Negócios de alimentos leves estão em alta e aqui está o porquê

Negócios de alimentos leves estão em alta e aqui está o porquê

Conheça aqui o modelo de negócios asset-light na indústria de restaurantes

Postado por Victor Delgadillo a 26 de junho de 2022

Os negócios de alimentação light estão em alta e o motivo é bem simples…

Mas, o que quero dizer com empresas de alimentos leves ? Quero dizer, especificamente, os modelos de negócios de ativos leves geralmente aplicados a start-ups, mas aplicados à indústria de alimentos e restaurantes.

Esta é uma maneira interessante, de baixo investimento e nova de começar na indústria de restaurantes. Não me entenda mal – não há nada de ruim em fazer as coisas da maneira clássica. No entanto, existem muitas vantagens em iniciar um negócio adotando uma abordagem minimalista desde o início.

Neste artigo, vou falar sobre:

  • A tendência atual na indústria de restaurantes e serviços de iniciar negócios de alimentos leves.
  • E por que começar dessa maneira é mais inteligente, melhor e à prova de futuro.

Este artigo é para você, empreendedor, que está cheio de dúvidas sobre qual modelo de negócio usar. E também, para você, donos de restaurantes que temem que os restaurantes estejam morrendo.

A verdade é que os restaurantes não estão morrendo , mas se você não aderir às tendências de conveniência de hoje, o seu pode se tornar uma vítima.

O que é um negócio de comida leve?

configuração de planta minimalista

Uma empresa de alimentos light é aquela que usa o modelo de negócios asset-light. Esse é um modelo de negócio comum em startups – uma palavra que você provavelmente já ouviu algumas vezes. As empresas iniciantes não são novas, elas foram introduzidas pela primeira vez na década de 1920. Mas agora eles são um padrão em muitos, muitos nichos – desde o desenvolvimento da web até o gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Há pouca ou nenhuma limitação para startups, e é por isso que elas se encaixam incrivelmente bem na indústria de restaurantes. Especialmente porque a indústria de restaurantes teve enormes barreiras à entrada por centenas de anos.

Um modelo de negócios leve em ativos elimina facilmente as barreiras à entrada, resultando em mais empreendedores, empresas e oportunidades. Você não precisa investir milhares de dólares para começar. O conhecimento tem muito valor e, quando combinado com as ferramentas certas, você pode criar um negócio de alimentos em questão de semanas .

Claro, isso não significa que qualquer pessoa pode abrir um negócio de alimentos viável – a parte do conhecimento é vital. Só assim você saberá onde bater e onde investir quando se trata de investir em equipamentos de cozinha , ferramentas de gerenciamento e muito mais.

Qual é a diferença entre empresas de alimentação com poucos ativos e restaurantes com muitos ativos?

Cozinhas fantasmas vs um restaurante completo

Restaurantes e empreendimentos alimentícios com esses modelos de negócios têm poucas, mas importantes diferenças. Os principais aspectos das empresas de alimentos com baixo consumo de ativos são:

  1. Baixos custos iniciais . Isso porque eles focam em investir apenas nos itens, equipamentos e ferramentas de gestão necessários.
  2. Eles têm menos equipamentos ou bens de capital . Isso significa que empreendedores ou empresas não possuem espaços comerciais e possuem poucos equipamentos. Alguns deles nem possuem o equipamento que usam!
  3. Eles não possuem totalmente o processo de produção ou distribuição . Por exemplo, uma cozinha fantasma não possui aplicativos de entrega ou mesmo canais de marketing. São serviços de terceiros!
  4. Eles se adaptam rapidamente aos seus clientes e às tendências.
  5. Eles também trabalham em um ambiente variável e base de clientes . Isso é especialmente verdadeiro no caso dos food trucks.
  6. Eles têm oportunidades quase infinitas de crescimento !

Todos esses elementos-chave tornam esses tipos de negócios fáceis de crescer, adaptar e superar desafios. Se a Bear Grills abrisse um restaurante, seria um negócio de alimentos leves.

Os restaurantes clássicos estão no extremo oposto:

  1. Começar um restaurante pode ser muito caro .
  2. Eles geralmente têm mais equipamentos, especialmente se for um restaurante com serviço completo.
  3. Eles são menos dependentes de produção ou meios de terceiros.
  4. A adaptação é mais lenta para os restaurantes porque eles contam com uma base de clientes mais lenta – é por isso que a construção da comunidade é fundamental.
  5. E eles têm menos oportunidades de crescimento devido à alta barreira à entrada.

Portanto, seja honesto. Se você tivesse que escolher um desses modelos hoje, qual você escolheria? Claro, ambos podem fazer o truque, mas honestamente, o custo de oportunidade de investir menos para benefícios econômicos semelhantes parece incrível.

Exemplos de empresas de alimentos leves

O negócio de alimentos leves também não é novo. Na verdade, você provavelmente já comeu em pelo menos um restaurante que se encaixa nesse modelo de negócio. Porque? Porque o primeiro exemplo em que o modelo de negócios asset-light é aplicado exemplarmente são as franquias de fast-food . Eles se encaixam porque permitem que os franqueados reduzam seus custos iniciais em troca de:

  • Formação em gestão.
  • Espaços e equipamentos de trabalho.
  • Receitas e suprimentos padrão.
  • E mais.

Os restaurantes fast-food são perfeitos para isso porque são negócios de ritmo acelerado, com ofertas limitadas de alimentos e ampla base de clientes. E, embora tenham tido problemas no passado , eles ainda são resilientes até hoje.

Novos negócios de alimentos leves

Bandejas grandes usadas para serviços de catering

As mais recentes iterações de empresas de alimentos leves são bastante famosas e estão em alta no momento. Eles são:

  • Caminhões de alimentos
  • Cozinhas fantasmas.
  • Serviços de restauração.
  • Carrinhos de comida.
  • Barracas de comida.
  • Restaurantes pop-up.

Se você pensar rapidamente sobre isso, todos eles se encaixam exatamente na mesma descrição de empresas de alimentos leves. E a melhor parte? Eles são acessíveis a empreendedores que possuem a quantidade certa de conhecimento e um orçamento baixo. É exatamente por isso que eles estão surgindo em todo o mundo.

No entanto, isso vem com uma grande desvantagem.

Quais são as desvantagens dos negócios de alimentos com poucos ativos?

A principal desvantagem é que a concorrência é dura. Existem muitos food trucks, cozinhas fantasmas e muito mais competindo entre si e em todos os tipos - e eles ainda competem com restaurantes!

É por isso que, antes de cair do precipício em busca do sucesso, você precisa se destacar . E. Isso é. Não. Fácil.

Qual é a escalabilidade desse modelo de negócios?

Mapa marcado com diferentes locais em todo o mundo para representar uma franquia

Se você encontrar uma maneira de se destacar em um mar de empreendedores, negócios peculiares com comida e marca atraentes, as oportunidades de escalabilidade são muitas.

Se você encontrar uma receita que possa replicar em vários pontos da sua cidade, estado, país ou até mesmo no mundo, pode apostar com segurança que pode embalá-la e criar uma franquia. Por exemplo, as franquias de cozinha fantasma estão em alta.

Com a acessibilidade desse modelo de negócio, você encontrará muito apoio e interessados que querem tirar essa oportunidade de suas mãos!

Como os proprietários de restaurantes podem participar da diversão?

O bom dos negócios de alimentos leves é que eles não são incompatíveis com os restaurantes comuns. Na verdade, eles podem ser uma maneira inteligente de promover ainda mais os dois negócios.

Os donos de restaurantes podem participar da diversão:

  • Criando cozinhas fantasmas menores em suas regiões locais para expandir o conhecimento de sua marca suavemente.
  • Eles também podem criar food trucks que levam suas ofertas de comida para diferentes lugares.
  • E eles podem usar serviços de catering para colocar o pé na porta quando as vendas estão baixas.

Não há razão para ter medo dessas oportunidades de negócios – lembre-se de que os negócios de sucesso vêm em todas as formas e feitios!

A nova indústria dita que, se você quer começar, nem precisa estar pronto!

Então, você quer começar um negócio? Comece agora! O negócio de alimentos está se tornando cada vez mais abrangente. Mesmo que você não tenha um orçamento completo e um plano de negócios para abrir um restaurante, pode abrir uma cozinha fantasma alugando um espaço equipado. Você precisa se concentrar em áreas específicas para poder crescer. Como em qualquer negócio, você não pode começar sem um plano. Quer mais recursos?

Confira estes artigos para saber mais:

Você acha que um negócio de alimentos leves é uma boa opção para você e seus objetivos?

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes