Estratégias de Marketing Revolucionárias para o Seu Seviço de Bar

Estratégias de Marketing Revolucionárias para o Seu Seviço de Bar

defina metas para o marketing estratégico do bar

Postado por Michael Elkins a 2 de janeiro de 2018

Os serviços de bar enfrentam todos os desafios normais de marketing dos restaurantes. No entanto, apresentam alguns problemas únicos, relacionados com os riscos de promover o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o serviço a embriagados. Além disso, os bares também têm de vender alimentos em ambientes frequentemente lotados, turbulentos e desconectados da cozinha.

Deve ter muito cuidado ao vender álcool para não ir contra as leis locais de venda de vinhos, cervejas e outras bebidas alcoólicas. Muitas leis limitam a sua capacidade de anunciar ou oferecer incentivos e preços de "happy hour". Todavia, existem muitos atalhos responsáveis, como oferecer descontos em bebidas de "prateleira superior”, bebidas da casa que empregam técnicas de mistura molecular e descontos em alimentos para complementar a compra de bebidas.

Defina os Seus Objetivos de Marketing

No final de contas, os seus objetivos são o aumento das vendas e lucros, mas os objetivos genéricos e vagos são difíceis de monitorizar e alcançar. As suas metas no marketing do seu bar podem ser aumentar as vendas de álcool, criar um ambiente social para o seu negócio, atrair segmentos demográficos importantes - como milenares - ou levar as pessoas a permanecerem mais tempo e gastarem mais dinheiro. Pode querer apresentar um novo menu ou uma linha de bebidas da casa, alcoólicas e não alcoólicas. Pode querer transformar o seu bar num local de entretenimento. Definir alguns objetivos rastreáveis ​​e mensuráveis é uma política sólida para qualquer plano de marketing ou de negócios.

Independentemente dos seus objetivos e estratégias, deve pesquisar os regulamentos locais relacionados ao álcool, de forma a evitar problemas legais. Lembre-se de que nem todas as ideias promocionais são apropriadas para cada tipo de bar. Por exemplo, organizar um evento de degustação de vinhos vintage pode ser inadequado para um bar e churrascaria de bairro. Deve sempre personalizar qualquer promoção do seu bar, direcionanda-a para os seus clientes, avaliando o espaço disponível e o perfil dos preços. As seguintes sugestões devem desencadear algumas ideias criativas de marketing:

Abraçar as Redes Sociais

Hoje em dia, as plataformas de redes sociais conectam pessoas com interesses semelhantes de forma incomparável. Os milenares constroem muitas vezes uma vida social ativa através das redes sociais, conectando-se com pessoas que vivem nas proximidades. As ideias de marketing através de redes sociais para serviços de bar incluem as seguintes possibilidades:

  • Incentivos Apenas para os Sócios

    As publicidades especiais para grupos sociais específicos podem ampliar o seu perfil social e o seu alcance.

  • Incorporar Ideias dos Clientes

    Pode abrir uma competição em várias redes sociais, pedindo ideias aos seus clientes para novos alimentos, lanches, bebidas e temas.

  • Cultivar Grupos Comunitários

    As redes sociais são a plataforma ideal para promover o espaço do seu bar para eventos comunitários, angariação de fundos e noites de casino para angariar fundos para caridade e outros eventos.

  • Cativar Celebridades Locais e Influencers

    Pode usar as redes sociais para entrar em contacto com as celebridades locais e influencers e persuadi-los a promoverem uma ideia, causa ou produto no seu bar.

  • Fazer Publicações Relevantes

    Publique fotos, artigos, tweets e vídeos que mostram o conceito do seu bar e a sua clientela.

  • Organizar Eventos Improvisados

    Pode encorajar os seus clientes a convidarem os seus amigos para encontros improvisados, realizando um concurso informal para ver quem consegue levar o maior número de colegas de trabalho, membros da equipa ou amigos.

  • Incentivar a Partilha

    Incentive os seus clientes a partilharem fotos da comida, aperitivos e bebidas coloridas. Pode partilhar essas publicações num dispositivo digital ou num monitor de ecrã grande.

  • Incorporar Conteúdos Criados pelos Clientes no Seu Marketing

    Partilhar fotos tiradas por clientes, avaliações, desempenhos de karaoke e outros conteúdos podem atrair publicidade favorável, encorajar referências e fortalecer a fidelidade do cliente.

  • Engage a Sua Equipa

    Os membros da equipa do seu bar dependem de gorjetas, por isso cada empregado seu também deseja o seu sucesso. Incentive os seus funcionários a partilharem informações sobre os eventos, comidas e bebidas do seu bar no Instagram, Facebook e Twitter. Essas publicações não precisam de ser complexas - os funcionáros podem apenas mostrar que estão a trabalhar e que o bar está a fazer um ótimo serviço.

bebidas cocktail do bar

Use Tendências Culinárias Criativas para Atrair Clientes

Tanto os bares como os restaurantes fazem publicidade e atraem clientes, adotando ideias da gastronomia molecular e da mixologia. O movimento de gastronomia molecular foi nomeado e introduzido em Espanha em 2003 pelo chef Ferran Adrià. Inicialmente, Adrià desenvolveu uma técnica de esferificação, que transformou os líquidos em esferas sólidas e coloridas. Essas esferas poderiam adicionar um toque artístico aos cocktails e muitas vezes proporcionar um potente sabor aprimorado.

Outras técnicas tornaram-se comuns para a criação de espumas, camadas, géis e bebidas que mudam de cor à medida que as bebe. A mistura de bebidas tornou-se uma arte no mundo competitivo dos bares, e os proprietários dos bares podem atrair milenares e hipsters urbanos com bebidas que incorporam magia e arte alquímica. Os equipamentos especiais para bares modernos incluem agora nitrogénio líquido, desidratadores, ferramentas de fabricação de doces, tochas, moldes de ingredientes e batedeiras. A mixologia criativa inclui espumas, geleias, cocktails comestíveis, sabores infundidos e líquidos que podem suspender os ingredientes sólidos.

Problemas de Design que Afetam os Bares

Existem vários problemas de design de interiores que afetam os bares, os quais os proprietários experientes abordam para tornar as suas instalações mais confortáveis e atraentes para os clientes. As decorações para ocasiões especiais são importantes, e os bares muitas vezes optam por instalar refrigeradores e áreas de preparação rápida para acelerar a preparação de alimentos para clientes do bar. Também é importante sinalizar a área das casas de banho do bar. A iluminação geralmente é fraca. Se planeia ter karaoke ou outro entretenimento, é útil instalar a infra-estrutura para criar um palco e transmitir o som.

Marketing Móvel

O marketing móvel, baseado em localizações, pode ser uma ferramenta poderosa para bares e restaurantes. Uma pesquisa do Reino Unido descobriu que 66% dos profissionais de marketing acreditam que o marketing baseado na mobilidade oferece as oportunidades promocionais publicitárias mais promissoras para o uso da tecnologia digital. Pode abordar as pessoas à saída de um teatro ou perto de um evento desportivo e convidá-las a parar para um cocktail, jantar ou lanche.

A chave para o sucesso é oferecer uma mensagem personalizada no momento certo às pessoas próximas. As pessoas partilham de bom grado os seus dados de localização através dos seus dispositivos móveis. Assim, pode enviar mensagens personalizadas com base nas suas localizações, tais como:

  • Mensagens no idioma das pessoas
  • Sugestões oportunas para ampliar a noite de lazer dessas pessoas
  • Incentivos especiais para responderem à sua mensagem
  • Reservas de uma mesa ou mesas para um grupo grande através do smartphone
  • Alcançar clientes com base nas suas idades
  • Incentivo às pessoas a relaxarem após um dia agitado de compras

Eventos de Degustação

Clientes que bebem socialmente, casais sofisticados e aficionados de bebidas desfrutam de todos os tipos de eventos de degustação, que podem incluir cervejas, vinhos, bebidas da casa, bebidas não alcoólicas e até cafés e chás. Pode conseguir uma grande vantagem promocional ao organizar um evento de degustação de cervejas populares em todo o mundo ou uma degustação de cervejas artesanais. Se tem cervejas artesanais, promovê-las pode atrair milenares, aficionados pelo produto, e pessoas curiosas sobre a tendência das cervejas artesanais.

Esses eventos de degustação podem ter um tema - um determinado aguardente, um país de origem, bebidas festivas ou outros conceitos criativos. Os eventos de degustação de refeições orientados por menus também podem atrair um convívio onde os clientes podem experimentar diferentes alimentos, aperitivos e bebidas. Considere enviar convites para os smartphones das pessoas que passam junto ao seu bar para experimentarem um cocktail com tapas.

Patrocínio de Equipas Desportivas Locais

A maioria dos bares depende muito de clientes habituais, e as pessoas podem ser muito específicas sobre a atmosfera do seu bar e o seu grupo de clientes. Uma das maneiras mais fáceis de atrair clientes regulares que partilham os mesmos gostos é patrocinar uma equipa desportiva local. Pode escolher equipas profissionais, universitárias ou mesmo escolares, e pode convidar os membros da equipa para uma refeição ou bebida gratuita após um jogo local.

Existem muitas possibilidades promocionais para equipas locais, que incluem produtos de marca, sondagens dos resultados dos jogos, transmissões ao vivo, mercadoria desportiva e concursos desportivos tolos. O su bar também poderá hospedar equipas e ligas desportivas virtuais - especialmente em eventos de campeonato.

Divulgando através de Eventos e Truques Publicitários

Os eventos de promoção de bares bem sucedidos incluem tours de bars, caças ao tesouros, concursos, eventos de férias e entretenimento. O marketing de guerrilha - que pode incluir divulgar mensagens em edifícios abandonados, limpar graffitis na cidade e disfarçar funcionários do pessoal no Halloween ou para um filme famoso ou campeonato desportivo - pode gerar bastante publicidade na Internet e nos mídia tradicionais.

Viver à Grande com Pedidos Imediatos

O lucro do bar concentra-se muitas vezes nas poucas horas que precedem e procedem a meia-noite. Isso significa que é fundamental acelerar o serviço, receber pedidos rapidamente e ainda ter tempo para envolver os clientes e avaliar a sensação de cada cliente. Uma interface móvel e simples - como o sistema POS acessível oferecido pelo Waiterio - pode acelerar o envio de pedidos de bebidas ao bartender, reduzir erros e aumentar o tempo livre dos funcionários para interagirem com os clientes.

No mundo conectado de hoje, os bares enfrentam uma concorrência extrema para atrair solteiros sofisticados com altos rendimentos ​​e pessoas de negócios que desejam ser entretidos. As operações do bar enfrentam a competição de salões de hotel, raves, eventos hospedados em particular e clubes pop-up. No entanto, o desenvolvimento de idéias criativas que ressoam com o seu público-alvo pode garantir uma clientela constante, aumentar os lucros e estabelecer o seu bar como um local popular para o seu público-alvo.

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes