Ideias de Marketing Tradicional e de Guerrilha para o Seu Restaurante

Ideias de Marketing Tradicional e de Guerrilha para o Seu Restaurante

ideias de marketing criativas e acessíveis para restaurantes

Postado por Michael Elkins a 6 de fevereiro de 2018

Existem três formas comuns que os proprietários de restaurantes utilizam para divulgar os seus negócios: marketing tradicional, promoções digitais e marketing de guerrilha. Neste artigo, encontrará algumas dicas sobre o marketing tradicional e o marketing de guerrilha. As promoções digitais são abordadas neste artigo.

Ideias Tradicionais de Marketing para Restaurantes

Muitos especialistas sugerem que existe pouco valor no marketing tradicional para os restaurantes conectados de hoje, mas isso definitivamente não é verdade. O marketing pode ser definido como qualquer coisa que faça para promover o crescimento do seu restaurante, o que inclui a preparação de um ótimo prato e o fornecimento de um serviço pessoal aos seus clientes. A publicidade tradicional funciona bem para o marketing de restaurantes e bares. Dependendo do seu conceito de restaurante, o marketing tradicional pode ser mais eficaz do que a publicidade digital. Por exemplo, as seguintes ideias de marketing tradicional podem produzir resultados sólidos:

  • Criar Folhetos

    Os folhetos são uma forma ideal de promover os novos itens do menu e eventos especiais. Basta escrever a descrição e fazer cópias. Pode deixar os folhetos no seu balcão, onde os clientes podem vê-los e responder à sua mensagem. Os folhetos também podem ser distribuídos no exterior, colocados em pára-brisas de carros e distribuídos nas casas da vizinhança, em qualquer área que pretenda alcançar.

  • Usar Anúncios no Exterior

    Os anúncios no exterior são uma ótima forma de promover o seu restaurante na sua própria vizinhança. Pode recorrer a painéis ao ar livre, bancos de autocarros e placas nas paragens locais para divulgar o seu restaurante.

  • Enviar Vales e Cupões

    O correio direto funciona bem para restaurantes que dependem fortemente de pessoas que moram nas proximidades. Pode alvejar os clientes locais através das suas caixas de correio e comprar listas de correspondência de base de dados e compiladores de dados. Por outro lado, pode simplesmente compilar listas de endereços manualmente nas vizinhanças que deseja alcançar.

  • Alcançar Funcionários Locais

    Os funcionários locais geralmente atraem mais público durante o almoço e após o horário de trabalho. Muitas vezes, pode promover os seus alimentos oferecendo cupões e publicando informações sobre os seus negócios no quadro de avisos aos funcionários. Se não pode organizar algum evento com a empresa, pode passar folhetos durante as pausas do almoço e depois de cada turno terminar.

  • Escrita de Comunicados de Imprensa

    Escrever um comunicado de imprensa tradicional é uma ótima forma de promover o seu restaurante. Pode enviar essa informação para jornais locais, revistas, estações de rádio e empresas. É importante desvendar a história do seu restaurante, que atrairá os potenciais - e ideiais - clientes. Por exemplo, se pretender atrair pessoas de negócios, escrever sobre as suas salas de reuniões é uma ótima ideia. Se procura alcançar jovens e solteiros modernos, pode promover eventos de solteiros, bar crawls, danças, karaoke e outras celebrações do género. Se o seu alvo é o público da alta gastronomia, pode escrever sobre a sua filosofia culinária e as credenciais do seu chef. Deve incluir um link para o seu site e formatar o seu comunicado de imprensa de forma padronizada. Pode encontrar modelos para criar um comunicado de imprensa aqui.

  • Destacar o Seu Restaurante

    É importante distinguir o seu restaurante de outros restaurantes na área. As ideias tradicionais de marketing podem incluir a parceria com empresas locais para promover feriados, eventos de caridade e eventos locais. O serviço é importante, então use os estabelecimentos tradicionais para reforçar a sua mensagem de marketing, conceito e marca. Por exemplo, pode associar-se com produtores locais para promover os seus produtos alimentares. Se vende fast food, trabalhar com escolas locais e universidades é uma boa maneira de atrair negócios.

  • Publicidade nos Mídia Locais

    A mídia local - como jornais, revistas, rádios e televisões - ainda atraiem clientes locais. As pessoas mais velhas respondem mais frequentemente a estes anúncios do que ao marketing digital. Se procura alcançar um público urbano e moderno, os anúncios nas estações de rádio locais podem alcançar esses clientes com precisão. Se é um estabelecimento de alta gastronomia, a publicidade em estações de rádio de música clássica pode ser muito eficaz.

  • Hospedar um Grande Evento de Inauguração

    Assegurar um grande evento de inauguração é uma das formas mais poderosas de divulgar o seu novo restaurante.

coma sobremesa seja um monstro

Marketing de Guerilha

O que é o marketing de guerrilha? O termo refere-se à publicidade incomum e irregular que cria surpresa. Alguns exemplos de marketing de guerrilha incluem disfarces, hospedar "eventos" em que as multidões se reúnem, usar graffitis para promover um negócio e deixar mensagens em qualquer lugar, como casas de banho públicas, teatros e manifestações ao ar livre. Colocar panfletos e cartazes em locais em construção e deixar cupões em hotéis e estações de autocarros também são exemplos comuns de marketing de guerrilha. Há várias considerações importantes a ter ao desenvolver uma campanha de marketing de guerrilha para um restaurante:

  • Planear Cuidadosamente

    As campanhas de guerrilha podem ter o efeito contrário. É importante obter permissão para colocar anúncios em propriedades ou edifícios abandonados da cidade. Pode limpar uma área, mas criar qualquer tipo de confusão ou desordem pode colocá-lo em maus lençóis.

  • Adicionar Algo ao Ambiente

    Uma estratégia comum de guerrilha é adicionar algo a um edifício, estátua ou vedação de forma temporária. Colocar obras de arte nos passeios da cidade é uma ótima maneira de atrair a atenção - especialmente se exibir os trabalhos dos artistas locais no seu restaurante.

  • Deixar Publicidade em Locais Fechados

    Pode deixar publicidade, folhetos e anúncios em guardanapos ou sacos de papel em locais fechados, como lojas, estações de comboio, campus universitários e estádios.

  • Usar Técnicas de Emboscada

    Pode obter excelentes resultados em termos de marketing usando figurinos e eventos personalizados em concertos, festivais e eventos desportivos.

  • Alvejar Clientes com um Perfil Específico

    A propaganda de guerrilha pode ser usada para alcançar amantes de vinho, ambientalistas, hipsters urbanos, estudantes e outros.

  • Criar um Graffiti "Limpo”

    Os graffitis feios são comuns em ambientes urbanos. Poderá limpar uma área feia adicionando graffitis artísticos. Primeiro, será necessário obter permissão, mas muitos proprietários preferem graffitis artísticos e limpos a graffitis negativos.

As campanhas de marketing tradicional e de guerrilha podem ser formas altamente personalizadas e económicas de divulgar o seu restaurante. Pode surpreender os seus clientes, envolvê-los na sua zona de residência e dar-lhes deu uma razão para falarem sobre o seu restaurante. O marketing tradicional e de guerrilha são ideais para promover ocasiões especiais no seu restaurante, como no Carnaval e no dia de São Valentim

.
Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes