Usando parcerias e colaborações para o sucesso do marketing de restaurantes

Usando parcerias e colaborações para o sucesso do marketing de restaurantes

Aprenda aqui como encontrar outras empresas com as quais colaborar para fins de marketing

Postado por Victor Delgadillo a 21 de outubro de 2023

Parcerias e colaborações têm sido utilizadas para amplificar o sucesso de diversos negócios ao longo da história. Às vezes, o departamento de marketing de uma única empresa não é suficiente para alcançar o sucesso. Grandes redes de restaurantes e franquias também se beneficiaram com essas práticas. Mas, como proprietário de um pequeno restaurante, você também pode obter os benefícios da colaboração com outras empresas. Neste artigo, falaremos sobre o seguinte:

  • O que são colaborações e parcerias no contexto do marketing de restaurantes
  • Como eles ajudam sua empresa a atingir diversos objetivos
  • Compartilharei algumas das parcerias mais relevantes que moldaram essas práticas em todo o setor
  • E vou compartilhar algumas dicas que você pode usar para se inscrever localmente, em um restaurante menor

Embora seja algo utilizado principalmente por empresas de grande sucesso, os pequenos e médios restaurantes ainda têm acesso a essas práticas. Quando aplicados corretamente, podem ser benéficos para atingir todos os tipos de objetivos, como melhorar as vendas, conquistar clientes e melhorar o desempenho geral do seu negócio. Vamos direto ao assunto!

O que são colaborações e parcerias?

apertando as mãos para representar o fechamento de um acordo de colaboração

Vamos começar definindo colaborações e parcerias. Simplificando, são o que acontece quando duas ou mais empresas se unem e criam uma campanha conjunta para melhorar o seu desempenho. Um exemplo simples é quando uma empresa de escovas de dente se une a uma empresa de pasta de dente para oferecer os dois produtos como promoção para melhorar as vendas, apoiando ambos os produtos, entre outros objetivos. Como conceito, isso se aplica a qualquer tipo de negócio – é algo semelhante à colaboração com influenciadores .

Benefícios de parcerias e colaborações

Há muitos benefícios em colaborações e parcerias, incluindo

  • Maior reconhecimento e alcance da marca : quando duas ou mais empresas colaboram, elas podem explorar as bases de clientes uma da outra e alcançar um público mais amplo. Isso pode ser especialmente benéfico para pequenas empresas ou empresas que são novas no mercado.
  • Vendas impulsionadas : As colaborações podem levar ao aumento das vendas para ambas as empresas envolvidas. Por exemplo, um restaurante que faz parceria com uma cervejaria local para oferecer uma combinação especial de cerveja e hambúrguer pode ver um aumento nas vendas de ambos os itens.
  • Experiência aprimorada do cliente : as empresas podem criar experiências mais exclusivas e memoráveis para seus clientes. Por exemplo, um varejista de roupas que faz parceria com um artista local para criar uma coleção de edição limitada pode oferecer aos seus clientes algo verdadeiramente especial.
  • Custos reduzidos : as empresas podem economizar dinheiro em recursos, como marketing e publicidade. Por exemplo, duas empresas podem colaborar numa campanha de marketing conjunta, reduzindo custos para ambas as empresas envolvidas.
  • Maior inovação : As empresas podem ser mais inovadoras e desenvolver novos produtos e serviços durante as colaborações. Por exemplo, uma empresa de tecnologia que faz parceria com uma empresa de saúde pode desenvolver novos dispositivos vestíveis que rastreiem dados de saúde com mais precisão.

É por isso que colaborações e parcerias podem ser ferramentas poderosas para o crescimento dos negócios. Ao trabalharem juntas, as empresas podem alcançar mais do que conseguiriam sozinhas.

Tipos de parcerias e colaborações em restaurantes

peças de quebra-cabeça para representar colaboração

É claro que nem todas as parcerias e colaborações em restaurantes são iguais. Eles geralmente são categorizados de acordo com seus objetivos principais. Estes são os três tipos principais:

  • Parcerias de co-marketing : essas parcerias envolvem o trabalho com outra empresa para promover os produtos ou serviços uma da outra. Por exemplo, um restaurante pode fazer parceria com uma loja de sobremesas local para comercializar um ao outro como o complemento perfeito.
  • Parcerias de desenvolvimento de produtos : Essas parcerias envolvem trabalhar com outra empresa para desenvolver um novo produto ou serviço. Por exemplo, um restaurante pode fazer parceria com uma padaria local para criar uma sobremesa personalizada para seu cardápio.
  • Parcerias de promoção cruzada : essas parcerias envolvem a promoção dos negócios uns dos outros por meio de seus canais de marketing. Por exemplo, um restaurante pode fazer parceria com um hotel local para oferecer um desconto especial aos hóspedes do hotel que jantam no restaurante.

Além desses tipos de parcerias, existem versões mistas que permitem negócios mais complexos. Por exemplo, algumas empresas desenvolvem produtos em conjunto e depois tornam-se parcerias de marketing conjunto, que é a melhor forma de ambas as empresas alcançarem mais clientes dentro do seu público-alvo.

Estudos de caso curtos

Agora, darei alguns exemplos de empresas altamente bem-sucedidas que aplicaram essa estratégia para impulsionar ainda mais seu crescimento. Novamente, estes são apenas alguns exemplos da indústria de restaurantes – você pode encontrar numerosos exemplos desta estratégia aplicada em diferentes indústrias.

1. McDonald's e Travis Scott

Frente do restaurante McDonald's

Este é um exemplo interessante de quando as empresas escolhem a parceria certa para atingir objetivos específicos. Claro, isso é muito mais semelhante ao marketing de influenciadores. No entanto, vamos ignorar isso – qualquer artista tão prolífico como Travis Scott pode ser considerado tão valioso como empresa no contexto de uma parceria. Vamos analisar este acordo:

  • Desafio: O McDonald's queria atrair um público mais jovem e aumentar as vendas.
  • Solução: O McDonald's fez parceria com o rapper Travis Scott para criar o Travis Scott Meal, que incluía um Quarter Pounder com queijo, bacon, alface e o molho barbecue exclusivo de Scott, além de batatas fritas e Sprite. A refeição foi lançada em 2020 e durou tempo limitado.
  • Resultados : O Travis Scott Meal foi um enorme sucesso, gerando mais de US$ 1 bilhão em vendas no primeiro mês. O McDonald's também viu um aumento significativo no envolvimento nas redes sociais e no reconhecimento da marca durante a promoção.

Principais conclusões:

  • A colaboração foi bem-sucedida porque atingiu o público-alvo do McDonald's, que são jovens adultos. Travis Scott é um rapper popular com muitos fãs jovens.
  • A refeição também fez sucesso por ser única e de edição limitada. Isso o tornou mais atraente para os clientes e criou um senso de urgência.
  • A promoção também foi bem divulgada nos sites e canais de mídia social do McDonald's e Travis Scott. Isso ajudou a garantir que um grande número de pessoas conhecesse a promoção.
  • Esta colaboração aumentou o preço das ações do McDonald's em pouco mais de 6% durante o quarto trimestre de 2020.

2. Taco Bell e Xbox

restaurante taco bell e controle de xbox para representar colaboração

Taco Bell e Xbox – duas empresas queridas por conta própria. Mas juntos, eles criaram a parceria mais incrível, inesperada e altamente bem-sucedida que resistiu à passagem do tempo. Começando com sua primeira colaboração em 2001 , quando a Taco Bell se tornou o primeiro parceiro do Xbox. Esta parceria foi renovada continuamente, tornando-se um produto básico tanto para jogadores de Xbox quanto para entusiastas de Taco Bell. Vamos dar uma olhada neste interessante exemplo de parceria:

  • Desafio: A Taco Bell queria aumentar as vendas e atrair os jogadores.
  • Solução: A Taco Bell fez parceria com o Xbox para oferecer aos clientes recompensas exclusivas do Xbox, como downloads gratuitos de jogos e descontos em hardware Xbox, na compra de refeições Taco Bell.
  • Resultados: A parceria tem sido um sucesso para ambas as empresas. A Taco Bell teve um aumento significativo nas vendas e o Xbox teve um aumento no engajamento. A parceria também ajudou a aumentar o reconhecimento da marca para ambas as empresas.

Principais conclusões:

  • A colaboração foi bem-sucedida porque atingiu o público-alvo da Taco Bell e do Xbox. O público-alvo da Taco Bell são os jovens adultos, e o Xbox está entre os consoles de jogos mais populares para jovens adultos.
  • A parceria também oferece aos clientes recompensas valiosas, como passes de jogos do Xbox, preços de console e muito mais, o que incentiva os clientes a comprar refeições da Taco Bell e a interagir com o Xbox.
  • A parceria também foi bem promovida nos sites e canais de mídia social da Taco Bell e do Xbox, incluindo canais sociais comuns relacionados a jogos. Isto também é apoiado pelo fato de ser uma das parcerias contínuas mais renomadas entre os usuários do Xbox!
  • Esta parceria até ultrapassou fronteiras – um dos exemplos mais recentes disso é a colaboração Taco Bell x Xbox com Hardik Pandya como seu novo embaixador na Índia.

3. Pizza Hut e Cheez-It

frente do restaurante pizza hut e cheez sua sacola para representar colaboração

Este é estranho, mas bastante inovador e, pelo menos, funcionou para despertar a curiosidade de muitos jovens da época.

  • Desafio : A Pizza Hut queria aumentar as vendas e atrair um público mais amplo, especialmente famílias com crianças pequenas e adultos jovens (incluindo estudantes universitários).
  • Solução : A Pizza Hut fez parceria com a Cheez-It para criar uma nova pizza chamada Stuffed Cheez-It Pizza.
  • Resultados : A parceria Pizza Hut e Cheez-It recebeu críticas mistas. A Pizza Hut viu um pequeno aumento nas vendas da Pizza Cheez-It Recheada, e a Cheez-It viu um aumento no reconhecimento da marca. No entanto, vários clientes argumentaram que a coisa nunca deveria ter existido ou que não tinha gosto de nenhuma dessas coisas.

Principais conclusões:

  • A colaboração foi bem-sucedida porque, embora tenha recebido críticas mistas, teve mais apoiadores do que detratores, o que a tornou um ponto de partida para conversas ou debates. Boa e má publicidade ainda são resultados!
  • A pizza também é única e inovadora. Era a única Pizza Cheez-It Recheada do mercado, embora se parecesse mais com um calzone. Isso fez com que ela se destacasse das demais pizzas e atraísse os consumidores que buscavam algo diferente.
  • Também foi um sucesso para o grupo demográfico específico que visava.

Como aplicar esta estratégia ao seu restaurante?

De todos os exemplos que compartilhei acima, nenhum é particularmente relevante para a escala de pequenos e médios restaurantes com alcance que abrange uma cidade ou, na maioria dos casos, alguns quarteirões. Mas não tema, porque o tamanho do seu restaurante não importa, desde que você encontre os parceiros certos com quem colaborar. Nas seções seguintes, mostrarei as três etapas principais desta estratégia e os passos que você deve seguir para aplicá-la com sucesso em seu restaurante.

1. Como encontrar potenciais parceiros e colaboradores para o seu restaurante

convenção de proprietários de restaurantes

Existem várias maneiras de encontrar potenciais parceiros com quem colaborar, mesmo se você tiver um pequeno restaurante. Aqui estão algumas práticas recomendadas:

  • Junte-se a associações de restaurantes locais e câmaras de comércio. Esta é uma ótima maneira de conhecer outros proprietários de restaurantes e empresas em sua comunidade.
  • Participe de restaurantes locais e conferências de negócios. Esta é mais uma forma de conhecer potenciais parceiros e conhecer as novas tendências do setor.
  • Entre em contato com proprietários de pequenas empresas locais. Pense em outras empresas em sua comunidade nas quais seus clientes possam estar interessados. Por exemplo, você pode fazer parceria com uma cervejaria local para oferecer uma combinação especial de cerveja e hambúrguer ou fazer parceria com uma padaria local para oferecer sobremesas personalizadas.
  • Reúna-se com proprietários de empresas próximas ao seu restaurante. Essas empresas provavelmente compartilham o seu mercado-alvo, portanto podem ser bons parceiros para campanhas promocionais ou promoções cruzadas.
  • Pense criativamente e considere as perspectivas de seus clientes. Quanto melhor você conhecer seus clientes, maior será a probabilidade de encontrar ideias de parceria interessantes. Por que? Porque você pode fazer parceria com qualquer outro negócio, mesmo que não seja relacionado à alimentação! Desde que o seu restaurante e os seus clientes beneficiem da parceria, provavelmente é uma boa ideia. Também é fundamental que seus clientes considerem a parceria relevante. Um exemplo claro disso é a colaboração Taco Bell e Xbox. São empresas diferentes, mas os clientes encontraram valor na parceria, o que a tornou relevante para eles.

Você pode usar as etapas a seguir para iniciar o processo de colaboração com outra empresa.

2. Construindo e gerenciando parcerias e colaborações

2.1 Defina suas metas para a colaboração

alvo para representar metas estabelecidas

Estas são as chaves que você deve considerar para estabelecer metas para uma parceria com outra empresa:

  • Identifique os benefícios da parceria, bem como as necessidades do seu negócio . O que você espera alcançar ao fazer parceria com outra empresa? Você quer aumentar o conhecimento da marca, atrair novos clientes ou aumentar as vendas? De quais benefícios seu restaurante mais se beneficiaria?
  • Considere as necessidades do seu negócio parceiro . Quais são seus objetivos para a parceria? Eles desejam alcançar um novo público, promover um novo produto ou serviço ou gerar mais leads? Ao compreender suas necessidades, você pode desenvolver uma parceria mutuamente benéfica. Manter uma comunicação aberta com a outra empresa o ajudará a conseguir isso.
  • Estabeleça metas SMART . As metas SMART são específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado. Por exemplo, em vez de definir uma meta de “aumentar o conhecimento da marca”, estabeleça uma meta de “aumentar o conhecimento da marca em 10% nos próximos seis meses”. Isso o ajudará a estabelecer um ponto mensurável no futuro que poderá usar para comparar seu crescimento naquele período, erros que você possa ter cometido ao aplicar a estratégia e muito mais.
  • Alinhe seus objetivos com seus objetivos gerais de negócios . Certifique-se de que seus objetivos de parceria estejam alinhados com seus objetivos gerais de negócios. Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar as vendas em 15% no próximo ano, os seus objetivos de parceria devem ajudá-lo a atingir esse objetivo.

Aqui estão alguns exemplos de metas específicas que um gerente de restaurante poderia definir para uma parceria com outra empresa:

  • Aumentar o conhecimento da marca em 10% nos próximos seis meses.
  • Atraia 100 novos clientes da base de clientes da empresa parceira.
  • Gere US$ 10.000 em vendas com a parceria no próximo ano.
  • Colete 500 endereços de e-mail de clientes da empresa parceira.

Depois de definir seus objetivos, você pode começar a desenvolver um plano para alcançá-los. Este plano deve incluir estratégias e táticas específicas que você usará para atingir seu público-alvo e alcançar os resultados desejados.

2.2 Pense em seu público-alvo para chegar a uma proposta de valor de ambas as empresas

grupo de pessoas debatendo ideias

Esta é a parte mais criativa do processo. Ao entender o público-alvo de ambos os negócios, você poderá apresentar ofertas interessantes que podem ajudar ambos os negócios a atingir os objetivos estabelecidos na etapa anterior. Minha recomendação é que você marque uma reunião com representantes de outros negócios e aplique algumas das seguintes estratégias para ter ideias:

  • Brainstorming : Brainstorming é uma técnica popular para gerar um grande número de ideias rapidamente. Para fazer um brainstorming, reúna um grupo de pessoas e anote o máximo de ideias possível, sem julgamento. Depois de ter uma lista de ideias, você pode começar a avaliá-las e escolher as mais promissoras.
  • Brainstorming reverso : O brainstorming reverso é uma técnica para gerar novas ideias virando ideias existentes de cabeça para baixo. Para reverter o brainstorming, comece escrevendo um problema ou desafio. Então, pergunte-se como você poderia piorar o problema. As respostas a esta pergunta podem levar a ideias novas e inovadoras.
  • Fazendo perguntas : Pense no desafio atual, que é o objetivo atual de ambas as empresas. Com isso em mente, peça ao representante que faça o máximo de perguntas possível. Quais são as diferentes maneiras de atingir esse objetivo? Quais são os prós e os contras de cada solução? Que novas ideias podemos ter? O objetivo desta estratégia é criar uma discussão aberta que possa conter diferentes perspectivas e soluções para o mesmo problema.

Outra recomendação é que, se puder, convide um cliente representante de cada negócio ou uma única pessoa que consuma serviços ou produtos de ambas as marcas. Essa pessoa representaria o cliente médio e poderia lhe dar alguns insights sobre a mente de outros clientes, o que eles gostam e o que não gostam, entre outras coisas. No final ou após várias sessões, você terá algumas ideias que vale a pena explorar. Você também pode dar uma olhada nas metas definidas antes para melhorá-las ou modificá-las.

Dica: Tenha em mente os diferentes tipos de parcerias para definir o tipo de ideias que você terá! Parcerias de co-marketing, parcerias de desenvolvimento de produtos e parcerias de promoção cruzada.

2.3 Definir as promoções, os detalhes e a infraestrutura necessária para atingir as metas

Esta etapa é muito simples – acerte os detalhes desta colaboração e tome as medidas necessárias para garantir o seu sucesso antes de aplicá-la. Isso inclui trabalhar em detalhes como os seguintes:

  • A duração da promoção
  • O tipo de promoção
  • O orçamento que ambas as empresas usarão para esta estratégia
  • As ferramentas que serão utilizadas para medir o sucesso da promoção
  • As ferramentas que serão utilizadas para a promoção (sites, métricas de sites, ferramentas de mídia social, etc.)

Você também deve incluir o seguinte:

  • Os objetivos (de ambas as empresas) da parceria
  • As expectativas e “ obrigações” de ambos os parceiros
  • E mais

Em alguns casos, embora nem sempre, é uma boa ideia procurar aconselhamento jurídico ao criar estas estratégias. No entanto, na maioria dos casos, isto não será necessário para pequenas empresas. Depois de concluir esta etapa, você poderá começar a parceria e as promoções!

3. Medindo o sucesso de parcerias e colaborações

mulher medindo o crescimento de um restaurante

Aqui estão algumas ferramentas ou métodos simples que você pode usar para medir o sucesso de uma parceria:

  • Vendas : Uma das formas mais comuns de medir o sucesso de uma colaboração ou parceria é acompanhar as vendas. Por exemplo, se você fizer parceria com outra empresa para oferecer uma promoção especial, poderá acompanhar quantas vendas você gera com a promoção.
  • Conhecimento da marca : Outra métrica comum para medir o sucesso de uma colaboração ou parceria é o reconhecimento da marca. Você pode acompanhar quantas pessoas conhecem sua marca e a colaboração ou parceria realizando pesquisas ou acompanhando o envolvimento na mídia social.
  • Satisfação do cliente : Também é importante monitorar a satisfação do cliente com a colaboração ou parceria. Você pode fazer isso realizando pesquisas ou coletando feedback dos clientes.
  • Retorno do investimento (ROI) : Finalmente, você também pode medir o sucesso de uma colaboração ou parceria calculando o ROI. Isto é feito comparando os custos da colaboração ou parceria com os benefícios que você gera com ela.

Outra boa prática é se preocupar com os resultados alcançados pelo negócio parceiro. Além disso, você também deve manter um canal de comunicação aberto durante e após a promoção ou parceria. Dessa forma, se a parceria for positiva, você poderá buscar novas formas de colaborar, melhorar a divulgação, criar novas e muito mais.

Procure oportunidades de colaboração e parceria local para impulsionar o crescimento do seu restaurante!

As parcerias com restaurantes podem ser uma ótima maneira de aumentar as vendas, atrair novos clientes e aumentar o conhecimento da marca. Ao fazer parcerias com outras empresas locais, os restaurantes podem oferecer aos seus clientes uma experiência única e memorável. Além disso, tudo isto beneficiará a comunidade local e outras empresas, o que também pode ajudar a impulsionar a economia da sua cidade e, em última análise, melhorar o desempenho do seu restaurante. A melhor parte é que você não está limitado a colaborar com outros restaurantes – você pode encontrar pontos em comum com todos os tipos de empresas que compartilham a mesma base de clientes ou público-alvo. Basta estar aberto à oportunidade e divulgar o seu restaurante.

Depois de aplicar essa estratégia, basta medir o seu sucesso – e o Waiterio pode te ajudar nisso. Waiterio oferece um aplicativo de PDV para restaurantes que possui uma variedade de recursos que podem ajudá-lo a acompanhar as vendas, gerenciar seu cardápio para criar ofertas por tempo limitado e até mesmo criar um site equipado com um sistema de pedidos online. Saiba mais sobre o Waiterio aqui .

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes