O guia completo para recrutar e gerenciar garçons

O guia completo para recrutar e gerenciar garçons

Como contratar um garçom? Como gerenciar seus garçons?

Postado por Katarina Nikolic a 7 de maio de 2021

Precisa recrutar garçons para o seu restaurante?

Você quer saber o segredo para manter seus garçons satisfeitos?

O objetivo principal de um restaurante é satisfazer seus clientes, oferecendo o serviço da melhor qualidade para que eles voltem sempre ao seu restaurante.

Para isso, é preciso contar com funcionários de confiança. Desde gerentes de restaurantes até chefs e empregados, todos devem ser competentes em suas funções. Os garçons são o rosto de seu negócio; eles são os primeiros a receber todas as críticas ou elogios.

Assim, é fundamental escolher os melhores garçons para o seu restaurante. É preferível manter os garçons igualmente satisfeitos, ou eles deixarão o emprego.

Como contratar garçons para o seu restaurante? [7 dicas úteis]

Garçons de restaurante

Muitas vezes o processo de seleção e contratação de garçons é melhor, se for realizado por recomendações de parceiros, colegas, ou outro restaurante. 

Na indústria da restauração, há sempre uma corrida para encontrar garçons qualificados. Por vezes, há bons garçons que são transferidos entre restaurantes, mediante a oferta de pagamentos mais altos e melhores condições de trabalho.

Portanto, você deve considerar primeiro as recomendações antes de procurar novas pessoas e colocar uma vaga de emprego na internet.

Caso não haja essa opção, então entra o processo de seleção mais exaustivo. Não importa a educação, idade ou experiência, a qualidade do funcionário será evidente após o início do trabalho. É por isso que é bom ter um período de experiência de pelo menos um mês para garantir que o candidato seja adequado para o seu restaurante.

1. O que o você deve procurar na contratação de um garçom?

Em relação à experiência: é bom para um candidato tê-la, mas num ambiente de restaurante, às vezes apenas a atitude, o caráter, a vontade de trabalhar e aprender coisas novas, e de ter uma boa comunicação com as pessoas, é aquilo que o restaurante e seus hóspedes precisam.

O candidato certo deve ser forte individualmente e consistente no trabalho em equipe. A hospitalidade é uma paixão, e as pessoas precisam compreendê-la e ser formadas antes de começar.

Trabalhar como garçom parece fácil, e a maioria das pessoas acha que qualquer um pode fazer esse trabalho.

É verdade, mas ser um garçom profissional e prestar o melhor serviço exige muita prática, tempo e dedicação.

2. Tenha um período de experiência para seus garçons recém-recrutados

Durante o período de experiência, os gerentes dos restaurantes podem observar todos os detalhes do candidato. Por exemplo:

  • Comunicação com os clientes
  • Qualidade de prestação de serviço
  • Relações com colegas
  • Trabalho sob pressão
  • Produtividade
  • Atitude
  • Habilidades de liderança

O período de experiência dará uma boa visão da pessoa e ajudará os administradores e proprietários de restaurante a decidir se devem oferecer um contrato de longo prazo ao candidato ou procurar por outra pessoa.

3. Verifique as referências de empregadores anteriores

Quanto às recomendações, as referências desempenham um papel importante. Se você estiver procurando candidatos experientes, então deve considerar contatar empregadores anteriores e obter informações sobre o candidato.

Esta é uma forma excelente de garantir que o candidato seja apto.

4. Entenda seus requisitos

Ilustração de uma lista de verificação

Ao postar um emprego online, os empregadores devem dar o maior número possível de detalhes a respeito de sua oferta e requisitos. A razão é que isso reduzirá o número de candidatos e permitirá que apenas "os candidatos certos" se inscrevam no processo de seleção. Isso poupará muito tempo em entrevistas, porque os candidatos saberão desde o início se a oferta é adequada para eles ou se são capazes de atender aos padrões do restaurante.

Os novos funcionários podem cometer erros ao se familiarizarem com as normas e exigências do restaurante. Ainda assim, é essencial avaliá-los, transmitir-lhes feedback, prestar atenção ao nível de engajamento e capacitá-los o tempo todo.

Os erros são admissíveis, mas a dedicação e o engajamento mostram que o candidato está pronto para assumir a responsabilidade. Cada funcionário novo deve ser apresentado e recebido por toda a equipe e apoiado durante o processo de avaliação.

5. Procure essas qualidades ao contratar

As qualidades gerais que os garçons devem ter são:

  1. Boa aparência
  2. Pontualidade
  3. Atenção aos detalhes
  4. Educação
  5. Atitude
  6. Simpatia
  7. Observância
  8. Gentileza
  9. Produtividade (tomada de decisão rápida)
  10. Paciência
  11. Boa memória e concentração
  12. Bom trabalho em equipe

Você pode avaliar os candidatos com algumas situações possíveis no restaurante para ver como eles lidariam com elas — é uma excelente forma de ver a rapidez de pensamento e a capacidade de liderança.

No entanto, a indústria da hospitalidade ainda é uma indústria que precisa de um toque pessoal e de pessoas interessadas. Isso não pode ser feito online ou a partir de casa como outros trabalhos, portanto a parte prática (fase experimental) é a chave no processo de seleção.

A entrevista pode lhe dar uma ideia básica sobre o candidato, mas o que realmente importa é o desempenho do trabalho.

6. A primeira impressão é importante

Durante as entrevistas, preste atenção à primeira impressão que você terá logo que o candidato entrar. Essa é a impressão que os clientes terão quando o garçom se aproximar de sua mesa.

Permita que os candidatos se apresentem e preste atenção a sua atitude e linguagem corporal.

Observe se o candidato mantém contato visual, porque demonstra simpatia e reconhecimento para com o cliente. Trabalhar em um restaurante requer alguém que seja de fácil comunicação e que tenha uma atitude amigável.

7. Perguntas que você deve fazer durante a entrevista

Uma entrevista formal

Por vezes, trabalhar em um restaurante pode ser tranquilo e fácil, mas às vezes pode ser difícil e exigir muito do garçom. Portanto, você deve ajustar sua entrevista em função disso.

Primeiro, faça perguntas fáceis que relaxem os candidatos; algumas coisas pessoais como seu filme favorito ou onde eles gostam de viajar. Dê-lhes espaço para se apresentarem da melhor maneira possível e ver como se comportam quando falam de coisas que lhes agradam.

Por outro lado, exerça alguma pressão sobre eles, fazendo perguntas que talvez não sejam o assunto que você está abordando no momento. Veja como eles reagem quando o ambiente muda e quão habilidosos eles são.

Coloque questões hipotéticas e permita que imaginem situações que poderiam ocorrer no restaurante e de que maneira as resolveriam.

Como gerenciar seus garçons corretamente? [Mantenha seus garçons felizes e satisfeitos]

Depois de selecionar os candidatos e criar uma equipe, a ideia é construir a melhor equipe possível e mantê-los satisfeitos. Você não deseja que eles deixem seus empregos, pois isso será uma perda para seu restaurante. Eis aqui algumas dicas que você precisa considerar:

1. Treinamento

O principal elemento para ter uma equipe e pessoal de atendimento bem-sucedido é o treinamento. Os gerentes devem se esforçar ao máximo para treinar seus funcionários de acordo com seus padrões. Eles precisam dedicar tempo a seus funcionários e treiná-los.

Além disso, a equipe administrativa é responsável por proporcionar um ambiente de trabalho confortável para todos os funcionários, dando apenas críticas construtivas. Mas, também é necessário elogiá-los e animá-los pelo excelente trabalho.

O treinamento deve incluir:

  • A aparência geral dos membros da equipe
  • Bom comportamento e cortesia
  • Conhecimento sobre o cardápio e ingredientes de cada item do cardápio
  • Prova de vinhos e conhecimento do bar para que os serventes recomendem as bebidas adequadas a cada refeição

A higiene é essencial ao trabalhar com alimentos e ao servir, portanto deve haver treinamento sobre como mantê-la dentro do restaurante e dos postos de trabalho e como lidar com a comida desde a cozinha até ao cliente.

Os garçons devem ser treinados de acordo com o tipo de restaurante e estilo de servir — seja um restaurante de refeições finas ou de fast-food. Isso inclui a forma de atender e de servir à mesa.

2. Construir uma comunidade

Três funcionários de restaurante

É essencial construir uma comunidade dentro do seu restaurante. As pessoas gostam do sentimento de pertença. Os empregadores ou gerentes devem tratar seus empregados da melhor maneira possível. Eles devem encorajá-los a falar quando se sentirem sobrecarregados e a compartilhar suas experiências positivas.

Os funcionários dos restaurantes passam muitas horas em seu trabalho, por isso o ambiente de trabalho deve dar a sensação de uma "segunda família".

A pressão é comum em restaurantes quando se trabalha com pessoas, portanto, a pressão adicional causada por funcionários ou gerentes de restaurantes não vai dar bons resultados.

Os garçons devem ter a sensação de que o empregador se preocupa com eles. Você pode fazer isso:

  • Organizando atividades de construção de equipes
  • Organizando reuniões coletivas (eventos dedicados aos membros da equipe)
  • Oferecendo bônus
  • Incentivando a equipe o tempo todo
  • Usando o sistema de “funcionário do mês”
  • Usando cursos (educação)

Se houver tempo extra, algum tipo de treinamento adicional do pessoal é uma boa escolha — aulas de degustação de vinhos por um profissional, sessões de idioma, inovações na gastronomia, etc.

O que fazer quando seus garçons cometem erros?

Se os funcionários cometem erros, eles devem ser mais bem treinados. A paciência desempenha um papel fundamental ao trabalhar em um coletivo onde o trabalho em equipe está presente. Normalmente, um ambiente de trabalho ruim e trabalhadores insatisfeitos são os resultados de uma péssima administração de restaurante.

Mas se os funcionários forem bem tratados, em troca, você terá pessoas que são confiáveis e que respeitarão o zelo e o tempo dedicado a elas. Em uma equipe em que as relações se baseiam no respeito, a maior parte do tempo, tudo funciona.

3. Condições de trabalho

Boas condições de trabalho e um ambiente de trabalho saudável são criados por:

  • Salários satisfatórios
  • Suporte emocional
  • Turnos fixos
  • Pagamentos extras para horas extras de trabalho
  • Boa gestão do horário de trabalho, proporcionando espaço intermediário para descanso.

Garçons sobrecarregados não terão um bom desempenho. Refeições de boa qualidade também são importantes. Normalmente, nos restaurantes, os funcionários são alimentados com as sobras devido ao alto percentual de desperdício de alimentos. Pode afetar o orçamento, mas de acordo com os chefs, você pode fazer refeições saudáveis para os funcionários.

Outra forma de incentivar os garçons é ter um sistema de classificação.

Normalmente, isso é feito escolhendo um "funcionário do mês".

O prêmio pode ser dado através de feriados ou bônus monetários. Não custará muito ao restaurante, mas mostrará apreço aos funcionários e os incentivará a prestar ainda mais serviços extraordinários no futuro.

Ter uma hierarquia entre o pessoal que serve no restaurante pode ser bom para que cada garçom possa esperar alguma promoção para níveis mais altos depois de meses ou anos passados no restaurante.

4. Gorjetas

Gorjetas para garçons

Trabalhar como garçom pode ser desafiador e estressante, porque é necessário estar altamente concentrado na prestação do melhor serviço de qualidade. Às vezes, é também um trabalho físico (carregar e mover coisas). No entanto, pode ser um trabalho gratificante: porque por vezes os garçons podem receber mais gorjetas do que o próprio salário.

Quanto melhor desempenho os garçons oferecem, mais gorjetas eles recebem.

Em relação aos métodos de gorjeta, é melhor que os donos de restaurante ou gerentes não se envolvam. Eles devem se envolver apenas se houver alguma disputa entre os funcionários. Deve estar no acordo coletivo se eles querem compartilhar gorjetas ou não.

Existem prós e contras para todas as opções de "política" de gorjeta. Compartilhar gorjetas entre os funcionários é uma boa ideia porque, nesse caso, todos recebem gorjetas — o anfitrião, os chefs, o supervisor, as pessoas que não estão em contato direto com dinheiro... e não apenas os garçons.

No entanto, há o problema de que alguns garçons podem dar o melhor de si para oferecer o serviço da melhor qualidade, enquanto outros colegas oferecem um serviço mediano e acabam de qualquer maneira com o dinheiro ganho pelos garçons de alta qualidade.

Devido a diferentes cenários e experiência, a melhor opção possível é dar aos funcionários a possibilidade de compartilharem gorjetas, mas poderem ficar com as gorjetas para si próprios se o cliente der a gorjeta explicitamente a um determinado garçom por causa de seu excelente serviço.

5. Bônus

Uma ótima maneira de manter seus funcionários satisfeitos são os bônus. Até agora entendemos que os garçons recebem um bom dinheiro por meio de salários e gorjetas.

Se você tiver garçons excelentes, você deve tentar mantê-los trabalhando para seu restaurante. Você dedica tempo formando essas pessoas, e qualquer garçom perdido é uma perda significativa para o restaurante. É por isso que os bônus são essenciais.

De acordo com sua média de vendas durante uma determinada temporada, os gerentes de restaurantes devem ter algumas metas mensais para vendas dentro do restaurante.

Se essas metas forem cumpridas e houver um lucro adicional, ele deve ser dividido entre os funcionários da equipe. Ou você pode dar bônus avaliando o desempenho de um garçom individual. Por exemplo, o "funcionário do mês" recebe um bônus.

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes