Como construir um site para o seu restaurante? (O método mais fácil)

Como construir um site para o seu restaurante? (O método mais fácil)

Crie um site funcional para o seu restaurante

Postado por Michael Elkins a 1 de dezembro de 2020

Como construir o site do seu restaurante sem contratar um desenvolvedor web?

Nestes tempos difíceis, está se tornando muito importante para os restaurantes ter um site funcional.

Mas... por que razão é necessário você ter um site para o seu restaurante?

Na verdade, um site ajuda no marketing de seu restaurante.

Mas, o mais importante: um site permite que seu restaurante ofereça serviços de entrega e “take away” para seus clientes online.

Um site permite que seus clientes façam pedidos na internet.

Após a pandemia, os serviços de entrega estão se tornando cada vez mais populares, e acredito que continuarão a crescer no futuro.

Então, como você pode construir um site para o seu restaurante, totalmente funcional, conseguindo assim gerenciar seus pedidos online?

Neste artigo, examinarei vários métodos para que você saiba como criar um site para seu restaurante.

Dica: também falarei sobre o método mais simples para construir o site do seu restaurante.

Como criar um site para um restaurante? (resumo rápido)

Um homem trabalhando em um computador

Existem 3 maneiras de construir um site funcional para o seu restaurante:

  1. WordPress
  2. Plataformas de Construção de Sites
  3. Plataformas POS para restaurantes

Vamos obter uma visão geral desses métodos:

  • WordPress: (Método complicado) Você precisará comprar um domínio de site e um pacote de hospedagem de site (falaremos sobre isso mais tarde). Você precisará ter algum conhecimento técnico para construir e manter seu site WordPress. 
  • Plataformas de Construção de Sites: (Método relativamente mais fácil) As plataformas de construção de sites costumam ser preferidas em relação ao WordPress, pois são muito mais fáceis de manusear. Mas, são mais caros e mais lentos do que um site WordPress. 
  • Plataforma POS para restaurantes: (Método mais fácil) É o software construtor de sites integrado ao sistema de POS do seu restaurante. Ele pode gerar um site para você em poucos minutos.
    Além disso, ele faz automaticamente a manutenção do seu site para que você não precise pagar por um técnico se algo der errado. Por exemplo, ele atualiza automaticamente o menu e os preços do seu site sempre que você faz alterações em sua plataforma POS.

Sistemas de Construção de Sites para Proprietários de Restaurantes 

Ilustração de construção de site

Existem várias plataformas de construção de sites na Internet. Existem muitas opções para obter um site para o seu restaurante sem gastar muito dinheiro. Alguns dos principais geradores de sites para restaurantes incluem:

  • WordPress
  • Dreamhost
  • A2Hosting
  • GoDaddy
  • Construtores de Sites
  • Agora, falaremos sobre esses métodos com mais detalhes.

    Como Construir um Site Usando WordPress ou um Sistema de Construção de Sites (O Método Mais Difícil)

    Logotipo do Wordpress

    Há muito o que cobrir sobre a construção de um site, mas a maioria dos geradores de sites fornecem instruções passo a passo para seu software específico. No entanto, é essencial entender o que está envolvido se você não tiver nenhuma experiência na construção de um site.

    Eis os 3 elementos mais importantes de um site:

    • O 'domínio': É o endereço do site do seu restaurante. Por exemplo, "www.sushi-sao-paulo.com".
    • A 'plataforma': É a estrutura em que seu site está hospedado. Por exemplo, WordPress, Wix, Squarespace. É o seu sistema de construção do site.
    • A 'hospedagem': É a empresa de servidores que usa seus computadores para manter seu site online. Os sistemas construtores de sites como o Wix têm sua própria hospedagem, mas se você escolher o WordPress, precisará escolher um provedor de hospedagem como GoDaddy ou Dreamhost.

    Hoje em dia, você não precisa saber programar. Você pode criar seu próprio site com um sistema de construção de sites como Wix ou WordPress. Alguns geradores de sites usam o WordPress para oferecer mais opções de design e gerenciamento de conteúdo.

    Os procedimentos para construir seu site usando WordPress ou Wix incluem:

    1. Escolher um Provedor de Hospedagem/Construtor de Sites

    Se você estiver usando o WordPress, terá de escolher um provedor de hospedagem. Existem muitas empresas que mencionamos antes, como A2hosting, Godaddy, etc., que fornecem hospedagem WordPress.

    Ao escolher uma empresa construtora de sites, é melhor escolher empresas especializadas em sites de restaurantes. Essas empresas têm modelos de sites de restaurantes predefinidos que são adequados para muitos tipos de operações de restaurantes.

    2. Escolher um Plano de Hospedagem

    Você precisa escolher um plano de hospedagem dependendo do número de visitantes que seu site receberá e do armazenamento digital necessário.

    Na minha opinião, um plano básico é suficiente para um restaurante pequeno ou médio. Um plano de hospedagem básico pode receber 50.000 visitantes por mês, o que é suficiente para a maioria dos restaurantes.

    Recomendo obter um teste gratuito do serviço de hospedagem. A maioria dos provedores de hospedagem devolverá seu dinheiro em 15 dias se você não estiver satisfeito com o serviço.

    Nota: No WordPress, você pode transferir seu site para outro provedor de hospedagem se não estiver satisfeito. No entanto, você não pode fazer isso com construtores de sites como Wix ou Squarespace.

    3. Obter um Nome de Domínio

    Seu domínio é o endereço exclusivo da internet que as pessoas digitam para encontrar seu site. Por exemplo: www.lanchonete-da-rita.com é um nome de domínio.

    Por vezes, seu nome de domínio é oferecido gratuitamente pelo construtor de sites ou provedor de hospedagem. O nome de domínio é o nome usado em seu URL e é importante escolher um nome curto e fácil de lembrar que descreva seu restaurante. 

    Além disso, você deve garantir que pode manter seu nome de domínio, mesmo que mude de provedor de hospedagem.

    4. Escolher um Design Funcional 

    Designs lindos e gráficos bonitos podem ser úteis para complementar o conceito do seu restaurante. 

    Mas simplicidade, facilidade de uso e organização clara são mais importantes do que designs atraentes. A funcionalidade é o fator mais importante. 

    O objetivo final do seu site é conseguir mais clientes e processar pedidos online. Por isso, escolha um tema e modelo de site que facilite a seus clientes fazerem seus pedidos ou encontrarem seus dados de contato. 

    A escolha de desenhos e modelos complicados podem tornar seu site mais lento e dificultar que seus clientes façam pedidos online em seu restaurante. 

    Resumo: O modelo do site do seu restaurante deve ser simples e fácil de usar.

    5. Gerar Conteúdo para o Seu Site 

    O conteúdo inclui material escrito, vídeos, fotos e gráficos. É essencial ter um bom logotipo e um bom esquema de cores para destacar a marca do seu restaurante.

    Seu menu, os comentários de clientes e as avaliações também são importantes. Hoje em dia, é fundamental diferenciar seu restaurante dos concorrentes. Você pode fazer isso de várias maneiras. Por exemplo, obter muitas críticas positivas online é excelente para a reputação da marca do seu restaurante.

    Geralmente, o software de construção de sites fornece seu próprio sistema de gerenciamento de conteúdo. O WordPress também oferece um bom sistema de gerenciamento de conteúdo e modelos de design de site que você pode usar para construir um bom site. Mas o WordPress é difícil de aprender e gerenciar.

    6. Garantir Que Seu Site Seja Compatível Com Dispositivos Móveis

    Muitas pessoas usam seus telefones celulares para pedir comida online. Isso significa que visitarão seu site usando seus dispositivos móveis.

    É por isso que o site do seu restaurante deve estar totalmente funcional em dispositivos móveis. Seu site também deve ter uma boa aparência em celulares.

    Depois de construir seu site, experimente visualizá-lo usando seu celular. Verifique se está com boa aparência e funcionando corretamente.

    7. Garantir Que Seu Site Pode Aceitar Pedidos Online

    Na era do distanciamento social do Coronavírus, é mais importante do que nunca aceitar pedidos online. É por isso que sua plataforma de construção de sites precisa ter um sistema de pedidos online.

    Se estiver usando o WordPress, você precisará procurar “plug-ins” para aceitar pedidos online. Se você estiver usando o Wix, seu site já deve ter esses serviços, basta entrar em contato com o atendimento ao cliente se precisar de ajuda.

    No WordPress, configurar essa funcionalidade pode ser complicado e caro.

    8. Publicar Seu Site na Internet 

    Quando estiver satisfeito — publique seu site!

    Com o WordPress, você pode eventualmente enfrentar alguns problemas técnicos. Não se preocupe. Resolva os problemas contratando um profissional para realizar a manutenção de rotina e lidar com as atualizações, etc.

    Se você enfrentar esses problemas técnicos com o Wix ou Squarespace, entre em contato com o suporte ao cliente.

    É essencial ter paciência ao construir seu site. Você pode sempre mudar as coisas mais tarde, mas deve ter um plano bem organizado.

    As duas coisas mais importantes a serem consideradas ao criar seu site são a funcionalidade e a rapidez.

    Algumas Desvantagens de Usar o WordPress Para Novos Restaurantes

    Embora este seja o método mais popular, não é muito adequado para novos proprietários de restaurantes. Eis o porquê:

    • Você precisa passar algum tempo aprendendo como configurar e projetar um site, especialmente quando estiver usando o WordPress.
    • Configurar o recurso de 'sistema de pedidos online' no WordPress pode envolver alguns processos técnicos complicados.
    • Por vezes, você pode enfrentar alguns problemas técnicos ou de segurança desconhecidos. Nesse caso, você precisará consultar um profissional de TI para resolver esses problemas. Isso pode ser problemático e caro.
    • Há muitos custos ocultos envolvidos, como hospedagem mensal, certificado SSL, tema e custos de plug-in.
    • No WordPress, atualizar o menu é bem inconveniente. 

    É por isso que falaremos sobre outro método para construir um site para o seu novo restaurante, de forma muito fácil.

    Como Construir Um Site Para o Seu Restaurante (O Método Mais Fácil)

    Ilustração representando trabalho fácil

    Gerenciar um restaurante é um desafio.

    Por isso, é normal se você não quiser passar pelo complicado processo de construir e manter um site para o seu restaurante.

    É por isso que vou falar sobre uma alternativa fácil.

    Algumas plataformas de POS de restaurante criam automaticamente um site para seu restaurante. Também configuram automaticamente alguns recursos úteis, como 'sistema de pedidos on-line' e 'suporte multilíngue'. Isso pode economizar muito tempo e dinheiro. 

    (Saiba mais sobre o que são os sistemas POS de restaurantes e como eles funcionam.)

    Os sistemas POS atualizam automaticamente o menu do seu site quando você faz alterações no menu do restaurante.

    Eu pessoalmente recomendaria que os restaurantes novos sigam esse método, já que elimina o fardo de construir e manter um site. Como resultado, você pode se concentrar mais nas funções essenciais do seu restaurante, como marketing e gerenciamento de sua equipe.

    Resumo: Zero processos técnicos envolvidos.

    Vejamos o exemplo do software de POS: 'Waiterio'. 

    Veja como o Software de Construção de Sites para Restaurantes, Waiterio, é capaz de construir um site para o seu restaurante, de forma muito fácil:

    1. Insira o nome do seu restaurante, número de telefone e localização, para seus clientes.
    2. Escolha a aparência do seu site.
    3. Seu site estará disponível em restaurant-name.waiterio.com (você também pode adicionar seu próprio domínio, como restaurant.com).
    4. Pronto! Agora aumente os seus lucros graças a sua presença online.

    Seu site estará pronto e funcionando em alguns minutos.

    Um site de restaurante com recurso de pedidos online

    Seu site também terá um “sistema de pedidos online”, juntamente com muitos outros recursos. Você pode encontrar mais informações aqui.

    Eis alguns dos sites de nossos clientes:

    Dica: Você deve facilitar a escolha dos itens e a conclusão do pedido online para seus clientes. Você não quer que seus clientes se distraiam com um design complicado.

    Dicas para Segurança Alimentar Durante o Período Pós-Pandemia

    Durante a COVID-19, garantir a segurança alimentar e a segurança dos clientes e colaboradores é o mais importante. Eis algumas dicas provenientes de um artigo no Nation's Restaurant News,:

    • Higiene: A higiene do restaurante sempre começa com a lavagem adequada das mãos, higienização e boa higiene pessoal.
    • Segurança Alimentar: Cozinhe os alimentos em temperaturas adequadas, higienize bem os materiais de embalamento e use sistemas de selagem fortes. Isso aliviará as preocupações do cliente.
    • Pagamentos mãos-livres: Incentive os clientes a usar cartões de crédito ou outros métodos de pagamento móvel.
    • Sanitizar superfícies: as superfícies que os clientes tocam devem ser higienizadas com frequência.
    • Não deixe seu restaurante ficar lotado: Você deve limitar o número de pessoas dentro do restaurante para que possam manter uma distância social de pelo menos 2 metros.
    • Testagem: Os funcionários devem ser testados regularmente para detectar sinais do coronavírus. Use um termômetro infravermelho.
    • Materiais de Marketing: Tome precauções ao divulgar o seu restaurante ao ar livre. É melhor não usar cartazes de papel para publicitar seu restaurante.

    Para aprender mais sobre Segurança Alimentar, confira nosso artigo sobre “Garantir a Segurança Alimentar em Seu Restaurante” e “Dicas para Restaurantes Durante a Covid-19”.

    Conclusão

    Sim, usar um site para o seu restaurante é crucial, pois facilita que seus clientes façam pedidos online ou usem seu serviço de take-away.

    Mas, os métodos convencionais para construir o site do seu restaurante são desnecessariamente complicados.

    Para resumir, os novos restaurantes não devem usar o WordPress. Você pode escolher uma plataforma de construção de sites como o Wix ou o recurso de construção de sites do sistema de POS do seu restaurante. 

    Eu prefiro o sistema POS, pois geralmente é gratuito e muito mais fácil de manter.

    Um site de restaurante

    Recomendo o construtor de sites de restaurantes do Waiterio porque você obtém seu site gratuitamente quando usa o sistema POS Waiterio. Também é muito fácil de usar.

    Algumas perguntas frequentes:

    Um homem com uma pergunta

    Quanto custa o site de um restaurante?

    O site de um restaurante pode custar até 300 dólares por ano, dependendo do método escolhido. Se você estiver usando o WordPress ou uma plataforma de construção de sites como o Wix, pode custar cerca de 100 a 300 dólares por ano. Se você estiver usando uma plataforma de POS — como o Waiterio — ela oferece um software de criação de sites automatizado gratuito junto com o software de POS.

    Como posso receber pedidos online?

    Você precisará de um site com a funcionalidade de 'pedidos online' para receber pedidos online. É complicado definir a funcionalidade de pedidos online no WordPress. Mas, com plataformas de construção de sites como Wix e Waiterio, esse recurso já está embutido.

    Como posso criar um site de serviço de entregas?

    Um site de restaurante com funcionalidade de pedidos online também pode servir como um site de serviço de entregas.

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes