Como contratar e manter uma boa equipe de FOH

Como contratar e manter uma boa equipe de FOH

Aprenda aqui tudo sobre como contratar e manter uma equipe incrível de FOH

Postado por Victor Delgadillo a 8 de outubro de 2022

Você continua perdendo o controle de sua equipe de atendimento? Seus garçons continuam desistindo?

Quando você vai a um restaurante, ter um garçom ruim pode transformar até a mais bela e deliciosa experiência em um pesadelo. Os garçons têm mais controle sobre a experiência do jantar do que a maioria dos proprietários e gerentes costuma perceber. Neste artigo, vou falar sobre:

  • Por que ter uma incrível equipe de front-of-house é fundamental para o seu restaurante
  • A diferença entre eles e a equipe do BOH
  • As chaves para contratar e manter uma excelente equipe de FOH e muito mais

Este artigo irá guiá-lo através do processo de identificação e treinamento dos melhores indivíduos para se tornarem parte de sua equipe FOH. Seus garçons e garçonetes estão fazendo seu restaurante crescer? Se não, este artigo é para você. Vamos começar!

Ter uma excelente equipe de recepção é essencial para restaurantes!

equipe de funcionários da frente da casa sorrindo no restaurante

Como mencionei, ter uma ótima equipe de FOH é essencial para o seu restaurante – eles são a cara do seu negócio! Um equívoco comum é que os garçons não são tão importantes quanto os funcionários da cozinha. Para este ano, previmos que os restaurantes tentariam reduzir os garçons . Mas, a verdade é que o back-of-house só cuida de pelo menos 50% dos trabalhos do restaurante. Isso significa que o front-of-house lida com os outros 50%. Isso é qualquer coisa relacionada à interação com os clientes e à satisfação de suas necessidades. Mas isso é o mínimo - eles precisam de um amplo conjunto de habilidades para realizar esse trabalho:

  • Eles devem se comportar profissionalmente sob quaisquer circunstâncias
  • Eles devem ser rápidos e ter boas habilidades para resolver problemas
  • Boa comunicação, trabalho em equipe e memória incrível são bons de se ter
  • Tudo isso com habilidades excepcionais no manuseio de pratos, resistência, técnica de mesa, boa aparência e muito mais

Não vou falar sobre cargos específicos, mas eles também podem ter habilidades avançadas, como conhecer vinhos e destilados ou habilidades administrativas. Se você quiser saber mais sobre cargos específicos, confira nossos organogramas . Você precisa deles para oferecer a experiência completa em seu restaurante, o que torna o processo de contratação uma dor de cabeça.

Diferenças entre a equipe BOH e FOH

garçom pegando prato na cozinha

Se você ler nosso artigo sobre a equipe BOH, pode pensar que mencionei alguns bons conceitos que se aplicam à equipe FOH. E, se essa é a sua linha de pensamento, você não está errado. Mas, os funcionários da frente e de trás da casa não são os mesmos. A principal diferença é que, para o pessoal de back-of-house, a estética não importa – enquanto para os garçons é um fator determinante!

Outra coisa é que nem todo mundo pode ser garçom. É um trabalho que exige paciência, boa força mental e vocação para o serviço. Esses são os principais traços de personalidade que parecem estar em alta demanda atualmente – embora, é claro, isso dependa do tipo de serviço que seu restaurante oferece. De qualquer forma, seus garçons devem representar a filosofia de serviço de seu restaurante, que é vital para atrair seus clientes, para a construção da comunidade e para a lealdade.

As chaves para contratar a melhor equipe FOH para o seu restaurante

garçom sorrindo em frente ao bar do restaurante

Existem várias chaves para contratar uma excelente equipe de atendimento . Tudo se resume a três fatores que, combinados, formam ótimos garçons. Sim, você não encontrará garçons prontos que virão ao seu restaurante se candidatando a uma vaga perfeita. Não há ajustes perfeitos desde o início, apenas candidatos em potencial!

1. Traços de personalidade

A primeira coisa que você deve observar são as características de cada pessoa ao conhecê-la. A pessoa certa para o trabalho deve:

  1. Atender aos requisitos de personalidade. Eles devem ser calmos, ter boas maneiras, ser um pouco extrovertidos e muito mais. Isso depende do estilo de serviço do seu restaurante .
  2. Atender aos requisitos de habilidade. Boa comunicação, cooperação e habilidades de espera.
  3. E ter boas capacidades de aprendizagem. Ser capaz de aprender rápido no trabalho e lembrar das coisas também é fundamental.

É claro que essas três características sozinhas não serão suficientes para torná-los garçons incríveis desde o início, mas tornarão o próximo passo muito mais fácil.

2. Processo de integração

Agora, ter um forte jogo de integração é crucial, especialmente para a equipe de frente da casa. Você deve criar uma extensa sessão de treinamento inicial. Além disso, fique de olho em cada membro da equipe para saber se eles ainda têm a filosofia do seu restaurante em mente. Isso representa pelo menos 60% do trabalho árduo por trás da criação de um ótimo restaurante de primeira linha.

Alguns gerentes geralmente se concentram na contratação de garçons com base apenas nas características mencionadas acima. Apenas para vê-los bater e queimar quando servem suas primeiras mesas. Mas, servir mesas não é um trabalho fácil – mesmo que pareça um trabalho simples e de bom senso, não é. É por isso que você precisa treinar os garçons para lidar com situações quase extremas. Especialmente se você oferecer álcool em seu restaurante ou se tiver problemas com sua equipe de apoio!

O processo de integração também os prepara para vender pratos , criar ofertas em movimento se esse for o estilo do seu restaurante, cooperar com sua equipe BOH e muito mais.

3. Cooperação com a equipe do BOH

garçom sorrindo dentro da cozinha enquanto carregava pratos

Embora pareça que a equipe do BOH faz a maior parte do trabalho pesado, oferecer um serviço tranquilo requer um equilíbrio entre o trabalho de ambas as equipes. Eu recomendo que você informe ambas as equipes sobre as responsabilidades dos outros membros da equipe. A comunicação de alto nível entre eles é a terceira chave para evitar problemas de cooperação. Afinal, um restaurante é mais uma bicicleta nesse sentido. É por isso que a integração da equipe, a cooperação e até os exercícios de confiança são uma boa adição ao bom e velho gerenciamento de restaurante.

Como manter uma boa equipe de FOH?

garçonete sorrindo na recepção

Manter um ótimo front-of-house requer algum sacrifício. Mesmo que seu trabalho não seja brincadeira, em um restaurante, eles são os que constantemente pegam o canudo mais curto. Eles geralmente ganham menos do que os funcionários da BOH, enquanto atendem às necessidades de seus clientes com um sorriso no rosto! É por isso que manter uma equipe FOH excepcional tem um preço – estamos falando de salário aqui . Se você não conseguir oferecer um bom salário para sua equipe de garçons, terá problemas com as taxas de rotatividade. Se você oferecer salários baixos e renda baseada em gorjetas, terá uma equipe de garçons ainda mais infeliz . Claro, isso depende de onde você está e quais são seus costumes!

Ainda assim, o cenário pós-pandêmico para contratar uma boa equipe de garçons inclui:

  • Manter um bom salário emocional
  • Oferecer salários acima da média
  • E um bom ambiente de trabalho

Com os custos em alta, oferecer mais dinheiro pelo mesmo trabalho pode parecer um problema. Mas, existem várias estratégias que você pode usar, como:

  • Aumentando seus preços
  • Otimizando o horário de trabalho e as posições da equipe
  • Otimizando o estilo de serviço e o fluxo de trabalho

Isso pode parecer mudar muitas coisas apenas para pagar um pouco mais pelo seu FOH. No entanto, uma ferramenta simples como o serviço sem contato do Waiterio com um menu de código QR pode ajudá-lo a otimizar o estilo de serviço do seu restaurante. Ele também pode ajudá-lo a gerenciar garçons, lidar com preços em trânsito e muito mais. Saiba mais sobre o PDV do restaurante Waiterio aqui!

A equipe da recepção faz seu restaurante crescer!

Os front-of-house fazem crescer o seu restaurante porque são a equipa responsável por cuidar do seu bem mais valioso – os clientes. Construir relacionamentos com os clientes, atender às suas necessidades e conquistar clientes fiéis fazem parte da descrição do trabalho do seu garçom. Isso é exatamente o que pode ajudá-lo a construir uma comunidade em torno de seu restaurante, ajudá-lo a crescer e torná-lo mais lucrativo a longo prazo. Com uma boa filosofia de atendimento, até o restaurante mais simples pode se tornar um lucrativo negócio de franquia. Já aconteceu antes e seu restaurante pode ser o próximo. Sua equipe FOH é boa o suficiente para fazer isso acontecer?

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes