Como lidar com a concorrência do seu restaurante

Como lidar com a concorrência do seu restaurante

Aprenda aqui como avaliar o quanto a concorrência do seu restaurante é uma ameaça e lidar com ela de acordo.

Postado por Victor Delgadillo a 16 de dezembro de 2023

Dependendo da situação do seu negócio, você pode pensar que a concorrência é uma ameaça ou um simples aborrecimento. Não há como definir de forma geral o conceito de “concorrência” para todas as empresas – existem diferentes tipos e maneiras pelas quais elas afetam seus negócios. Neste artigo, tentaremos definir a concorrência e as ações que você deve tomar para enfrentá-la, abordando os seguintes tópicos:

  • A importância de lidar com a concorrência do seu restaurante
  • As vantagens e desvantagens de lidar ou negligenciar esta questão
  • Etapas para avaliar o quanto a concorrência representa uma ameaça para o seu negócio
  • Passos para lidar direta e indiretamente com a concorrência, dependendo do grau de ameaça que eles representam

Quer a concorrência esteja destruindo seu negócio ou você realmente não pense duas vezes, este artigo o ajudará a orientar suas ações. Mesmo que o seu negócio não esteja ameaçado neste momento, você está preparado para lidar com possíveis problemas? Vamos prepará-lo!

A importância de lidar com a competição em restaurantes

gráfico de desempenho do restaurante com queda nas vendas

Compreender e enfrentar a concorrência é crucial para a sobrevivência e o crescimento do restaurante, mesmo que não seja uma ameaça ao seu negócio neste momento. Isso é de conhecimento comum ou tradição de proprietários de restaurantes entre as gerações mais velhas. Alguns dizem que a concorrência consumiu os lucros do restaurante ao afastar os clientes. Embora, como proprietários de empresas, possamos ter empatia por eles, na maioria das vezes é fácil ver a concorrência chegando. Como diz um ditado estrangeiro, uma guerra anunciada não mata nenhum soldado – você deve estar sempre ciente da competição direta e indireta para tomar as ações necessárias antes que uma catástrofe aconteça. Aqui estão algumas das consequências da falta de preparação:

  • Perda de participação de mercado: concorrentes que engajam ativamente seu público e oferecem alternativas atraentes podem facilmente atrair seus clientes. Isso fará com que sua empresa perca dinheiro diretamente e se torne menos lucrativa no longo prazo.
  • Redução do conhecimento da marca: se você não conhece as estratégias de marketing e branding do seu concorrente, pode cometer o erro de não ter contramedidas em vigor. Por exemplo, se os seus concorrentes diretos criarem uma oferta ou promoção de sucesso e a comercializarem perfeitamente, o seu restaurante pode tornar-se irrelevante para os seus clientes em apenas alguns dias.
  • Desânimo dos funcionários: se sua equipe tem orgulho de trabalhar com você, eles ficarão orgulhosos se você esmagar a concorrência, pois é um esforço de equipe. O oposto é verdadeiro se a concorrência dominar o seu negócio.
  • Oportunidades de crescimento perdidas: a falta de adaptação às tendências do mercado e às preferências dos clientes pode cegar você para oportunidades potenciais de expansão, diversificação de receitas e crescimento geral do negócio.
  • Aumento dos custos de marketing e publicidade: reagir à concorrência depois de esta ter impactado significativamente o seu negócio exigirá marketing, ofertas e promoções dispendiosas para recuperar a atenção do cliente. Isso pode reduzir a lucratividade do seu negócio por uma margem notável.
  • Potencial encerramento de negócios: na pior das hipóteses, uma total falta de preparação para a concorrência pode tornar o seu restaurante incapaz de competir de forma eficaz, levando, em última análise, a dificuldades financeiras e até ao encerramento de negócios.

Ter a estratégia e a abordagem corretas para lidar com a concorrência do seu restaurante permite evitar todos esses problemas e ameaças imprevistas. Na maioria dos casos, não se trata inteiramente de sobrevivência. No entanto, lembre-se de que esses problemas podem estar afetando seus negócios sem o seu conhecimento. Se você tentou resolver certos problemas como baixa lucratividade, alta rotatividade de funcionários e estratégias de marketing de baixo desempenho, sem sucesso, sua concorrência pode ser a causa subjacente.

Como estudar a concorrência e avaliar o quanto ela é uma ameaça

espionar a concorrência do seu restaurante para analisar seu nível de ameaça

Depois de toda a disseminação do medo que fizemos, você pode estar inclinado a ir até a loja ao lado e dar um soco no nariz do proprietário. Porém, não tema, pois todos esses problemas podem não estar ocorrendo no seu restaurante! Se você não está ciente de como a concorrência afeta seus negócios, detalhamos a seguir as etapas que você pode seguir para descobrir isso antes de tomar qualquer ação. E, a propósito, por favor, não machuque ninguém.

1. Identifique concorrentes diretos e indiretos

pesquisando a concorrência on-line

O primeiro passo é identificar os dois principais tipos de concorrentes que seu restaurante possui:

  • Concorrentes diretos: restaurantes que oferecem culinária semelhante e atendem ao mesmo mercado-alvo.
  • Concorrentes indiretos: restaurantes que oferecem cozinhas diferentes, mas atendem à mesma área geográfica ou demográfica.

Como você pode ver, para dar esse primeiro passo, você deve reunir todas as informações que conhece e possui sobre o seu mercado-alvo. Este é o primeiro passo porque nem todos os restaurantes têm a mesma concorrência – por exemplo, se o seu restaurante tiver um conceito único, poderá ter apenas concorrentes indiretos. Por outro lado, se o seu restaurante for fast food, é provável que você tenha muitos concorrentes. O passo 1.1 é criar uma lista de todos os concorrentes diretos e indiretos; você precisará dele para a próxima etapa.

Dicas sobre como encontrar seus concorrentes diretos

Encontrar seus concorrentes diretos será mais fácil ou mais difícil, dependendo do seu tipo de negócio. Tenha em mente que alguns conceitos de restaurante são mais comuns que outros. Você também não precisa procurar para sempre – se não conseguir encontrar muitos concorrentes diretos, procure os indiretos.

  • Pesquise diretórios e plataformas online: plataformas como Google Maps, Yelp e OpenTable podem ajudá-lo a encontrar restaurantes que oferecem tipos de culinária semelhantes em sua cidade.
  • Explore blogs e publicações de culinária local: muitas publicações locais destacam restaurantes; você pode pesquisá-los para encontrar empresas semelhantes à sua.
  • Visite restaurantes próximos: explore restaurantes próximos para experimentar suas ofertas, preços e atmosfera geral. É uma boa ideia verificá-los pessoalmente.

Dicas sobre como encontrar seus concorrentes indiretos

Encontrar concorrentes indiretos é um pouco mais complicado:

  • Considere cozinhas alternativas: analise se os restaurantes que oferecem cozinhas diferentes atendem ao mesmo mercado-alvo com base em dados demográficos, níveis de renda e ocasiões gastronômicas.
  • Procure preços semelhantes: identifique restaurantes com preços semelhantes, pois podem ser considerados alternativas independentemente do tipo de cozinha.
  • Analise as opções de delivery e take away: se o seu restaurante oferece delivery e take away, considere restaurantes com opções semelhantes, mesmo que tenham formatos de jantar diferentes.
  • Verifique as redes sociais, os navegadores e as publicações locais: procure todos os restaurantes da sua cidade – você também pode reduzir o número de restaurantes olhando aqueles mais próximos do seu. Isso o ajudará a criar uma lista abrangente usando os outros fatores listados acima.

2. Conduza pesquisas completas sobre cada concorrente

analisando os dados da concorrência por meio de uma planilha

Depois de ter as listas, ou ao criá-las, você pode coletar as seguintes informações:

  • Seus itens de menu, preços, ofertas de serviços e avaliações de clientes.
  • Analise sua presença online, incluindo site, plataformas de mídia social e sistemas de pedidos online.
  • Você também pode dar uma olhada em seus materiais de marketing, voz e tom, entre outros.
  • Novamente, você pode coletar informações mais detalhadas pessoalmente, o que será inestimável mais tarde.

3. Avalie seus pontos fortes e fracos

analisando os pontos fortes e fracos de sua concorrência

Depois de criar as listas, você pode categorizar cada um dos restaurantes de acordo com seus pontos fortes e fracos, ou mesmo níveis de ameaça, de baixo a normal, intermediário e alto. Você pode fazer isso usando as seguintes estratégias:

  • Identifique suas propostas de venda exclusivas (USPs) e o que as diferencia do seu restaurante.
  • Avalie seus pontos fracos, como opções de menu limitadas, atendimento ao cliente ruim ou um ambiente desatualizado.
  • Avalie seus pontos fortes. Isso pode ser algo em que eles são melhores quando comparado ao seu negócio.

É altamente recomendável que você seja o mais completo e realista possível durante esta etapa. Outra boa ideia é que se você decidir visitar o concurso, leve consigo pessoas que possam compartilhar suas opiniões com você.

4. Determine sua participação no mercado e base de clientes

estudando a participação de mercado da concorrência

Este será muito mais difícil de fazer e você pode ignorá-lo completamente se não quiser se esforçar muito. Muitos proprietários de restaurantes evitam totalmente esse assunto porque não conseguem parar de ficar obcecados com ele, o que pode ser prejudicial para seus negócios. Ainda assim, se você acha que seus concorrentes são uma ameaça muito grande, você pode prosseguir e aplicar esta etapa para descobrir se eles o são e estar preparado. Aqui está o que você deve fazer.

Estime seu volume de vendas

A chave para esta etapa é a observação.

  • Estimativa com base no gasto médio e no tráfego: observando os preços dos concorrentes, os itens do menu e o tráfego de clientes, você pode estimar o gasto médio por cliente. Multiplique isso pela contagem diária estimada de clientes para obter uma estimativa aproximada do volume de vendas.
  • Analise plataformas de pedidos online: plataformas como Grubhub e DoorDash geralmente exibem a popularidade dos restaurantes e o volume de pedidos, oferecendo insights sobre as vendas dos concorrentes.
  • Rastreie o envolvimento dos concorrentes nas redes sociais: o alto envolvimento em plataformas como o Instagram pode indicar uma forte base de clientes e um volume potencial de vendas. Isto é especialmente verdadeiro se eles tiverem um site com um sistema de pedidos online ou uma alternativa semelhante.

Avalie a fidelidade do cliente

analisando as taxas de fidelidade e retenção de clientes da concorrência

Você deve saber como a seção comum do diagrama de Venn de seus clientes e concorrentes se sente em relação a ambas as empresas, começando pela delas:

  • Monitore avaliações online e mídias sociais: analise as avaliações e seu sentimento e a frequência de feedback positivo para avaliar a fidelidade do cliente. Basicamente, verifique quantas estrelas eles têm em seu perfil comercial do Google. Isso o ajudará a entender melhor a presença local de SEO .
  • Rastreie programas de fidelidade e promoções: observe a adesão a programas de fidelidade da concorrência e a participação em ofertas promocionais para avaliar o envolvimento do cliente. Isso pode ser feito facilmente com alguma atenção aos detalhes e verificando quantas pessoas participam de concursos de mídia social.
  • Pergunte aos seus clientes: realize pesquisas ou conversas casuais para entender suas percepções sobre os programas de fidelidade da concorrência e o atendimento ao cliente.

Ao avaliar esses dois aspectos, você pode definir a participação de mercado e a popularidade em comparação ao seu negócio, entre outros detalhes que serão úteis na determinação do seu nível de ameaça. Se quiser dados mais exatos sobre isso, você pode contratar um freelancer para coletar os dados e criar uma análise mais completa da concorrência.

5. Avalie o nível geral de ameaça

atribuir um nível de ameaça à concorrência

Finalmente, você deve atribuir um nível de ameaça a cada concorrente em ambas as listas. Abaixo está um exemplo simples.

Análise:

  • Cardápio e preços: o concorrente oferece preços mais baixos e uma variedade maior de cardápio, atraindo potencialmente clientes preocupados com o orçamento.
  • Atendimento: o concorrente oferece atendimento e entrega mais rápidos, o que pode atrair clientes que buscam comodidade.
  • Presença online: o concorrente tem uma forte presença online com páginas ativas nas redes sociais e um sistema de pedidos online fácil de usar.
  • Marketing: o concorrente usa um tom mais casual e foca na acessibilidade e no ambiente familiar.
  • Pontos fortes: o concorrente tem um reconhecimento de marca mais amplo, preços mais baixos e uma forte presença online.
  • Pontos fracos: o cardápio do concorrente carece da autenticidade e dos ingredientes de qualidade do meu restaurante.
  • Volume de vendas: o concorrente possui um volume de vendas significativamente maior, indicando uma base de clientes maior.

Nível de ameaça: Médio-Alto

Embora o concorrente tenha pontos fortes que poderiam atrair alguns dos meus clientes, o foco do meu restaurante na qualidade e autenticidade ainda pode atrair aqueles que procuram uma experiência gastronómica mais sofisticada. Ainda assim, o maior volume de vendas do concorrente exige vigilância e marketing estratégico para manter a participação no mercado.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre como você pode criar estratégias viáveis com os insights obtidos ao avaliar o nível de ameaça do seu concorrente.

Como vencer a concorrência direta e indireta do seu restaurante

criando uma estratégia para vencer a concorrência

Agora vamos falar sobre o que você realmente pode fazer para lidar com os concorrentes do seu restaurante de maneira eficaz. Lembre-se de que compartilhamos as etapas anteriores para permitir que você concentre sua atenção nos concorrentes que são as maiores ameaças. Além disso, considere que você ainda deve criar estratégias baseadas em lógica que sejam relevantes para o seu restaurante. Não encorajamos você a aplicar todas as mudanças que pensou ao seguir as etapas anteriores de uma só vez – mudanças repentinas em seu negócio podem mais prejudicá-lo do que ajudá-lo.

Por fim, em vez de lhe dar soluções, daremos ideias e dicas sobre como aplicar as soluções que você encontrar. Isto acontece porque as soluções que podemos partilhar não serão relevantes para todos os restaurantes . Já definimos e exploramos soluções para vários problemas que seu restaurante pode estar enfrentando em nosso blog .

1. Priorize com base no impacto e na urgência

definir prioridades para resolver primeiro as questões mais urgentes

Priorizar é a chave para resolver todos os problemas que seu restaurante enfrenta da maneira mais eficiente possível. É por isso que as etapas anteriores se concentraram em fazer com que você descobrisse os maiores problemas e o nível de ameaça de seus concorrentes. Acontece que você descobrirá que cada concorrente, independente do tipo, levanta novos desafios para o seu negócio. Atribua um nível de urgência a cada problema, avaliando o que mais ameaça o seu restaurante no momento. Isso é muito específico, portanto você deve considerar sua situação detalhadamente. Para alguns restaurantes, a prioridade pode residir na melhoria da rentabilidade, enquanto outros podem beneficiar mais com a melhoria dos materiais de marketing e das ofertas.

2. Desenvolver e avaliar soluções

Após categorizar os níveis de ameaça, você deve criar soluções relevantes para cada um. Isso pode ser tão simples quanto criar estratégias de marketing de contramedidas ou novas promoções e tão complexo quanto elaborar uma nova estratégia de marketing. Alguns restaurantes podem ter que considerar a criação de novos estudos de marketing para tentar alcançar novos públicos. É altamente recomendável que você use as duas dicas a seguir:

  • Trabalhe com sua equipe para encontrar soluções.
  • Você pode usar a ajuda de sua equipe de apoio para criar novos pratos, pratos, talheres e designs de pratos, embalagens de entrega e muito mais.
  • Você pode contar com a ajuda de sua equipe de atendimento para criar melhores estratégias e promoções de atendimento ao cliente e para solucionar reclamações comuns sobre o restaurante.
  • Você pode contar com a ajuda de funcionários administrativos e gerentes para definir os detalhes de novas estratégias de marketing e promoção, bem como maximizar a lucratividade das ofertas.
  • Considere os detalhes da implementação dessas soluções. Você pode descobrir os seguintes detalhes para garantir que cada solução esteja sob controle:
  • Custo-benefício
  • Potenciais impactos positivos e negativos da estratégia
  • Mudanças de treinamento e infraestrutura que as estratégias podem exigir

3. Informe sua equipe sobre as mudanças

informar a equipe sobre as mudanças do restaurante para vencer a concorrência

Algumas mudanças, especialmente as maiores, exigirão mudanças em diferentes aspectos do seu restaurante, incluindo esforços de treinamento, materiais e até mesmo práticas de contratação. Informar sua equipe sobre essas mudanças com antecedência os ajudará a adotar a nova mentalidade. Isto é especialmente importante se você aplicar alterações como uma filosofia diferente de atendimento ao cliente ou mesmo mudanças no controle de qualidade dos alimentos ou na apresentação. Por exemplo, se você não prestou muita atenção ao atendimento ao cliente antes, esperar que sua equipe mude repentinamente de comportamento não vai funcionar. Outro exemplo seria se sua equipe de apoio estivesse acostumada a trabalhar o mais rápido possível para receber os pedidos e agora você espera que eles maximizem a qualidade das apresentações. É por isso que mencionamos que você deveria considerar os potenciais impactos negativos da estratégia – você não quer implementar uma nova estratégia apenas para que sua equipe o abandone porque não estava preparada para mais pressão.

4. Implemente as mudanças por um curto período

fases de teste das mudanças antes de implementar permanentemente

Depois de ter suas soluções, sua equipe estará preparada e treinada, e é hora de implementar as mudanças por um curto período. Dar pequenos passos é vital para alcançar o sucesso em qualquer estratégia que afete tanto sua equipe quanto seus clientes. Por que? Porque você pode encontrar problemas que não previu ou não poderia prever. Usar a nova estratégia lhe dará vários insights sobre o que é necessário para aplicá-la.

Por exemplo, digamos que você queira que seus pratos sejam preparados mais rapidamente. Se você implementar essa estratégia por um curto período, poderá descobrir que:

  • Sua cozinha não foi projetada adequadamente para lidar com a nova velocidade de serviço.
  • Alternativamente, você pode descobrir que o gargalo é o pessoal da cozinha devido à falta de treinamento ou que o pessoal da recepção está demorando muito para entregar os pedidos.

Você não pode negligenciar esta etapa se quiser mudanças eficazes e permanentes que melhorem o seu restaurante. Além disso, esta etapa se aplica a todos os tipos de alterações que você possa ter em mente.

5. Acostume-se com o monitoramento e adaptação contínua

revisar o desempenho do restaurante para garantir que as mudanças e medidas anteriores ainda sejam relevantes

Esta dica cobre várias coisas que você deve ter em mente:

  1. Você deve reavaliar regularmente sua concorrência. Para isso, mantenha sua lista atualizada com o que a concorrência está fazendo a cada três meses.
  2. Você deve verificar regularmente a eficácia de suas soluções. Se suas soluções forem eficazes, você notará imediatamente, mas não pode deixar de aprimorá-las para manter seu negócio crescendo.
  3. Verifique com sua equipe para obter mais informações sobre seu trabalho. Se você leu nosso guia sobre gestão de equipe, eles devem ter confiança suficiente para avisar se há algo errado, se não se sentem confortáveis com as novas estratégias e muito mais.
  4. Use pesquisas com clientes para saber o que seus clientes pensam. Isto é vital! Você não pode nem mesmo considerar KPIs como lucratividade como garantidos. Mesmo que os lucros do seu restaurante estejam aumentando, você pode não estar conseguindo satisfazer seus clientes. As opiniões deles são importantes, portanto, acompanhe as avaliações e as interações nas redes sociais e use pesquisas eficazes para confirmar suas opiniões positivas.

Por fim, é altamente recomendável que você use tantas ferramentas quanto possível para coletar dados que possam ajudá-lo a determinar a eficácia de suas estratégias. Uma dessas ferramentas é o PDV do seu restaurante. Se você não tiver um, dê uma olhada no Waiterio - ele possui análises, relatórios e dados avançados que podem melhorar a maneira como você gerencia seu restaurante. Todas essas dicas o ajudarão a criar um ciclo de feedback em torno de qualquer estratégia que você decidir aplicar.

Conquiste a competição do seu restaurante para ter um restaurante de sucesso

Observar seus concorrentes pode ajudar seu restaurante a crescer. Por que? Porque eles são o ponto de comparação perfeito para avaliar o seu negócio. No entanto, algo que não mencionei é que não é possível competir com todas as empresas da sua cidade. Em primeiro lugar, não faz sentido competir com restaurantes que estão fora do seu âmbito. Um exemplo disso seria querer comparar sua pequena lanchonete de fast food com o Burger King - eles sempre entregarão suas costas . E em segundo lugar, você deve considerar que às vezes os concorrentes podem ser grandes aliados, especialmente os concorrentes indiretos que atendem a um público semelhante. Confira nosso artigo sobre como usar parcerias e colaborações para expandir seu restaurante. Então, você está lidando com a concorrência do seu negócio? É melhor você estar!

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes