Móveis para restaurantes: Que móveis você precisa?

Móveis para restaurantes: Que móveis você precisa?

Saiba aqui quais os móveis que você precisa para o seu restaurante!

Postado por Victor Delgadillo a 9 de novembro de 2021

Não sabe de que móveis precisa para o seu restaurante?

Quer escolher o melhor mobiliário de restaurante?

O mobiliário é uma parte importante de qualquer negócio que recebe clientes nas suas instalações. Os restaurantes se enquadram nessa categoria, portanto, oferecer conforto aos seus clientes é vital.

Neste artigo vou falar com você sobre:

  • a importância de ter o mobiliário correto no seu restaurante;
  • os diferentes tipos de móveis de restaurante que você pode usar;
  • e vou te dar algumas dicas para que você possa escolher os melhores móveis para o seu negócio.

Se tem um restaurante e recebe constantes reclamações sobre o desconforto dos seus móveis, este artigo é para você. Além disso, se você não sabe como equipar seu negócio, este guia rápido será muito útil.

Vamos começar!

Importância de ter bons móveis em seu restaurante

mesas e cadeiras de restaurante chique

Administrar um restaurante exige que você tome muitas decisões. Desde a gestão de pessoal até aos equipamentos necessários para o funcionamnto do seu restaurante, sua jornada como dono de restaurante será repleta de decisões desde o início.

Por isso, muitos detalhes podem passar despercebidos. Um desses detalhes é conseguir o mobiliário certo para o seu restaurante.

Comprar o mobiliário correto para a sala de jantar do seu restauranteé vital para manter os clientes sempre confortáveis.

Um restaurante com cadeiras pequenas, desconfortáveis ou baratas, pode causar muitos problemas no seu atendimento.

Por exemplo, eles podem causar acidentes, como quebrarem ao serem usados por clientes que provavelmente não retornarão, junto com aqueles que presenciaram o acidente.

Eles também podem fazer com que os clientes não voltem porque não se sentem confortáveis o suficiente em seu restaurante ou porque simplesmente não cabem nas cadeiras.

As mesas também são cruciais.

Se um restaurante tiver as mesas numa pequena área cercada por quatro cadeiras, um grupo de quatro pessoas certamente ficará desconfortável.

Isso também acontece com mesas leves e frágeis — elas não darão segurança aos clientes.

Por outro lado, mesas muito grandes e pesadas podem causar problemas, por exemplo, se um grupo for muito grande e eles quiserem juntar suas mesas.

Isso fará com que seus garçons trabalhem o dobro, o que também pode causar acidentes de trabalho com os quais tenho certeza que você não deseja lidar.

Ter os móveis certos para seus clientes pode fazer uma grande diferença no seu atendimento — afinal, para administrar um restaurante, é preciso prestar muita atenção aos detalhes.

A boa notícia é que existem diferentes tipos de móveis que você pode comprar, além das cadeiras e mesas utilizadas para o serviço.

Tipos de móveis de restaurante

Existem muitos tipos de móveis que você pode usar em um restaurante. Na verdade, você pode usar qualquer tipo, o que dificulta muito a tarefa de escolher os móveis.

A seguir, falarei sobre os tipos de móveis mais comuns que você pode encontrar em um restaurante e que deve ter no seu.

1. Cadeiras para o serviço

mesa e cadeiras para um restaurante pequeno

Estas são as cadeiras onde os clientes se sentam e desfrutam dos seus pratos.

Estas são geralmente confortáveis, têm encosto e são altos o suficiente para combinar com a mesa.

Eles geralmente combinam com a mesa de alguma forma. Por exemplo, não é comum ver mesas de vidro com cadeiras de plástico — e também não é uma boa ideia usar esse tipo de combinação.

Além disso, são cadeiras de tamanho suficiente para serem confortáveis para a maioria dos clientes.

2. Mesas para o serviço

As mesas de serviço serão onde os clientes serão servidos. Essas mesas podem ser de diferentes tamanhos, formas e materiais — novamente, é recomendável que elas combinem com as cadeiras.

Dependendo do tipo de restaurante que você tem, você pode usar mesas de diferentes tamanhos e materiais.

As formas mais comuns são quadradas, circulares e retangulares, embora muitos restaurantes simplesmente usem mesas quadradas para formar mesas mais longas para grupos de pessoas.

3. Mesas retangulares para bufê

As mesas retangulares de bufê são mais longas do que largas para acomodar várias bandejas de comida para as pessoas se servirem.

Esses tipos de mesas devem ser resistentes e ter mais de quatro pernas para suportar o peso uniformemente em toda a mesa.

Alguns deles têm compartimentos diferentes para acomodar bandejas de gelo, bandejas quentes, refrigeradores e muito mais.

4. Bancos altos para o bar

bancos altos de bar

Bancos altos são usados na maioria dos bares para acomodar os clientes.

Os mais usados são os bancos circulares, mas existem muitos modelos que você pode usar.

Por exemplo, bancos giratórios, fixos, de três ou quatro pernas e muito mais.

Existem até bancos com um pequeno encosto, que proporciona melhor apoio e equilíbrio lombar, o que é ótimo se houver álcool à mistura.

Se a sua zona de bar funciona como zona de espera, é uma boa ideia investir em bancos com um design ergonómico que torne a espera mais confortável.

5. Poltronas individuais e de vários lugares

As poltronas são o tipo de mobiliário que oferece o maior conforto aos seus clientes. Podem ser individuais ou de vários lugares para acolher vários clientes ao mesmo tempo.

Estes são os melhores tipos de móveis para colocar na sala de espera, se você tiver uma.

Isso distrairá os clientes do fato de que eles precisam esperar a liberação de uma mesa e tornará a espera mais agradável.

Se o seu restaurante é bastante famoso, é uma boa ideia ter esse tipo de mobiliário, junto com mesas de centro, acesso a tomadas para carregadores e muito mais para deixar o cliente confortável.

6. Móveis personalizados

Móveis sob medida são aqueles que são feitos com as especificações que você deseja. Podem ser de qualquer tipo de mobiliário, com diferentes elementos de design que os tornam originais ou apelativos.

Por exemplo, poltronas com formas específicas, mesas com designs inovadores ou bancos com materiais inusitados.

A principal vantagem deste tipo de mobiliário é que se adapta melhor ao estilo e conceito do seu restaurante.

Por outro lado, é possível que os designs mais complexos ou volumosos sejam desconfortáveis ou muito incomuns para os seus clientes, o que é definitivamente negativo para o seu restaurante.

7. Mobília ao ar livre

cadeiras e mesas ao ar livre

Se o seu restaurante tem esplanada, é uma boa ideia usar móveis de exterior em vez de móveis comuns. Eles são mais resistentes às intempéries, então você pode deixá-los do lado de fora do restaurante sem se preocupar com danos.

Esses tipos de móveis devem ser confortáveis, ainda mais duráveis do que os móveis comuns, e convém serem leves, especialmente se você precisar tirá-los e colocá-los todos os dias.

Uma alternativa inteligente é afixar no chão as cadeiras e móveis que você pode deixar na parte de fora, porém, isso não é recomendado para todos os restaurantes.

Por exemplo, se for um restaurante de prestígio com uma boa vista, não é uma boa ideia usar móveis de exterior — deve-se usar móveis comuns e protegê-los da melhor maneira possível.

Lembre-se também que você deve proteger esses móveis do sol, e também para evitar que os clientes se queimem ao sentar se os móveis estiverem descobertos. Um guarda-chuva grande serve!

Como escolher os melhores móveis para o seu restaurante?

poltronas na sala de espera

Escolher o mobiliário certo para o seu restaurante é uma questão de estudo. Você deve saber exatamente o que seu público-alvo e os seus clientes estão procurando.

Por exemplo, se seu público-alvo são pessoas entre 18 e 30 anos, é uma boa ideia usar móveis atraentes e inovadores que sacrifiquem um pouco de conforto — mas não muito.

Mas se o seu público-alvo for pessoas com mais de 40 anos, é melhor usar móveis confortáveis, que enfatizem a simplicidade e sejam ergonômicos.

Isso é aplicável a todos os aspectos do mobiliário, como os materiais com que são feitos.

Por exemplo, móveis de couro real e madeira de ébano não são o melhor tipo de mobília para um restaurante muito frequentado por famílias e crianças.

Nem você pode usar móveis de plástico em um restaurante requintado com clientes de elite.

Você deve certificar-se de que cada peça de mobiliário em seu restaurante oferece uma experiência que esteja de acordo com seu conceito e público-alvo.

Outros aspectos que você deve considerar é que os móveis devem ser sempre:

  • de alta qualidade;
  • duradouros;
  • leves — devem pelo menos ser fáceis de mover;
  • ter um tamanho que se adapte aos seus clientes, quer tenham eles 1,5 m ou 1,90 m.

Isso ajudará você a manter seus clientes confortáveis e se sentindo seguros.

Quanta mobília você deve comprar?

cadeiras sobressalentes arrumadas

Algo que poucos mencionam é que você deve comprar mais móveis do que precisa, o que inclui os diferentes tipos de móveis que você precisa.

Porquê? Porque você deve ter móveis de reposição!

Em um restaurante, os móveis são danificados mais do que se espera. Isso porque um restaurante atrai um grande número de pessoas. Além disso, se você oferece eventos constantemente, ou se seu restaurante é muito ativo, é mais fácil que os móveis sejam danificados por quedas, danos nas almofadas e muito mais.

Portanto, é uma boa ideia ter móveis de reposição. Afinal, você não quer ter que comprar móveis diferentes do que já tem, pois isso vai quebrar a harmonia da aparência do seu restaurante.

Também não é bom que uma mesa ou cadeira quebre no meio do serviço e você não tenha como substituí-la no local.

Quanto você deve gastar em móveis?

Não há um valor exato que se aplique a todos os restaurantes. No entanto, gastar de 10% a 15% do seu orçamento em bons móveis é em geral uma boa regra que o ajudará a obter móveis decentes no início.

Lembre-se de que, embora seja uma parte importante do seu restaurante, suas principais despesas serão os custos de construção ou reforma, custos de equipamentos e outras despesas relacionadas ao local.

Eles são mais relevantes porque manterão seu restaurante funcionando e produzindo — é por isso que a maioria dos proprietários deixa a aquisição dos melhores móveis para mais tarde.

Você ainda deve considerar essas despesas em seu plano de negócios e detalhamento de custos.

Por fim, o mobiliário é uma das vertentes mais versáteis do negócio da restauração, juntamente com a decoração. Você pode alterá-los facilmente quando seu restaurante começar a produzir, mas certifique-se de que as alterações se encaixem no conceito do seu restaurante.

O conforto de seus clientes fará com que eles queiram ficar

Um restaurante com móveis confortáveis fará com que os clientes fiquem mais tempo, consumam mais e se apaixonem pelo seu negócio.

Tenha sempre em mente que ter um restaurante não é simplesmente vender comida, mas criar uma experiência que complemente a comida que você serve.

Além disso, detalhes como esses que podem parecer pequenos podem causar um grande impacto.

Quer que o seu restaurante seja o local preferido para grandes grupos?

Ou você quer que seu restaurante seja aquele que grupos de amigos ou famílias ignoram porque nunca consegue acomodá-los bem?

Equipe bem o seu restaurante e nunca lhe faltarão clientes!

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes