O papel das mídias sociais no marketing de restaurantes

O papel das mídias sociais no marketing de restaurantes

Aprenda como você pode aproveitar a mídia social para as estratégias de marketing do seu restaurante.

Postado por Victor Delgadillo a 12 de junho de 2023

A mídia social tem sido uma grande parte da indústria de alimentos e bebidas desde a criação do Facebook, sem dúvida, a plataforma que tornou a mídia social popular. Hoje em dia, é quase padrão da indústria usar as mídias sociais, e estratégias de marketing inteiras são criadas em torno delas. Neste artigo, falarei sobre:

  • A importância das mídias sociais no marketing de restaurantes
  • As principais mídias sociais que você deve usar para divulgar seu negócio de alimentos
  • E as melhores práticas que levarão seu marketing para o próximo nível

Ao terminar de ler este artigo, você terá uma compreensão melhor de cada uma das plataformas vitais de mídia social das quais pode aproveitar para divulgar seu negócio. Você também poderá personalizar a criação de seu conteúdo para atingir seu público-alvo em cada um deles. Vamos direto ao assunto!

Importância das mídias sociais no marketing de restaurantes

mídia social

A mídia social teve um impacto notável na indústria de restaurantes devido à forma como funcionam. De certa forma, eles são uma forma massiva de sistema de marketing boca a boca. Eles são um centro onde pessoas de todo o mundo interagem entre si e com outras empresas e marcas. A mídia social pode ser resumida pelos seguintes fatores:

  • Eles estão abertos para o mundo inteiro – a magia da internet
  • Seus clientes, ou pelo menos uma parte deles, usam as redes sociais
  • Você pode participar da conversa a qualquer momento

A mídia social é uma forma de preencher a lacuna de comunicação entre seu público direto e sua empresa. Para os restaurantes, o foco deve ser interagir com os clientes e potenciais clientes, apresentar as informações e ofertas do restaurante e receber feedbacks importantes que possam ajudá-lo a crescer. Isso aumentou o valor das estratégias de marketing direcionadas e de realmente estudar o seu público para saber quais mídias sociais ele usa. Por que? Porque mesmo que você possa vender seu restaurante para o mundo inteiro, esse não deve ser o seu foco principal. Em vez disso, você deve tentar ganhar seguidores de um público específico que poderá então converter em clientes. Finalmente, as redes sociais oferecem vantagens incríveis porque têm um potencial quase ilimitado quando se trata de criação de conteúdo e marketing. Você pode postar praticamente tudo o que quiser. Porém, você deve postar coisas que o aproximem de seus leads e clientes, independentemente de onde eles estejam na escala de fidelidade do cliente. Então, para resumir, a mídia social é crucial porque:

  • Seus leads, clientes potenciais e clientes estão lá
  • Você pode fornecer a eles qualquer conteúdo que desejar
  • Você pode criar conteúdo que o aproxime da conversão de clientes
  • E você pode obter feedback valioso sobre sua empresa que pode ajudá-la a crescer

E não se esqueça do atendimento ao cliente

Algo que os profissionais de marketing de restaurantes muitas vezes esquecem é que nem tudo se trata de marketing, e a mídia social também desempenha um papel importante quando se trata de atendimento ao cliente. O atendimento ao cliente não termina mais quando os clientes saem da sua empresa. As redes sociais também funcionam como plataformas de revisão não regulamentadas, públicas e muitas vezes desastrosas. Uma única postagem criada por um cliente insatisfeito pode prejudicar a reputação da sua empresa se se tornar viral na sua cidade. Como mencionei antes, a mídia social é semelhante ao marketing boca a boca, e isso pode ser positivo ou negativo dependendo do desempenho, do serviço e da qualidade geral do seu restaurante. É por isso que acompanhar o que é dito sobre o seu restaurante online é crucial para manter uma boa reputação e fazer o controle de danos, se possível. Mas não há nada a temer se você estiver administrando seu negócio de maneira adequada e prestando muita atenção à sua qualidade geral.

Plataformas de mídia social para marketing de restaurantes

pessoas usando mídias sociais em um restaurante

Esta é uma abordagem bastante controversa, mas todas as redes sociais podem ser usadas para comercializar um restaurante , porque, porque não? Claro, algumas plataformas podem beneficiar mais o seu restaurante dependendo do público do seu restaurante. Com isso dito, existem algumas plataformas de mídia social convencionais nas quais vale a pena focar. São os seguintes:

  • Facebook
  • Instagram
  • TikTok

Não existe uma ordem geral ou prioridade para eles – você deve descobrir qual deles pode funcionar para você.

Noções básicas de marketing de mídia social

vários logotipos de mídia social

Antes de falar em detalhes, existem algumas coisas básicas que você pode e deve fazer nas redes sociais para iniciar sua estratégia de marketing. A primeira coisa que você deve fazer – vamos chamar de passo zero – é estudar quais plataformas de mídia social seus clientes mais utilizam. Você não quer postar em uma plataforma que eventualmente não atrairá clientes. Esse é um estudo que você deve incluir ao realizar um estudo de mercado e ao criar buyer personas. Depois de reunir essas informações, você pode prosseguir com as seguintes etapas:

  1. Crie um perfil ou página. Você deve primeiro criar um perfil na mídia social específica que usará para divulgar seu negócio.
  2. Preencha seu perfil ou página com todas as informações sobre o seu negócio. Isso inclui adicionar o nome do seu restaurante, endereço, fotos de dentro e de fora do local, sua localização no Google Maps, horário de funcionamento, cardápio, outros links de mídia social e muito mais.
  3. Inclua os mesmos elementos de marca que você usa em seu restaurante e que devem estar presentes em diferentes plataformas de mídia social e outros canais de marketing.

Depois de fazer isso, há algumas coisas que você deve determinar antes de criar sua estratégia de conteúdo. Lembre-se de que essas etapas usarão muitas informações que você deve coletar para criar suas buyer personas.

  1. O tipo de conteúdo que mais beneficiará o seu restaurante.
  2. A mensagem que você deseja transmitir aos seus clientes.
  3. A voz do seu restaurante em diferentes mídias sociais. Alternativamente, você pode criar uma voz/tom para cada plataforma, o que pode ser mais eficaz para se conectar com seu público.

Agora, darei um exemplo de estudo de marketing simplificado e alguns exemplos de como usar essas informações para criar conteúdo para cada plataforma de mídia social.

Dados hipotéticos de estudo de marketing

pessoas analisando um estudo de marketing

Um novo restaurante quer aumentar sua presença nas redes sociais e atrair clientes por meio das redes sociais. Eles conduzem pesquisas para determinar quais plataformas de mídia social são mais populares entre seu público-alvo. Aqui estão os métodos usados:

  1. Pesquisas online : eles criaram uma pesquisa online e a compartilharam em seu site, páginas de mídia social e por meio de email marketing. A pesquisa incluiu perguntas sobre quais plataformas de mídia social seu público-alvo usa com mais frequência, com que frequência as utilizam e que tipos de conteúdo preferem ver.
  2. Análise de mídia social: eles usaram análise de mídia social para coletar informações sobre dados demográficos, taxas de engajamento e preferências de conteúdo de seus seguidores.
  3. Grupos focais: Eles conduziram grupos focais com membros de seu público-alvo para coletar insights sobre seus hábitos e preferências nas redes sociais.
  4. Análise da concorrência: Eles analisaram a presença de seus concorrentes nas redes sociais para obter insights sobre o que funciona bem em seu setor.

Os resultados mostram o seguinte:

  • 55% do público-alvo usa o Facebook. Este segmento é composto principalmente por pessoas com idades entre 30 e 50 anos.
  • 25% usam Instagram. Este segmento é composto principalmente por pessoas com idades entre 20 e 50 anos.
  • 15% usam TikTok. Esse segmento é composto majoritariamente por pessoas entre 18 e 30 anos.
  • 5% usam outras mídias sociais ou nenhuma. Esse segmento é composto por pessoas entre 18 e 50 anos.

Nota: Este é apenas um exemplo e você deve coletar essas informações para o seu restaurante porque os resultados não serão os mesmos. Além disso, esses resultados devem ser usados para criar buyer personas , utilizando dados como idade, poder de compra, hábitos de consumo e muito mais.

Marketing de restaurantes no Facebook

maquete de página do Facebook

Ter uma página no Facebook é essencial para comercializar um restaurante porque possui muitas funcionalidades integradas que a tornam uma poderosa ferramenta multifuncional. As páginas do Facebook são comumente usadas como páginas da web normais, embora possam funcionar em conjunto com sites comerciais regulares. Você pode criar posts, publicar artigos e imagens, ter todas as informações sobre o seu negócio em um só lugar e interagir com seus clientes. Também possui opções de publicidade paga que podem aumentar seu alcance e atingir segmentos de público específicos para maximizar as conversões. Além disso, ele pode ser conectado ao Instagram, WhatsApp e ao aplicativo Messenger do Facebook para aumentar a forma como você pode interagir com seus clientes e receber feedback.

Exemplo de marketing no Facebook

Como a maioria dos clientes do restaurante fictício usa o Facebook, os profissionais de marketing desse negócio devem se concentrar na criação de postagens envolventes e informativas em sua página do Facebook. Eles podem postar sobre suas promoções diárias, novos itens de menu, próximos eventos e avaliações de clientes. Eles também podem compartilhar fotos e vídeos de sua comida e restaurante para divulgar sua marca.

Além disso, utilizando publicidade paga, devem ser capazes de atingir os seus públicos específicos, introduzindo dados sobre os seus clientes recolhidos no estudo de marketing. Essas ferramentas também podem ser usadas para atingir clientes locais. Isto é crucial porque as pessoas que podem ser convertidas em clientes de forma mais eficaz provavelmente viverão perto da localização do restaurante. Então, para resumir, o restaurante deve focar no seguinte:

  • A palavra-chave desta plataforma é eclética . Aproveite a versatilidade da plataforma e publique diversos tipos de conteúdo. Isso significa postar conteúdo de texto e imagem, vídeos da linha do tempo, histórias, enquetes, avaliações e muito mais. Isto também será eficaz para alcançar pessoas de diferentes faixas etárias.
  • Criação de postagens altamente envolventes que ajudam a atrair clientes em potencial e a incentivá-los a vir ao restaurante.
  • As postagens podem ser qualquer coisa, desde vídeos até postagens de texto e imagens.
  • Publique conteúdo altamente compartilhável.
  • Publique conteúdo consistente com a voz e a marca do restaurante.
  • Crie um calendário de conteúdo que mantenha o restaurante relevante e no feed de seus seguidores pelo maior tempo possível.
  • Promova conteúdo gerado pelo usuário e republice para interagir com seus clientes.

Por fim, vale sempre ressaltar que o restaurante deve acompanhar as narrativas dos clientes relacionadas ao negócio, pois também é uma plataforma que tem a opção de receber avaliações dos clientes. Saber o que é dito online sobre o restaurante pode ajudar a fazer mudanças e melhorias e a controlar os danos quando erros são cometidos.

Marketing de restaurantes no Instagram

página do instagram em um smartphone

O Instagram é uma plataforma um pouco mais limitada quando se trata de conteúdo porque favorece principalmente conteúdos curtos. É também uma plataforma de alta manutenção – a criação de conteúdo é muito mais importante quando comparada a plataformas como o Facebook. A boa notícia é que é incrivelmente eficaz quando usado corretamente. É uma mídia social visual, o que significa que você deve se concentrar mais na criação de conteúdo visual altamente envolvente, desde rolos até imagens de alta qualidade. Nesta plataforma, o que deve brilhar é aquele que os clientes conseguem perceber. A preparação e apresentação dos pratos, a limpeza da cozinha, a beleza dos espaços, as pessoas que trabalham no restaurante e muito mais. Também é importante se adaptar a textos muito mais curtos nas descrições das imagens e pesquisar e usar hashtags apropriadas.

Outra vantagem de usar o Instagram é que você pode compartilhar suas histórias no Facebook, então a criação de conteúdo é muito mais holística e pode alcançar clientes e seguidores em ambas as plataformas. O mesmo se aplica à publicidade.

Exemplo de marketing no Instagram

O referido restaurante se beneficiaria com a criação de um calendário de conteúdo para Instagram e Facebook, que pode ser gerenciado a partir do Business Suite da Meta . Dessa forma, fica muito mais fácil criar e planejar stories para postar nas duas plataformas. O Instagram também dá acesso a enquetes para fazer alterações e melhorar seu restaurante de diversas maneiras, ou simplesmente para interagir com os clientes. O restaurante beneficiaria do seguinte:

  • Criar conteúdo para Facebook e Instagram ao mesmo tempo, quando relevante ou possível.
  • Usando fotos e vídeos de pratos de alta qualidade para postagens.
  • Acompanhar as tendências do Instagram que são relevantes para o restaurante.
  • Entrar em contato com influenciadores do Instagram para colaborar na criação de conteúdo ou para avaliações honestas e pagas dos pratos.
  • Aproveitando o conteúdo gerado pelo usuário.

O Instagram é muito simples – se ficar bem na câmera e houver uma história interessante por trás das imagens e vídeos, postá-la é quase obrigatório.

Nota: Confira nosso guia sobre como criar conteúdo de vídeo para o seu restaurante para mais dicas.

Marketing de restaurantes no TikTok

página tiktok em um smartphone

É uma plataforma de mídia social que permite aos usuários criar e compartilhar vídeos curtos. Tornou-se uma ferramenta eficaz para as empresas comercializarem seus produtos e serviços. Oferece aos restaurantes ferramentas muito semelhantes às oferecidas pelo Instagram, mas com foco em vídeos curtos. A vantagem, porém, é o potencial de viralidade de cada vídeo que você publica. Por alguma razão, é muito mais fácil desenvolver uma conta TikTok quando comparado a outras plataformas de mídia social. Outra coisa dessa plataforma é que ela é muito mais pessoal e menos formal, principalmente porque é utilizada por um público mais jovem, fazendo com que o conteúdo pareça autêntico. Sendo esse o caso, é também uma plataforma muito mais criativa e descontraída, tornando-se o ambiente perfeito para aproveitar as vantagens do marketing de influenciadores e do conteúdo gerado pelo usuário. Interagir com os clientes é mais fácil e sempre existe a possibilidade de se tornar viral com um único vídeo. A desvantagem, porém, é que é uma plataforma globalizada – é difícil atingir clientes específicos em sua área, tornando a plataforma um curinga em termos de marketing.

Exemplo de marketing TikTok

O TikTok também se beneficia de dicas sobre criação de conteúdo de vídeo. Manter os vídeos curtos e autênticos é crucial, e essa é uma estratégia com a qual o restaurante deve se acostumar. Envolver-se com clientes e influenciadores é fundamental, ao mesmo tempo que usa a mesma fórmula usada para criar conteúdo visualmente atraente no Instagram. A diferença é que no TikTok (e talvez em outras mídias sociais também), três tipos de conteúdo podem ser usados para fins de marketing:

  • Atenha-se ao básico – conteúdo que corre menos riscos, como receitas regulares e vídeos de demonstração. A vantagem é que esse tipo de conteúdo também se traduz bem de ou para outras plataformas, podendo ser postado em todas elas adaptando o formato.
  • Emulando outros conteúdos recriando tendências. O TikTok tem tendências diferentes em todos os momentos e imitá-las ou adaptá-las à estratégia de um negócio pode ser um sucesso.
  • Criar conteúdo altamente criativo que pode se tornar viral ou uma tendência. Como a plataforma promove o consumo de conteúdo em ritmo acelerado, qualquer vídeo pode se tornar viral, tornando o negócio um criador de tendências e aumentando seu alcance.

Quanto ao tipo de conteúdo, eles devem ter certeza de que estão criando conteúdo com o qual o público mais jovem possa se identificar.

Outras plataformas de mídia social

youtube em um navegador

Embora as plataformas mencionadas acima sejam as melhores para comercializar um restaurante, existem inúmeras outras que você pode usar para divulgar o seu negócio. Aqui está uma lista de menções honorárias que você pode começar a usar ou que podem ser integradas às que você está usando atualmente:

  • WhatsApp e Facebook Messenger: Como fazem parte do Meta, você pode integrá-los facilmente ao Instagram e ao Facebook. O WhatsApp também oferece opções de negócios eficazes que você pode usar para receber pedidos de clientes que possuem o número do seu restaurante.
  • YouTube: Este também é ótimo para criar conteúdo de vídeo longo e curto. Ele permite que você desenvolva ainda mais a marca do seu negócio e oferece muito mais opções em relação ao conteúdo que você pode criar. Por fim, o conteúdo publicado no YouTube se traduz bem no Facebook e no Twitter (e outros) e pode ser adaptado aos formatos TikTok e Instagram para criar conteúdo multiuso.
  • Twitter: Este já existe há alguns anos e, embora não seja tão popular como costumava ser, ainda pode ajudar o seu restaurante se o seu público o utilizar. Além disso, pode ajudá-lo a construir o conhecimento da marca, simplesmente tendo um perfil vinculado a outras mídias sociais. Também oferece opções de publicidade paga.
  • Twitch e Discord: São um pouco estranhos e deslocados, porém, alguns restaurantes têm feito experiências com eles devido à popularidade das plataformas entre o público mais jovem. Eles podem ser usados para criar transmissões ao vivo diretamente de sua cozinha, competições, desafios e eventos mais envolventes.
  • Foursquare e LinkedIn: O Foursquare é benéfico para locais maiores que servem como um centro para reuniões e clientes corporativos, e o LinkedIn complementa isso perfeitamente. Além disso, o LinkedIn é uma ótima maneira de encontrar funcionários com vagas de emprego direcionadas.

Criar uma estratégia que englobe essas plataformas de mídia social não é fácil, mas pode ser feito se o seu estudo de mercado provar que vale a pena o esforço.

Medindo o sucesso nas redes sociais com métricas e ferramentas

métricas de mídia social, curtidas, comentários e compartilhamentos

Esta é a etapa final crucial para o sucesso de qualquer restaurante que pretenda estabelecer uma forte presença online. Com a ajuda de métricas e ferramentas, disponíveis gratuitamente em cada plataforma, é possível acompanhar e analisar vários aspectos do desempenho nas redes sociais, incluindo engajamento, alcance e até conversões, se você combinar esses dados com o tráfego ou vendas do seu restaurante. . Essas informações você pode obter facilmente em um sistema POS como o Waiterio, que oferece relatórios detalhados sobre o desempenho do seu negócio. Saiba mais sobre o Waiterio aqui .

É importante observar que, embora métricas e ferramentas sejam essenciais, elas não devem ser o único foco de sua jornada nas redes sociais. Em vez disso, concentre-se em construir relacionamentos com seu público, criar conteúdo valioso e interagir com seus seguidores. Se você combinar esses elementos com uma abordagem baseada em dados, poderá criar uma estratégia vencedora de mídia social que forneça resultados e construa conexões duradouras com seu público. Você está aproveitando essas ferramentas?

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes