Projeto e manutenção de banheiros em restaurantes

Projeto e manutenção de banheiros em restaurantes

Aprenda aqui a importância de manter o banheiro do seu restaurante limpo!

Postado por Victor Delgadillo a 18 de abril de 2023

O design e a manutenção de um banheiro de restaurante são cruciais para a experiência geral que você oferece aos seus clientes. Diz-se que a limpeza e higiene dos banheiros de um restaurante são indicativos da qualidade geral do estabelecimento. É por isso que os proprietários e gerentes de restaurantes precisam prestar atenção ao design e à manutenção de seus banheiros. Um banheiro bem projetado pode melhorar a experiência do cliente, principalmente se atender aos seguintes requisitos:

  • Design funcional
  • Decoração esteticamente agradável
  • Oferece acessibilidade para todos os tipos de clientes
  • Pode acomodar várias pessoas nos horários de pico.

A manutenção também é vital. Um banheiro sujo pode deixar uma impressão negativa nos clientes ou resultar em riscos à saúde. Limpeza regular, armazenamento e gerenciamento de suprimentos e reparo de acessórios quebrados são necessários para evitar esses problemas. Neste artigo, falarei sobre o seguinte:

  • Importância da limpeza e design adequado dos banheiros dos restaurantes
  • Vários aspectos do design de banheiros em restaurantes que você deve considerar.
  • Melhores práticas de limpeza e manutenção.

Por fim, falarei com você sobre como você pode criar uma impressão positiva em seus clientes por meio de seus esforços para oferecer uma experiência de qualidade até mesmo em seus banheiros. Vamos começar!

A importância do design e da limpeza do banheiro do restaurante

banheiro normal de restaurante

Primeiro, vamos falar sobre a importância do design. Hoje em dia, atender às necessidades dos seus clientes em cada centímetro do layout do seu restaurante é fundamental para oferecer-lhes uma boa experiência. O facto de só terem acesso a determinadas partes do restaurante, geralmente designadas por frente, faz com que as instalações sanitárias sejam uma grande percentagem da sua experiência. Mesmo que seja apenas 20% do design do restaurante , ele deve ser projetado com a mesma qualidade dos demais para oferecer uma boa experiência. Para isso, você deve considerar diversos fatores, como acessibilidade, funcionalidade e conforto para acomodar todos os seus clientes. Os banheiros dos restaurantes também devem cumprir as regras, padrões e outros regulamentos locais de construção que podem ser obrigatórios em sua localidade. Se algo quebrar, consertá-lo também pode evitar que você e seus clientes sofram acidentes, como escorregar com água de uma pia quebrada – o que também pode causar problemas legais . Além disso, você pode querer escolher o projeto mais eficiente possível para reduzir o desperdício de água, o que sempre lhe renderá bons pontos com clientes ambientalmente conscientes.

Agora, mesmo que você projete o banheiro perfeito, a limpeza é outra coisa que você deve manter diariamente, e ainda mais frequentemente do que isso – um cliente nunca deve informar que há uma bagunça no seu banheiro. Além disso, é preciso considerar que 80% dos clientes tomam o banheiro sujo do restaurante como indicação da limpeza geral do estabelecimento. Mesmo que você tenha a melhor comida e serviço do mundo, seu banheiro terá um papel importante na forma como seus clientes percebem seu negócio, especialmente se ele estiver sujo. Com isso, determinamos que a limpeza é tão importante que é esperada, mas não tão recompensada pelos clientes.

Como projetar um banheiro de restaurante

banheiro de restaurante chique

Ao projetar um banheiro para um restaurante, é preciso considerar o conceito ou tema e a estética geral do negócio. A casa de banho deve complementar o design do restaurante – se tem um restaurante requintado, ter uma casa de banho com um design comum pode desiludir os seus clientes. Por isso, tenha sempre em mente que o banheiro ainda faz parte da experiência do restaurante e por isso deve estar no mesmo nível, ou até mesmo em um nível superior. Em qualquer caso, é mais comum que os proprietários de restaurantes pensem que é o mínimo que podem fazer para satisfazer os seus clientes. Aqui estão algumas dicas para projetar um banheiro de restaurante que atenda aos requisitos mínimos:

  • Design : O banheiro deve ser esteticamente agradável e estar de acordo com o tema geral do restaurante. Considere o uso de cores, texturas e materiais que complementem o design geral do restaurante. Se tem uma marisqueira, pode optar por uma decoração e cores que complementem o resto do design. Mas isso não faria sentido se você tivesse um restaurante familiar casual.
  • Iluminação : A iluminação adequada é essencial para segurança e funcionalidade. Considere o uso de luzes LED, que economizam energia e fornecem iluminação natural e brilhante. Além disso, considere usar materiais e cores que deixem o banheiro ainda mais limpo – branco e cores claras ajudam a dar essa sensação, além de facilitar a localização da sujeira acumulada.
  • Ventilação : A ventilação adequada é crucial para evitar odores e promover a circulação de ar. Um banheiro bem ventilado também ajuda a prevenir o crescimento de mofo e bolor, embora se você considerar projetar um banheiro com espaços amplos e abertos, seja mais fácil evitar esse problema.
  • Limpeza : O banheiro deve ser fácil de limpar e manter. Materiais resistentes à umidade e bactérias, como porcelana ou aço inoxidável, são boas escolhas. Além disso, o uso de acessórios sem toque, como torneiras e dispensadores de sabonete, pode ajudar a prevenir a propagação de germes, o que é muito importante na era pós-pandemia. Além disso, lembre-se de que seus funcionários terão que limpá-lo constantemente. Portanto, projetá-lo com locais de difícil acesso, muito altos, muito estreitos e muito mais pode dificultar sua limpeza.
  • Acessibilidade : O banheiro deve ser acessível a pessoas com problemas de mobilidade. Esse

inclui portas largas, barras de apoio e amplo espaço para manobrar uma cadeira de rodas ou muletas.

Ao considerar esses fatores ao projetar o banheiro de um restaurante, você pode criar um espaço agradável para os clientes.

Contrate especialistas para criar um banheiro funcional do ponto de vista técnico

planta arquitetônica de um restaurante

Outra coisa a considerar é que os banheiros dos restaurantes são usados por várias pessoas ao longo do dia, especialmente em dias movimentados. Portanto, a última coisa que você deseja é criar um banheiro que seja difícil de consertar ou mesmo sujeito a falhas devido ao uso contínuo. Para evitar esses problemas, é uma boa ideia contratar arquitetos, designers e construtores competentes naconstrução de banheiros comerciais , que são um pouco diferentes dos banheiros normais. Isso evitará que seu banheiro seja difícil de consertar porque os tubos foram projetados para caber e não com a funcionalidade em mente. Isso também evitará erros de projeto que causam problemas de fluxo de água, acúmulo de poeira ou mofo e muito mais.

Dicas para tornar o banheiro de um restaurante fácil de usar

placa de banheiro que divulga acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida

Existem outras considerações para fazer com que o banheiro de um restaurante satisfaça as necessidades do cliente. Aqui estão algumas dicas que você pode usar para garantir isso:

  • Não instale acessórios difíceis de usar. Esta também é uma parte importante da acessibilidade que você pode fornecer.
  • Se você deseja instalar luminárias inovadoras com designs não convencionais, certifique-se de incluir sinalização e instruções. A placa mais simples pode fazer uma grande diferença e não incluí-la pode confundir seus clientes ou causar acidentes ou bagunça que sua equipe terá que limpar. Quanto mais claro você for, melhor!
  • Certifique-se de que o banheiro também esteja equipado com equipamentos de segurança, como travas duráveis em cada box para garantir privacidade, ralos de água para evitar inundações, pisos antiderrapantes e muito mais.
  • Inclua sabonete, papel higiênico e produtos de higiene comuns para acomodar seus clientes. Eles irão apreciá-los muito!

Por fim, deixar seus clientes confortáveis em seu restaurante também inclui considerar suas sugestões para fazer alterações no layout, design e muito mais. Nem todas as reclamações dos clientes são acionáveis, mas algumas delas serão e podem melhorar o restante da experiência gastronômica do cliente.

Dicas de limpeza e manutenção de banheiros de restaurantes

limpando um banheiro

Como estabelecemos, a limpeza é vital. Quando se trata de limpeza e manutenção de banheiros de restaurantes, algumas práticas podem fazer uma grande diferença quando você instrui sua equipe a limpá-los. Alguns restaurantes empregam serviços de limpeza terceirizados para cuidar de seus banheiros, o que é uma boa ideia porque a limpeza profunda é difícil e nem todos os seus funcionários estarão dispostos ou serão capazes de fazer um bom trabalho. Ainda assim, isso não só é insustentável todos os dias, como também não garante que a sua casa de banho estará sempre limpa. Por esse motivo, compartilharemos aqui algumas das melhores dicas que você pode usar para maximizar a limpeza.

1. Serviços de terceiros são úteis, mas não todos os dias

Use serviços de limpeza terceirizados toda semana ou a cada duas semanas – isso economizará dinheiro enquanto cuida dos principais problemas de limpeza. Claro, há ocasiões em que você precisará usar produtos de limpeza de terceiros porque a sujeira é grande demais para ser manuseada. Porém, na maioria dos casos, ter alguém da sua equipe para cuidar da limpeza do banheiro sai mais barato, mesmo que você pague um pouco mais para isso. Você também pode dividir o trabalho entre vários membros da equipe e dar-lhes incentivos.

2. Equipe sua equipe com as ferramentas necessárias

produtos de limpeza

Para limpar um banheiro você precisará do seguinte:

  • Soluções desinfetantes e de limpeza de nível comercial
  • Soluções de limpeza perfumadas
  • Luvas resistentes, máscaras faciais e proteção para os olhos
  • Esfregões, vassouras, baldes
  • Scrubs, aventais e até botas

Lembre-se de que isso ajudará os membros da sua equipe a se sentirem tão confortáveis e seguros quanto qualquer pessoa ao limpar um banheiro.

3. Crie um procedimento para limpar os banheiros

lista de verificação de limpeza para um restaurante

A criação de procedimentos garante que cada membro da equipe que limpa o banheiro aplique as mesmas técnicas e que não haja espaço para pular etapas. Pode ser algo assim:

  • Varra e limpe as lixeiras.
  • Reabasteça produtos de higiene pessoal e outros suprimentos
  • Limpe espelhos, portas e paredes de banheiros e outras superfícies
  • Limpe pias e balcões
  • Esfregue os vasos sanitários por dentro e por fora
  • Desinfete maçanetas de portas, interruptores de luz, torneiras, botões de secadores de mãos e muito mais
  • Limpe o chão com desinfetante
  • Limpe o chão com soluções de limpeza perfumadas
  • Ventile o banheiro

Essas etapas ajudarão você a manter o banheiro sempre limpo, especialmente porque eles podem ser usados várias vezes ao dia – e você precisará fazer isso se tiver um restaurante com muito movimento.

4. Verifique o banheiro a cada hora

Crie o hábito de verificar a limpeza do banheiro a cada hora ou mesmo depois que um cliente o usar. Isso o ajudará a identificar problemas internos antes que um cliente tenha que lhe contar sobre isso - então será tarde demais e o cliente já terá feito seu julgamento sobre o seu estabelecimento. Além disso, vale ressaltar que os clientes contarão a todos que conhecem. Considerando que existem telefones com câmeras e mídias sociais, você pode presumir que seu restaurante não se beneficiará com um banheiro mal conservado.

Como impressionar seus clientes com o banheiro do seu restaurante?

mulher impressionada

A maioria dos restaurantes aceita não ouvir reclamações de seus clientes sobre seus banheiros. No entanto, como você pode impressioná-los o suficiente para que elogiem seu serviço e façam seu restaurante se destacar? Existem algumas estratégias que restaurantes sofisticados aplicam para alcançar esse resultado. Alguns deles são os seguintes:

  • Acabamentos de alta qualidade: Apresentar acabamentos premium, como bancadas de mármore, azulejos de design e luminárias decorativas, pode melhorar a aparência do seu banheiro. Se você planeja instalar tais acessórios, certifique-se de que eles não causem problemas de design como os mencionados acima.
  • Produtos de luxo: oferecer sabonetes, loções e outros produtos de higiene pessoal luxuosos também pode impressionar seus convidados. Oferecê-los pode melhorar a visão que eles têm da experiência que você oferece, mesmo que seu restaurante não seja sofisticado. É claro que existem custos associados a estes serviços, por isso certifique-se de justificá-los dentro do seu orçamento.
  • Acessórios atualizados: Acessórios inovadores ou atualizados, como vasos sanitários automáticos, torneiras sem toque e secadores de mãos de alta tecnologia, também podem melhorar a experiência do cliente.
  • Toques pessoais: Amenidades extras, como enxaguatório bucal, balas ou produtos de higiene feminina, também podem proporcionar uma sensação de personalização ao seu serviço.

No geral, incluir aspectos luxuosos ou mesmo memoráveis no banheiro do seu restaurante pode ser suficiente para superar as expectativas do seu cliente. Se o mínimo não lhe render elogios, detalhes como esses certamente o farão. Claro, certificar-se de que estão alinhados com o resto do restaurante e com a sua qualidade é crucial. Nem mesmo o melhor banheiro pode compensar uma experiência gastronômica ruim, isso é certo!

Banheiros limpos de restaurantes – Heróis desconhecidos do sucesso em restaurantes

Ter um banheiro de restaurante limpo e com design adequado pode ajudá-lo a aumentar sua confiança em seu negócio. Não é uma tarefa simples – um banheiro limpo fala maravilhosamente sobre a atenção da sua empresa aos detalhes, especialmente se você se esforçar ao cuidar dele. Coisas sutis, como ter sempre um cheiro agradável, garantir que tudo esteja impecável e confortável de usar, farão com que seus clientes se sintam seguros e bem cuidados. O problema é que, se você fizer um bom trabalho, ninguém dirá nada sobre isso. Mas se você não fizer isso, todos o farão, e seu negócio estará condenado. Então, seus banheiros estão limpos o suficiente? É melhor que sejam!

Outro herói desconhecido do sucesso é o seu PDV. Um sistema POS adequado como o Waiterio pode ajudar sua empresa de mais maneiras do que você imagina. Saiba mais sobre o que o Waiterio tem a oferecer !

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes