Como reduzir custos em um restaurante sem sacrificar a qualidade

Como reduzir custos em um restaurante sem sacrificar a qualidade

Aprenda aqui como criar estratégias eficazes de redução de custos para o seu negócio do setor alimentício.

Postado por Victor Delgadillo a 13 de junho de 2023

A redução de custos é algo com que a maioria dos proprietários de restaurantes, gestores e empresários do setor alimentar têm de lidar eventualmente por vários motivos. Embora não exista uma regra geral para saber se você precisa aplicar estratégias de redução de custos em seu negócio, há inúmeros benefícios em fazer isso. Neste artigo, falaremos sobre o seguinte:

  • A importância das estratégias de redução de custos nas empresas do setor alimentar
  • Tendências atuais de redução de custos da indústria de alimentos e bebidas
  • E um guia rápido sobre como cortar custos em três áreas diferentes do seu negócio

Reduzir custos no seu restaurante pode ser benéfico para melhorar a rentabilidade e a sustentabilidade do seu negócio a longo prazo. No entanto, também pode ter efeitos negativos no seu negócio, o que torna mais uma decisão que você não pode tomar levianamente. Ao terminar de ler este artigo, você estará bem preparado para estudar seu negócio e saber com certeza se essa decisão o beneficiará. Vamos começar!

Importância das estratégias de redução de custos para restaurantes

Cortando gastos

As estratégias de redução de custos são vitais para todos os negócios – estão entre as melhores estratégias para melhorar resultados e lucratividade. Ainda assim, esta é uma prática que nada mais faz do que abrir algumas opções para você, como empresário. O que você faz com essas opções é o que importa. Se você conseguir reduzir seus custos, você ganha dois caminhos que podem fazer ou quebrar seu negócio:

  • Reduza seus preços
  • Mantenha seus preços
  • E um caminho que está sempre disponível, aumente seus preços

Tenha em mente que esta é uma visão muito simplificada do assunto. Reduzir os custos de alguma forma sempre aumenta os lucros do seu restaurante. Mas, tendo em conta estas opções, pode manter os mesmos lucros, aumentar os seus lucros ou duplicá-los. É isso que torna esta estratégia tão tentadora e gratificante, mas também um pouco arriscada. Independentemente do que você decidir fazer ao reduzir os custos do seu negócio, sem dúvida isso beneficiará imediatamente o seu restaurante, pois ganhará mais dinheiro.

A desvantagem de cortar custos

É claro que, como tudo na vida e nos negócios, não existe nada que seja totalmente bom ou ruim. Quando você reduz custos em uma empresa, sempre há espaço para erros. Alguns dos mais comuns são os seguintes:

  • Reduzindo diretamente a qualidade do seu cardápio
  • Reduzindo o nível de conforto da sua equipe enquanto trabalha no seu restaurante
  • Investir em tecnologia ou estratégias que não são eficazes para reduzir custos
  • Aumentando a complexidade da produção na cozinha
  • E aplicar estratégias ou tecnologias que aumentem os custos em vez de reduzi-los

No entanto, as piores desvantagens gerais da implementação de estratégias de redução de custos são aquelas que afetam diretamente os seus clientes – sem elas, você não tem um negócio. Mas não se preocupe, pois essas estratégias podem ser aplicadas sem causar consequências indesejadas, através do estudo adequado do seu negócio.

Revisão das tendências atuais da indústria de restaurantes

comida de restaurante em uma mesa

Devido aos benefícios atraentes da redução de custos e com a criação de ferramentas de automação e IA, tem havido um aumento nas tecnologias de restaurantes que são cada vez mais aplicadas em todo o setor. Os focados na redução de custos são os seguintes:

  • Automação de qualquer tipo : a automação de processos de restaurantes é um argumento forte quando se trata de reduzir o custo de administração de um negócio. Há uma infinidade de tecnologias que podem ajudá-lo a automatizar processos em um restaurante, desde a otimização das necessidades da equipe até o gerenciamento de resíduos e estoque.
  • Redução dos custos de marketing : Várias estratégias podem ajudar os restaurantes modernos a racionalizar os seus esforços de marketing e reduzir custos. Hoje em dia, é quase padrão focar no marketing de mídia social para reduzir custos, automatizar a criação de conteúdo e muito mais. É muito mais rápido, fácil e econômico do que os métodos de marketing anteriores e também permite que as empresas tenham mais controle sobre seu marketing em geral.
  • Sistemas de gerenciamento de restaurantes : O uso de um sistema POS passou do uso de hardware complexo para o simples download e instalação de programas ou aplicativos em diferentes tipos de dispositivos. Além disso, os aplicativos e softwares são mais abrangentes e intuitivos. Eles podem integrar diferentes áreas do seu negócio para otimizar sua funcionalidade, reduzindo ao mesmo tempo as necessidades de pessoal e melhorando a eficiência.

Criamos artigos excelentes que podem ajudá-lo a obter mais informações sobre as tendências da indústria de restaurantes, automação em empresas alimentícias e novas tecnologias. Confira nosso blog para obter novas perspectivas sobre essas novas tecnologias. Sem entrar em muitos detalhes, um único aplicativo ou nova tecnologia, como o sistema POS do restaurante Waiterio, pode ajudá-lo a obter todos os benefícios da automação e ao mesmo tempo ajudar seu restaurante a reduzir custos. Saiba mais sobre o Waiterio aqui .

Identificando áreas para redução de custos

pesquisando custos de restaurantes

Agora que você sabe o porquê e como, é hora de estudar e encontrar as principais áreas do seu negócio que poderiam precisar de um pouco de corte de custos. Este é um processo aparentemente simples de duas etapas que requer muita atenção aos detalhes e acesso ao máximo de informações possível sobre as operações da sua empresa. Você deve estudar as informações do seu restaurante , ou seja, o que é necessário para produzir refeições deliciosas e manter o restaurante funcionando perfeitamente. Vamos detalhar cada uma das etapas.

1. Revisão das despesas do restaurante

As despesas do seu restaurante são divididas em dois tipos – custos variáveis e custos fixos. Custos variáveis são todos os recursos (em números) que você investe em seu restaurante para mantê-lo produzindo e que variam em custo ou quantidade dependendo de diferentes fatores. Isso inclui três categorias principais:

  • Custo de alimentos e bebidas
  • Custos de serviços públicos, ou seja, gás, eletricidade e água
  • Despesas de pessoal

Por outro lado, os custos fixos são despesas que não variam, como aluguel, impostos, seguros e muito mais. Alguns custos, como despesas de manutenção de equipamentos, são um tanto mistos – você nunca sabe se terá que pagar uma taxa de manutenção regular ou se terá que substituir repentinamente o equipamento. Independentemente da relação entre custos variáveis e fixos no seu negócio específico, você deve estudar todas as despesas do seu restaurante.

2. Identificação de áreas onde os custos podem ser reduzidos sem sacrificar a qualidade

pensando em onde cortar custos

Depois de criar uma lista com todas as despesas do seu restaurante e seus custos, você deve então estudar cada processo para identificar se o custo pode ser reduzido sem efeitos negativos. Você provavelmente se concentrará na redução dos custos que fazem parte das despesas variáveis. A verdadeira questão agora é: como saber se é preciso cortar custos em uma área do seu negócio? Para saber, você deve se perguntar o seguinte:

  • Você acha que há gastos excessivos em uma área específica do seu restaurante?
  • Todos os custos do seu restaurante são justificados?
  • O ROI de cada investimento que você fez é bom o suficiente?
  • Há desperdício no seu restaurante durante o processo de produção?
  • Existe excedente ou déficit de estoque em seu restaurante?
  • Todas as suas necessidades de pessoal são atendidas de forma eficiente? Você pode otimizar suas necessidades de pessoal?
  • Todos os itens do menu estão sendo vendidos? É sustentável manter todos os itens do menu no seu cardápio?
  • Todos os recursos do seu restaurante estão sendo usados corretamente?
  • Você pode otimizar o uso de energia, água ou gás?

Por fim, se você não tem certeza se pode otimizar essas áreas do seu negócio, mas ainda desconfia que elas podem ser otimizadas ou melhoradas, você sempre pode contratar um consultor. Ainda assim, qualquer gestor capaz deve ser capaz de estudar cada um destes processos e áreas de um restaurante e aplicar estratégias e mudanças onde necessário de forma eficiente.

Estratégias de redução de custos

jogo de xadrez para representar estratégias para cortar custos em uma empresa

Agora vamos discutir algumas estratégias de corte de custos que você pode aplicar a três áreas principais do seu negócio – alimentos e ingredientes, folha de pagamento e despesas de produção. Lembre-se de que só você pode saber quais dessas estratégias são relevantes respondendo às perguntas mencionadas acima. Além disso, a chave para reduzir custos é a otimização. Ao otimizar diferentes áreas e processos que ocorrem no seu restaurante, você pode reduzir custos, mesmo que esse não seja o seu objetivo principal. É exatamente por isso que você não pode simplesmente reduzir custos para ganhar mais dinheiro. A eficiência é fundamental, portanto, se houver espaço para otimizar uma parte específica do seu negócio, é provável que você também reduza o custo como efeito colateral.

1. Redução do desperdício alimentar

comida desperdiçada dentro da cozinha de um restaurante

Esta é a principal fonte de perdas num restaurante. Já falamos sobre a redução do desperdício de alimentos em nosso blog porque é uma parte essencial da indústria de alimentos e bebidas. Existem centenas de estratégias que você pode usar para reduzir o desperdício. Aqui, para simplificar, mencionaremos apenas alguns que você pode começar a aplicar imediatamente e que também podem melhorar outras áreas do seu negócio.

  1. Invista em tecnologia de gerenciamento de estoque ou apenas melhore o gerenciamento de estoque em seu restaurante . Gerenciar cada ingrediente de maneira adequada reduzirá custos porque reduz diretamente o desperdício, o roubo e o uso indevido de ingredientes.
  2. Aplique receitas padronizadas. A padronização é fundamental para garantir que cada prato seja preparado sempre com os mesmos ingredientes. Você pode garantir isso criando receitas detalhadas e instruindo os chefs a supervisionar os processos de preparação. Isso também pode melhorar a qualidade dos pratos.
  3. Use técnicas de mise en place e de pré-produção. Essas técnicas simples podem melhorar a eficiência na cozinha, eliminando a improvisação e reduzindo os erros. Também auxilia receitas padronizadas, principalmente se você estiver aplicando técnicas adequadas de pré-produção para determinados ingredientes, em vez de preparar tudo na chegada do pedido.
  4. Atualizar ingredientes . Alguns ingredientes não podem ser usados a menos que sejam frescos, como vegetais ou frutas. No entanto, alguns deles podem ser usados mesmo quando não estão exatamente frescos, como a banana acastanhada, um ingrediente chave no pão de banana. Você também pode reciclar ingredientes para preparar deliciosas refeições para os funcionários ou doá-los.

Há tantas coisas que você pode fazer para reduzir o desperdício. Confira nosso artigo sobre gerenciamento de estoque para aprender outras estratégias que você pode aplicar.

2. Simplificando as ofertas do menu

cardápio de pequeno restaurante

Reduzir o tamanho do cardápio do seu restaurante também é uma boa maneira de otimizar os processos de cozinha do seu restaurante. Não é segredo que os clientes sempre têm favoritos quando se trata de comer fora em restaurantes. Isso deixa para trás alguns itens do menu que podem estar aumentando o desperdício do seu restaurante. Portanto, manter o cardápio curto permite usar menos ingredientes, reduzindo totalmente o desperdício. Você também pode encontrar maneiras criativas de otimizar seu cardápio usando a engenharia de cardápio. Por fim, existem vários tipos de menus que você pode explorar com sua empresa para mantê-la interessante para seus clientes.

3. Reduzindo custos com bebidas

bebidas de restaurante em uma mesa

Nem todos os proprietários de restaurantes prestam muita atenção às bebidas. Mas a verdade é que as bebidas desempenham um papel importante na experiência que você oferece aos seus clientes. Eles fazem parte da experiência culinária – a menos, é claro, que você não esteja prestando atenção neles. Alguns restaurantes simplesmente oferecem muitas bebidas e não se importam com o que elas significam. Se o seu negócio é assim, existem algumas dicas que podem te ajudar. Primeiro, você pode simplesmente reduzir e agilizar a oferta de bebidas do seu restaurante e cortar custos, garantindo ao mesmo tempo que oferece exatamente o que seus clientes desejam. Em segundo lugar, você pode eliminar do seu cardápio as bebidas que as pessoas não estão pedindo. E terceiro, você pode brincar com diferentes tipos de ofertas de bebidas. Às vezes, eles podem ser mais baratos do que bebidas básicas, como refrigerantes de cola ou refrigerantes. Confira nosso artigo sobre como aumentar seus lucros usando bebidas em restaurantes para saber mais.

4. Otimizando o agendamento e a eficiência da equipe

agendamento de horário

Esta é uma parte complexa da gestão de um restaurante, o que às vezes faz com que os gerentes e proprietários de restaurantes a rejeitem ou não prestem a devida atenção a ela. Porém, com equipe e programação altamente otimizadas, seu restaurante pode passar de outro local vazio para lotado todos os dias da semana. Aqui estão algumas das estratégias que você pode usar para otimizar o agendamento da equipe em seu restaurante:

  1. Analise os horários mais movimentados do dia e da semana para agendar mais funcionários durante esses horários e menos durante os períodos mais lentos. É isso! Você pode conferir quais são os dias da semana de maior movimento verificando as vendas do seu sistema POS por dia e até por hora.
  2. Use software de agendamento para criar cronogramas eficientes e econômicos. A tecnologia pode ser eficaz para planejar os horários do seu restaurante, administrar as folgas de cada membro da equipe e gerenciar horas extras.

Isso serve apenas para agendamento, mas você também pode otimizar a equipe do seu restaurante em geral. Você pode fazer isso usando dois métodos:

  1. Treine sua equipe para criar uma equipe de servidores altamente otimizada. Isso ajuda a reduzir erros em pedidos, tempos de espera e comunicação com os clientes, essenciais para reduzir custos. Isso também pode permitir que você tenha menos garçons e garçonetes, mas melhores, o que reduz diretamente os custos com folha de pagamento.
  2. Aplicar tecnologia que agiliza o processo de pedido, como menus com código QR, menus online e menus sem contato, para reduzir o número de funcionários do FOH.

Claro, certifique-se de estudar a carga de trabalho de sua equipe antes de aplicar esses métodos para evitar interromper o tempo e a qualidade do serviço.

5. Medidas de eficiência energética e de serviços públicos

contas de serviços públicos de um restaurante

Aqui estão várias dicas que você pode usar para otimizar a forma como seu restaurante usa energia, gás, água e outros recursos. São fáceis de aplicar e não exigem instalação ou investimento em tecnologia complexa.

  • Instale iluminação energeticamente eficiente, como lâmpadas LED, para reduzir o consumo de eletricidade.
  • Use termostatos programáveis para controlar sistemas de aquecimento e resfriamento.
  • Instale torneiras e vasos sanitários de baixo fluxo para reduzir o uso de água.
  • Implemente um programa de reciclagem para reduzir resíduos e economizar nos custos de descarte.
  • Incentive os funcionários a desligar as luzes e os equipamentos quando não estiverem em uso.
  • Realize manutenção regular em sistemas HVAC e equipamentos de cozinha para garantir que estejam operando com eficiência.
  • Considere a implementação de um programa de compostagem para reduzir o desperdício de alimentos e economizar nos custos de descarte.

Estas são apenas algumas das coisas que você pode fazer para reduzir os custos de serviços públicos. Porém, lembre-se de que eles não economizarão tanto dinheiro quando comparados aos métodos descritos acima.

O que fazer depois de reduzir os custos do seu restaurante?

Isso depende da sua situação. Alguns proprietários pagarão dívidas mais rapidamente, reinvestirão no restaurante caso não tenham, melhorarão a infraestrutura do restaurante, criarão novos negócios e muito mais. Essas são algumas das coisas que você pode fazer se decidir manter seus preços. Alguns restaurantes também podem se beneficiar com a redução de seus preços após a redução de custos, para que possam conquistar mais clientes, atrair clientes em busca de ofertas de baixo custo e muito mais. Como mencionamos anteriormente, você também pode aumentar seus preços se esse for um caminho relevante a seguir para o seu negócio. No geral, depende dos objetivos que você definiu para o seu restaurante. Algo que você deve continuar fazendo é acompanhar sempre os custos do seu restaurante. Por que? Porque os custos não são estagnados para o seu restaurante – os custos variáveis são prejudiciais e imprevisíveis. Muitos proprietários de restaurantes desavisados perderam seus negócios devido à falta de conhecimento do estado de seus negócios. Portanto, se você procura aumentar seus lucros, lembre-se de que também adquiriu ferramentas e técnicas que podem ajudá-lo a manter seu restaurante funcionando nos próximos anos. Você está acompanhando os custos do seu restaurante?

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes