Como otimizar o site do seu restaurante para SEO local

Como otimizar o site do seu restaurante para SEO local

Aprenda aqui como otimizar o site do seu restaurante para que ele tenha um melhor desempenho local.

Postado por Victor Delgadillo a 15 de julho de 2023

Você deve ter ouvido falar sobre SEO se já teve contato com marketing online ou se tem um site para seu restaurante. Pode parecer um conceito estranho e difícil de entender, mas não é o caso. Neste artigo, falaremos profundamente sobre a importância do SEO para restaurantes e empresas alimentícias. Também orientaremos você brevemente sobre os princípios básicos e como você pode aplicá-los para fortalecer sua presença online e classificação nos mecanismos de pesquisa. Vamos direto ao assunto!

Importância do SEO local para restaurantes

pessoa verificando um site

Hoje em dia as pessoas utilizam os motores de busca para encontrar coisas do seu dia a dia, desde receitas aos seus pratos preferidos, coisas para comprar e claro, restaurantes para jantar. Quando alguém procura uma consulta simples, como “restaurantes perto de mim”, um mecanismo de busca como o Google ou o Bing mostra resultados precisos com base em vários fatores, como a localização. Se o seu restaurante aparecer no topo, essa pessoa se torna um cliente potencial para o seu negócio. A questão é que não se trata apenas de uma pessoa – dependendo de onde você mora, você pode conseguir centenas de clientes em potencial apenas a partir dos resultados de pesquisa.

O SEO local é vital porque permite que sua empresa apareça de maneira adequada nos resultados de pesquisa, proporcionando uma vantagem competitiva, especialmente se sua empresa aparecer perto dos primeiros resultados.

SEO significa Search Engine Optimization, o que significa que é um processo simples utilizado para otimizar o conteúdo do site da sua empresa, por isso os motores de busca consideram-no uma boa recomendação. Os seguintes fatores desempenham um papel vital nessa otimização:

  • A relevância do conteúdo do seu site para os termos de pesquisa que as pessoas estão usando
  • A autoridade do seu site e dos sites vinculados a você
  • O número e a qualidade dos comentários que você recebe em seu perfil do Google Meu Negócio
  • A proximidade da sua empresa com a localização do pesquisador
  • A atualidade do conteúdo do seu site

Se você estiver aplicando diversas técnicas de marketing online, o SEO deve fazer parte da sua estratégia para obter o máximo de resultados.

Processos locais de SEO que ajudarão seu restaurante

elementos de SEO locais em uma mesa

Agora, vamos discutir os diferentes fatores e processos aos quais você deve prestar atenção com o SEO local. Lembre-se de que mesmo que o processo não seja difícil ou extremamente complexo, se você estiver cuidando de outros aspectos de um restaurante, convém contratar um profissional para cuidar dele. SEO é um processo contínuo ao qual você deve prestar atenção em todos os momentos porque tendências, algoritmos de mecanismos de pesquisa e muito mais tendem a mudar.

1. Conduzindo pesquisas de palavras-chave

elementos de palavra-chave em uma tabela

Um dos processos mais simples que você deve realizar é a pesquisa de palavras-chave. Palavras-chave são palavras ou frases que seus clientes em potencial estão usando agora para pesquisar coisas que possam estar relacionadas ao seu negócio. “Restaurantes perto de mim” é uma palavra-chave básica, mas pode haver palavras-chave altamente específicas que beneficiariam o seu restaurante se aparecessem no seu site. Se você tem um restaurante vegano, um exemplo disso seria “Restaurantes veganos perto de mim”. Identificar palavras-chave relevantes para o seu restaurante é fundamental, caso contrário, seus clientes não as encontrarão. É aí que as ferramentas de pesquisa de palavras-chave são úteis. Existem inúmeras ferramentas que você pode usar, sendo as mais utilizadas SEMrush e Ahrefs , que também fornecem ferramentas para analisar palavras-chave concorrentes. Ahrefs tem um canal no YouTube que compartilha guias e tutoriais altamente valiosos que podem ajudá-lo a obter as melhores palavras-chave para começar a otimizar o conteúdo do seu site. Ainda assim, se você tiver muito a fazer, lembre-se de que pode contratar um especialista para ajudá-lo a reunir palavras-chave de alta qualidade. Eles estão amplamente disponíveis em sites de freelancers como Fiverr ou Upwork.

2. Otimizando o conteúdo do site

Depois de ter palavras-chave, você pode começar com esta etapa. Usando as palavras-chave que você pesquisou, você pode começar a otimizar seu site e conteúdo. Como? Basta usar os termos organicamente em todo o conteúdo que você publica, nas diferentes páginas do restaurante e muito mais. O segredo é usar palavras-chave relevantes relacionadas ao seu negócio. Incorporar palavras-chave alvo estrategicamente é essencial para aumentar o tráfego do seu site. Você também pode adicionar palavras-chave a meta tags, cabeçalhos, URLs e até imagens no texto alternativo, o que ajuda os mecanismos de pesquisa a entender melhor o conteúdo de suas páginas e exibi-lo quando relevante.

3. Melhorando a experiência do usuário do site

alguém gerenciando a experiência do usuário e o design do site para melhorar a experiência

Uma grande parte do SEO é a experiência do usuário – mecanismos de pesquisa como o Google se esforçam para fornecer a melhor experiência aos seus usuários. É por isso que garantir que seu site tenha um design e capacidade de resposta compatíveis com dispositivos móveis é vital. Também é crucial ter um site com boa velocidade de carregamento e desempenho, o que desempenha um grande fator na taxa de rejeição ou na quantidade de clientes em potencial que clicam no seu site e saem imediatamente porque demora muito para carregar. Por fim, você deve implementar uma navegação clara e menus intuitivos, para que seus clientes em potencial possam se orientar em seu conteúdo e em outras páginas vitais, como pedidos on-line ou sistemas de reservas. Se eles conseguirem acessar as páginas de pedidos ou reservas com um clique, você está fazendo certo! Este aspecto do SEO é principalmente algo que você deve considerar ao projetar o site – é muito mais fácil implementar otimizações desde o início. Se você tiver um desenvolvedor de site confiável, ele provavelmente poderá fazer alterações para otimizar isso para sua página.

4. Criação de citações locais e análises online

alguém verificando avaliações de restaurantes em um telefone

Registrar seu restaurante em diretórios locais e sites de avaliação, como Yelp, Zomato e até Google Meu Negócio, é outro passo que você deve realizar. Isso pode ajudar os clientes a encontrar facilmente informações sobre seu restaurante, interagir e ler o que outros clientes pensam sobre sua empresa e muito mais. Também lhe dá um pouco de controle sobre o que as pessoas dizem sobre sua empresa on-line – você pode pelo menos responder a comentários positivos e negativos. Você também deve incentivar os clientes a deixar comentários nessas plataformas durante o serviço, para que possam recomendá-las a outras pessoas. E, claro, essas plataformas também são ótimas para melhorar o seu negócio se você tiver a mentalidade certa em relação ao feedback. Confira nosso artigo sobre avaliações de restaurantes e como melhorá-las para obter mais dicas.

5. Aproveitando a mídia social para SEO local

A mídia social também pode ajudar no SEO porque vincula seu negócio a mais palavras-chave. Você também pode canalizar seus seguidores e assinantes para seu site, o que aumentará o tráfego e, ao mesmo tempo, enviará mais sinais aos mecanismos de pesquisa de que sua página é respeitável e confiável. Confira nosso artigo sobre o papel das mídias sociais no marketing de restaurantes para obter mais dicas.

3 dicas que ajudarão o seu site a ter uma classificação mais elevada

página inicial do Google aberta em um tablet Samsung

Depois de otimizar seu site para SEO local, há outra coisa que você deve fazer – atrair as pessoas que procuram seu restaurante! SEO é uma ferramenta que você deve usar para satisfazer os mecanismos de pesquisa e ajudá-los a colocá-lo na frente de clientes em potencial. No entanto, você deve sempre ter em mente que está vendendo para humanos e que a maioria de nós compra ou consome coisas com base nas emoções. Com as dicas a seguir, você será capaz de converter o tráfego que os mecanismos de pesquisa trazem em clientes reais para o seu negócio.

1. Domine o uso de mídias visuais

fotografia telefônica de uma câmera, diário e chá para simbolizar o domínio da mídia visual

Seu site precisa de fotos, obviamente, mas usá-las sem pensar nisso perde o foco. Em todo o seu site, você deve usar imagens para atrair, convencer e atrair seus clientes em potencial. Isso é algo que você pode fazer aproveitando os pontos fortes do seu restaurante – que, neste caso, são os mais atraentes visualmente. Pode ser a comida e o prato, a decoração e o ambiente do restaurante, a energia vibrante quando está cheio e muito mais. Você também pode criar conteúdo de vídeo para postar em seu site usando vídeos incorporados do YouTube. Qualquer coisa que possa mostrar aos seus clientes o que há de melhor sobre o seu negócio deve estar presente no design do seu site. E, claro, você ganha pontos extras se aplicar técnicas de SEO adequadas, como otimizar textos alternativos ao fazer isso!

2. Use a narrativa

diferentes elementos de contar histórias em um laptop

Agora que você aprimorou as palavras-chave relevantes, pode começar a otimizar seus textos contando histórias em torno deles. Todo mundo adora uma boa história, e se você puder mostrar aos seus clientes que há uma história excelente por trás do seu negócio, você chamará a atenção deles mais rapidamente. Pode ser qualquer coisa, desde a história de origem do conceito do seu restaurante, o que foi necessário para abri-lo, as pessoas que trabalham com você ou até mesmo as causas que você apoia com o seu negócio. Tenha em mente, porém, que contar histórias é uma ferramenta que você pode usar se apoiá-la com autenticidade e, claro, os clientes perceberão a diferença.

3. Aprenda como destacar comentários

As avaliações são extremamente importantes para os clientes na tomada de qualquer decisão que exija dinheiro. É por isso que eles se sentirão mais seguros e mais inclinados a se tornarem clientes do seu restaurante se você incluir avaliações honestas de outros clientes em todo o seu site. Observe que mencionamos “avaliações honestas” porque algumas empresas pensam que não conseguirão publicar avaliações fabricadas. Isso não vai enganar ninguém, no entanto. As avaliações são vitais porque são depoimentos que elogiam ou contam a verdade sobre o seu negócio. Você deve se orgulhar de receber críticas incríveis porque também as mereceu.

Dica extra: apimente suas fontes de tráfego

Embora o SEO seja muito poderoso, muitas empresas não o utilizam como principal fonte de tráfego. Otimizar uma página é uma boa ideia, mas chega um ponto em que a concorrência é muito acirrada, especialmente se eles usam SEM ou publicidade paga para obter uma classificação melhor. Se for esse o caso com seus concorrentes, ainda há esperança em diversificar suas fontes de tráfego. Você pode fazer isso criando conteúdo para outras plataformas, como mídias sociais. Criamos um artigo abrangente sobre como criar conteúdo visual para suas redes sociais e outro sobre como dominar o marketing de influenciadores. Isso o ajudará a direcionar o tráfego para o seu site, o que, junto com essas dicas, o ajudará a aumentar as conversões.

Waiterio como alternativa

Claro, existem alternativas disponíveis para tudo isso. Se você não quiser passar pelo processo de criação e otimização de um site, ou se quiser testar o que está acontecendo em sua cidade, dê uma olhada no construtor automatizado de sites do Waiterio . Você obterá um site otimizado, equipado com um sistema de pedidos on-line para entrega ou entrega, pronto para uso e vinculado automaticamente ao seu menu. Ele também pode vincular e mostrar seu restaurante no Google Maps e diretamente para sua página do Google Meu Negócio, para que seus clientes possam encontrar avaliações sobre seu restaurante. Experimente de graça!

Monitorando e analisando o desempenho de SEO

Finalmente, existe a tarefa perene de acompanhar o desempenho de SEO do seu site. Isso inclui o seguinte:

  • Acompanhamento de classificações de palavras-chave e tráfego orgânico
  • Analisando o comportamento do usuário e métricas de engajamento
  • Fazer ajustes baseados em dados para melhorar os resultados.

Você pode coletar e revisar todos esses dados com ferramentas como Google Search Console , Google Analytics e ferramentas pagas também. O importante é que você fique de olho no seu site e faça os ajustes relevantes. Você pode ter certeza de que o SEO é um investimento que vale a pena. Você está usando SEO para o seu negócio de alimentos?

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes