Noções Básicas de Boa Gestão para Proprietários de Restaurantes

Noções Básicas de Boa Gestão para Proprietários de Restaurantes

gerir pessoas e processos estrategicamente

Postado por Michael Elkins a 19 de março de 2018

Existem duas áreas de gestão de um restaurante que cada proprietário e gerente deve abordar. O primeiro é administrar os detalhes da encomenda de alimentos, manter um restaurante limpo, monitorar os estoques, divulgar o restaurante, cozinhar de forma consistente e garantir a segurança dos alimentos. A segunda área geralmente é mais difícil - gerir os clientes e funcionários. Os donos de restaurantes precisam interagir com os seus funcionários e clientes para aprender o que eles pensam, responder às suas preocupações e garantir que os funcionários cumprem as suas obrigações de acordo com os termos de contrato.

Vestem-se Muitos Chapéus na Restauração

Os donos de restaurantes costumam trabalhar em todas as áreas do restaurante, mas alguns concentram-se ou no salão de refeições ou na cozinha. É importante designar um gerente para cada área com a missão de executar a sua filosofia de gestão. Na cozinha, o chef pode gerir as coisas, mas em restaurantes maiores, um gerente de cozinha pode lidar com o trabalho. Um bom gerente pode lidar com as operações do dia-a-dia do restaurante, mas os proprietários precisam verificar os resultados regularmente para evitar que os maus hábitos se desenvolvam. Novas informações sobre preços de fornecimento, demografia de clientes e perturbações nas proximidades devido a obras na via pública podem forçá-lo a reconsiderar o seu plano de negócios. Pode ser necessário alterar os preços dos menus, expandir a sua base de clientes-alvo ou adicionar fluxos de rendimentos alternativos, como catering ou marketing de eventos.

Gerentes ou proprietários também devem gerir o marketing dos restaurantes. Plataformas tradicionais de publicidade - embora ainda sejam eficazes para alguns restaurantes - não funcionam tão bem como nas gerações anteriores. Essas mudanças forçaram os restaurantes a entrar em novos territórios promocionais, como marketing nas redes sociais, promoções de GPS e muitos outros. Uma pesquisa recente nos Estados Unidos descobriu que 82% dos clientes utilizam smartphones para encontrar orientações, locais e horários de funcionamento dos restaurantes. Cerca de 75% pesquisam na internet informações sobre os menus. Bons gerentes implementam uma estratégia de publicidade multicanal para alcançar os seus melhores clientes, onde passam a maior parte do tempo - na internet e no smartphone.

Gerir Pessoas de Forma Consistente e Eficaz

Muitos proprietários de restaurantes preferem a cozinha, mas ninguém pode escapar completamente às relações públicas. Um estudo realizado nos EUA na Ohio State University descobriu que 60% dos restaurantes fecham ou mudam de propriedade no primeiro ano, e 80% das startups fecham num espaço de cinco anos. Isso não deve desencorajá-lo se tiver uma boa comida, um bom serviço e uma boa localização. É por isso que é tão importante planear antecipadamente a sua estratégia de negócios. Uma das coisas que precisa planear é como gerir o seu restaurante. Manusear pessoas diplomaticamente, com firmeza e consistência pode garantir um negócio de sucesso.

Cada funcionário deve conhecer os seus deveres. Isso significa formar a sua equipa na preparação de alimentos, atendimento ao cliente e limpeza. Cada funcionário deve saber lidar com as reclamações dos clientes e até transformá-los em oportunidades. A maioria dos clientes percebem que os imprevistos acontecem. O sucesso de um restaurante também está na forma como lida com as reclamações.

Lidar com Questões Urgentes e Aquelas que Podem Esperar

Gerentes e proprietários/gerentes têm personalidades diferentes. Embora alguns gerentes gritem com os funcionários, isso é algo que deve evitar, especialmente na frente de outras pessoas. Se estiver insatisfeito com algo, deve agendar uma reunião para discutir o assunto quando o movimento diminuir. Fazer isso de forma coerente impedirá que perca a paciência. A maioria dos funcionários entenderá que fizeram algo errado e preocupar-se-ão com isso, em vez de reagirem defensivamente e acionarem uma correspondência de gritos.

Lidar com clientes insatisfeitos, no entanto, é algo que não deve ser adiado. Se está ocupado, tente encontrar alguém para assumir o que está a fazer para discutir o assunto. Ouça ativamente e resuma o que acha que o cliente quer dizer. Poderia estar a interpretar mal a queixa. Depois de entender o problema, peça desculpas em nome do restaurante, mesmo que não tenha certeza se o cliente está certo. O cliente tem sempre razão ao fazer uma reclamação. Prometa investigar mais, anote os detalhes e compare toda ou parte da refeição do cliente. Para problemas sérios, ofereça um incentivo generoso, como uma outra refeição.

Construir uma Cultura de Trabalho em Equipa

Algumas pessoas desprezam o valor do trabalho em equipa, e alguns donos de restaurantes confiam nos seus melhores funcionários mais do que nos que ganham part-time ou o salário mínimo. No entanto, as equipas de trabalho podem oferecer melhores resultados se forem geridas de maneira eficaz. Mesmo os melhores trabalhadores podem deixar os seus empregos por vários motivos. É por isso que criar um programa de formação e estabelecer equipas de trabalho pode melhorar o fluxo de trabalho e abranger outras tarefas quando o restaurante tiver pouco pessoal. Cada membro da equipa precisa conhecer os seus deveres e estar familiarizado com as tarefas dos outros funcionários. Cada funcionário deve receber uma formação básica cruzada para que possa ajudar alguém que esteja no lodo.

barman a olhar para os clientes

Gerir as Operações Técnicas

As suas tarefas de gestão técnica serão mais fáceis se utilizar um software de gestão - CRM, ERP ou ambos. Essas aplicações podem gerir o estoque, acompanhar os preços dos suprimentos, gerir a folha de pagamento, controlar o fluxo de caixa e avisá-lo quando um item do menu estiver a tornar-se menos lucrativo ou não estiver a ser solicitado com muita frequência. No entanto, os proprietários de restaurantes podem criar listas dos orçamentos em folhas de cálculo com o preço de cada item, estoque atual, estoque padrão, necessidades especiais e outros detalhes. Uma impressão rápida no dia do inventário pode ser ajustada para diferentes fornecedores que podem entregar em dias diferentes.

O software de CRM pode detetar os seus clientes regulares, personalizar as mensagens de marketing e detetar as preferências do cliente, como a sua mesa favorita e alimentos e bebidas preferidas. Pode gravar essas informações manualmente, mas é muito mais fácil se tiver um software de CRM para automatizar muitos dos processos. O software de CRM também pode fornecer canais para os clientes que provavelmente são candidatos a marketing de eventos especiais.

Os preços dos alimentos variam muito, por isso é especialmente importante acompanhar as mudanças de preço. O seu sistema POS pode monitorar o estoque e as vendas. Isso simplifica as atividades diárias de gestão e permite que os proprietários e gerentes vejam resumos das principais áreas diariamente. Pode reduzir custos, identificar desperdícios e apanhar furtos de funcionários enquanto agiliza os pedidos, pagamentos e mudanças de turno.

Gestão de Eventos Especiais

Eventos de sucesso no seu restaurante exigem supervisão de planeamento e gestão. A organização é fundamental para o sucesso, mas existem aspectos que não correm de acordo com o planeado. Realizar eventos especiais no seu restaurante funciona da mesma forma como quando quer atrair clientes. Deve fixar canais, licitar-se em eventos da cidade, responder eficientemente a inquéritos e colocar em prática um procedimento para registrar informações sobre o tipo de evento especial que o cliente deseja. Se planeia executar muitos eventos especiais, nomear um gerente de eventos pode ser uma grande vantagem.

Os proprietários de restaurantes de sucesso envolvem a sua equipa no processo de licitação para os negócios. Uma boa estratégia como ponto de partida é organizar alguns pacotes básicos para dar aos seus clientes e funcionários. Os funcionários não devem anotar informações num bloco de notas ou num recorte de papel, mas sim colocar as informações num dispositivo de ligação ou inserir os detalhes no sistema computadorizado do restaurante. Tente oferecer pacotes de eventos exclusivos do seu restaurante. O software pode ajudar de várias maneiras, agilizando as cotações dos preços e controlando os dias e horários disponíveis.

Gerir um programa de eventos pode encher o seu restaurante em dias de pouco movimento e durante as épocas baixas. No entanto, há sempre riscos de cancelamentos de última hora. É por isso que deve sempre exigir um depósito não reembolsável de 10% a 50%. O dinheiro irá compensá-lo pelo planeamento, a encomenda de comida extra e anulação da data em questão para outras potenciais reservas.

Gestão é Uma Função Fundamental

Construir um sistema de gestão forte no seu restaurante pode levar tempo - especialmente se estiver a mudar as políticas do passado. É por isso que os donos de restaurantes devem planear a sua estratégia de gestão quando decidem sobre a infraestrutura e o software do restaurante. No entanto, boas práticas de gestão podem ser introduzidas num restaurante em andamento - basta não pressionar os funcionários com muitas mudanças num curto espaço de tempo, a menos que esteja preparado para remodelar completamente a gestão das operações.

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes