Oportunidades Especiais de Marketing em Restaurantes: Carnaval e Dia dos Namorados

Oportunidades Especiais de Marketing em Restaurantes: Carnaval e Dia dos Namorados

Ideias de Promoção de Restaurantes para Fevereiro

Postado por Michael Elkins a 8 de janeiro de 2018

Os restaurantes podem obter enormes benefícios financeiros e de fidelização de clientes ao realizarem promoções especiais para celebrar feriados comuns e festividades locais. Em todo o mundo, duas das celebrações mais significativas são o Carnaval e o Dia dos Namorados. De fato, o Dia dos Namorados é frequentemente o segundo dia mais movimentado do ano para os restaurantes. Por isso, criar um menu especial, adicionar alguns extras e promover o evento pode ajudá-lo a maximizar as receitas.

Promoções de Carnaval ou Mardi Gras nos Restaurantes

O carnaval é uma celebração baseada na religião, que muitas vezes vagueia em territórios bastante selvagens onde os festivaleiros participam fortemente, atuand em desfiles, comendo desordeiramente, vestindo fantasias, bebendo mais do que deviam, cantando músicas festivas e comportando-se de forma engraçada. Algumas das principais celebrações mundiais do Carnaval são chamadas por nomes diferentes, incluindo Mardi Gras, Carnival, Karneval, Fastnacht, Terça-Feira de Carnaval, Carnevale e outros. A celebração ocorre normalmente durante duas, ou mesmo três semanas antes do principal evento: Terça-Feira de Carnaval ou Dia de Carnaval, no dia anterior à Quarta-Feira de Cinzas, que é quando os cristãos católicos geralmente começam a cumprir as seis semanas de Quaresma. A Quaresma requer jejum e expiação que termina na Páscoa. Em 2018, a maioria das celebrações do Carnaval decorrerão entre 2 de Fevereiro e 13 de Fevereiro, que é o último dia.

Durante esta celebração de uma semana, os restaurantes podem produzir menus especializados que incluem os pratos favoritos da época de Carnaval de todo o mundo, como o Bolo Rei de Nova Orleans, pratos de preferência étnica, street food vendida em frente ao restaurante e menus pré-embalados para a celebração das famílias que não têm tempo para cozinhar. Alguns restaurantes podem organizar festas privadas de krewes, sociedades secretas e outros grupos. Algumas ideias típicas para promover os restaurantes no Carnaval incluem:

  • Entretenimento ao Vivo

    As opções de entretenimento vão desde a música tropical até aos artistas mais conhecidos. O seu restaurante pode contratar uma banda, mostrar novos talentos, recorrer a um DJ ou criar uma lista de reprodução especial para a época carnavalesca. O karaoke é sempre popular, e muitos participantes podem se vestir como cantores que estão a imitar.

  • Festas de Fantasia

    Festas de fantasia são muito populares durante o Carnaval em quase todos os países e culturas. Pode hospedar no seu restaurante uma competição de fantasias para atrair celebridades do Carnaval, mas esteja ciente de que muitas pessoas criam trajes surpreendentemente elaborados para este evento, o que poderia criar problemas logísticos para a locomoção das pessoas no restaurante.

  • Promoções no Bar

    As ideias promocionais no seu Bar para a época de Carnaval podem incluir marketing em forma de vídeo para mostrar as festividades do evento do ano passado. Não se esqueça de filmar a festa deste ano para futuras promoções. Pode partilhar esses vídeos imediatamente nas redes sociais para gerar publicidade do restaurante. O Carnaval é o momento ideal para criar bebidas elegantes usando mixologia molecular.

  • Marketing de Localização para Foliões Próximos do seu Restaurante

    A maioria das celebrações de Carnaval incluem eventos internos como externos. Usando a tecnologia GPS, pode convidar os foliões próximos ao seu restaurante para descansarem um pouco, relaxando confortavelmente e fazendo uma pausa das multidões de dançarinos, pessoas que passam no desfile e das pessoas que mostram os seus trajes.

  • Promover os Seus Eventos

    É importante promover o seu evento antes, durante e depois do Carnaval para atrair a maioria das pessoas e obter a maior publicidade do seu trabalho. Inclua links para as pessoas reservarem mesas nos eventos do seu restaurante. Pode implementar uma taxa de serviço e ter um período de bar aberto predefinido, mas deve limitar as bebidas aos licores de prateleira inferior, cervejas comuns e vinhos da casa.

  • Alimentos Temáticos

    Esta é uma ótima época do ano para realizar eventos de degustação de vinhos e comida - especialmente os que incluem alimentos étnicos e picantes.

bebida de celebração cor-de-rosa

Dia dos Namorados - Muitos Restaurantes Antecipam o "Black Friday"

Restaurantes de todo o mundo agora celebram o "Black Friday". Este é um dia em que muitos retalhistas começam a operar às escuras devido ao tremendo volume de vendas. Os restaurantes aproveitam o seu próprio Black Friday no dia 14 de Fevereiro, quando o Dia dos Namorados inflama as vendas após a desaceleração anual do inverno. Perdendo apenas para o Dia das Mães, o Dia dos Namorados gera o segundo maior volume de vendas do ano para a maioria dos restaurantes. O preço calculado da quantia que as pessoas gastaram no Dia dos Namorados é um surpreendente $18,2 mil milhões de USD apenas nos Estados Unidos.

Pode maximizar as suas receitas preparando um menu especial e produzindo uma noite romântica. Apesar de haver o risco de cancelar o seu evento devido ao mau tempo, a maioria dos casais no Dia dos Namorados não deixa nada, mesmo uma tempestade de neve, impedi-los de celebrar. Pode reprogramar o evento ou fornecer uma data alternativa para aqueles que não conseguirem ir ao evento por causa do tempo incerto.

O Dia dos Namorados é sobre romantismo entre os casais, então pode organizar a sua sala de jantar de modo a acomodar mesas para duas pessoas. Deve criar uma atmosfera íntima e decorativa com as toalhas de mesa, flores em cima da mesa, velas e outros apontamentos. Planeie um evento que atraia os seus clientes alvo e que seja acessível.

  • Organizar um Jantar de Degustação de Vinhos

    Os vinhos são selecionados com base num tema geográfico ou culinário. Pode servir alimentos de uma determinada região ou criar entradas sublimes. Cada prato deve ser acompanhado por um ou mais vinhos para os casais provarem.

  • Servir Alimentos Afrodisíacos

    Os alimentos que são comuns ​​para incentivar o romantismo incluem ostras, mel, bananas, chocolate, pimentas e outros.

  • Considerar um Menu de Preço Fixo

    Um menu de preço fixo pode oferecer um número limitado de entradas, aperitivos, saladas e sobremesas. Isso ajudará a acelerar o serviço e tornar o serviço às mesas um pouco mais rápido. Também pode vender os convites com antecedência e aceitar o pré-pagamento, o que pode ajudar a financiar os planos especiais que possui, como a contratação de uma banda ou artistas.

  • Oferecer Extras

    Pode fornecer um menu, caixa de chocolates, champanhe e outros extras a cada mesa à medida que os convidados chegam.

  • Oferecer um Saco de Pano a Cada Casal

    O saco de pano pode conter uma oferta de incentivo para uma futura refeição no restaurante ou uma sobremesa, bebida ou um aperitivo grátis. Pode recrutar alguns parceiros de negócios para provar um simples rosé, uma caixa de chocolates ou outra lembrança para os seus clientes. Esta é uma ótima maneira de obter mais receitas do seu evento mais do que numa noite normal.

  • Contratar um Tarólogo ou Vidente

    Contratar um adivinho pode ser muito divertido e adicionar romantismo à noite.

Adicionar Pessoal ao Seu Staff e Preparar os Seus Funcionários para uma Noite Diferente

Tanto o Carnaval como o Dia dos Namorados prometem desencadear grandes multidões e a sua equipa precisa de estar pronta para enfrentar longos e exigentes períodos de serviço. Também é importante programar a ajuda suficiente para lidar com a carga de trabalho. Também pode precisar de consultores externos como adivinhos, animadores e fornecedores de flores, doces e outras guloseimas. Recrutar os funcionários suficientes para as suas promoções é importante para o seu sucesso.

Se ainda não possui um sistema POS móvel, pode experimentar considerar o sistema simples Waiterio: é barato, fácil de aprender e rápido a implementar no seu restaurante. Irá acelerar os pedidos e o pagamento das contas de clientes para que a sua equipa possa se concentrar em oferecer um serviço com melhor qualidade.

Tanto o Carnaval como o Dia dos Namorados podem dar azo a ideias para promoções nos restaurantes para oferecem aos seus clientes uma experiência inesquecível. Os seus clientes podem desfrutar de um romantismo elevado, trajes divertidos e uma interação social incomparável.

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes