Aplicativos de entrega versus a página do seu restaurante: o que é melhor?

Aplicativos de entrega versus a página do seu restaurante: o que é melhor?

Saiba aqui o que há de melhor entre o seu próprio site e os apps de delivery de terceiros!

Postado por Victor Delgadillo a 20 de julho de 2022

Você está cansado de aplicativos de entrega sugando seus lucros? Há algo que você pode fazer.

Os aplicativos de entrega já existem há algum tempo. Em menos de 10 anos, eles se tornaram negócios gigantes no valor de bilhões de dólares. Eles salvaram restaurantes no processo, mas não sem mergulhar as mãos no pote de lucro. Neste artigo, compartilharemos com você uma das soluções mais simples para esse problema — ter seu próprio site. Além disso, falaremos sobre:

  • Os prós e contras dos aplicativos de entrega
  • Os prós e contras de ter um site personalizado.
  • E sobre algumas dicas, você pode usar para recuperar seus lucros.

Ao terminar de ler este artigo, você terá um entendimento mais profundo sobre o assunto, o que o preparará para tomar uma decisão muito importante. Você pode ficar com os aplicativos de entrega e tentar continuar olhando para os benefícios em vez do lado negativo, ou pode seguir em frente. O que vai ser? Vamos descobrir!

Aplicativos de entrega — uma solução que se transformou em um problema maior!

os aplicativos de entrega de comida estão tirando todo o lucro do seu restaurante. É um preço pequeno a pagar pela inovação?

Os aplicativos de entrega se tornaram uma indústria de bilhões de dólares por si só. E eles fizeram isso eliminando restaurantes e clientes de taxas aparentemente pequenas. Mas essas taxas transformaram essa indústria em um valentão monstruoso sem o qual os restaurantes agora não podem viver . Então, eles estão muito próximos da definição de um mal necessário e muito predatório.

Agora, nem tudo está ruim, porque mesmo que alguns deles cobrem taxas de até 35% por entrega, tem sido um pequeno preço a pagar pela sobrevivência. Nos EUA, o governo bateu o pé em alguns lugares, limitando as taxas de aplicativos de entrega a um máximo de 15% - mas isso chegará ao fim em breve. É por isso que conversar para decidir se os aplicativos de entrega são bons ou ruins para os negócios é vital.

É o seguinte: ninguém pode decidir por você, nem mesmo este artigo bem-intencionado. Não estamos aqui para te dizer que você deve cortar relacionamento com os aplicativos de entrega, porque essa é uma decisão que deve ser tomada por situação.

Prós de aplicativos de entrega

aplicativos de entrega de comida também dão emprego a motociclistas e motoristas

Na verdade, existem alguns benefícios em falar bem dos aplicativos de entrega. Eles são outra maneira de comercializar o seu negócio. Se o seu restaurante oferecer bons ganhos, eles o promoverão da melhor maneira possível. Eles também são ótimos para oferecer comodidade aos seus clientes. A maioria dos clientes está disposta a pagar mais para receber sua deliciosa comida em suas casas. Outro benefício é que os mesmos esforços de marketing feitos pelas empresas de entrega dão reconhecimento à marca do seu restaurante, o que é vital para construir uma comunidade em torno do seu serviço.

E, por fim, podem aumentar suas vendas em um momento em que o setor ainda é extremamente competitivo e tenta se recuperar com força total dos efeitos negativos da pandemia.

Prós:

  • São boas plataformas de marketing.
  • Eles oferecem comodidade aos clientes.
  • Eles aumentam o conhecimento da marca.
  • Eles também aumentam suas vendas.

Contras de aplicativos de entrega

aplicativos de entrega de comida tiram seus lucros em um setor que ainda não é o mais lucrativo

O lado ruim dos aplicativos de entrega é que eles são caros de manter – eles não são sustentáveis para sempre. Isso ocorre principalmente porque eles cobram até 35% do custo dos itens vendidos por entrega . Alguns deles ainda cobram dos clientes, o que significa que eles obtêm sua receita de você e de seus clientes. Outra coisa é que, embora exibam seu nome e dêem alguma exposição à sua marca, também tiram um pouco do bolo nesse aspecto. Quão? Bem, quando você envia comida com seus motoristas, os próprios motoristas são os que representam a venda. Isso significa que você realmente não tem contato com seus clientes, o que é vital em um setor baseado em serviços. E, finalmente, você nunca pode garantir que a maneira como o aplicativo lida com a imagem do seu restaurante seja precisa ou como você gostaria que fosse. Você não pode nem garantir que a comida seja entregue em boas condições.

Contras:

  • Eles são caros e não são sustentáveis a longo prazo.
  • Eles reduzem o ganho líquido do seu restaurante.
  • Eles cobram de você, e alguns deles também cobram uma taxa de seus clientes.
  • Você perde o contato com seus clientes.
  • Você nunca pode garantir que a comida sempre será entregue da melhor forma.

Sites personalizados para restaurantes — eles são uma solução?

Ter um site personalizado para o seu restaurante é uma das melhores soluções que você pode escolher para manter o controle de seus ganhos. Claro, eles não são uma solução perfeita, porque, assim como os aplicativos de entrega, eles podem ser incrivelmente caros. Também existem custos de manutenção e, se você não é especialista em tecnologia, terá que delegá-los - ou seja, gastar mais dinheiro . Isso também depende do método que você escolher para criar o site do seu restaurante .

Os sites são uma necessidade hoje em dia porque todas as outras empresas têm algum tipo de presença online, o que pode oferecer grandes vantagens localmente. É por isso que os proprietários de restaurantes estão realmente avaliando qual solução causará menos problemas a longo prazo.

Prós de ter um site

os sites de restaurantes oferecem controle total e permitem que você receba seus lucros de volta

Ter um site é necessário para a era digital em que vivemos. Ter uma presença online é vital agora que a concorrência está em toda parte - da mídia social ao SEO, sua concorrência está fazendo isso. É por isso que você também deve fazê-lo para evitar ficar para trás e até mesmo no campo de jogo. Ter um site também é necessário porque os clientes agora estão fazendo pedidos online e usando a pesquisa por voz mais do que nunca. Estar no topo das pesquisas locais pode lhe dar uma vantagem competitiva incrível!

E a melhor parte é que você pode conseguir isso sem gastar um único centavo em anúncios ou aplicativos de entrega – o SEO é seu amigo. Outro grande benefício de ter um site é que seu restaurante vai perceber todo o dinheiro das vendas online. Mesmo que você precise compartilhá-lo com empresas de cartão de crédito e taxas de processamento para vendas on-line, isso é possível e não é tão caro quanto os aplicativos de entrega.

Você também pode emparelhar seu site com seu próprio serviço de entrega se tiver alguém na folha de pagamento para cuidar disso - embora isso seja aconselhável apenas se você puder gerenciá-lo com eficiência.

Por fim, ter um site também permite personalizá-lo como quiser, criar conteúdo e criar um hub onde seus clientes possam saber o que está por trás do balcão e além.

Prós:

  • Ter um site ajuda você a acompanhar a concorrência.
  • Também permite que você construa uma presença online, o que é vital para manter seus clientes conectados à sua marca.
  • Você também pode aproveitar estratégias inteligentes que podem ser gratuitas, como SEO e criação de conteúdo.
  • Você ganhará todo o dinheiro que vier das vendas online.
  • Mesmo se você pagar taxas de processamento de cartão de crédito, elas são mais baratas do que aplicativos de entrega.
  • Você também pode criar um relacionamento mais forte com seus clientes por meio da criação de conteúdo.
  • E você pode personalizá-lo como quiser para atender aos seus objetivos de marca.

Contras de ter um site

os backlinks do site do restaurante são ótimos porque permitem que você ganhe mais autoridade, mas podem ser caros

Agora, ter um site não é uma solução mágica para todos os seus problemas — na verdade, nada é. Ter um site pode realmente ser muito caro, dependendo de quão complexo você deseja que seja e de quantos recursos deseja que ele tenha. Como mencionamos anteriormente, também existem alguns custos associados à manutenção. Normalmente, quanto mais complexo o site, mais manutenção ele exigirá. É por isso que é recomendável mantê-lo simples.

Além disso, embora a maioria das práticas de SEO sejam gratuitas , há um lado que pode ser muito caro – backlinks! Contratar alguém para cuidar da geração de backlinks para o seu site pode aumentar os custos rapidamente e quem sabe se os benefícios o tornarão sustentável. E, finalmente, se você não for o único a fazê-lo em sua cidade, o preço irá para o lance mais alto - aquele que gasta mais dinheiro na otimização de seu site.

Contras:

  • Construir um site personalizado pode ser incrivelmente caro.
  • Quanto mais recursos ele tiver, mais caro será.
  • Existem alguns custos de manutenção. Hostings, desenvolvedores web, designers, nomes de domínio e muito mais.
  • Para torná-los mais acessíveis, você deve mantê-los simples. Isso é difícil, considerando que existem alguns sites de restaurantes muito exagerados por aí.
  • O SEO pode ser caro, mas se você tiver muita concorrência, será necessário investir nele.

Quem ganha este confronto?

Para nós, os sites são muito mais interessantes do que os aplicativos de entrega porque oferecem controle total. Você não precisa transferir seus lucros e, se não funcionar para você, basta alterar sua estratégia ou simplesmente excluí-la. Dito isso, a decisão é sua.

É importante que você saiba que existem outros métodos para criar um site para o seu restaurante que podem ajudá-lo a reduzir os custos operacionais.

Por exemplo, nosso aplicativo PDV para restaurante gera um site simples que você pode usar para:

  • Tenha uma presença online.
  • Comece a vender online.
  • Comece a satisfazer os clientes com um processo de checkout fácil.
  • E conecte suas vendas online diretamente ao PDV do seu restaurante.

Se você acha que está caindo da frigideira no fogo, talvez goste de saber que esse recurso também é gratuito e não requer manutenção de sua parte. Não existe nada melhor do que isso. Experimente agora!

5 dicas para recuperar seus lucros

recupere seus lucros com as dicas a seguir

Na verdade, existem algumas coisas que você pode fazer para aumentar seus lucros. Vamos listá-los aqui para você - aplique-os como achar melhor:

  • Você pode aumentar as margens de lucro do seu restaurante . Isso pode ser feito usando ingredientes mais acessíveis, otimizando o horário de trabalho e muito mais.
  • Você também pode tentar diversificar os fluxos de receita do seu restaurante. Você pode criar quiosques self-service, serviços de catering, merchandising, aulas de culinária para pratos que não estão mais no cardápio e muito mais.
  • Você pode promover outros canais do seu restaurante - os restaurantes voltaram ao cardápio após a pandemia, então tente promover isso com eventos, música ao vivo e muito mais.
  • Você pode construir uma comunidade criando um programa de fidelidade. Isso pode ser na forma de cupons, recompensas, descontos e muito mais. Esses são fáceis de aplicar com uma boa estratégia.
  • E você pode aumentar seus preços! Certifique-se de fazê-lo com segurança e estude o quanto seus clientes estão dispostos a pagar mais.

Essas são apenas dicas rápidas. Certifique-se de verificar os seguintes artigos para obter mais informações:

Recuperar seus lucros é uma questão de esforço certo, na hora certa e na área certa do seu negócio. Trabalhe de forma mais inteligente, não mais difícil. Comece imediatamente - boa sorte!

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes