadas, considere a possibilidade de abrir um quiosque, um serviço mais pequeno ou uma rulote de comida.

Espera-se que cerca de 70% dos alimentos sejam consumidos fora das salões de jantar do restaurante até 2020, por isso é importante posicionar o seu negócio para obter uma quota-parte ou encomendas externas, como take away, serviços de entrega e de catering. Há muitas opções disponíveis, que vão desde a entrega a pé, em bicicleta ou de carro e até postos de entrega em estacionamentos. À medida que a entrega se torna mais comum, pode ser importante publicar o seu menu em vários sites, por isso tente evitar qualquer serviço que inclua cláusulas de exclusividade no contrato.

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes