Gerir o Pessoal do Restaurante: O Seu Maior Recurso ou a Sua Maior Dor de Cabeça?

Gerir o Pessoal do Restaurante: O Seu Maior Recurso ou a Sua Maior Dor de Cabeça?

a sua equipa pode criar ou fornecer soluções

Postado por Michael Elkins a 19 de dezembro de 2017

Recrutar, gerir e alocar o pessoal do seu restaurante pode gerar problemas e soluções. Se fizer o trabalho de forma justa e profissional, poderá inspirar lealdade e criar uma equipa de embaixadores da sua marca, que poderá ser o melhor recurso do seu restaurante. Funcionários satisfeitos recrutam os seus amigos talentosos, servem como embaixadores da sua marca e atraem candidatos de alto perfil. É por isso que é fundamental planear as suas contratações, recrutamentos e gestão diária dos RH ao desenvolver o seu plano de negócios.

Lidando Com as Suas Próprias Fraquezas Como Proprietário de um Restaurante

As suas primeiras e mais importantes decisões devem ser o escorar das suas fraquezas negociais. Se é uma pessoa que quando está na cozinha gosta de criar menus, treinar os chefs e até pôr a mão na massa, precisará de alguém que entenda de negócios, marketing ou tarefas de gestão na sala de refeições. Alguns donos de restaurantes gostam de interagir com os convidados, e se isso o deixa desconfortável ou tem outros deveres que não deseja delegar, precisará contratar alguém para assumir esses deveres. Se gosta de fazer rondas entre as mesas e convidados, precisará de alguém forte para gerir a cozinha.

Ao identificar tipos de funcionários que precisa, as características que devem ter e quais os programas de treinamento que pode oferecer para o desenvolvimento de carreira é uma parte crucial do seu planeamento de RH. Cada equipa precisa de um gestor, por isso é importante aprender como funcionam as equipas. Isso não significa que os seus funcionários não possam interagir consigo ou com o gestor geral sobre preocupações que não estão a ser abordadas, mas a equipa deve seguir a linha de comandos para a maioria dos problemas de gestão do pessoal.

Usar Ferramentas Tecnológicas para Gerir os Seus Funcionários

A tecnologia pode simplificar a gestão dos seus funcionários de várias maneiras, ao mesmo tempo que simplifica o seu serviço. Um software intuitivo pode calcular a sua folha de pagamentos, gerir deduções da folha de pagamentos voluntárias, obrigatórias e ordenadas pelo tribunal e automatizar a elaboração de relatórios governamentais e de seguros. O hardware e o software certos também podem identificar o seu restaurante de tal forma a atrair trabalhadores qualificados. O software CRM e ERP podem ajudar a estimar as suas necessidades de pessoal com base na época, feriados, festivais locais e hora do dia. É importante ter pessoal suficiente para cobrir as suas necessidades sem encargos a mais na folha de pagamentos. Os seus empregados de mesa não ficarão felizes se estiver com excesso de pessoal, visto que não ganharão gorjetas suficientes.

No entanto, obter um sistema POS fácil e conveniente pode facilitar a receção de pedidos pela sua equipa, gerar relatórios personalizados, gerir as suas tabelas de forma mais eficaz e receber pagamentos diretamente na mesa. A plataforma Waiterio oferece planos gratuitos para pequenos restaurantes que recebem menos de 100 pedidos por mês e planos de subscrição pagos para múltiplas moedas. O sistema é altamente intuitivo, por isso a sua equipa não precisará de treinamento.

O Enigma Milenar

Restaurantes em todo o mundo estão a enfrentar dificuldades de recrutamento sem precedentes. As referências continuam a ser a forma mais eficaz de contratar funcionários de restaurantes, mas a tecnologia mudou a forma como as referências são obtidas. As redes sociais, as redes particulares de amigos e associados, as plataformas de emprego online e os caçadores de talento profissionais substituíram as referências tradicionais da boca-a-boca, com referências baseadas na internet através da tecnologia digital. Um estudo da Jobvite sobre contratação descobriu que é preciso menos tempo e despesas para contratar um candidato referenciado do que para um outro candidato qualquer. As referências também ficam nos seus empregos por mais tempo e experimentam maior satisfação no trabalho.

Muitas vezes, os milenares preocupam-se mais com o seu ambiente de trabalho e com o conceito do restaurante do que com os seus níveis de remuneração. Os empregos nos restaurantes geram cada vez níveis mais elevados de remuneração - especialmente para cargos qualificados e chefs famosos. No entanto, os milenares respondem bem a planeamentos flexiveis, aos detalhes da cadeia de oferta do restaurante e ao trabalho num ambiente diversificado. Muitos milenares precupam-se bastante com as suas perspectivas de carreira e com a forma como a sua rede de amigos verá os seus empregos, ao invés dos seus salários de entrada e benefícios imediatos.

Junte-se a nós

Recrutar e Contratar

É fundamental fornecer um ambiente de trabalho convidativo para atrair funcionários qualificados. A criação de um canal de autoatendimento onde os funcionários podem aceder aos seus registos, alterar as suas informações pessoais, solicitar uma pausa e obter informações sobre os seus benefícios, pode ser uma grande vantagem. Se os funcionários tiverem acesso fácil às ferramentas, as operações do seu restaurante serão atrativas para milenares com gosto por computadores.

Espera-se que os milenares representem cerca de 75% da mão de obra mundial até 2025, por isso é fundamental recrutá-los com eficácia. Algumas das melhores práticas para recrutar e contratar funcionários para restaurantes incluem:

  • Redigir Descrições de Trabalho Atraentes

    O recrutamento eficaz exige uma auto-promoção forte. É importante criar descrições de trabalho sugestivas e atraentes.

  • Usar o Seu Site para Recrutar

    Os milenares geralmente preferem pesquisar restaurantes onde sentem que gostariam de trabalhar, então use o seu site para promover os benefícios de trabalhar para a sua empresa.

  • Assumir um Papel Ativo nas Redes Sociais

    As conexões e referências das redes sociais são plataformas cada vez mais essenciais para identificação e recrutamento. Quem trata da contratação de pessoal também pode usar as redes sociais para pesquisar candidatos.

  • Alvejar e Avaliar os Candidatos ao Emprego

    Pode usar muitas ferramentas digitais para avaliar as habilidades e atitudes dos candidatos.

  • Promover Causas Sociais e Eventos Locais

    Pode obter muitos benefícios de recrutamento apoiando causas valiosas apreciadas pelos seus clientes alvo e candidatos preferidos.

  • Encorajar os Empregados a Promoverem o Seu Restaurante

    Os funcionários leais e satisfeitos podem tornar-se o seu maior recurso de contratação quando publicam conteúdos favoráveis sobre a sua empresa.

  • Filtrar Candidatos por Telefone

    É importante desenvolver uma lista de verificação do que procura nos funcionários para cada posição do restaurante.

  • Identificar Candidatos para Evolução na Carreira

    Quanto mais rápido identificar as perspectivas de promoção e formação cruzada, maior será a satisfação no seu trabalho.

  • Manter Currículos no Arquivo

    À medida que recebe currículos, mantenha informações importantes em arquivo. Pode não precisar de um cozinheiro no momento, mas manter linhas abertas de comunicação pode ser inestimável em futuros esforços de recrutamento.

  • Fornecer Formação e Mentoreado

    Pode economizar consideravelmente o custo médio de contratação e treinamento do pessoal criando um programa particular de auto-estudo. As suas ferramentas de formação podem incluir materiais escritos, testes, vídeos, fotos e outros meios de treinamento. Adicione o toque humano à sua estratégia de treinamento, atribuindo mentores ou formadores para as novas contratações para ajudá-los a aprender os seus deveres.

  • Fornecer Ferramentas de Networking aos Empregados

    Se deseja que os seus funcionários façam com que os seus esforços de recrutamento tenham resultados, é importante encorajá-los. Reconheça os seus esforços sociais, recompense-os por demonstrarem responsabilidade social e crie um ambiente de trabalho diversificado. Incentive os seus funcionários a desenvolverem empatia por pessoas de outras culturas e origens socioeconómicas.

Gestão de Riscos e Segurança dos Empregados

Os proprietários de restaurantes devem estar preparados para abordar uma variedade de questões de segurança dos funcionários. Equipamentos antigos ou defeituosos, questões de saneamento, deslizamentos e quedas, cortes, queimaduras e doenças transmitidas por alimentos são fatores de risco comuns nos restaurantes. Os membros da equipa do bar têm os riscos adicionais de lidarem com clientes bêbados e turbulentos, certificando-se de não servir álcool para menores e clientes inapropriados, o que poderia aumentar a responsabilidade por quaisquer acidentes relacionados, como acidentes de condução por efeito do álcool, brigas, etc. Se um dos seus funcionários assedia ou intimida outros, pode enfrentar um processo de assédio ou discriminação.

Programas de gestão de riscos, cobertura de seguros e de segurança dos funcionários são necessários para proteger os seus clientes e funcionários. Criar um ambiente de trabalho seguro, atraente e nutritivo é a melhor forma de impulsionar os seus esforços de recrutamento e criar fidelidade dos funcionários o que, por sua vez, atrairá o tipo certo de clientes regulares.

Um ambiente atraente é tão importante para funcionários de nível iniciante quanto para candidatos de alto perfil. O tratamento do pessoal com promoções regulares, aumentos de salários e aumento da responsabilidade inspirará maior lealdade, ajudará no planeamento de evoluções para cargos-chave e tornará os seus funcionários orgulhosos de trabalhar para si. Incentive uma atmosfera de trabalho em equipa, apoie a sustentabilidade e o abastecimento local, forneça horários de trabalho flexíveis e lide com questões de assédio e discriminação prontamente.

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes