Logotipos e slogans de restaurantes – tudo o que você precisa saber

Logotipos e slogans de restaurantes – tudo o que você precisa saber

Logos e slogans são muito importantes no negócio da restauração

Postado por Victor Delgadillo a 9 de dezembro de 2021

Você gostaria de criar um slogan e um logotipo incrível para seu restaurante?

Ao percorrer a cidade, é possível ver logotipos de restaurantes e de todo tipo de negócios na estrada, em faixas, em panfletos, e muito mais. O mesmo acontece com os slogans — aquela frase que nos lembra qual negócio tem as melhores asas de frango ou qual restaurante é uma boa opção vegetariana.

Se você tem um restaurante, ou se pretende abrir um, poderá a dada altura se perguntar sobre os logotipos dos restaurantes.

Neste artigo, vou falar-lhe sobre:

  • o que são logotipos e slogans;
  • a importância dos logotipos dos restaurantes;
  • a importância dos slogans dos restaurantes;
  • algumas dicas para criar os melhores logotipos para seu restaurante;
  • e algumas ideias para que você possa criar o melhor slogan para seu negócio.

Este artigo será será muito útil para que você saiba se deve criar um logotipo para seu negócio, se deve mudar seu logotipo atual e conhecer melhor esse elemento da identidade visual de seu restaurante.

Vamos começar!

O que são logotipos de restaurantes?

Uma placa de um restaurante antigo com seu logotipo

Antes de mais nada, gostaria de começar este artigo com o básico — o que é um logotipo?

É provável que você já saiba o que é um logotipo na prática, porque todos nós aprendemos a reconhecer os logotipos de empresas internacionais, tais como McDonald’s, Pepsi, Coca-Cola, ou Ford.

Contudo, é muito mais do que uma simples imagem ou um instrumento de marketing. De fato, um logotipo é muitas coisas:

  • Um logotipo é a história de sua empresa, resumida em um desenho com elementos específicos.
  • É a marca que representará sua empresa na mente dos consumidores — não apenas na mente de seu público-alvo.
  • E é também a imagem que fará com que sua empresa tenha impacto em seu público-alvo.

É evidente que um logotipo é uma parte crucial do seu marketing e de sua estratégia de marca.

Tipos de logotipos

Vale a pena mencionar que existem diversos tipos de logotipos, dependendo de sua composição. Estes são os mais utilizados:

  • Palavras: palavras que funcionam como marca da empresa. Exemplo: Google.
  • Combinação: palavras e imagens usadas ao mesmo tempo, o que lhe dá mais versatilidade, uma vez que as palavras não fazem parte das imagens. Exemplo: Spotify.
  • Símbolos: imagens que representam individualmente a marca. Exemplo: Apple.
  • Emblemas: desenhos que usam imagens ou elementos gráficos junto com palavras, mas as palavras são parte integrante do desenho. Exemplo: Starbucks.

Seu restaurante pode usar qualquer um desses tipos de logotipos — há outros tipos — desde que seus desenhos reflitam verdadeiramente a marca de seu negócio.

Importância do logotipo do restaurante

Um letreiro de restaurante familiar com seu logotipo

A importância do logotipo do seu restaurante vai, na verdade, além de seu uso. Sim, trata-se da imagem que sua marca representará em toda parte, desde a faixa ou anúncio de seu restaurante até suas redes sociais.

Mas, além disso, um logotipo é fundamental para seu negócio porque é o que o tornará reconhecível entre milhares de empresas que competem por exposição no mercado.

A real importância de seu logotipo está em sua singularidade.

Também é importante pelas ideias ou informações que transmite sobre sua empresa.

Um logotipo que se alinhe com a marca e a estratégia de marketing de seu restaurante pode ser a peça que falta para que ambas as estratégias sejam eficazes.

Se você não investir tempo, esforço e dinheiro em um logotipo de alta qualidade para seu negócio, o restaurante pode sofrer as muitas ramificações de uma má decisão de identidade visual.

Por exemplo, é possível que seu logotipo faça o público entender que seu restaurante tem um tema específico que, na verdade, não faz parte de seu negócio.

Isso pode fazer com que seu restaurante receba clientes confusos, que não fazem parte de seu público-alvo, porque seu restaurante se perdeu na tradução ao desenhar o logotipo.

Lembre-se de que o logotipo de seu restaurante é possivelmente a primeira interação de seu público com seu restaurante, e se ele for original e marcante, ficará na mente daqueles que se tornarão seus clientes.

Uma vez cimentado seu logotipo — atendimento incrível, história da origem de seu restaurante, comida de tirar o fôlego, e mais — seus clientes aprenderão a reconhecer seu logotipo como uma fonte de emoções positivas.

Em resumo, você fará seu logotipo causar emoções.

Dicas para criar o melhor logotipo de restaurante

Agora que você já conhece a importância de ter um bom logotipo em seu restaurante, é hora de começar a criar o logotipo perfeito para seu negócio.

Convém notar que este guia não lhe ajudará a desenhar um logotipo.

Na verdade, como vai ler mais adiante, recomendo 100% que procure um bom designer gráfico encarregado de ajudá-lo a definir a identidade visual de seu restaurante.

Dito isto, este breve guia vai ajudá-lo a compreender melhor o processo de criação de um logotipo e os elementos que você deve considerar, a fim de criar um logo incrível para seu negócio. Além disso, será muito útil para seu designer gráfico se você já tiver pensado em todos esses detalhes.

1. Considere a história de sua empresa, seus ideais e seus objetivos

A primeira coisa que você deve considerar não é o marketing ou o design, mas sim a marca. Convido você a ler meu artigo sobre marketing e branding para restaurantes para que você compreenda melhor a marca, e como criar uma estratégia de marca para seu negócio.

A história de seu restaurante, seus ideais, seus objetivos e outros elementos de sua marca devem ser considerados ao criar seu logotipo.

Seu logotipo deve transmitir ideias específicas sobre seu negócio, portanto, definir quais são as ideias mais importantes que você quer transmitir é vital para criar um bom logotipo.

Estas são perguntas importantes a fazer:

  • Qual é a origem do seu restaurante?
  • Que ideais você defende em seu restaurante?
  • Qual é a visão, a missão e os valores de seu restaurante?
  • O que diferencia seu restaurante das centenas ou milhares de restaurantes de sua cidade?
  • Como é a voz de sua marca? É descontraída, casual, brincalhona? Ou é formal, sofisticada, de elite?
  • O que seu logotipo deve comunicar?

2. Estude o mercado

O estudo da identidade visual de outros negócios é muito útil para reconhecer detalhes específicos dos elementos usados em seus projetos. É uma boa ideia porque dessa maneira você evita usar elementos que já foram usados em outras empresas, o que torna o logotipo de seu negócio mais único.

Também o ajudará a identificar tendências de projetos no mercado local — é até uma boa ideia estudar empresas que não são de sua concorrência e que estão fora de seu nicho.

Você não quer que o logotipo de seu restaurante se pareça com o de qualquer negócio local ou com um negócio de má reputação, por engano!

3. Considere seu público-alvo

É sempre importante que seu negócio ressoe de alguma maneira com seu público-alvo, porque isso facilitará as interações, promoverá interações com o público certo, e muito mais.

Por isso, é uma boa ideia conhecer muito bem seu público-alvo.

Na verdade, uma das primeiras coisas que mencionei no artigo sobre publicidade do restaurante é que você deve fazer uma pesquisa de mercado logo que possível.

É o que o ajudará a conhecer seu público-alvo e criar um perfil de cliente, o que deverá definir outros elementos de seu negócio, além do logotipo.

4. O uso de seu logotipo

Um elemento essencial para a criação de um bom logotipo é que ele seja fácil de usar nos diferentes meios de comunicação ou canais do seu restaurante. Para um restaurante, esses seriam:

  • cartazes, faixas, brochuras e outros tipos de marketing tradicional;
  • copos, guardanapos, pratos, caixas de entrega, e outros, com seu logotipo;
  • redes sociais;
  • sites;
  • aplicativos;
  • e estratégias de marketing por e-mail.

Por que é importante considerar isso? Bem, é sempre uma boa ideia manter a imagem visual do seu restaurante consistente em todos os canais. Essa medida ajudará seu designer gráfico a criar um logotipo que seja facilmente visível e reconhecível por todos.

Agora, você só precisa de um bom designer gráfico para materializar seu logotipo!

Designer gráfico trabalhando em um tablet

Conseguir que um bom designer gráfico se encarregue de criar seu logotipo e de ajudá-lo a definir sua identidade visual é um desafio interessante que você deve enfrentar com a mentalidade certa.

É fácil achar que qualquer designer pode desenhar seu logotipo — tecnicamente, é verdade. Mas, na realidade, você deve procurar atributos e habilidades específicas:

  • Procure designers que tenham experiência no desenho de logotipos de restaurantes. Isso é muito importante, principalmente porque se tiverem experiência, você saberá que eles têm boas práticas de design para esse nicho específico.
  • Que eles conhecem as últimas tendências em matéria de design.
  • Também é uma boa ideia escolher designers locais — especialmente se estiverem familiarizados com as tendências locais de design do logotipo.
  • Criar um resumo levando em conta todos os detalhes da lista. Isso será muito útil para que o designer entenda realmente o que você precisa e possa criar um logotipo que atenda às suas necessidades.

Observe que não estou mencionando nada sobre o custo dos designers — na verdade, o custo de um bom projeto é relativo. Se você acha que vale a pena colaborar com um designer específico depois de estudar os candidatos, é uma boa ideia ajustar-se ao preço. Afinal, é muito difícil colocar um valor objetivo na criatividade.

Se não puder, é melhor redefinir seus parâmetros de projeto, seu orçamento para o projeto e encontrar um designer competente tendo isso em mente.

O que é um slogan?

Grafite com uma imitação do slogan da Nike 'apenas faça', mas, em vez disso, 'já fiz'

Um slogan é uma frase curta e cativante que acompanha a identidade de sua marca e sua estratégia de marketing. O objetivo de um slogan é tornar mais fácil para seu público sentir as emoções que você quer transmitir a respeito da comida de seu restaurante ou da experiência que ele oferece. Além disso, é externo e se aplica diretamente a seu público-alvo.

É importante diferenciar o slogan do lema da empresa.

Um lema da empresa é uma frase, talvez um pouco mais longa do que o slogan, que resume os ideais por trás da marca. Pode ser aplicado internamente, como parte de sua marca interna, na formação de seus funcionários para promover os ideais de seu restaurante.

Importância dos slogans de restaurante

Sinal dos arcos dourados do McDonald's

Os slogans dos restaurantes são importantes porque são uma maneira de informar seus clientes ou de estimular emoções favoráveis aos seu negócio.

Além disso, desempenham um papel muito semelhante ao de seu logotipo na marca de seu restaurante, porque facilitam a identificação de seu negócio com palavras-chave.

Por exemplo, "(para pa pa paaa) I’m lovin’ it" é um dos slogans/jingles mais influentes na cultura popular — e, sem mencionar a empresa, você já deve saber qual é.

Em alguns casos, os slogans são temporários, porque são usados em conjunto com uma campanha de marca, e somente enquanto ela estiver funcionando.

Isso faz deles uma ferramenta muito versátil que você pode modificar, se necessário.

Como criar os melhores slogans de restaurante

A criação de slogans é muito importante, mas também muito simples — trata-se de criatividade e de alinhar o slogan com sua estratégia e seus objetivos de marketing.

Em certo sentido, um slogan é um título da estratégia.

Por quê? Porque um slogan é o primeiro encontro do seu público-alvo com a campanha em geral.

Por exemplo, se você quiser criar uma campanha de marketing com o objetivo de estabelecer seu restaurante como uma opção de baixo custo em sua área, seu slogan de negócios não deve ser algo como "até cobramos pelos guardanapos."

A questão é que você não deve contradizer o objetivo de sua campanha com as ações e a identidade de sua marca.

Tudo deve funcionar em uníssono para que faça sentido e seja atraente para o cliente.

Esses são os passos que você deve seguir para criar os melhores slogans para suas campanhas de marketing:

1. Estude seu público-alvo e o cliente típico

Mais uma vez, é vital que você pense em seu público-alvo e na personalidade do cliente, pois são eles que definirão a linguagem e a voz que você usará em seu slogan — e em toda sua estratégia de marketing e de marca.

2. Pense no efeito que você pretende causar

Pense na forma como você quer que seu público se sinta quando ouvirem ou lerem seu slogan.

  • Você quer que eles riam?
  • Você quer que eles se comovam?
  • Você quer que eles fiquem curiosos?

Isso vai ajudá-lo a dar melhor tom ao seu slogan e obter a reação que deseja..

3. Brainstorming

Mulher e homem debatem ideias de slogans com notas afixadas em copo

Anote várias ideias de slogan úteis que levem em conta as etapas acima.

Está na hora de colocar sua criatividade em ação e de fazer um "brainstorming"!

Certifique-se de que suas ideias também sejam:

  • curtas;
  • memoráveis;
  • fáceis de ler e sem palavras complexas;
  • únicas;
  • e que transmitam a mensagem correta.

Você pode sempre convidar pessoas para ajudá-lo a criar o slogan perfeito para seu restaurante — mais cabeças, mais ideias!

4. Teste suas ideias

Você pode testar suas ideias de várias maneiras. Com grupos de discussão, pesquisas, e muito mais.

Além disso, se você estiver usando métodos pagos para avaliar o desempenho de seu slogan, é uma boa ideia adicionar outros elementos ao estudo, tais como seu logotipo ou várias propostas de logotipo para seu restaurante.

Isso vai ajudá-lo a reconhecer as melhores ideias.

Recomendo-lhe que, se você tiver muitas ideias, reduza o número de slogans a um número pequeno.

Você pode sempre testá-las com amigos, familiares e parceiros para decidir.

Comece a usar seu slogan!

Quando você decidir, é hora de divulgar seu slogan em todos os canais de seu restaurante, junto com o logotipo, e outros elementos de sua marca, para que comece a criar uma associação na mente do cliente.

E é isso! Não se pode estudar diretamente o desempenho do slogan, mas deve-se estudar os resultados de sua estratégia de marketing, da campanha específica, ou de sua estratégia de marca.

Lembre-se de que você deve deixar passar algum tempo antes de decidir mudar novamente seu logotipo e seu slogan.

O logotipo e o slogan de seu restaurante são sua carta de apresentação

O logotipo e o slogan de seu restaurante são, provavelmente, as primeiras interações visuais e escritas que um cliente terá com seu restaurante.

Portanto, é vital que seu restaurante tenha um bom slogan e um bom logotipo desde o primeiro dia.

Na verdade, um resumo da marca de seu novo restaurante deve fazer parte do plano de negócios de seu projeto.

Se você tem um restaurante com algum tempo no mercado, lembre-se de que é sempre possível mudar ou evoluir gradualmente sua imagem para não alienar clientes fiéis.

Finalmente, antes de se aventurar a criar seu próprio logotipo, procure ajuda ou conselho de um designer gráfico profissional. Assim, você terá os melhores resultados!

Então, será que o seu logotipo é suficientemente incrível?

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes