Quanto custa abrir um restaurante

Quanto custa abrir um restaurante

Saiba quanto custa abrir um restaurante e muito mais!

Postado por Victor Delgadillo a 8 de maio de 2022

Quer saber quanto custa abrir um restaurante?

O principal problema para quem está tentando abrir um restaurante é o orçamento. O custo de abertura de um restaurante é uma grande barreira a ser superada… certo? Sim, é, mas o que você pode não ter considerado é que os negócios de alimentos são maleáveis à sua situação empreendedora.

Neste artigo, vou falar sobre:

  • Quanto custa em média abrir um restaurante hoje
  • Sobre o que é preciso para abrir um restaurante
  • Sobre os erros mais comuns que os donos de restaurantes cometem ao calcular seus orçamentos
  • E as opções que você tem para levantar esse dinheiro

Abrir um restaurante é um desafio para muitos, mas a verdade é que há várias coisas que pode fazer para evitar enfrentar a dificuldade na sua totalidade. Existem maneiras de baixar a barra!

Saiba como aqui.

Quanto custa abrir um restaurante

Abra o sinal em um restaurante

O presente, não importa quando você leia este artigo, será o momento mais difícil e caro para abrir um restaurante.

Isso porque o custo de vida e de negócios aumenta a cada ano, devido à inflação, diversas variáveis econômicas e outros custos que aumentam o preço de tudo, como gasolina e muito mais.

Portanto, pensar em abrir um restaurante, ou empreender em geral, é para pessoas corajosas. Vejamos alguns números médios dolorosos:

  • A partir de hoje, o custo de abertura de um restaurante nos Estados Unidos é em média de cerca de 200.000 dólares.
  • Na América Latina, o custo cai para cerca de 60.000 USD, embora a dificuldade de atingir esse valor aumente significativamente.
  • Na Europa, o custo cai novamente para cerca de 100.000 euros. No entanto, isso varia muito dependendo de onde você está.
  • Na Ásia, o custo cai para uma média de 70.000 USD, bastante semelhante à América Latina. No entanto, assim como na Europa, depende muito de qual país específico você está.
  • Na África, você pode abrir um restaurante com cerca de 50.000 USD ou menos. A África do Sul conta uma história diferente, custando até 80.000 USD.
  • Na Austrália e na Nova Zelândia, o custo sobe novamente para 100.000 USD em moeda local, embora você possa fazê-lo por muito menos, dependendo do tipo de negócio.

Pode-se dizer que, em média, na maior parte do mundo você pode abrir um restaurante com cerca de 100.000 USD. E, claro, esse número, a percepção que você terá da magnitude dele, e o tipo de negócio que você pode abrir com esse valor variam dependendo de onde você estiver. Mas há algo que a maioria de nós concorda – é caro abrir um restaurante .

O objetivo deste artigo não é lembrá-lo dessa dura realidade, mas sim ajudá-lo a aceitá-la e procurar maneiras de reduzir o custo. Como? Como você lerá mais adiante, o principal é gerenciar suas expectativas e moldar seu negócio à situação.

O que você precisa para abrir um restaurante?

equipamentos de cozinha que você precisará para abrir seu restaurante

Abrir um restaurante exige que você atenda a diversos requisitos, o que geralmente justifica o alto custo desse tipo de negócio.

Você precisará cobrir despesas em diferentes categorias. Os principais são:

  1. Um espaço comercial para o negócio. Você pode comprar ou alugar um lugar.
  2. Reformas e construção.
  3. Permissões e licenças.
  4. Equipamento de cozinha e tecnologia de restaurante .
  5. Marketing e publicidade de algum tipo.
  6. Funcionários, custos com folha de pagamento e muito mais.
  7. E custos de entrada.

Essas são as 7 principais despesas que qualquer empresa de alimentos pode precisar. No entanto, outra realidade é que nem todas as empresas de alimentos precisam de todas essas despesas – existem formas mais leves de fazer negócios.

Agora, vamos falar sobre o que exatamente você precisa para abrir um restaurante ou empresa de alimentos.

O que você realmente precisa para abrir um restaurante

Food truck estacionado pronto para iniciar o serviço

Embora eu tenha mencionado todas essas categorias, há coisas que não estou mencionando, e há coisas que você realmente não precisa.

O negócio da restauração é hoje mais baseado na conveniência – tanto para clientes como para empresários.

É por isso que existem tipos mais leves de negócios de alimentos que são tão poderosos e bastante lucrativos.

Alguns exemplos claros são

  • Restaurantes fantasmas. Você não precisa de um local!
  • Caminhões de comida . Você não precisa de um local!
  • Serviços de restauração . Neste ponto, você já deve ter a ideia.
  • Carrinhos de comida. Ainda sem local.
  • Família e pequenos restaurantes. Aqui você precisará de um local, mas é mais fácil ou mais barato obtê-los.

Todas essas formas de negócios, que podem ou não ser regulamentadas onde você mora (é sua responsabilidade descobrir isso), podem ser ótimas maneiras de iniciar um negócio de alimentos.

Embora esses modelos desempenhem as mesmas funções de um restaurante, eles não precisam de tudo o que um restaurante exige.

Por exemplo, nem os food trucks nem os serviços de catering precisam de espaços comerciais para funcionar. Um restaurante fantasma não exige uma cozinha comercial – embora não seja o ideal, você pode oferecer o serviço de casa com equipamentos mais baratos.

Independentemente de qual desses modelos você escolher, com certeza você economizará uma boa porcentagem em relação a um restaurante.

A questão é que se você não quer sacrificar nada e quer abrir um restaurante tradicionalmente, você também tem opções. Dependendo das decisões que você tomar, pode ser acessível abrir um restaurante!

7 erros que os empreendedores cometem ao planejar um negócio de alimentos

Local do restaurante

Existem vários erros comuns que os futuros donos de restaurantes cometem ao calcular um orçamento para abrir seus negócios. É muito fácil cometer esses erros porque eles podem ser disfarçados de bom senso. Eles são:

1. Querendo comprar tudo o que você precisa

É óbvio que quanto mais bem equipado o seu negócio estiver, melhor será sua produtividade, a carga de trabalho será mais gerenciável e você terá mais controle sobre o produto final. No entanto, não há uma maneira real de um restaurante ter todo o equipamento necessário se você não tiver um grande orçamento para comprá-lo.

E o pior é que às vezes não é necessário. Na minha experiência como cozinheira, não importa em que restaurante eu estivesse trabalhando, sempre faltava um equipamento que não era necessário, mas facilitaria um ou dois processos .

Então meus colegas inventaram soluções para esses problemas, usando o que tínhamos para cobrir as deficiências do restaurante.

Isso não é o ideal , mas o importante é que o restaurante funcionou muito bem.

Solução: Você deve entender os processos que são necessários para o restaurante e habilitá-los desde o início comprando o equipamento certo. Assim, você pode focar seu orçamento no que é essencial e otimizar outras áreas enquanto seu negócio ganha forma.

Por que isso é melhor? Porque o dinheiro que você economizará equipando sua cozinha com o essencial pode ajudá-lo a manter seu restaurante vivo enquanto ganha clientes.

2. Se custa mais, significa que é melhor

Quando você está equipando sua cozinha, principalmente se tiver um bom orçamento, suas expectativas e desejos podem atrapalhar e fazer com que você tome decisões erradas. Isso acontece muito se for um negócio de paixão, onde o empreendedor sabe o que está fazendo, sabe o que é melhor, e é isso que ele quer para o seu negócio. Mas a que custo?

Comprar sempre o melhor é muito caro, seja equipamento especializado ou equipamento de marcas reconhecidas. E pode parecer uma boa ideia comprar o melhor e mais recente, mas, novamente, não é essencial.

Solução:

A solução é complicada. É mais inteligente selecionar equipamentos que:

  • Oferece um bom equilíbrio entre qualidade e preço
  • É usado mas em muito bom estado
  • Vem de marcas menos reconhecidas, mas faz o trabalho sem desvantagens.

Essas três opções são ótimas porque também economizam dinheiro, mesmo que você não precise delas. No entanto, lembre-se sempre de que o barato também pode sair caro – você precisa encontrar o equilíbrio certo!

3. Escolha um local comercial porque fica na parte cara da cidade

A parte cara de qualquer cidade, onde moram as pessoas de classe alta, onde as casas são lindas e onde é mais provável que você ganhe clientes de alta renda.

Isso significa grandes encomendas!

Isso tudo parece muito inteligente, mas na realidade depende muito do conceito do seu restaurante. Se o seu conceito de negócio de alimentos não está alinhado com o que seu público-alvo deseja, então é inútil. É por isso que a localização é crucial .

Abrir um restaurante em uma área cara da sua cidade é inteligente se:

  • Sua oferta de alimentos é adequada para pessoas de classe alta e média alta.
  • Sua oferta de comida é normal, mas são poucos os restaurantes que vendem a comida que você deseja vender nessa área. Até as pessoas ricas querem um hambúrguer com queijo e gordo de vez em quando!

Se você quer abrir um restaurante nessas áreas só porque dizer que tem um negócio lá soa bem ou porque acha que é como pescar em um barril, pode estar errado .

Mesmo restaurantes sofisticados e caros devem se esforçar muito para atrair, satisfazer e reter clientes.

Mas é mais fácil para eles porque vendem a solução certa para o público certo. Independentemente disso, há muitas maneiras pelas quais essa situação pode funcionar.

Por exemplo, se você tem um restaurante com comida normal, talvez local ou tradicional, e abre em uma área cara, pode se dar bem por diferentes razões.

A área pode estar saturada de restaurantes caros e chiques, ou você não tem concorrência de qualquer tipo, ou você adapta muito bem o serviço do seu restaurante a clientes ricos e muito mais.

Solução: Você precisa da ajuda de um consultor de restaurante local! Dessa forma, você saberá qual é a melhor opção para o seu restaurante analisando dados concretos.

4. Querendo copiar restaurantes

Garota usando uma copiadora. É assim que você fica quando tenta copiar outros restaurantes.

Você vê um novo negócio, que está indo muito bem e está sempre cheio, e você pensa “eu poderia fazer isso” . Isso pode fazer você desperdiçar muito orçamento valioso em uma ideia que falhou desde o início.

Copiar ou imitar outros restaurantes e abrir o mesmo negócio só por esse motivo é uma péssima ideia por vários motivos.

  • Primeiro, há oferta e demanda . Se você abrir uma pizzaria ao lado de três outras, o mercado está saturado, lançando você e sua concorrência em uma batalha sem fim para conquistar clientes com os preços mais baixos.
  • Em segundo lugar , copiar um restaurante e sua operação sem conhecer seus métodos de abastecimento, o custo de cada prato e outros custos operacionais é uma péssima ideia. Você pode estar lutando contra um problema invisível – má gestão de custos. Por quê? Porque mesmo que esse restaurante pareça bom, esteja lotado todas as noites e tenha milhares de clientes por mês, ainda pode ter perdas.

, Por exemplo, se você tiver negócios (com prejuízo) bons demais para ser verdade, o negócio pode estar perdendo dinheiro, embora atraia milhares de clientes.

O restaurante que você está copiando também pode ter vantagens ocultas .

Esse restaurante pode ser lucrativo e muito bem-sucedido, mas por motivos ocultos, como uma boa cadeia de suprimentos ou até mesmo a produção interna de certos ingredientes.

Por exemplo , imagine que você está tentando copiar um restaurante de peixe que está indo muito bem.

Se o restaurante foi montado por um dono de peixeiro, é provável que o restaurante consiga peixe pela metade ou menos da metade do preço, desde que ambas as empresas sejam lucrativas.

Mas, se você quiser aplicar o mesmo método sem ter uma peixaria, você comprará o peixe a um preço normal. Mesmo pechinchando, você provavelmente não conseguirá tornar as ofertas do outro restaurante lucrativas para o seu restaurante.

Solução: Você deve pesquisar minuciosamente as empresas que deseja copiar e procurar aconselhamento de um proprietário de restaurante local experiente.

5. Contrate muitos funcionários

Um restaurante com muitos funcionários

Esse erro é comum em restaurantes administrados por proprietários sem experiência em gestão.

Em um restaurante, é necessário realizar vários trabalhos, desde lavar a louça até abrir a porta para os clientes e cumprimentá-los.

No entanto, isso não significa que você deva ter uma pessoa para lidar com cada função – você teria centenas de funcionários. Este é um grande erro que pode fazer com que você perca dinheiro na folha de pagamento. Além disso, pode dificultar diferentes áreas do restaurante, por exemplo, se você tiver 5 servidores para servir 5 mesas ou menos em um espaço bastante pequeno.

Solução: Por isso é preciso encontrar o equilíbrio, definir bem as obrigações de cada colaborador e investir mais em treinamento e preparação. Outra coisa que pode ser útil é aplicar o rodízio de posições, principalmente se for um restaurante com comida simples.

6. Não Contratar Funcionários Suficientes

Um restaurante com poucos funcionários.

Esse erro é ainda mais comum em restaurantes, e sim, os culpados são os donos inexperientes novamente. Este é o outro lado da balança em relação ao problema anterior.

Ter poucos funcionários causa muitos problemas, a maioria dos quais são para os funcionários, não para o restaurante.

Isso cria um ambiente de trabalho muito negativo para os funcionários, que se sentem explorados até a exaustão e acabarão decidindo que seu salário não vale a pena.

Eu vi pessoalmente . É muito negativo para o funcionário e para o restaurante, principalmente se o funcionário for pressionado a se demitir por falta de mudança.

Se fizer isso, só verá sair as poucas pessoas que sabem fazer tudo no restaurante. Além disso, isso quase sempre afeta a reputação do restaurante, o que pode dificultar a contratação de novas pessoas.

Solução: Contrate pessoas suficientes e divida bem o trabalho para criar um bom ambiente!

7. Não controlar as expectativas

Controle suas expectativas e você terá sucesso

Querer que tudo seja do jeito que você quer, e não do jeito que é, é uma das principais causas de sofrimento para empreendedores de primeira viagem e proprietários experientes.

Todos os erros que mencionei acima estão resumidos neste único erro.

  • Você não controla suas expectativas em relação ao equipamento de sua cozinha e gasta mais.
  • Você não controla suas expectativas em relação à dificuldade de fazer negócios e comete erros.
  • Você não controla suas suposições sobre a operação do negócio de restaurantes e não entende sua complexidade.
  • Você não controla suas suposições sobre seus clientes e não consegue entender e atender às necessidades deles.
  • Você não controla suas expectativas em relação ao desempenho de seus funcionários e comete erros na gestão de seu restaurante.

E assim por diante.

A verdade é que administrar um restaurante de sucesso, como administrar outros negócios, não é sobre uma pessoa – nem mesmo seu dono. É sobre a soma de boas decisões suficientes e trabalho duro para alcançar o sucesso.

Como calcular o orçamento necessário para abrir um restaurante?

Agora que você conhece os 7 erros mais comuns que os empreendedores cometem ao abrir um restaurante, vou falar sobre os passos que você deve seguir para calcular o orçamento do seu restaurante. Criei esses passos de forma a produzir orçamentos que considerem tudo o que é necessário para o seu negócio.

Nota: O orçamento que você pode obter com essas etapas não tem nada a ver com o valor que você precisa investir. Essas etapas só ajudarão você a calcular seus custos de abertura de maneira justa.

0. Pense em Permissões, Licenças, Custos Administrativos e Burocráticos

O passo 0 é muito necessário. Você não pode abrir um restaurante ou empresa de alimentação sem cumpri-lo!

Você precisará registrar e abrir uma empresa, solicitar licenças comerciais, registrar sua empresa para pagar impostos e solicitar um grande número de licenças e certificações em todas as etapas. Você também precisará abrir contas bancárias para sua empresa, adquirir seguro e muito mais.

Cada um deles terá um custo que você deve considerar em seu orçamento.

1. Pense na localização

Os fornecedores de restaurantes são necessários para todas as operações do restaurante

Encontre um local que atenda às necessidades do seu restaurante, seu conceito e seu público-alvo.

Há várias coisas que você pode fazer para escolher a localização do seu restaurante:

  • Faça um estudo de mercado para descobrir onde está a maior concentração de seus potenciais clientes na sua cidade.
  • Faça um estudo de seus possíveis fornecedores. A localização do seu restaurante pode limitar os fornecedores aos quais você tem acesso ou complicar o processo de obtenção de ingredientes.
  • Estude detalhadamente os equipamentos necessários para criar a oferta gastronómica que tem em mente e tire as medidas da área da cozinha para ver se cabe tudo.
  • Estude o número de cadeiras e mesas que você pode ter na sala de jantar.
  • Estude como o fluxo de trabalho funciona em todo o restaurante.
  • Crie uma lista de locais que atendem à maioria dos requisitos.
  • Crie um orçamento levando em consideração o custo de cada local (se quiser alugar, é claro).
  • Faça uma análise SWOT para descobrir qual deles tem mais vantagens do que desvantagens.
  • Fique com os melhores!

Esse processo é mais complicado do que parece, especialmente se você dedicar um tempo para analisar cada variável. Também pode levar à paralisia da análise, por isso é uma boa ideia limitar um pouco suas opções e ser muito seletivo para acelerar o processo.

Nesta etapa, você obterá os custos mensais, trimestrais, semestrais e anuais do aluguel.

Nota: Caso você queira comprar a propriedade, é recomendável estudar coisas como o custo estimado de reformas, licenças de zoneamento, licenças de construção, licenças de uso do solo e muito mais para calcular um valor completo antes de comprar.

2. Pense nos equipamentos essenciais de cozinha que você precisa para oferecer o menu que você tem em mente

O equipamento necessário para abrir um restaurante

Para esta etapa, você deve ter um menu inicial pensado e testado. Você pode começar preparando diferentes pratos e depois pesquisando os equipamentos necessários para oferecer esses pratos em larga escala.

Você também deve considerar o número de assentos em seu restaurante. Como regra geral, você deve ser capaz de produzir pelo menos todos os itens do menu para metade dos assentos ou mais.

Cabe ressaltar que alguns dos pratos podem ser preparados em grandes quantidades com antecedência e armazenados para serem finalizados na hora de servir.

Isso reduz a compra de equipamentos a dois tipos de estratégias:

  • Prepare a comida no momento . Você precisará de cozinhas grandes, com queimadores suficientes e muitos equipamentos para preparar tudo em seu menu assim que for pedido. Esta organização é mais adequada para salas de jantar com grande volume de clientes e com menus mais variados.
  • Prepare os alimentos com antecedência e armazene-os . Esses tipos de cozinhas têm menos equipamentos para cozinhar, como fornos, fogões e queimadores, mas possuem muito mais equipamentos para refrigerar e armazenar alimentos. Esta organização é perfeita para restaurantes de fast food, padarias, confeitarias e muito mais.

Se você deseja abrir um restaurante requintado, não poderá economizar em muitos equipamentos. Quanto mais complexos os preparativos, mais especializados e caros serão os equipamentos.

Nesta etapa, você obterá o custo de cada equipe. É uma boa ideia que você armazene todas essas informações ao comprar o equipamento. Faturas, detalhes técnicos de cada um, estimativas de vida útil e muito mais podem ser úteis mais tarde. Ao repará-los, comprá-los novamente, vendê-los ou calcular as taxas de depreciação.

3. Pense na equipe que você precisará

Crie um organograma do seu restaurante. Criámos um artigo que o pode ajudar a desenhar o organograma da sua empresa alimentar , independentemente da sua dimensão.

Isso ajudará você a estimar os custos da folha de pagamento, os custos potenciais do seguro dos funcionários e muito mais.

4. Pense na infraestrutura tecnológica do seu futuro restaurante

Diferentes leitores de cartão emitidos por banco de restaurante

Talvez você ainda não tenha pensado nisso, mas ter um bom sistema de ponto de venda para o seu negócio e bons equipamentos tecnológicos para apoiá-lo é fundamental. Em geral, os gastos com equipamentos tecnológicos vão depender diretamente do tamanho e afluência do seu restaurante. Se for muito grande, o sistema deve ser bem elaborado e distribuído por todo o restaurante para que o atendimento seja confortável e rápido.

Se for um restaurante bastante movimentado, você não quer parar seus clientes porque só tem um leitor de cartão disponível para receber pagamentos.

É por isso que você deve fazer um investimento calculado. Você também tem que adicionar o custo de um software POS de restaurante, que será a mente por trás de todos os equipamentos, como computadores, terminais de pagamento, telas de cozinha, impressoras térmicas e muito mais.

Recomendo que você leia nosso artigo sobre como usar um ponto de venda para restaurantes para esclarecer todas as suas dúvidas.

5. Pense na comida

A comida que será vendida em seu restaurante também é uma parte importante do custo inicial. Mesmo no início, é uma boa ideia estar preparado com uma boa quantidade de ingredientes em seu estoque – principalmente se você estiver aplicando uma estratégia de marketing.

Isso porque é melhor ter e não precisar do que precisar e não ter. Seus primeiros clientes sairiam desapontados!

Você deve calcular:

  • Quantos lugares você tem em seu restaurante.
  • Uma estimativa do fluxo de clientes que você espera. Você pode levar em conta os números da sua estratégia de marketing digital, como impressões, visitas, cliques e muito mais.
  • E, por fim, calcule uma estimativa que seja suficiente para a primeira semana de abertura.

Se você tiver dinheiro suficiente, poderá comprar o suficiente para o primeiro mês, mas isso somente se puder armazenar tudo adequadamente.

6. Pense em Marketing

Você precisa criar uma estratégia de marketing para ter um dia de abertura incrível! Isso é tão importante que temos alguns guias que podem ser úteis:

Também é uma boa ideia ler o nosso guia sobre como abrir um restaurante . Assim você terá boas ideias e mais conhecimento antes do grande dia.

O orçamento para abrir um restaurante não é suficiente

Donos de restaurantes nervosos e cansados percebendo que ele precisa gastar mais dinheiro

Você pode já ter aberto seu restaurante, no entanto, pode não ter dinheiro suficiente no banco para mantê-lo funcionando – é isso que está faltando no seu orçamento neste momento.

Depois de ter o orçamento necessário, é uma boa ideia fazer o seguinte cálculo:

  • Calcule suas vendas estimadas por dia, semana e mês considerando o número de licenças.
  • Crie uma estimativa do reinvestimento mensal que você precisará fazer no estoque com base em suas vendas projetadas.
  • Acrescente a isso o custo estimado da folha de pagamento mensal de acordo com o organograma da sua empresa.
  • Adicione um custo estimado para as diferentes estratégias de marketing que você deseja aplicar. Atrair novos clientes é fundamental ao iniciar um restaurante!
  • Por fim, adicione outras despesas operacionais mensais, como serviços de limpeza, coleta de lixo e outros serviços e, claro, o aluguel mensal do restaurante.

O número que você obterá é o mais próximo que você estará de saber os custos operacionais mensais do seu restaurante antes de abri-lo . Como regra geral, você deve ter de 3 a 6 meses de custos operacionais estimados economizados após a abertura do seu restaurante. Isso é o que o ajudará a manter seu restaurante à tona enquanto ganha clientes regulares suficientes.

Uma grande porcentagem de restaurantes falha porque seus proprietários ignoraram essa etapa. Não se torne uma porcentagem no gráfico de restaurantes fracassados!

Como o custo de iniciar seu negócio afeta seu desempenho mais tarde?

Começar um negócio não é fácil para ninguém, mesmo que você tenha dinheiro de sobra. Muitas variáveis podem afetar o desempenho do seu negócio, mesmo que você tenha todos os equipamentos que sua cozinha possa precisar, todos os chefs com a melhor experiência e todos os melhores garçons.

É por isso que o custo de abertura do seu negócio tem pouco impacto no seu desempenho.

O que importa é:

  • Que você oferece um bom atendimento ao cliente.
  • Que a comida é deliciosa.
  • Que você tenha uma estratégia de marketing suficientemente boa.
  • E que tenha uma gestão rigorosa dos recursos económicos e humanos.

Este último requisito é crítico por duas razões.

  • Gerir bem os custos do seu restaurante, independentemente do seu tamanho, é o que o torna rentável .
  • E gerenciar seus funcionários corretamente é o que mantém a produtividade do seu restaurante no auge , mesmo que você não tenha todos os equipamentos que gostaria de ter.

Você pode ter o menor restaurante do mundo, mas se cuidar de atender a todos esses requisitos, terá sucesso garantido.

Como arrecadar dinheiro para abrir um restaurante?

Economizando dinheiro para abrir seu restaurante

Esta é também uma pergunta bastante comum entre os empresários e a verdade é que não existe uma resposta fácil.

Se você está se fazendo essa pergunta, é provável que tenha que seguir um caminho bastante difícil para levantar o dinheiro. Se não, você está com sorte e provavelmente tem dinheiro suficiente.

Há várias coisas que você pode fazer para arrecadar dinheiro para abrir um restaurante. Economizar é a resposta mais simples, no entanto, não discute os métodos que você pode usar para obter esse dinheiro.

Minha recomendação é iniciar um negócio de alimentos que custa menos .

Qualquer um dos empreendimentos que mencionei acima, como food trucks ou food carts, são mais baratos, mas apresentam diversas vantagens.

A principal vantagem é que você perceberá trabalhando como é difícil ter um restaurante. Em qualquer negócio de alimentos, você será responsável por processos semelhantes aos que realizaria em um restaurante.

Portanto, você estará gradualmente levantando o dinheiro necessário para criar seu restaurante tradicional, ao mesmo tempo em que ganha experiência prática que será útil ao administrar um negócio maior.

Você também pode seguir um caminho mais rápido, se tiver experiência, e procurar credores, investidores, parceiros e empréstimos bancários.

Claro, cada opção que você pode olhar tem suas vantagens e desvantagens, mas se você estiver convencido de que pode superar as desvantagens, não importa qual opção você escolher.

A hora de começar é agora

Tantas pessoas se concentram na dificuldade de abrir um restaurante, em vez de se concentrar nas vantagens de fazê-lo, que perdem de vista a essência disso – o atendimento.

Abrir um negócio de alimentação é muito difícil, mas se você focar em oferecer um serviço excepcional com verdadeira vocação, poderá ter um restaurante de sucesso de mil e uma maneiras.

Seja um food truck, um serviço de catering, um carrinho de comida ou um restaurante muito, muito pequeno.

Se você mantiver isso em mente, perceberá que, apesar da dificuldade, nunca haverá um momento melhor para iniciar um negócio do que o presente.

Você acha que está pronto para o seu próximo empreendimento? Espero que sim!

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes