Tipos de menus de restaurantes: Como escolher o melhor?

Tipos de menus de restaurantes: Como escolher o melhor?

Conheça aqui os diferentes tipos de menus de restaurantes

Postado por Victor Delgadillo a 12 de outubro de 2021

Você não conhece os diferentes tipos de cardápios de restaurantes?

Não sabe que tipo de menu escolher para o seu negócio?

Existem vários tipos de menus de restaurantes que você pode escolher para o seu restaurante.

O cardápio de um restaurante é parte importante da estratégia de vendas, por isso escolher o melhor tipo de cardápio é vital para o seu negócio.

Neste artigo, vou falar sobre:

  • os diferentes tipos de menus de restaurantes;
  • suas vantagens e desvantagens;
  • e tudo o que você deve considerar para escolher o melhor tipo de menu para o seu negócio.

Ao terminar de ler este artigo, você terá um amplo conhecimento dos diferentes tipos de cardápio e saberá qual é o melhor tipo que pode usar em seu restaurante.

Vamos começar!

Tipos de cardápio de restaurantes

Dois tipos de menus de restaurantes

Como mencionei, existem muitos tipos de menus de restaurantes.

Cada um deles tem vantagens e desvantagens que os tornam perfeitos para certos tipos de restaurantes e opções ruins para outros tipos.

Além disso, na minha experiência e de acordo com minha pesquisa, não há realmente uma classificação útil para os diferentes tipos de menus que existem.

Por isso, criei uma classificação fácil de entender e que ajuda os novos empreendedores a decidir qual o melhor tipo de cardápio.

Eu classifiquei os diferentes tipos de menus de restaurantes em quatro categorias:

  • menus estáticos;
  • menus dinâmicos;
  • menus de acordo com a comida que oferecem;
  • e, finalmente, menus físicos ou digitais.

Em seguida, eu falo em profundidade sobre cada tipo.

Menus dinâmicos

Os menus dinâmicos são aqueles que não possuem elementos ou itens constantes em sua composição.

Os principais tipos de menus dinâmicos são os menus do dia e os menus cíclicos.

Menus do dia

Menu do dia e especialidades do dia

Os menus do dia são aqueles que oferecem pratos individuais ou um curso de pratos diferentes a cada dia.

As vantagens deste tipo de menus são variadas.

São um dos menus mais interessantes e versáteis, pois permitem que chefs e cozinheiros tenham liberdade criativa sobre o que é preparado todos os dias.

Esses menus também são ótimos se você tiver um restaurante com diversas opções em relação aos ingredientes que você pode usar, pois as possibilidades são infinitas.

Cabe destacar que é um tipo de cardápio que mantém restaurantes com oferta gastronômica ampla o suficiente para atrair apreciadores de boa comida, críticos, "foodies", entre outros.

Por outro lado, tem duas desvantagens que podem eliminar a opção imediatamente.

Por exemplo, chefs e cozinheiros devem ter muita experiência e criatividade em todos os momentos para executá-los — a criatividade se esgota e a experiência nem sempre está disponível.

Devido a essas desvantagens, é possível que a execução dos pratos nem sempre seja boa o suficiente, e que o cardápio do dia não seja muito viável.

Menus cíclicos

Tipo de menu cíclico

Menus cíclicos são aqueles que, como o nome indica, se repetem em um padrão cíclico durante um determinado período.

Os menus cíclicos se qualificam como menus mistos, pois na maioria das vezes são menus estáticos extensos e apenas parte do menu é usado todos os dias.

Isso é o que o torna dinâmico — a rotação do prato.

Uma das principais vantagens desse tipo de cardápio é que mantém o cliente interessado.

Muitos clientes podem ter um prato favorito, então você pode ter certeza de que eles retornarão quando esse prato estiver disponível.

Além disso, essa rotação dos pratos, mantém o cardápio interessante.

Também mantém o trabalho interessante e é um ótimo menu se você quiser criar uma rotação de posições dentro da cozinha do restaurante para que todos os cozinheiros saibam preparar os diferentes pratos.

Por outro lado, é um tipo de menu arriscado, pois a falta de consistência pode afastar os clientes que têm pratos favoritos, mas que não podem tê-los quando quiserem, mas em dias específicos.

Menus estáticos

Menu de restaurante estático

Os menus estáticos são os mais utilizados na indústria da restauração.

Em geral, eles são mais fáceis de manter, são mais fáceis de integrar ingredientes amplamente disponíveis e são ótimos para manter os clientes satisfeitos com os mesmos pratos.

Existem também mais tipos de menus estáticos:

  • menu clássico;
  • menus fixos ou menus de preço fixo;
  • menus "à la carte";
  • menus de degustação;
  • menus de catering.

Deve-se notar que os menus estáticos não são usados indefinidamente, mas podem ser alterados a qualquer momento, dependendo da conveniência da alteração.

Menu clássico

menu clássico de restaurante & bar

Um menu estático clássico é um gênero de menu que você pode encontrar na maioria dos diferentes tipos de restaurantes.

São menus de tamanhos variados que possuem pratos específicos para o atendimento do restaurante.

É invariável, a menos que sejam aplicados em conjunto com os especiais do dia, que são pratos específicos que mudam diariamente.

Este tipo de menu é ótimo, pois requer pouca manutenção e é aplicável em qualquer lugar com acesso aos mesmos ingredientes durante todo o ano.

Eles também são muito bons para fidelizar o cliente do seu restaurante, principalmente se todos os pratos do cardápio forem muito bons em termos de qualidade — sem falar na lucratividade.

Por outro lado, esse tipo de cardápio não é infinito, e não é uma boa ideia confiar que as vendas sempre serão boas. É uma boa ideia considerar adicionar novos pratos ou estudar as vendas de cada prato e eliminar os menos vendidos para otimizar o cardápio.

Além disso, os clientes podem se cansar da mesma oferta culinária, por isso é bom variar as coisas criando um menu, acrescentando, é claro, os pratos favoritos de seus clientes regulares.

Menus fixos ou menus de preço fixo

menu de degustação ou menu de preço fixo

Ementas fixas, com preço fixo ou ementas com preço fixo, são aquelas que têm um conjunto de pratos e um preço definido.

Geralmente são compostos por aperitivos, sopas ou saladas, entradas, pratos principais e sobremesas. Podem ter opções diferentes para cada tipo de prato, mas o preço final foi calculado para que seja sempre o mesmo.

Estes tipos de menus são muito semelhantes aos menus de degustação. A principal diferença é que os pratos dos menus de degustação são compostos por mais pratos, e sua finalidade é apresentar aos comensais os melhores pratos criados pelo chef.

Por outro lado, os pratos de preços fixos destinam-se a oferecer a mesma comida a todos os clientes, pelo mesmo preço.

Menus "à la carte"

Os menus "à la carte" são aqueles que colocam cada um dos pratos individualmente no menu, sejam eles acompanhamentos, pratos principais ou entradas, e muito mais. Todos são exibidos individualmente e com seus preços.

Isso dá ao comensal a liberdade de decidir o que quer comer, sem ter que escolher pratos pré-definidos.

A principal vantagem deste tipo de menu é que são muito versáteis, o que é apreciado pelos clientes.

Garante também pratos de alta qualidade, pois cada um é feito individualmente, podendo ser aperfeiçoado.

Por outro lado, este tipo de menu não é o mais indicado para todas as cozinhas de restaurantes. Será necessária uma boa organização, preparação e trabalho em equipe para que cada prato fique pronto ao mesmo tempo.

Isso pode complicar o cozimento, pois serão necessárias várias estações para atender a cada pedido — embora isso também dependa da extensão do menu.

Também pode aumentar a dificuldade do serviço, pois serão necessários mais garçons para servir os diferentes pratos, dependendo dos pedidos — alguns tipos de serviços de restaurante são mais adequados para esse tipo de cardápio.

Menus de degustação

Um menu de degustação é composto, como mencionei anteriormente, por vários pratos escolhidos pelo chef para encantar os comensais com sua experiência, habilidade e técnica.

Além disso, todos os pratos foram criados para harmonizarem entre si e oferecerem uma experiência homogênea e impressionante a cada cliente.

A principal vantagem desse tipo de cardápio é que ele conta com inúmeros pratos — que podem ou não ser organizados para oferecer uma experiência específica.

A outra vantagem é que é um menu criado para encantar o cliente com todos os preparos, para que cada um seja de alta qualidade e cause uma ótima impressão nos comensais.

Os menus de degustação geram muitos lucros para os restaurantes, pois dependendo de sua composição, e por serem utilizados em restaurantes de alta gastronomia, podem ser caros.

Existem algumas desvantagens para este tipo de menus.

A principal é que eles não podem ser usados em todos os restaurantes.

Eles são normalmente usados em restaurantes de alta qualidade, que também possuem uma grande quantidade de equipamentos e pessoal para realizá-los sem problemas.

Menus de catering

Os menus de catering são utilizados em eventos por restaurantes ou serviços dedicados exclusivamente ao catering.

Esses menus são estáticos porque são compostos por uma seleção de pratos específicos que são planejados com base no gosto do organizador do evento, que por sua vez pode ser baseado no gosto dos convidados presentes no evento.

Na maioria dos casos, são pratos preparados antes do evento para oferecer uma boa experiência gastronômica sem atrasos.

Vale ressaltar que podem ser cardápios de diferentes tipos ou estilos culinários e, em alguns casos, não são usados para satisfazer os comensais, mas como uma parte extra do evento — embora nem sempre seja assim.

Os menus de catering não têm vantagens específicas, pois são um serviço de eventos que podem ser oferecidos apenas uma vez, e o menu não depende realmente do restaurante ou fornecedor, mas sim do cliente.

Menus de acordo com o tipo de comida

Esta categoria inclui menus de sobremesas, menus infantis e menus de bebidas. Alguns deles estão divididos em subcategorias sobre as quais falarei mais adiante.

Menus de sobremesas

cardápio de sobremesas

Os cardápios de sobremesas são aqueles que, como o nome sugere, são compostos por alimentos considerados sobremesas — que incluem um grande número de preparações.

Os menus de sobremesas podem ser de vários tipos, como fixos, de degustação e mais do que os mencionados acima.

A única diferença é que eles são compostos apenas de sobremesas.

As vantagens deste tipo de menus são interessantes. Existem, por exemplo, restaurantes à base de sobremesas, que permitem que as ementas de sobremesas assumam as vantagens de outros tipos de ementas em que se baseiam.

Além disso, ter um menu de sobremesas separado em seu restaurante é ótimo se você tiver uma grande variedade de sobremesas deliciosas que possam satisfazer seus clientes.

Ainda assim, às vezes não é necessário ter um menu de sobremesas, especialmente se você não tiver um grande número de sobremesas para oferecer em seu restaurante — nesse caso, você pode anexá-las ao seu menu principal.

Menus para crianças

Os menus para crianças são compostos por alimentos que podem ser considerados atrativos para os mais pequenos. Além disso, eles podem ser compostos por alimentos saudáveis para crianças, que também podem satisfazer os paladares mais difíceis.

Os pratos desse tipo de cardápio são simples, fáceis de preparar, não têm muitos temperos e geralmente são combinações que dão certo.

A principal vantagem de oferecer um cardápio exclusivo para crianças é que você dá tranquilidade aos adultos da família, pois eles sabem que podem levar os pequenos ao seu restaurante e lá encontrarão opções adequadas para crianças.

Isso não é obrigatório, no entanto, não há desvantagens notáveis em oferecer esse tipo de cardápio em seu negócio.

Menus de bebidas

Menus de bebidas

Os menus de bebidas são compostos por todo o tipo de preparações líquidas que pode oferecer aos seus convidados.

Portanto, eles podem ser divididos em várias subcategorias, dependendo do tipo de bebida:

  • bebidas alcoólicas ou bebidas espirituosas;
  • vinhos;
  • coquetéis alcoólicos;
  • coquetéis não alcoólicos ou "mocktails";
  • milk-shakes;
  • smoothies;
  • sumos ou sumos naturais;
  • bebidas comerciais;
  • menus de bebidas mistas.

A maioria dos restaurantes não oferece um menu separado para bebidas. No entanto, se for um restaurante bar, é mais provável que seja oferecido um menu separado para bebidas.

Alguns restaurantes finos também têm menus de bebidas espirituosas, menus de coquetéis, menus de vinhos e muito mais no mesmo restaurante.

Nos restaurantes comuns, é mais possível encontrar menus de bebidas comerciais e até menus mistos com vários tipos de bebidas.

Esses tipos de menus não têm muitas vantagens, a menos, é claro, que sua empresa se beneficie principalmente ou significativamente das bebidas que você vende — o que é muito provável se você vender bebidas alcoólicas!

Menus físicos e digitais

A quarta categoria inclui menus físicos e digitais, que podem ser qualquer um desses tipos de menus, com a única diferença sendo o formato utilizado.

Menus físicos

Os menus físicos são os mais utilizados em todos os tipos de restaurantes.

Os menus físicos podem usar vários tipos de layouts, como menus de folha única, menus de trípticos, menus de livros e muito mais.

Esses menus são baratos (embora isso dependa de sua qualidade), fáceis de usar e fáceis de substituir.

Ainda assim, representam um gasto constante para o seu restaurante, devido à impressão de novos menus.

Menus Digitais

cardápio digital nas redes sociais

Os menus digitais são aqueles que podem ser visualizados em todos os tipos de dispositivos digitais, como computadores, portáteis, telefones e tablets.

Estes tipos de menus podem ser divididos em várias categorias dependendo do formato digital escolhido:

  • menu em formato de imagem JPG ou PNG — perfeito para postar em redes sociais;
  • menu em formato PDF — um formato pronto para imprimir que você pode visualizar em alta definição usando leitores de PDF;
  • aplicativos de menus para smartphones;
  • o site do seu restaurante.

Cada um desses tipos de cardápios tem benefícios diferentes, como oferecer pedidos online, atrair clientes ou que podem ser baixados por seus convidados para fazer pedidos a qualquer momento.

Atualmente, ter um menu digital é crucial para qualquer restaurante por diversos motivos, como para evitar o contágio da Covid-19, ou pela popularidade do formato de pedidos e entregas online.

Você não está oferecendo pedidos online e entrega em seu restaurante? Experimente o Waiterio POS e configure seu site em poucos minutos!

Como escolher o melhor tipo de menu para o seu restaurante?

Escolher o melhor tipo de menu para o seu restaurante envolve muitas coisas — desde o conceito do seu restaurante até o tipo de cliente que você tem ou espera ter.

É uma boa ideia considerar:

  • a facilidade de uso;
  • as preferências do seu público-alvo;
  • a rentabilidade do menu que você deseja aplicar;
  • se você tem todos os equipamentos necessários para que o cardápio seja viável e sustentável;
  • o investimento que você deve fazer para implementar os menus;
  • e mais.

E isso nem mesmo cobre a importância da engenharia de menus e design de menus.

Ainda assim, é uma questão complexa, que pode ser a diferença entre ter boas vendas e ter um restaurante falido depois de alguns meses.

Você já escolheu o menu correto para o seu restaurante?

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes