Comprar uma Franquia vs. Butar um Restaurante vs. Começar do Zero

Comprar uma Franquia vs. Butar um Restaurante vs. Começar do Zero

Qual a melhor opção para empreendedores?

Postado por Victor Delgadillo a 12 de maio de 2022

Quer abrir um negócio de alimentação, mas não sabe se deve comprar, abrir uma franquia ou começar do zero? Esse artigo é para você!

O empreendedorismo na restauração tem muitas cores e sabores. Atualmente, os negócios de alimentação estão mais adequados às necessidades dos empresários, pois há mercado para tudo. Isso facilita a abertura de empresas, mas não diminui os riscos de fazê-lo.

Neste artigo, falarei com você sobre:

  • As vantagens e desvantagens de abrir um restaurante de raiz ou comprar um já existente.
  • E as vantagens e desvantagens de abrir uma franquia.

Abrir um restaurante, para muitos, é um dos melhores tipos de empreendimento que existe – e disso não há dúvidas. No entanto, como saber qual opção é a melhor? Considerando que existem tantos tipos, é difícil decidir. Existem franquias, você pode comprar um restaurante existente ou abrir um restaurante do zero – tudo sem falar nos diferentes modelos de negócios, como food trucks, food carts, cozinhas fantasmas e muito mais. Este artigo irá ajudá-lo a descobrir a melhor opção para você!

A indústria de restaurantes é enorme globalmente

A indústria de restaurantes vale trilhões de dólares em todo o mundo

Embora existam restaurantes de todos os tamanhos, formas e cores, não há dúvida de que o valor da indústria como um todo é enorme. Em 2020, a indústria de restaurantes de serviço completo valia US$ 1,2 trilhão globalmente.

Da mesma forma, em 2020, a indústria de restaurantes fast-food atingiu um valor de 862,05 bilhões de dólares americanos em todo o mundo. Se isso não for impressionante, considere que mesmo a menor porcentagem desses valores pode ser sua com um restaurante – fast food, rede ou qualquer outro.

Quem não gostaria de abrir um restaurante? Mas, a questão não é essa, nem é apenas uma. São perguntas como estas que confundem os empreendedores:

  • Você abrirá um restaurante fast-food ou de serviço completo?
  • Você comprará um já existente ou o construirá do zero?
  • Você vai abrir um restaurante de fast food do zero ou abrir uma franquia?
  • Se você vai abrir uma franquia, qual franquia é melhor?

Neste artigo, não vou responder a essas perguntas – caso contrário, o resultado seria um livro muito longo. No entanto, este artigo ajudará você a respondê-las com mais facilidade antes de decidir qual negócio seguir.

infográfico sobre as vantagens e desvantagens de comprar um restaurante, começando do zero, e abrir uma franquia

Abrindo um restaurante ou outro negócio do zero

Iniciar um formulário zero de negócios é como brincar com blocos de construção

Esta é a área onde temos mais experiência. Aqui no Waiterio, criamos muito conteúdo para ajudar empreendedores a abrir restaurantes do zero. Você pode encontrá-lo gratuitamente neste blog e em nosso canal do YouTube .

Com base em nossa experiência, podemos dizer o seguinte :

  • Abrir um restaurante do zero é uma das formas mais livres de se ter um empreendimento gastronômico.
  • Mas também é um dos empreendimentos mais desafiadores para os empreendedores.

Agora vou falar a fundo sobre as vantagens de abrir um restaurante do zero.

Vantagens de construir um restaurante ou outro negócio de alimentos do zero

Ter seu próprio restaurante lhe dá liberdade sobre todas as decisões

As vantagens de construir um restaurante do zero são bastante fáceis de reconhecer. Como em tudo, há vantagens que só se reconhecem quando se tem experiência na indústria.

O mais legal de ter um restaurante é que você pode fazer o que quiser.

Você pode:

  • Alterar a ementa e a oferta gastronómica em geral.
  • Você pode facilmente ajustar o custo do seu menu.
  • Você pode escolher o equipamento e software que deseja usar. Isto aplica-se desde o POS do seu restaurante aos tachos que utiliza para cozinhar.
  • Você pode aplicar qualquer estratégia de marketing que imaginar.
  • Você pode criar promoções em qualquer época do ano ou mês.
  • E muito mais.

Abrir um restaurante do zero significa que você terá liberdade para aplicar tudo o que sair da sua criatividade e que o seu bolso puder cobrir . Além disso, a menos que você queira desperdiçar tempo e dinheiro, tudo o que fizer deve ser bom para o negócio .

Você tem a possibilidade de aumentar ou diminuir a qualidade de seus pratos, a variedade de seu cardápio e o serviço que oferece sem problemas. Isso é muito importante para alguns restaurantes que buscam oferecer uma experiência personalizada aos seus clientes.

Você pode até optar por oferecer seus serviços a quem quiser, quando quiser. Existem restaurantes que oferecem diferentes serviços para diferentes tipos de clientes e em diferentes horários – tudo no mesmo dia.

Por exemplo, um restaurante que tem bar pode ser um restaurante familiar pela manhã, um bar-restaurante à tarde ou à noite e até uma boate se for grande o suficiente.

Outros empreendimentos, como food trucks, food carts e serviços de catering também oferecem todas ou algumas dessas vantagens, além de outras vantagens exclusivas. Além disso, eles geralmente são menos caros . Convido você a ler nosso artigo sobre negócios de verão – contém informações úteis sobre esses modelos de negócios.

Desvantagens de abrir um restaurante do zero

Possuir seu restaurante significa que você terá muitas responsabilidades

As desvantagens de abrir um restaurante de raiz são muito fáceis de decifrar se considerarmos as vantagens .

O principal problema é que, se você planeja administrar seu restaurante, terá que se clonar e gastar todo o seu tempo nisso. Isso ocorre porque um gerente de restaurante tem muitos chapéus .

Administrador, profissional de marketing, anfitrião, chef, chef executivo, contador, chefe de RH e muito mais.

Outra desvantagem se soma a essa: você está no controle da otimização de todos os processos do seu restaurante . Você, como gerente, deve garantir que tudo corra como deveria, que cada processo do restaurante gere a menor perda possível e que todos sejam padronizados. Ninguém fará isso por você como nas franquias.

A quantidade de responsabilidades que você terá que cumprir para ter um restaurante lucrativo é desumana – por isso você deve ter experiência em gestão de negócios, ser especialista em multitarefas e também saber delegar.

Se você é inexperiente e quer enfrentar tudo sozinho, o que o espera é uma falha lenta e muito, muito cansativa. Por outro lado, você pode cobrir essas fraquezas com dinheiro e delegação. Isso tira você da equação quando se trata de trabalhar duro e ter muitas responsabilidades – mas não adianta muito para garantir o sucesso. Mas, você pelo menos tem a opção! Além disso, existem modelos de negócios que são mais fáceis de executar ou você também pode reduzir a operação a ponto de administrar o negócio sem problemas, sem sacrificar muito.

Comprar um restaurante existente

Comprar um restaurante existente pode parecer mais fácil do que abrir um restaurante do zero. Você está comprando um negócio completo, com pessoas, equipamentos, infraestrutura, processos e muito mais. É quase como comprar uma franquia.

Parece fácil? Na verdade, não é. Mas, se você seguir os passos certos para comprar um restaurante , pode ser um pouco mais fácil .

Continue lendo para descobrir por que nunca é realmente fácil.

Vantagens de comprar um restaurante existente

Comprar um restaurante existente pode trazer várias vantagens se você não souber como abrir um novo restaurante . Isto porque um restaurante existente, pelo menos em teoria , deve reunir todos os requisitos necessários para que possa funcionar.

Isso vai te poupar meses, talvez anos de planejamento para decidir sobre os milhares de detalhes que você deve considerar ao abrir um restaurante do zero.

Isso inclui coisas como:

No entanto – grande “porém” – esta compra não vem sem sacrifícios.

Desvantagens de comprar um restaurante

As desvantagens de comprar um restaurante são muitas, e todas estão relacionadas com o que já existe no momento da compra. Sim, exatamente aquelas coisas com as quais você não deveria se preocupar no ponto anterior.

Quando você compra um negócio, você também está comprando os problemas que ele tem . E, quando se trata de restaurantes, existem centenas de problemas que podem surgir sem que você saiba. Alguns dos mais comuns são:

  • Equipamento em mau estado.
  • Uma má reputação.
  • Estratégias ineficazes de marketing e branding.
  • Um alto custo em reformas e atualizações de equipamentos.
  • Dívidas ocultas.
  • Altos custos de aluguel para instalações comerciais.
  • Problemas relacionados à folha de pagamento e funcionários do restaurante e muito mais.

É por isso que reunimos um longo artigo sobre como comprar um restaurante – você precisa de atenção aos detalhes para acertar.

Abrindo uma Franquia

Franquia de frango frito do Kentucky

Agora chegamos ao que muitos dizem ser o caminho mais fácil para sair do negócio de restaurantes – franquias de restaurantes.

Os restaurantes franqueados são uma boa opção para muitos empreendedores porque possuem vantagens que tiram o peso dos ombros do empreendedor. Claro, eles também têm algumas desvantagens importantes que podem torná-los uma má ideia.

Vantagens de abrir uma franquia

Trabalho em equipe de marketing para um restaurante

Abrir uma franquia é relativamente fácil. Basicamente, é como comprar um negócio embalado e pronto para funcionar.

Ao comprar uma franquia – dependendo de qual – você receberá ajuda de como começar a operar.

Você pode receber:

  • Treinamento.
  • Treinamento para seus funcionários.
  • Equipamentos, decoração, móveis e muito mais.
  • Suprimentos e estoque.
  • Orientações sobre todos os processos.

Isso é quase tudo que você precisa para abrir a franquia. O resto é tempo livre e ganhos.

Com esse tipo de negócio, você pode delegar funções gerenciais com mais facilidade e contratar alguém para fazer isso por você.

E o legal é que você também vai poder aproveitar uma marca que já foi criada, que tem uma base de clientes que já conhece o produto que você vende, e muito mais. Você pode começar a gerar lucros em apenas dois meses após a abertura, quando o processo para um novo restaurante pode levar três vezes mais tempo ou mais.

Desvantagens de abrir uma franquia

Existem apenas três desvantagens em possuir uma franquia e, dependendo da sua situação e personalidade, você pode ou não enfrentá-las.

O primeiro é o dinheiro . Abrir uma franquia é caro porque é uma solução empacotada. Nos Estados Unidos, você pode gastar mais de um milhão de dólares para abrir uma franquia!

Isso depende de qual franquia você escolher, é claro . Porém, as franquias mais caras são as mais fáceis de operar, pois vendem mais soluções para cada problema.

E essa é a segunda desvantagem: comprar uma franquia barata oferece menos soluções . Isso significa que é praticamente obrigatório que você assuma o negócio, o que o torna bastante semelhante a abrir um restaurante normal.

E a terceira desvantagem é que quanto mais soluções a franquia vende, menos controle você tem . Isso pode ser um problema se você for uma pessoa criativa, com muitas ideias para aplicar em relação a marketing, cardápio e muito mais.

Comece como puder, mas comece!

começar um negócio do zero

Neste artigo, não darei um veredicto sobre qual opção é melhor. A verdadeira resposta, como sempre, é que depende de você e de sua situação financeira. Dizer que existe um veredicto sobre este assunto é deixar de fora muitos detalhes que são vitais para tomar a decisão certa para você .

Esse é o verdadeiro veredicto .

Além disso, se você quer abrir um negócio, faça como puder – isso é o que há de mais vantajoso no setor hoje. Você pode ter um food truck de muito sucesso, um famoso serviço de catering na sua cidade, ou até mesmo um food truck que roda o estado entregando alegria e comida gostosa.

Pensar muito nos detalhes e dicotomias pode te impedir de abrir um negócio por paralisia de análise, e esse seria o verdadeiro erro .

Você está pronto para começar o seu negócio?

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes