Tipos de restaurantes: como escolher o melhor tipo para abrir?

Tipos de restaurantes: como escolher o melhor tipo para abrir?

Saiba aqui tudo sobre os diferentes tipos de restaurantes!

Postado por Victor Delgadillo a 4 de outubro de 2021

Você sabe quais são os diferentes tipos de restaurantes que existem?

Você não tem certeza de que tipo de restaurante deve abrir?

Restaurantes são negócios onde todos os tipos de comida são servidos e uma experiência é criada para os clientes — estão entre os tipos mais comuns de negócios.

No entanto, existem mais tipos de restaurantes do que você imagina. Neste artigo vou falar sobre:

  • os diferentes tipos de restaurantes que existem;
  • as vantagens e desvantagens de cada tipo;
  • e como escolher o melhor tipo de restaurante para abrir.

Este artigo vai tirar todas as suas dúvidas sobre os diferentes tipos de restaurantes, vai melhorar o seu entendimento sobre esse modelo de negócio e te ajudar a decidir que tipo de restaurante você quer abrir.

Vamos começar!

Quais são os tipos mais comuns de restaurantes?

Existem muitos tipos de restaurantes, mas os mais conhecidos ou comuns são os de fast food e os de alta cozinha — conceitos que na maioria das vezes são opostos.

Além disso, como você aprenderá neste artigo, existem muitos outros tipos de empresas do ramo alimentício que têm diferentes ofertas, modelos de negócios, estratégias de marketing, organogramas e muito mais.

Não posso mencionar aqui todos os tipos de empresas de restauração que existem — temos tipos de restaurantes não tão famosos fora de seu local de origem, então pode haver muitos que não são considerados.

Mas vou dar uma lista dos tipos de restaurntes mais importantes que você pode encontrar ao redor do mundo.

Restaurantes de alta gastronomia ou restaurantes gourmet

prato de restaurante chique

Os restaurantes de alta cozinha ou gourmet são aqueles que servem os pratos mais requintados, têm um ambiente descontraído e têm preços elevados para cada prato.

Neles, você encontrará um serviço muito especializado e uma clientela de elite que pode se permitir ter essa experiência.

Em alguns casos, os restaurantes de alta cozinha não são caros mas têm na cozinha os melhores expoentes da gastronomia, o que torna a refeição no restaurante uma experiência única.

Benefícios e desvantagens de um restaurante de alta cozinha

Um restaurante gourmet tem vantagens específicas. Por exemplo, a principal vantagem é que eles podem ter preços mais altos do que os de um restaurante comum.

Além disso, eles atraem mais clientes que gastam mais em geral, então esses restaurantes têm grandes margens de lucro.

No entanto, entre as desvantagens de ter um restaurante de alta gastronomia está o alto custo de manutenção. Eles podem ser caros para manter porque têm pratos com ingredientes caros ou têm extensas listas de vinhos premium.

Isso minimiza os ganhos totais do restaurante, a menos que você tenha preços muito mais altos para maximizar os ganhos, o que pode ser negativo para a percepção dos clientes do estabelecimento.

Por fim, esses restaurantes devem manter um alto padrão de qualidade, e um erro mínimo pode causar muitos problemas em termos de reputação e crítica.

Restaurantes de hotéis

salão de um restaurante do hotel

A restauração hoteleira é outro tipo de negócio no ramo, que deve manter um padrão de qualidade. São restaurantes que estão integrados no mesmo edifício do hotel, podendo oferecer serviço de quarto, mas também atender clientes regulares.

Este tipo de restaurante tem cozinhas maiores, mais bem equipadas e com mais funcionários para manter a qualidade do serviço em todos os momentos.

Deve ser capaz de fornecer comida para jantares, eventos especiais, como casamentos, e também preparar pratos para os hóspedes do hotel.

Vantagens e desvantagens de um restaurante de hotel

Os restaurantes de hotel têm desvantagens claras, pois são caros de manter devido aos inúmeros equipamentos, ao número de funcionários, ao volume de ingredientes e produtos para o serviço e muito mais.

Além disso, se for um hotel com boa reputação, o restaurante deve ter pratos de maior qualidade, que trazem desvantagens semelhantes às de um restaurante gourmet ou de alta cozinha.

Outra desvantagem é que o fluxo de clientes pode variar bastante, por exemplo, em épocas baixas.

Por outro lado, a vantagem é que esse tipo de restaurante tem um fluxo maior de jantares, e se for um hotel famoso por seu restaurante, o fluxo é ainda maior.

Também podem ter lucros garantidos por causa dos hóspedes do hotel, que é uma grande fonte de lucros durante a alta temporada, principalmente se estiverem localizados em áreas turísticas.

Restaurantes fast food

restaurante clássico de fast food

Restaurantes casuais ou restaurantes de fast food são muito comuns e são modelos de negócios relativamente simples.

Têm um cardápio reduzido, baseado em receitas fáceis de preparar, rápidas e deliciosas.

Têm uma má reputação porque preparam comida reconfortante ou "trash food", mas nem todos servem esse tipo de comida.

Além disso, os restaurantes de fast food reduziram as suas equipes porque os processos de cozimento são altamente padronizados e automatizados.

São um conceito famoso que é usado em todo o mundo porque é relativamente fácil criar redes de restaurantes ou franquias a partir deles.

Vantagens e desvantagens dos restaurantes fast food

A principal desvantagem de um restaurante fast food é que são restaurantes com lucros mais baixos — geralmente visam maximizar o volume de vendas, em vez de ser no preço e no lucro por prato.

Trata-se de uma faca de dois gumes, pois o volume de vendas depende de muitos fatores, como a estratégia de marketing utilizada, a qualidade dos pratos versus seu custo e a eficiência da gestão do restaurante.

Portanto, é relativamente fácil perder dinheiro se você tiver um restaurante fast food mal administrado.

Por outro lado, se você tem um restaurante casual com boa gestão de estoque e custos, pode ter uma receita de sucesso.

Além disso, se os pratos que você oferece são bons, bonitos e baratos, as vendas provavelmente serão boas. Outra vantagem é que esse tipo de restaurante é escalável, então você pode começar com menos equipamentos de cozinha e funcionários e transformar seu restaurante em uma rede ou franquia se for bem-sucedido a longo prazo.

Redes de restaurantes

restaurante clássico da rede McDonald's

Redes de restaurantes são “restaurantes padrão” ou franquias. O exemplo mais fácil é o insanamente famoso McDonald's, que é um restaurante fast food e uma franquia.

Esses tipos de restaurantes existem em todo o mundo e vendem todos os tipos de comida, não apenas comida de conforto ou "trash food".

Você pode abrir uma rede de restaurantes com relativa facilidade e comprar as licenças para usar a marca e fazer um investimento padrão em equipamentos.

Assim, basta garantir que segue os passos estabelecidos pela cadeia para alcançar o sucesso, o que é muito mais fácil do que criar um conceito de restaurante e um plano de negócios para o seu restaurante.

Vantagens e desvantagens de um restaurante de franquia

A principal desvantagem desse tipo de negócio é que eles não deixam muito espaço para criatividade — se você quer criar um restaurante original, conceito e um modelo de negócio único, esse não é o tipo de negócio que você quer abrir.

Além disso, algumas franquias são muito caras especialmente as mais bem-sucedidas.

Por outro lado, a principal vantagem das cadeias de restaurantes é que são modelos de negócios testados e comprovados, e funcionam — de modo que o potencial sucesso é parcialmente garantido.

Bar Restaurantes

Restaurante com bar

Um bar-restaurante é um negócio que divide sua atuação na preparação de alimentos e na venda de bebidas alcoólicas. É importante destacar que são diferentes dos restaurantes comuns onde são servidas bebidas alcoólicas. Os restaurantes-bar têm uma abordagem mais direta para a venda de bebidas.

Esses tipos de restaurantes fazem muito sucesso porque usam uma mistura quase perfeita — álcool e comida.

Normalmente um bar-restaurante divide as funções de um bar e as funções de um restaurante em 50/50.

Então, eles têm dois modelos de negócios juntos em um só lugar.

Vantagens e desvantagens de um bar-restaurante

Decidir entre abrir um bar-restaurante ou um restaurante normal é uma decisão complicada porque tem muitas desvantagens, mas também muitas vantagens.

As desvantagens mais comuns são que têm estoques complexos, você deve comprar alimentos e ingredientes, mas também bebidas alcoólicas e outros ingredientes para coquetéis.

Além disso, esse tipo de negócio exige permissão especial para que os restaurantes vendam álcool — o que pode ser diferente dos restaurantes comuns. Em alguns lugares, restaurantes comuns podem vender cerveja comercial ou vinhos com baixo teor alcoólico sem licenças.

No entanto, como esse tipo de negócio foca pelo menos 50% na venda de bebidas alcoólicas de diferentes graus de intnsidade, eles precisarão de permissões especiais para operar. Outras desvantagens comuns são que o preço das bebidas alcoólicas é alto, que você deve lidar com pessoas embriagadas, que você deve ter pessoal especializado e relativamente grande para a cozinha e o bar, entre outras.

No entanto, os benefícios também são inúmeros. Um bar-restaurante vende comidas e bebidas alcoólicas — e similares. Portanto, vendas e bons ganhos são garantidos para esse tipo de negócio. Além disso, o custo dos coquetéis especiais e até dos destilados secos são muito altos, o que também aumenta o lucro.

Esse tipo de negócio também pode se beneficiar muito das diferentes estações do ano, da abundância de turistas e das localizações excepcionais, por exemplo, se estiverem próximas a uma praia.

Buffets

Comida de restaurante buffet

Os restaurantes buffet têm um modelo de negócio diferente dos restaurantes tradicionais.

Em um restaurante buffet, cada pessoa coloca no prato o que quer e pode escolher entre diferentes preparações, e então a equipe soma o custo total com base no custo por preparação ou por peso.

Esse tipo de negócio é self-service, pois não exige um funcionário para servir a comida, nem entregar a comida nas mesas — o cliente fica a cargo das duas etapas.

Isso reduz o pessoal deste tipo de restaurante.

Benefícios e Desvantagens dos Buffets

As desvantagens desse tipo de restaurante são específicas — podem gerar prejuízos, podem desperdiçar muita comida e não são tão populares quanto os restaurantes comuns.

Também pode gerar menos lucro, principalmente porque o custo do serviço prestado é menor.

As vantagens não são muitas, mas são ótimas.

Por exemplo, os buffets não precisam de garçons, só precisam de pessoal de cozinha, e um responsável pelo cálculo do custo de cada prato.

Além disso, você pode ter funcionários com menos preparo e pratos mais simples, o que reduz o custo da mão de obra e o custo dos ingredientes.

Restaurantes de cozinha exclusiva

Restaurante casual de cozinha de assinatura

Os restaurantes de cozinha de autor são muito interessantes, pois oferecem experiências culinárias únicas, e qualificam-se como projetos de paixão.

Podem ser restaurantes de alta gastronomia ou restaurantes familiares que contam com um chef incrível.

Além disso, a definição de cozinha de autor é que cada prato vem da criatividade do próprio chef e de sua proposta culinária original.

Nos últimos anos, esses restaurantes têm sido tendência porque muitos chefs famosos de diferentes partes do mundo gravaram seus nomes na memória dos críticos culinários e especialistas com excelentes pratos.

Vantagens e desvantagens de um restaurante exclusivo

Um restaurante de cozinha de autor é um lugar mágico onde se pode criar novas experiências culinárias, mas têm várias desvantagens que eliminam toda a magia do negócio.

Por exemplo, esses tipos de restaurantes exigem chefs com muita experiência, versatilidade e criatividade, e muita paixão pela culinária — tudo para criar uma oferta culinária original.

Essa é a maior dificuldade — criar um novo prato hoje em dia é como descobrir um novo elemento da tabela periódica.

Outra dificuldade é que esse tipo de restaurante se baseia na popularidade do chef, o que é um desafio difícil de enfrentar. Um chef pode ser maravilhoso, mas isso não importa se ele não é famoso o suficiente para criar um fluxo de clientes para sustentar um restaurante.

Esses restaurantes também possuem gerenciamento de estoque complexo, principalmente se tiverem menus dinâmicos que mudam todos os dias, semanas, meses.

Ainda assim, restaurantes de cozinha de autor são projetos perfeitos para chefs.

Se você é um chef, verá a vantagem de não depender de outra pessoa para criar pratos, brincar com sua criatividade culinária e deliciar seus clientes com a deliciosa comida que você criou para eles.

Restaurantes temáticos

Restaurante temático clássico

Os restaurantes temáticos se concentram em explorar determinados temas da cultura geral ou da cultura pop atual, tendências, como restaurantes baseados em filmes, séries de animação, ou mesmo em conceitos específicos, como alienígenas ou ninjas.

São restaurantes muito interessantes que podem funcionar como qualquer outro, mas têm uma abordagem distinta em relação ao conceito de negócio, marketing e cada um dos elementos de um negócio do ramo da alimentação.

Benefícios e desvantagens dos restaurantes temáticos

Os restaurantes temáticos são muito atraentes, mas têm uma desvantagem muito grande — podem sair de moda muito rapidamente.

Um restaurante temático deve ter um tema estudado e definido antes de se tornar um projeto viável. Além disso, esse tipo de restaurante deve ter uma estratégia de renovação ou de manter o conceito relevante ao longo do tempo, criando novas experiências, brincando com outros detalhes como o cardápio, a decoração, o atendimento, entre outros.

Ainda assim, esses restaurantes também podem ter boas vantagens.

Alguns deles podem se tornar tendências e atrair muitos clientes em pouco tempo, podem manter uma base de clientes estável se for um tema famoso e podem se tornar o único expoente de temas específicos se suficientemente originais.

Restaurantes de fusão

Prato de comida de fusão

Os restaurantes de fusão têm uma oferta culinária que mistura dois ou mais estilos culinários de diferentes culturas ou tipos.

Por exemplo, você pode ter restaurantes que misturam comida japonesa e comida hindu, ou comida vietnamita e comida mexicana — as combinações são realmente infinitas.

Além desse detalhe, os restaurantes de fusão podem funcionar como qualquer outro restaurante e até se classificarem como outro tipo de restaurante, como fast food, casual ou de alta cozinha.

Benefícios e desvantagens dos restaurantes de fusão

Os restaurantes de fusão têm uma grande desvantagem — eles devem ser bem definidos, testados e estudados antes de abrir. Por quê?

É possível que um restaurante deste tipo pareça uma boa ideia na teoria, mas pode cair na prática devido à falta de popularidade.

Outra desvantagem é que pode haver certas limitações em relação a ingredientes específicos. Alguns ingredientes só podem ser encontrados no local de origem, o que pode aumentar os custos operacionais se você importar ou comprar produtos importados de mercados especiais.

As vantagens deste tipo de restaurante são que podem usar muitos estilos culinários para criar pratos originais, podem ser muito famosos por serem originais ou por terem pratos deliciosos, e podem atrair todos os tipos de clientes em busca de ofertas culinárias inovadoras.

Como escolher o melhor tipo de restaurante?

Estudando opções de tipo de restaurante e marketing

Essa pergunta é difícil de responder, principalmente porque há muitos detalhes a serem considerados.

Você terá que fazer três perguntas a si mesmo:

Quais objetivos você deseja alcançar abrindo um restaurante?

Quer ganhar dinheiro ou quer oferecer pratos deliciosos a um preço acessível? A verdade é que com cada tipo de restaurante você pode atingir alguns objetivos, mas não todos.

Por exemplo, se você quer ganhar dinheiro, abrir um bar-restaurante ou um de fast food são as melhores opções.

Mas se você quer oferecer pratos deliciosos a um preço acessível, é melhor ter um restaurante buffet ou um restaurante casual familiar.

Você deve definir seus objetivos antes de decidir sobre um modelo de negócio específico.

Onde você mora e que tipo de restaurante é mais famoso na sua região?

Localização no mapa de um restaurante

Para responder a esta pergunta, você precisará estudar os diferentes restaurantes que existem em sua zona. É muito importante conhecer a concorrência, se o seu negócio é viável, e mais relacionado a questão a seguir.

Existe mercado para o tipo de restaurante que você deseja abrir?

Quer abrir um restaurante de alta gastronomia numa pequena cidade do interior do seu país? Isso pode não ser uma boa ideia! Por quê?

Antes de abrir um restaurante, você deve estimar a possibilidade de sucesso e o potencial de um restaurante estudando o mercado local.

Se o tipo de restaurante que você deseja abrir não tiver um público real em sua zona, você perderá todo o seu investimento e não gerará um único centavo!

Escolher o tipo perfeito de restaurante é uma tarefa difícil — há muitas variáveis a serem consideradas. Você deve estudar o maior número possível de variáveis para poder fazer um investimento que dê frutos.

Se você responder a essas perguntas corretamente, poderá criar um plano de negócios para seu restaurante e começar a definir os elementos de base para um negócio de muito sucesso.

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes