Qual conjunto básico de equipamentos todo novo restaurante precisa?

Qual conjunto básico de equipamentos todo novo restaurante precisa?

Você deve ter essas ferramentas

Postado por Amy Miller a 20 de março de 2020

Desejamos muita sorte a seunovo restaurante! Você abriu um restaurante chique de cinco estrelas ou uma churrascaria local? O tipo de restaurante que você deseja abrir determinará as especificações dos equipamentos de que você precisará. Um restaurante chique não precisa de xícaras e tampas de plástico; por outro lado, a churrascaria local pode ignorar os guardanapos com bordados e os conjuntos de fondue.

Segundo estudos sobre restaurantes, o preço para abrir um restaurante é de cerca de 450 $ por metro quadrado. Mas, independentemente do tamanho ou tipo de restaurante que você vai abrir, há certos equipamentos de que você precisará.

Eletrodomésticos comerciais

Refrigeração

Uma geladeira comum pode ser mais fácil para a equipe, mas se você tem um restaurante grande, uma câmara de refrigeração pode ser a melhor opção. Você também deve considerar uma geladeira de preparação, que tem uma superfície de bancada. Se você vende produtos cozinhados, considere uma vitrine refrigerada para os clientes poderem visualizá-los.

Fritadeira

Hm... que delícia! Camarão frito... pastéis... salgadinhos! São tantos os pratos que exigem uma fritadeira que seria difícil não pensar em uma para seu restaurante. Uma fritadeira barata pode custar cerca de 500 $; já as máquinas sofisticadas podem custar mais de cinco dígitos. Os preços das fritadeiras dependem do tipo de fritadeira (a gás ou elétrica), do número de tanques, da capacidade de óleo e de outros fatores.

Grelhadores comerciais

Se você vai preparar ovos mexidos e panquecas para um café da manhã mais modesto, uma chapa elétrica de bancada pode ser o suficiente. Caso contrário, prefira uma chapa de ferro ou teppanyaki, que oferece uma gama maior de opções de temperatura. A chapa de ferro terá uma superfície plana e sólida, perfeita para ovos e panquecas. Um grelhador char-broiler aquece as grelhas, que cozinham os alimentos, tais como bifes, costeletas e hambúrgueres.

As características (e os preços) dos grelhadores variam, mas a espessura da placa é fundamental. Uma chapa fina pode ser boa para panquecas e ovos, mas vai se desgastar rapidamente se for usada para cozinhar bifes congelados. Compre a grelha mais grossa que seu orçamento permitir.

Forno

Existem muitas opções no que diz respeito aos fornos profissionais. Você procura um forno de alta velocidade, um forno para cozinhar devagar, um forno a vapor, um forno de esteira, um forno para pão, um forno de convecção ou até mesmo um forno de pizza? Os próprios fornos profissionais padrão oferecem uma variedade de características de preços. Os principais fatores a considerar são:

  • O que você vai assar no forno?
  • Quantas pessoas você vai servir?
  • Com que rapidez você precisa cozinhar os alimentos?

Máquina de gelo

Todos os restaurantes precisam de uma máquina de gelo. (Ou será que não precisam?) As bebidas geladas são um elemento fundamental nos restaurantes, por isso, inclua uma máquina de gelo em seu orçamento.

Material de cozinha

Talheres e panelas

Não é para cortar nas facas de chef (o trocadilho foi sem querer!). O chef é tão bom quanto o seu conjunto de facas. Por isso, compre o melhor que você puder.

Além de eletrodomésticos comerciais, você precisará de utensílios de cozinha, tais como potes e panelas, assadeiras para bolos e tortas e ferramentas como pinças, batedeiras, conchas, tábuas de cortar e espátulas. Estes “pequenos objetos” rapidamente acumulam na fatura!

Equipamento de preparação de alimentos

Além de talheres e utensílios de cozinha, existem vários outros equipamentos básicos que você pode querer considerar ao abrir um novo restaurante:

  • Processador de alimentos
  • Mesa de preparação
  • Misturador
  • Moedor de especiarias
  • Liquidificador
  • Salamandra ou grelha
  • Torradeira
  • Máquina de café
  • Micro-ondas

Lavatório

Não se esqueça do lavatório! Você precisa de um local para lavar as mãos, descongelar carne, preparar produtos e lavar pratos, panelas e utensílios. Dependendo do tamanho de sua cozinha, as autoridades de saúde podem exigir uma pia tripla, bem como uma máquina de lavar loiça à parte e uma estação para a lavagem das mãos.

Necessidades adicionais do restaurante

Armazenamento

Você vai precisar de um lugar para armazenar seus alimentos e equipamentos de cozinha. As prateleiras são a solução de armazenamento perfeita. Você também pode considerar o uso de carrinhos de transporte — use-os na sala de refeições para limpar mesas ou na cozinha para mover objetos pesados. Além disso, invista em recipientes de armazenamento de alimentos e aposte nas tampas herméticas! Guarde o que precisar, úmido ou seco, quente ou frio. As tampas codificadas por cores facilitam a organização.

Um sistema POS e uma impressora

Antigamente, bastava uma caixa registradora e uma voz potente para abrir um restaurante. (“Façam seus pedidos!”). Mas hoje, um sistema moderno de POS (ponto de venda) organiza todos os pedidos e transações de seu restaurante. Sua equipe pode usá-lo para dar entrada e saída do serviço, o que faz do sistema de POS algo ideal para rastrear os custos de mão de obra. A equipe de garçons usará o sistema de POS para enviar pedidos para a equipe da cozinha, o que aumenta a eficiência no acompanhamento de todas as refeições vendidas em seu estabelecimento.

Você vai precisar de impressoras para completar seu sistema POS — não se esqueça de se abastecer de toners novos... e vender os seus toners usados!

Utensílios de limpeza

Conforme mencionado antes, você precisará de uma pia com três divisões para limpar e higienizar adequadamente os seus equipamentos e produtos de acordo com os códigos de saúde. Também precisará de um filtro de gorduras, para evitar entupimentos no lavatório, além de uma torneira comercial. Deverá ainda considerar:

  • Panos e toalhas de limpeza
  • Produtos de limpeza e desinfetantes
  • Caixotes do lixo e de reciclagem
  • Esfregões e baldes
  • Esponjas
  • Vassouras e pás do lixo
  • Produtos para o banheiro

Equipamentos de segurança

Consulte o corpo de bombeiros local para conhecer especificamente os equipamentos de segurança que são necessários ao seu restaurante. No mínimo, você precisará de um extintor de incêndio, um kit de primeiros socorros e um espelho convexo para os cantos. Instrua seus funcionários a usarem sapatos antiderrapantes e manterem o chão da cozinha bem seco!

Outras coisas

Na era digital, os restaurantes precisam de um pouco mais do que elementos físicos. Alguns componentes digitais também são necessários. Eis algumas coisas (digitais) adicionais que seu restaurante novo pode precisar:

  • Um site (de preferência, com um sistema de reservas online decente)
  • Perfis nas redes sociais, atualizados e ativos
  • Marketing, contabilidade, folha de pagamento e outros softwares para as atividades de negócios do dia a dia
  • Se você pretende executar seu próprio marketing internamente, você poderá precisar de uma câmera e algum software de design para seus materiais promocionais (tanto digitais quanto impressos). O Canva, ou uma de suas alternativas pode ser uma ótima opção para usar no próprio navegador da internet.
  • Wi-Fi para seus clientes

Sua cozinha, sua aventura

Abrir o seu próprio restaurante é uma aventura de tirar o fôlego, cheia de emoção e pânico ( tal como qualquer outra empresa ). É preciso vontade e paciência, além de uma cozinha cheia de equipamentos. Com um planejamento cuidadoso e compras inteligentes, você pode equipar uma cozinha comercial em quase qualquer tipo de orçamento!

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes