Usando marketing por e-mail para impulsionar negócios repetidos em restaurantes

Usando marketing por e-mail para impulsionar negócios repetidos em restaurantes

O marketing por email é uma estratégia frequentemente esquecida. Aprenda como aplicá-lo de forma eficaz aqui!

Postado por Victor Delgadillo a 13 de setembro de 2023

O marketing por email é uma estratégia interessante que muitas vezes é esquecida na indústria de restaurantes. Isso porque é preciso esforço e tempo para criar uma estratégia sólida de email marketing. Também é importante ressaltar o quão benéfico isso pode ser para o seu negócio. Neste artigo, abordarei todos os detalhes sobre a criação de uma estratégia de email marketing para um restaurante. Isso inclui os seguintes tópicos:

  • O que é uma estratégia de email marketing e como ela pode ajudar os restaurantes
  • Como saber se o seu restaurante se beneficiaria com tal estratégia
  • As etapas que você deve seguir para implementar o marketing por email de forma eficaz
  • Como gerenciar uma estratégia de marketing e adicioná-la aos seus esforços de marketing

Ao terminar de ler este artigo, você terá todo o conhecimento necessário para aproveitar ao máximo o marketing por email em seu negócio de alimentos. Esta estratégia pode ser um divisor de águas para as empresas do setor alimentar porque é direta, direta e, com as etapas certas, fácil de implementar. Vamos nos aprofundar!

O que é marketing por e-mail?

marketing por e-mail como um método eficaz para impulsionar novos negócios

O marketing por email é uma forma de marketing que usa email – duh. Mas não é isso, é? Os e-mails são simplesmente outro canal que você pode usar para comercializar diretamente o seu negócio alimentício. Quase todas as pessoas no mundo têm um e-mail, o que permite alcançar mais pessoas usando uma estratégia bastante simples. O que alguns profissionais de marketing e gerentes de restaurantes descartam quando o marketing por email é mencionado é a versatilidade desse tipo de estratégia. Quando você tem o e-mail pessoal do seu cliente, você pode enviar todos os tipos de mensagens para tentar convencê-lo a voltar ao seu restaurante. Basicamente, você pode estender ofertas diretamente aos seus clientes, o que aumenta a probabilidade de eles irem ao restaurante. Aqui está um rápido resumo das vantagens do marketing por email:

  • É direto, direcionado e personalizado
  • Todo mundo tem pelo menos um endereço de e-mail – hoje em dia é quase obrigatório ter um! Isso também significa que você pode atingir clientes de todas as idades
  • Você pode enviar todos os tipos de mensagens incentivando os clientes a voltar
  • Você pode usá-lo para conectar o site e as mídias sociais do seu restaurante para melhorar o tráfego
  • Você pode enviar ofertas e descontos interessantes para clientes que já gostam de comer no seu restaurante
  • Você pode usá-lo como uma ferramenta de escuta social ou para obter feedback de seus clientes
  • Esta é uma estratégia geralmente econômica
  • É fácil rastrear
  • Não é tão complexo quanto outras estratégias de marketing

Para restaurantes, o marketing por email é uma ferramenta poderosa que pode gerar novos negócios, aumentar o tráfego do site, aumentar o sucesso de outras estratégias de marketing e táticas de promoção e muito mais. É uma ferramenta única que permite potenciar o sucesso de outras estratégias que já utiliza no seu restaurante, como ter um sistema de pedidos online para take-away e delivery, o que pode melhorar diretamente as suas vendas e lucros.

Como usar o marketing por e-mail para impulsionar negócios repetidos

lendo e-mail

Neste artigo, vou me concentrar mais em ajudá-lo a impulsionar novos negócios em seu restaurante. Os restaurantes são empresas que prosperam com clientes regulares – quanto mais estável for a sua base de clientes, melhor será a capacidade do seu negócio obter lucro . O email marketing pode ajudá-lo a chegar aos clientes que já lhe forneceram os seus endereços de email, o que é uma prova da confiança que depositam nos seus serviços e na qualidade da sua alimentação. Enviar uma mensagem para alguém que confiou seu e-mail a você é uma forma sutil, mas direta e eficaz de lembrá-lo de seu negócio e de que ele pode voltar para desfrutar mais do mesmo. Vejamos as etapas que você precisa seguir para implementar uma estratégia de marketing por email.

Nota: Tenha em mente que esta é uma estratégia altamente versátil e você pode usá-la em conjunto com outras estratégias de marketing e promoções para aumentar seu sucesso.

1. Colete endereços de e-mail de seus clientes

Formulário Google do Victor's Restaurant para exemplo de marketing por e-mail

O primeiro passo é óbvio – você precisa de e-mails para iniciar o processo de marketing, então deve começar a coletá-los. Existem vários métodos que você pode usar para fazer isso, mas os que mais recomendo são os seguintes:

  • Formulários de inscrição no local : esta é uma ótima maneira de coletar e-mails de clientes que já conhecem seu restaurante. Você pode colocar formulários de inscrição em seu site, na recepção ou em seus menus. Você pode fazer isso aproveitando tecnologias como códigos QR e um simples Formulário Google que permite inserir suas informações e interesses.
  • Use a mídia social : usar a mídia social é outra ótima maneira de restringir a coleção de e-mails. Nem todo mundo que te segue nas redes sociais está na sua cidade ou é um cliente em potencial. É por isso que essa estratégia é ótima para coletar endereços de e-mail diretamente de clientes em potencial que estão interessados em obter os benefícios de estar na lista de e-mail do seu restaurante.
  • Use seu PDV: Alguns sistemas de PDV possuem o recurso de levar o endereço de e-mail do seu cliente e outras informações para fins de marketing.

Um formulário básico com os campos de nome, sobrenome e endereço de e-mail dá conta do recado.

Como melhorar suas chances ao coletar e-mails?

A coleta de endereços de e-mail pode levar tempo, mas também é algo que você pode agilizar usando os incentivos certos. Quando os clientes desejam algo, como um desconto, uma refeição grátis ou até mesmo usar sua conexão Wi-Fi, é mais provável que eles compartilhem seus e-mails. Use o incentivo certo e eles compartilharão seus e-mails de boa vontade. Claro, você deve sempre garantir que seja fácil para eles cancelarem a assinatura de sua lista de marketing por e-mail, ou você perderá alguns clientes.

2. Segmente sua lista de e-mail para poder enviar mensagens direcionadas

exemplo de formulário do google para segmentar clientes

Segmentar uma lista de e-mail consiste simplesmente em categorizar os e-mails. Você pode ver um exemplo simples de como gerenciei isso em meu formulário de email marketing no Formulários Google. Os clientes que responderem à pesquisa poderão escolher entre as diferentes opções de comida que ofereço no restaurante, o que me dará uma ideia de suas preferências. Além disso, eles podem escolher os diferentes tipos de mensagens que podem receber – isso me permitirá saber se estão interessados em promoções específicas, tipos de descontos, informações sobre eventos e muito mais. Claro, escolha as perguntas certas para o seu restaurante específico para manter o formulário relevante. Além disso, certifique-se de que seja um formulário curto e simples. Você não quer que seus clientes preencham um questionário de três páginas apenas para obter seus endereços de e-mail.

3. Organize e categorizar sua lista de e-mail – Planilhas Google para vencer

documento sem título do Planilhas Google

O Planilhas Google oferece uma maneira simples e altamente compatível de organizar sua lista de e-mail. É a ferramenta que mais recomendo porque se integra facilmente com a maioria dos serviços de envio de e-mail em massa, como GMass ou Mailchimp . Também é a ferramenta ideal para mim, pois você pode extrair as informações do Formulários Google diretamente para uma planilha, o que facilita muito o fluxo de trabalho.

4. Escolha um remetente de e-mail em massa ou em massa

aplicativo de envio de e-mail em massa gmass

Remetentes de e-mail em massa são aplicativos que ajudam você a enviar e-mails em massa – porque não, você não precisa fazer isso manualmente! Aplicativos como Mailchimp permitem enviar milhares de e-mails por mês. Claro, como os restaurantes são negócios locais e você tem controle direto sobre quem entra na sua lista de e-mail, é fácil manter essa estratégia com baixo custo. A maioria dos remetentes de e-mail em massa permite que você adapte os planos às suas necessidades específicas com base no número de e-mails que deseja enviar ou no número de endereços de e-mail que possui.

Você também pode verificar uma ferramenta como TargetBay para recursos mais avançados de marketing por e-mail e SMS.

5. Comece a aproveitar as vantagens da sua lista de e-mail

enviar e-mails

Depois de ter uma lista segmentada e seu remetente de e-mail em massa pronto, você pode começar a aproveitar as vantagens do marketing por e-mail. Aqui estão algumas dicas extras para que você possa maximizar seus resultados:

  • Espere até ter pelo menos cem e-mails de clientes
  • Aproveite as vantagens das avaliações gratuitas ou do software de e-mail em massa freemium pelo tempo que puder
  • Use o novo canal de marketing para enviar ofertas, promoções e informações relevantes sobre eventos
  • Use outros canais de marketing e oportunidades, como eventos ou feriados, para atrair clientes para sua lista de e-mail
  • Mantenha seus e-mails curtos e diretos
  • Utilize uma linguagem clara e concisa
  • Use imagens e gráficos atraentes
  • Escreva um assunto forte que fará com que seus clientes abram seu e-mail
  • Personalize seus e-mails tanto quanto possível
  • Teste diferentes modelos de e-mail e linhas de assunto para ver o que funciona melhor para o seu público

Com um pouco de atenção aos detalhes, você pode se tornar um especialista na criação de e-mails excelentes que convertem e atraem clientes para o seu negócio com facilidade.

6. Incluir email marketing em outras estratégias

promoção de restaurante para melhorar a fidelidade do cliente

O marketing por email funciona perfeitamente com outras estratégias – especialmente programas de fidelidade, que são muito eficazes para impulsionar novos negócios. Confira nosso artigo sobre como criar programas de fidelidade eficazes para o seu restaurante. Aqui estão outras estratégias compatíveis com email marketing:

  • Novos itens de menu: compartilhe informações sobre novos itens de menu que você está introduzindo. Esta é uma ótima maneira de deixá-los entusiasmados com sua comida e incentivá-los a entrar e experimentar algo novo, especialmente quando combinado com fotos de alta qualidade.
  • Eventos especiais: envie um e-mail para seus assinantes sobre eventos especiais que você está organizando, como degustações de vinhos, aulas de culinária ou apresentações de música ao vivo. Esta é uma ótima maneira de criar uma sensação de entusiasmo e expectativa e incentivar seus assinantes a comparecer.
  • Descontos e cupons: Envie aos clientes códigos de desconto para serviços de delivery e takeaway, ou até mesmo cupons que eles possam trocar em seu restaurante.
  • Ofertas de aniversários e datas comemorativas: Envie ofertas especiais aos clientes em seus aniversários ou datas comemorativas. Esta é uma ótima maneira de mostrar o seu apreço pelos seus clientes e incentivá-los a comemorar com você. Adicione isso como uma pergunta ao seu próprio Formulário Google para aplicar esta estratégia.
  • Programas de indicação: envie um e-mail para seus assinantes sobre seu programa de indicações e as recompensas que eles podem ganhar por indicar seus amigos. Essa é uma ótima maneira de alcançar novos clientes e expandir seus negócios.
  • Promoções sazonais: envie e-mails para seus assinantes sobre promoções sazonais, como promoções de feriados ou brunch de Dia das Mães. Esta é uma ótima maneira de manter seu restaurante em destaque durante os períodos de maior movimento.

Você pode complementar praticamente qualquer estratégia ou campanha de marketing com o e-mail certo. Ter uma lista de e-mail oferece inúmeras oportunidades de divulgar seu negócio de maneira direta – tudo que você precisa fazer é ser um pouco criativo para criar centenas de estratégias usando e-mails como base.

Turbine sua estratégia de marketing por e-mail com duas etapas

O marketing por email é apenas um novo canal – o que você faz com ele depende de você. Até agora, falei sobre os passos básicos que você deve seguir para estabelecer uma campanha de email marketing e começar a construir uma lista. No entanto, se você quiser levar as coisas para o próximo nível, há inúmeras coisas que você pode fazer. Mais uma vez, trata-se de pensar fora da caixa e experimentar estratégias à medida que avança. Aqui estão algumas recomendações que você pode seguir para aumentar a eficácia de suas campanhas de marketing por email.

1. Delegue a um profissional

redator profissional para ajudar na estratégia de email marketing do seu restaurante

Existem milhares de profissionais de marketing por email disponíveis online que procuram trabalhar para uma empresa como a sua. Você pode encontrar especialistas para lidar facilmente com as campanhas de email marketing do seu restaurante em sites como Freelancer ou Upwork. Esta é uma ótima ideia se você tiver uma lista enorme de e-mails com vários segmentos, cada um com interesses e preferências diferentes. É aí que a atenção aos detalhes de alguém dedicado apenas a escrever e-mails de alta qualidade se torna útil. E, claro, se você gerencia um restaurante, provavelmente tem muito o que fazer. As etapas que mencionei acima são suficientes para você começar. Mas, assim que a estratégia decolar, delegá-la pode ser uma decisão inteligente.

2. Invista em fotografia de alta qualidade

fotografia profissional para usar na estratégia de email marketing do seu restaurante

Usar imagens de alta qualidade em suas campanhas de email marketing é obrigatório. Usar a imagem certa para anunciar um novo prato pode ter um grande impacto no seu sucesso. A melhor parte de usar imagens de alta qualidade é que elas são reaproveitáveis – você pode publicá-las nas redes sociais e no seu site e, claro, incluí-las no email marketing para aproveitá-las ao máximo.

O marketing por email pode impulsionar o crescimento do seu restaurante

restaurante completo

Nunca é tarde para começar a criar uma estratégia de email marketing para ajudar o seu restaurante a atingir o seu potencial máximo. Você não apenas pode impulsionar novos negócios, mas também aumentar a eficácia de outras estratégias de marketing, melhorar suas vendas e, com alguma criatividade, até mesmo conquistar novos clientes. Confira os artigos a seguir para se inspirar em como diversificar a estratégia de marketing do seu restaurante e impulsioná-la com email marketing:

Além disso, lembre-se de que você também pode usar o marketing por e-mail para diversificar seus fluxos de receita, especialmente se estiver criando mercadorias em seu restaurante ou oferecendo serviços extras, como aulas de culinária. Você tem sua lista de e-mail pronta para uso?

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes