Otimize citações e listagens de restaurantes para SEO local

Otimize citações e listagens de restaurantes para SEO local

Aprenda aqui como usar listagens e citações para melhorar o desempenho de SEO local do seu restaurante

Postado por Victor Delgadillo a 19 de julho de 2023

Para um restaurante, é vital ter uma presença online benéfica e aparecer no topo dos resultados de pesquisa em diferentes motores de busca. É por isso que gerenciar e otimizar as citações e listagens de um restaurante é essencial. Isso faz parte do trabalho que você deve fazer em relação ao SEO local.

Neste artigo, falaremos sobre o seguinte:

  • A importância das citações e listagens e seu impacto no SEO local
  • Como otimizar e gerenciar as citações e listagens de reivindicações do seu restaurante
  • As listagens mais relevantes às quais você deve prestar atenção na indústria de restaurantes

Ao terminar de ler este artigo, você será capaz de entender melhor as citações e listagens e criar um plano para gerenciá-las e otimizá-las totalmente para maximizar os resultados locais de SEO. Vale ressaltar que este artigo completa aquele que escrevemos recentemente sobre como otimizar o site do seu restaurante para SEO local . Certifique-se de aplicar todas as dicas mencionadas em ambos os artigos para obter os melhores resultados. Sem mais delongas, vamos começar!

Importância de otimizar citações e listagens de restaurantes

Representação 3D de um site

Conforme mencionado na introdução, seu restaurante precisa aparecer em uma posição superior nos resultados de pesquisa. Como muitas pessoas pedem comida online, é quase impossível ter um restaurante lucrativo sem algum tipo de presença online, redes sociais e um site equipado com sistema de pedidos. No entanto, você não pode simplesmente criar um site que atenda a esses critérios e esperar ter sucesso. Você também deve otimizar seu site e aplicar esforços locais de SEO. Citações e listagens desempenham um papel muito importante no SEO local. Eles sinalizam aos mecanismos de pesquisa que sua empresa é local e relevante quando surgem determinadas pesquisas. Para mais informações sobre SEO local, consulte o artigo mencionado anteriormente.

Diferenças entre citações e listagens de restaurantes

diferenças entre citações e listagens

Citações e listagens são importantes para o SEO local, mas não são a mesma coisa.

  • Citações são menções ao nome, endereço, número de telefone e outras informações relevantes da sua empresa em outros sites. Eles são importantes para o SEO local porque ajudam o Google e outros mecanismos de pesquisa a compreender a relevância local de uma empresa. Quando uma empresa tem um grande número de citações de sites de alta qualidade, isso sinaliza ao Google que a empresa está bem estabelecida e popular. Isso pode ajudar seu restaurante a ter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa local.
  • Listagens são locais onde seu restaurante aparece online . Eles incluem sites como Yelp , Google Meu Negócio e Foursquare . As listagens são importantes para o SEO local porque ajudam as pessoas a encontrar seu restaurante quando pesquisam online. Ao reivindicar e verificar suas listagens, você pode ter certeza de que suas informações estão precisas e atualizadas.

Sua função nesta equação é reivindicar listagens específicas sobre as quais você tem controle, como o Perfil da Empresa do Google, e rastrear citações para garantir que sejam precisas e, em última análise, acionáveis para as pessoas que desejam encontrar seu restaurante.

Listagens mais importantes para reivindicar e gerenciar para um restaurante

alguém verificando o perfil comercial do Google em um computador

Agora que você sabe o que são listagens e citações, vamos falar mais a fundo sobre as primeiras. Quando você tem um restaurante ou qualquer empresa, há certas listagens que você deve reivindicar. Reivindicar uma listagem significa obter controle ao verificar se você é o proprietário da empresa. Aqui estão algumas das listagens de empresas mais importantes que você deve reivindicar.

Google Meu Negócio ou Perfil Empresarial do Google

O Perfil da Empresa do Google (GBP), anteriormente conhecido como Google Meu Negócio, é uma das, senão a mais importante listagem de empresas que você deve reivindicar. Isso ocorre porque ele está vinculado diretamente ao Google, o maior e mais usado mecanismo de busca em todo o mundo, o que provavelmente também se aplica à sua localização. Reivindicar sua GBP é um processo simples. Existem vários tutoriais online de alta qualidade que você pode usar. Ainda assim, aqui estão as etapas básicas que você deve seguir:

  1. Crie uma conta Google para sua empresa. É uma boa ideia mantê-lo em uma conta separada.
  2. Reivindique ou crie sua conta. Em alguns casos, o Google pode já ter criado uma conta para o seu restaurante com base nas informações encontradas em outros sites ou listagens. Nesse caso, você deve passar pelo processo de reivindicá-lo.
  3. Apresente todas as informações sobre o seu negócio. O Google irá guiá-lo através do processo de introdução de todas as informações relevantes sobre sua empresa, como nome da empresa, tipo, número de telefone, endereço e muito mais.
  4. Verifique sua conta. Isso pode ser feito por diferentes métodos, embora o mais fácil seja fornecer o número de telefone do seu restaurante para receber um código de verificação por chamada ou mensagem de texto.
  5. Confira as opções disponíveis. Depois de chegar a esta etapa, você poderá conferir diversas opções como adicionar dias de funcionamento, adicionar diversos serviços, adicionar uma vitrine online, adicionar fotos do seu restaurante, uma descrição e muito mais.
  6. Comece a gerenciar e responder avaliações.

Depois de passar pelo processo e ter o perfil da sua empresa pronto, você poderá começar a gerenciar e responder avaliações. É uma boa ideia promover seus clientes para que deixem comentários lá e para que você interaja com eles de forma positiva.

Yelp, Tripadvisor, Foursquare e outras listagens

lista de tarefas como uma representação de outras listagens que você pode usar para melhorar o SEO local

Depois de reivindicar o perfil comercial do seu restaurante no Google, você também terá a opção de reivindicar outras listagens. Eles não são tão essenciais quanto o Google Meu Negócio, mas ainda assim são benéficos porque fornecem aos mecanismos de pesquisa mais informações e sinais sobre a presença local do seu restaurante.

Algumas das listagens mais importantes a serem reivindicadas incluem:

  • Yelp: o Yelp é um site de avaliações de crowdsourcing que permite aos usuários avaliar e avaliar seu restaurante. Pode ser uma ferramenta valiosa para atrair novos clientes e melhorar a reputação online do seu restaurante. Também é ótimo interagir com os clientes e receber feedback.
  • TripAdvisor: TripAdvisor é um site de viagens que permite aos usuários reservar hotéis, voos e atividades. Também apresenta avaliações de restaurantes, que podem ser úteis para viajantes que procuram recomendações locais. Isto é especialmente importante se o seu restaurante estiver localizado em um destino turístico de alto tráfego.
  • Foursquare: Foursquare é uma plataforma de mídia social baseada em localização que permite aos usuários fazer check-in em lugares e compartilhar suas experiências. Pode ser uma ferramenta valiosa para você se conectar com clientes em potencial e promover o negócio.
  • Páginas do Facebook: as páginas do Facebook são uma excelente forma de se conectar com os clientes e promover o seu restaurante. Você pode compartilhar notícias, fotos e atualizações, além de realizar concursos e promoções para atrair mais pessoas ao restaurante. Finalmente, também pode ser usado para coletar avaliações e feedback e para construir citações.

Claro, é impossível mencionar todas as listagens utilizadas em todo o mundo. No entanto, encorajamos você a pesquisar listagens de alto tráfego e sites em destaque que você pode explorar para os mesmos fins. Por exemplo, Zomato é uma listagem altamente confiável que você teria que reivindicar para o seu restaurante se ele estivesse localizado na Índia. Outra coisa que vale a pena mencionar é que você não precisa acompanhar todos eles. Basta pesquisar e escolher aqueles que recebem a maior porcentagem de tráfego que faz parte do seu mercado-alvo.

Como gerenciar citações de restaurantes para melhorar os resultados

alguém que gerencia uma empresa usando estudos e dados em papel

Agora vem a outra parte da equação: gerenciar as citações do seu restaurante. Existem dois tipos de citações:

  • Citações controladas são aquelas que você cria para sua empresa reivindicando listagens diferentes e o Perfil da Empresa no Google.
  • Citações não controladas são menções ao seu negócio em sites regulares, como o site de um crítico gastronômico ou mesmo nas redes sociais.

Vale a pena reivindicar todas as listagens relevantes e atualizar o nome, endereço, número de telefone e outras informações sobre o seu restaurante para garantir sua precisão em diferentes listagens. Você também pode usar ferramentas para acompanhar suas citações não controladas e garantir sua precisão. Isso pode ser feito com o Perfil da Empresa no Google ou ferramentas pagas como SEMrush ou Whitespark . Lembre-se de que leva um tempo para o seu restaurante gerar citações, portanto, ficar de olho nelas exige paciência. No entanto, se o seu restaurante se tornar viral, você poderá ter problemas para acompanhá-lo. Alguns restaurantes optam por contratar alguém para cuidar de seu SEO local, o que às vezes inclui lidar com a construção e rastreamento de citações. Isso simplifica muito o processo e é mais eficiente se o seu restaurante for muito frequentado.

Como aproveitar ao máximo o SEO local?

SEO local é apenas uma ferramenta e não o objetivo principal. Para que o investimento valha a pena, você deve garantir que está aproveitando ao máximo uma estratégia de SEO local altamente eficaz para conquistar mais clientes. Você pode conseguir isso criando um site equipado com um sistema de pedidos online. Se você deseja uma solução única e acessível para isso, você pode usar o construtor automatizado de sites do Waiterio . Os sites que ele gera vêm equipados com ferramentas de alta qualidade, como um sistema de pedidos online para que você possa gerar mais pedidos para retirada ou entrega, ou mesmo para clientes que desejam fazer pedidos antecipados para jantar no local. Saiba mais sobre as funcionalidades do Waiterio aqui.

Melhore as citações e listagens do seu restaurante para maximizar os resultados locais de SEO

Na era digital de hoje, os restaurantes devem ter uma forte presença online. Um dos aspectos mais importantes do SEO local é ter citações e listagens precisas e atualizadas. Ao reivindicar e verificar suas listagens nos principais diretórios e garantir que seu NAP (nome, endereço e número de telefone) seja consistente em todas as plataformas, você pode melhorar a visibilidade do seu restaurante nos resultados de pesquisa local. Você também deve se concentrar na construção de citações, especialmente se sua empresa ou o site da sua empresa for novo. Quanto mais citações você tiver, maior será a probabilidade de seu restaurante aparecer no topo dos resultados de pesquisa. Ao dedicar um tempo para melhorar as citações e listagens do seu restaurante, você pode maximizar os resultados locais de SEO e atrair mais clientes para o seu negócio, melhorando, em última análise, suas vendas e resultados financeiros. Você está aplicando essas técnicas locais de SEO?

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes