O poder do marketing influenciador para restaurantes

O poder do marketing influenciador para restaurantes

Aprenda tudo sobre marketing de influenciadores e como usá-lo para promover seu restaurante aqui!

Postado por Victor Delgadillo a 13 de julho de 2023

Desde a invenção do marketing, as empresas têm usado pessoas famosas para conquistar mais clientes com base na sua influência sobre as massas. Hoje em dia, as pessoas não precisam de obter reconhecimento mundial para se tornarem membros importantes das suas comunidades – influenciadores. Em vez disso, com apenas alguns milhares de seguidores nas redes sociais, eles têm o poder de serem ouvidos e influenciar outras pessoas a consumir produtos específicos. Não seria bom ter alguns deles endossando o seu restaurante? Neste artigo, contarei tudo sobre marketing de influenciadores e como você pode usá-lo para atrair mais clientes dentro de um segmento específico. Além disso, compartilharei algumas de minhas experiências com marketing de influência e como ele pode impactar seu negócio e ajudá-lo a crescer. Vamos começar!

Compreendendo o marketing de influência

garota influenciadora gravando vídeo enquanto fala para a câmera

Basicamente, você aproveita a influência de outra pessoa dentro de um nicho específico para conquistar mais clientes para o seu negócio – embora possa ter outros objetivos. Isso pode acontecer organicamente se um influenciador com muitos seguidores usar seus produtos ou serviços publicamente. No entanto, isso também pode ser feito entrando em contato com influenciadores específicos e oferecendo-lhes algo em troca para que interajam de alguma forma e publicamente com o seu negócio. Um exemplo simples seria pagar a alguém com cinco mil seguidores no Instagram para tirar fotos no seu restaurante, publicá-las e mencionar que adorou a comida. Claro, isso é eficaz porque a pessoa tem seguidores valiosos que confiam na sua opinião. Para os restaurantes, os influenciadores são uma espécie de evolução dos críticos gastronômicos. Ainda assim, há algumas coisas que você deve considerar para criar uma campanha de marketing de influenciador eficaz.

Etapas para colaborar adequadamente com influenciadores

Para aproveitar os influenciadores, é preciso seguir alguns passos para evitar alguns dos desafios desse tipo de marketing.

  • A relevância é vital . Se você pretende colaborar com influenciadores online, deve saber que a internet e as redes sociais estão divididas em nichos específicos. É por isso que você não pode simplesmente colaborar com qualquer influenciador que cruzar seu caminho.
  • Você deve definir seus objetivos . Mesmo se você escolher os influenciadores certos, você ainda deve descobrir o que deseja alcançar. Você pode expandir suas mídias sociais, conquistar clientes em potencial, conquistar clientes diretos e muito mais, o que nos leva ao próximo desafio.
  • Definir o método que você usará para entregar a mensagem . A questão aqui são as infinitas possibilidades quando se trata de criação de conteúdo. Você deve encontrar o tipo certo de conteúdo para obter os resultados certos.
  • Medindo os resultados . Como você está colaborando com outra pessoa, pode ser difícil medir os resultados sem ter acesso direto aos dados dela.

Existem alguns outros desafios que você deve enfrentar após a colaboração, mas iremos nos aprofundar em cada um deles a seguir.

1. Identificando os influenciadores certos

mulher tirando foto de sua comida em um restaurante

Antes de identificar os melhores influenciadores com quem colaborar, você deve definir seu público-alvo e seus objetivos. Para fazer isso, pergunte-se o seguinte:

  • Quais são seus objetivos com o marketing de influenciador? Pode ser qualquer coisa, desde ganhar mais clientes até ganhar mais seguidores para impulsionar suas páginas de mídia social.
  • Quais públicos são relevantes ou que valem a pena alcançar? Considere seu público atual e informações sobre seu restaurante, como tema e conceito, localização e muito mais.
  • Quais influenciadores locais têm seguidores que correspondem a esse público? Certifique-se de escolher primeiro vários influenciadores em potencial que usam esse requisito.
  • Quais influenciadores têm o melhor alcance? Para responder a isso, considere as mídias sociais que você já possui. Geralmente é melhor limitar-se a influenciadores que estão presentes nas mesmas redes sociais da sua empresa.
  • Quais dos influenciadores que você escolheu tem um formato que corresponde aos seus objetivos? Alguns influenciadores podem se adequar ao público, mas não ao conteúdo, para transmitir a mensagem de maneira adequada e ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Leve o tempo que for necessário para responder a todas essas perguntas, estabelecer seus objetivos e criar uma lista de influenciadores de alta qualidade com os quais você poderá entrar em contato posteriormente.

2. Construindo relacionamentos com influenciadores

influenciadores de mensagens nas redes sociais

Agora, você deve abordar os influenciadores de maneira profissional e autêntica por meio de suas mídias sociais ou métodos de contato mais diretos, como e-mails. É uma boa ideia primeiro familiarizar-se com o seu conteúdo, as suas personalidades públicas e as suas diferentes plataformas. Você também deve considerar interagir com eles nas redes sociais e publicamente antes de entrar em contato. Esta é uma boa forma de gerar primeiras impressões num ambiente público. Além disso, ao ler as respostas, você pode avaliar se é uma boa ideia colaborar com eles e até que ponto eles estariam abertos para fazê-lo. Comente suas postagens, siga-os, repasse seu conteúdo e muito mais. Você também deve considerar cultivar relacionamentos de longo prazo com eles. Dessa forma, quando achar apropriado, você poderá contatá-los profissionalmente e perguntar se eles estariam interessados em trabalhar com você. Você também pode enviar-lhes uma proposta mencionando uma parceria mutuamente benéfica. Certifique-se de ouvir o que eles têm a dizer, quais são seus objetivos e muito mais, para que você possa estudar mais se a colaboração é possível.

3. Colaborando com influenciadores

Depois de entrar em contato com eles, é hora de colaborar. Se você der o primeiro passo corretamente, estará pronto para sugerir diferentes tipos de colaboração. Eles podem ser postagens patrocinadas, avaliações honestas e podem estar em diferentes formatos, como vídeos longos ou curtos, postagens no Instagram, rolos, histórias e muito mais.

Ao determinar o tipo de colaboração, você também poderá definir expectativas e resultados claros. O influenciador também deve estar aberto para compartilhar seus dados, pois isso será importante para medir o sucesso da colaboração posteriormente. Como recomendação, você deve pedir-lhes que sejam o mais honestos e autênticos possível. Você não quer forçá-los a dar boas críticas ao seu restaurante – seus seguidores perceberão isso imediatamente ou não acreditarão em sua conta!

4. Aproveitando plataformas de mídia social

diferentes logotipos de mídia social

Depois de colaborar com influenciadores, você ainda terá trabalho a fazer. Dependendo do tipo de colaboração, você pode abordá-la diretamente nas suas redes sociais. Por exemplo, você pode criar postagens para responder às deles e levar a conversa um pouco mais longe – claro, você deve concordar em fazer isso antes. Você também deve otimizar a criação de seu conteúdo marcando-os, usando as hashtags, geotags e palavras-chave corretas para garantir que o público deles também encontre você. Por fim, você deve ter certeza de que está alcançando o mesmo público em plataformas diferentes, especialmente se tiver páginas nas mesmas plataformas que os influenciadores usam.

5. Medindo o sucesso do marketing influenciador

lendo análises de tráfego do site em um tablet

Medir o sucesso desse tipo de campanha pode ser um desafio. Aqui estão algumas considerações importantes para medir o sucesso com eficácia:

  • Identifique as métricas apropriadas . Alcance, engajamento, taxas de cliques, conversões e retorno do investimento (ROI) são métricas importantes a serem consideradas ao medir o sucesso do marketing de influenciador.
  • Rastreie as fontes de tráfego . Isso permitirá que você rastreie o número de cliques gerados diretamente no conteúdo do influenciador. Por exemplo, digamos que o influenciador esteja criando um link para o seu site. Você pode acompanhar a quantidade de tráfego proveniente de uma fonte específica, compará-la com o tráfego antes da colaboração e também acompanhar a porcentagem de conversões se tiver um sistema de pedidos online. Algumas mídias sociais também podem fornecer informações sobre as fontes de tráfego.
  • Aproveite as ferramentas de escuta social . Isso o ajudará a monitorar menções à marca, análise de sentimento e feedback do cliente antes, durante e depois da campanha do influenciador.
  • Monitore o envolvimento na mídia social . Curtidas, comentários e compartilhamentos podem indicar o alcance e a ressonância da campanha com seu público-alvo. É aqui que você precisará acessar os dados do influenciador.
  • Obtenha feedback qualitativo . Envolver-se com seu público por meio de pesquisas, enquetes ou mensagens diretas pode fornecer informações valiosas sobre sua percepção da campanha e seu comportamento de compra.

Observação: se você deseja um site simples para o seu restaurante, equipado com um sistema de pedidos on-line acessível e de baixa manutenção, confira o construtor automatizado de sites do Waiterio .

Seguindo essas considerações principais, você pode medir com eficácia o sucesso de suas campanhas de marketing de influenciador e otimizar suas estratégias para sucesso futuro. Também é bom que você mantenha o relacionamento amigável após a campanha, principalmente se você pretende colaborar novamente no futuro com os mesmos influenciadores.

6. Gerenciando Desafios e Riscos

pessoa segurando dominós de madeira para representar gestão de risco

Um dos maiores desafios do marketing de influenciador é que você não controla nada que o influenciador faz antes ou depois da colaboração. Isso significa que eles podem ter problemas ou problemas no passado podem surgir, o que significa que você estará associado a eles. Por exemplo, digamos que você colabore com um influenciador conhecido por seus hábitos alimentares saudáveis. Porém, algumas semanas depois, o influenciador é flagrado pela câmera comendo um Big Mac. Isso pode prejudicar a reputação da sua marca, pois as pessoas podem começar a pensar que o seu restaurante não é tão saudável quanto você afirma.

Numa era em que os dados estão amplamente disponíveis, é necessário obter o máximo de informações sobre com quem colabora para evitar tais problemas. Isso significa examinar sua história nas redes sociais, suas colaborações anteriores e até mesmo sua vida pessoal. Você também pode usar ferramentas como os Alertas do Google para rastrear suas menções na mídia. E se surgirem problemas após a campanha, você deve sempre observar como as pessoas do seu público reagem e abordar o problema diretamente, se necessário. Por exemplo, se um influenciador fizer uma declaração controversa, você deve estar preparado para emitir uma declaração distanciando-se dos pontos de vista dele.

O aspecto jurídico do marketing de influência

Outra coisa a ter em mente é que você deve sempre usar recursos jurídicos – ou seja, aconselhamento jurídico – para lidar com relacionamentos com influenciadores. É apenas uma camada extra de proteção contra possíveis problemas. Tudo deve estar estipulado em um contrato assinado por ambas as partes. Dessa forma, você pode se proteger contra problemas legais ou aplicar cláusulas aos influenciadores caso eles se recusem a cumprir a parte do acordo. Aqui estão algumas coisas específicas que você deve incluir em seu contrato:

  • Os termos da colaboração, como a duração da campanha, os resultados e a remuneração.
  • Os direitos que você concede ao influenciador, como o direito de usar sua marca e logotipo.
  • As responsabilidades do influenciador, como o conteúdo que criará e as plataformas nas quais promoverá sua marca.
  • Os termos de rescisão, como o que acontece se qualquer uma das partes violar o contrato.

Ao tomar essas precauções, você pode ajudar a mitigar os riscos associados ao marketing de influenciadores e garantir que sua marca esteja protegida. Claro, certifique-se de que as estipulações do contrato sejam razoáveis. Caso contrário, poderá ser difícil convencer os influenciadores a colaborar com o seu restaurante.

7. Maximizando o impacto do marketing influenciador

vários influenciadores tirando uma selfie

Depois de aproveitar ao máximo algumas campanhas, você ainda poderá criar mais e melhorá-las com base em sua própria experiência. A melhor parte de estratégias como essa é que existem milhares de casos de uso possíveis para o marketing de influenciadores devido à natureza criativa da criação de conteúdo. Aqui estão algumas ideias que você pode usar para otimizar e melhorar ainda mais os resultados de suas estratégias de marketing de influenciador:

  • Inclua mais influenciadores no negócio. Trazer influenciadores mais relevantes e que confiam na sua marca tem um impacto maior em seus públicos, principalmente se eles não forem mutuamente exclusivos. Por exemplo, se você tem um restaurante saudável, pode trazer vários influenciadores de fitness de diferentes subcategorias dentro do nicho de fitness. Nutricionistas, treinadores famosos, atletas locais e muito mais podem ajudar seu restaurante a crescer nesse nicho.
  • Torne-o maior e melhor. Em vez de simples postagens nas redes sociais, crie eventos, sessões de autógrafos, webinars, seminários, cursos e muito mais. Isso é perfeito para ajudá-lo a atingir metas de construção de comunidade que beneficiarão seu restaurante.
  • Apoie outras pessoas dentro da comunidade. Depois de ser totalmente endossado ou apoiado por vários influenciadores e seus seguidores, você pode começar a retribuir. Você pode até criar organizações sem fins lucrativos para arrecadar dinheiro para ajudar, por exemplo, ligas esportivas locais ou financiar causas de caridade.

Existem várias outras estratégias que você pode criar em torno do marketing de influenciadores. Você pode simplesmente continuar colaborando com os mesmos influenciadores até que a marca deles e a sua sejam quase indistinguíveis – é aí que você pode sugerir associar-se a eles. A partir disso podem surgir franquias completas, o que diz muito sobre o potencial desta estratégia aparentemente simples.

Minha experiência com marketing de influência

cozinheiro trabalhando muito rápido dentro da cozinha de um restaurante

Experimentei o marketing de influenciadores dentro da cozinha de um restaurante. Há alguns anos, trabalhei em um pequeno restaurante familiar que surgiu porque um dos filhos da família se tornou um YouTuber amplamente conhecido em meu país – Yolo, da Yolo Adventures. Ele é grande o suficiente hoje para ter entrado em contato com o próprio Sr. Fera! Claro, antes de tudo isso, ele era um YouTuber local. Ele teve a ideia de criar um restaurante fast-food baseado em sua personalidade no YouTube. Assim que o restaurante ficou pronto, ele me trouxe como consultor e como chef executivo para criar os pratos, e mais tarde como chefe de cozinha para lhe mostrar como funciona o negócio de restaurantes. Quando começamos, não tínhamos tido muito sucesso – o marketing não era um dos meus pontos fortes naquela época, então ele e sua família administravam tudo sozinhos. Então, ele teve a ideia genial de criar um grupo de influenciadores do nosso país para vir ao restaurante para um grande evento de meet-and-greet. Foi um enorme sucesso! Muita gente comparecia ao restaurante, principalmente crianças e seus familiares, que era seu principal público no YouTube. Foi incrível ver longas filas de pessoas tentando conhecer seus YouTubers favoritos e, claro, comprar o jantar. Foi tudo ótimo até percebermos que não estávamos preparados para o trânsito e ficamos sem comida antes das 19h. Em retrospectiva, foi um pouco um fracasso porque não estávamos preparados e poderia ter sido muito melhor em termos de vendas naquele dia. Porém, depois disso, o restaurante ficou lotado todos os dias até que o fecharam – depois disso, eles se mudaram para outro país. Foi exatamente por isso que criei essas dicas, para que você possa aproveitar ao máximo o marketing de influenciador sem correr riscos. E, claro, esteja preparado para o sucesso administrando bem o seu estoque!

Autenticidade é a chave para uma boa estratégia de marketing influenciador

Quando bem feito, o marketing de influenciador não parece que você pagou por ele – é aí que você pode apreciar plenamente os benefícios desse tipo de estratégia. Claro, se quiser experimentar esta estratégia com o seu restaurante, pode começar colaborando com apenas um influenciador. Depois disso, você poderá explorar com segurança as diferentes opções que mencionei acima. Você está pronto para experimentar? Boa sorte!

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes