Como investir em tecnologia para seu restaurante?

Como investir em tecnologia para seu restaurante?

Conheça aqui as principais tecnologias que um restaurante precisa e como investir nelas!

Postado por Victor Delgadillo a 16 de maio de 2023

A indústria de restaurantes é difícil. Milhões de restaurantes abrem e fecham as suas portas todos os anos em todo o mundo, e apenas alguns permanecem, aproveitando a plenitude do mercado. Qual é a diferença entre esses restaurantes e os que falham? Existem muitas variáveis – todo o nosso blog é dedicado a explorá-las. No entanto, uma das coisas mais importantes a que você deve prestar atenção como gerente ou proprietário de um restaurante é a tecnologia. Investir nas inovações certas para o seu restaurante traz benefícios excepcionais que podem ajudar o seu negócio a crescer e a superar a concorrência. Neste artigo, veremos o seguinte:

  • Os inúmeros benefícios de investir em tecnologia para o seu restaurante
  • Os diferentes tipos de tecnologia em que você pode investir
  • Fatores a serem considerados antes de investir seu dinheiro suado

Comprar a melhor tecnologia e equipamentos para um restaurante não é algo que recomendamos a todos – há diversas variáveis a considerar antes de o fazer. Este artigo servirá como um guia para você entender os benefícios, as desvantagens e todo o processo de investimento em tecnologia para o seu restaurante. Ao terminar a leitura, você estará munido do conhecimento necessário para avaliar e decidir se investir em tecnologia é a decisão certa para o seu negócio. Vamos começar!

Benefícios de investir em tecnologia para o seu restaurante

tablet em um restaurante

Como mencionamos antes, há vários benefícios em investir em tecnologia para um restaurante. Nesta seção, falo sobre os quatro principais tipos de benefícios que seu restaurante pode aproveitar ao aplicar a tecnologia certa. Tenha em mente que todos eles, em última análise, melhoram os lucros do seu restaurante.

1. Aumento de eficiência e produtividade

Se você já entrou em um restaurante lotado, provavelmente notou que é um ambiente altamente dinâmico – todos os funcionários da frente estão se movimentando e você pode esperar que a mesma coisa aconteça dentro da cozinha. Se este é um restaurante com excelente infraestrutura tecnológica, ninguém comete erros e tudo funciona com a precisão de um relógio suíço. Usar a tecnologia certa aumenta a eficiência e a produtividade de um restaurante, o que pode se apresentar de diversas maneiras:

  • Comunicação mais eficiente entre a equipe de frente e de trás
  • Menos tempo de espera entre pedidos
  • Aumento da produtividade dentro da cozinha devido a uma equipe de cozinha bem preparada
  • Zero erros em pedidos
  • Equipe de garçons e clientes mais bem informados

Esses benefícios estão especificamente relacionados aos processos gerais que ocorrem dentro de um restaurante, que também afetam outros aspectos dele, como você aprenderá a seguir.

2. Melhor experiência do cliente

engrenagens de metal para simbolizar eficiência

Se um restaurante entregar sua comida com uma rapidez incrível, sem erros no pedido e com excelente qualidade, você não ficará descontente. Isso é apenas resultado do primeiro tipo de benefício e seu impacto ficará muito claro na satisfação dos seus clientes. Além disso, tipos específicos de tecnologia, como menus digitais aprimorados, que fornecem aos clientes mais informações sobre cada prato, também são importantes. Informações como ingredientes, origem dos ingredientes, tempo de preparo, técnica de preparo, calorias, textura e até imagens nítidas podem ser úteis para que os clientes conheçam seus pratos e tomem decisões que satisfaçam suas necessidades e desejos. Isso pode melhorar a experiência geral proporcionada por pratos específicos. Por fim, parte da experiência do cliente são as interações que acontecem antes e depois de ele ir ao seu restaurante. A tecnologia específica pode ajudar seus clientes com o seguinte:

  • Encontrar informações detalhadas sobre o seu restaurante
  • Encontrar avaliações anteriores de clientes para tomar uma decisão informada
  • Encontrar opções de entrega ou retirada, que são vitais hoje em dia
  • Deixar comentários depois de terem ido ao seu restaurante

Também existe tecnologia que pode ajudá-lo a fazer com que seus clientes voltem ao seu negócio. É aí que a inovação tecnológica e os métodos de marketing adequados se encontram para criar estratégias precisas e eficazes de retenção e fidelização de clientes.

3. Melhor gerenciamento de estoque

chef fazendo inventário do restaurante

Isso costumava ser um processo demorado em restaurantes. Hoje em dia, você pode criar sistemas que sincronizam cardápios de restaurantes, níveis de estoque, pedidos e muito mais. Esses sistemas podem ajudá-lo a rastrear seus níveis de estoque e até mesmo fazer pedidos de abastecimento automaticamente, o que ajuda diretamente seu restaurante a nunca ficar sem ingredientes. Isso também afeta outros aspectos do seu negócio, como produção, satisfação do cliente, upsell , engenharia de cardápio e muito mais.

4. Marketing e promoção aprimorados

clientes sorrindo no restaurante

Finalmente, a tecnologia certa é excelente para atrair novos clientes, apresentando inovações interessantes e aplicando técnicas de marketing inteligentes. Atrair novos clientes é vital para manter os restaurantes funcionando sem problemas e com um fluxo de receita constante. Comercializar um restaurante é muito mais fácil quando você usa a tecnologia certa. Isso pode ser feito com a ajuda de ferramentas de marketing, sistemas POS avançados, software de programa de fidelidade e muito mais para aumentar e otimizar as interações com seus clientes. Isto melhorará as taxas de retenção, repetição de negócios, alcance e muito mais, o que terá um grande impacto na lucratividade do seu restaurante.

Tipos de tecnologia para investir

sistema pos de restaurante

Nem todos os restaurantes precisam das mesmas soluções para as suas necessidades tecnológicas. No entanto, é vital considerar o seguinte como excelentes investimentos gerais para esta indústria. Por que? Porque eles são o mínimo para que sua empresa consiga exercer seu peso em um setor altamente competitivo. Quase podemos garantir que a sua concorrência está a utilizar estas tecnologias para melhorar os seus resultados e está a prosperar com os seus inúmeros benefícios.

1. Sistemas de ponto de venda (POS)

Um sistema POS é uma solução baseada em software que agiliza as transações comerciais, automatizando o processo de vendas. Esses sistemas são usados por varejistas, restaurantes e outras empresas para gerenciar estoques, vendas e dados de clientes. Os sistemas POS oferecem muitos benefícios aos restaurantes. Eles fornecem relatórios de vendas detalhados que permitem às empresas analisar seu desempenho e tomar decisões informadas sobre preços, promoções e gerenciamento de estoque. Outro benefício importante dos sistemas POS é que eles podem ajudar a melhorar o atendimento ao cliente. Ao automatizar o processo de vendas, as empresas podem reduzir os tempos de espera e melhorar a precisão, o que pode levar a uma maior satisfação do cliente.

2. Plataformas de pedidos e entrega online

motociclista de serviço de entrega de comida

Plataformas de pedidos e entrega online como o Uber permitem que os clientes peçam os melhores pratos do seu restaurante online e recebam-nos na sua porta. Eles oferecem aos clientes uma maneira conveniente de pedir e receber sua comida sem sair de casa. Isso torna essas opções on-line um método seguro para jantar sem sair de casa. Eles são altamente convenientes e muito benéficos para restaurantes por vários motivos.

  • Eles podem ajudar sua empresa a alcançar clientes que não estão em sua área
  • Eles também trabalham para otimizar seu alcance e esforços de marketing
  • Melhoram a satisfação do cliente e a personalização dos pratos
  • E também ajudam a otimizar o espaço do seu restaurante

Se mais pessoas solicitarem entrega, seu restaurante também terá mais espaço para clientes que comem no local, o que pode melhorar seus resultados, aumentando o número de clientes que você pode satisfazer.

3. Menus Digitais

Estes são muito importantes num ambiente pós-pandemia – os clientes não querem tocar em nada que tenha sido tocado constantemente por outras pessoas. É por isso que é vital implementar menus digitais , menus sem contato, menus com código QR e menus online ou móveis. Podem ser muito fáceis de implementar, mas têm um grande impacto no conforto do cliente ao fazer o pedido no seu restaurante.

4. Software de gerenciamento de estoque

Eles são muito úteis para gerenciar os pedidos e necessidades de abastecimento do seu restaurante. Não há dúvida de que erros de gerenciamento de estoque podem custar muito ao seu restaurante, portanto, automatizar esse aspecto do seu negócio pode ajudar a evitar erros e ao mesmo tempo otimizar sua eficiência.

5. Tecnologia de automação de cozinha

Refere-se ao uso de soluções de software e hardware para automatizar diversas tarefas na cozinha de um restaurante e pode ser utilizado em tudo, desde gerenciamento de estoque e pedidos até preparação e cozimento de alimentos. Ao automatizar tarefas, os restaurantes podem reduzir a quantidade de tempo e recursos necessários para preparar e servir alimentos, o que pode levar a tempos de serviço mais rápidos e maior satisfação do cliente. Além disso, a tecnologia de automação de cozinhas de restaurantes pode ajudar a reduzir o desperdício. Ao monitorar os níveis de estoque e o uso, os restaurantes podem gerenciar melhor seus suprimentos e reduzir a quantidade de alimentos desperdiçados. Finalmente, a tecnologia de automação de cozinhas de restaurantes pode ajudar a melhorar a comunicação entre os funcionários.

5. Waiterio oferece tudo isso e muito mais!

Waiterio é uma excelente solução de sistema POS que lhe dá acesso a ferramentas eficazes. É uma solução completa para todas as necessidades do seu restaurante. Você tem acesso a:

  • Menus online e um site gerado automaticamente e compatível com dispositivos móveis
  • Uma plataforma online de entrega e retirada
  • Compatibilidade com sistemas KDS
  • Compatibilidade com impressoras térmicas para pedidos e recibos
  • Um sistema de pagamento que aceita praticamente todos os pagamentos possíveis
  • Relatórios detalhados diários, semanais e mensais do desempenho do seu restaurante
  • Um método fácil de gerenciar sua equipe

Tudo isso e muito mais a um preço excelente. Saiba mais sobre o que o Waiterio tem a oferecer aqui !

Fatores a serem considerados ao escolher a tecnologia para o seu restaurante

proprietários de restaurantes pensando

Agora, com todos os benefícios mencionados acima, você pode pensar que aplicá-los é algo óbvio. Porém, como eu disse, não recomendamos que você comece a aplicar essas inovações em seu restaurante sem uma pesquisa e análise aprofundada do seu negócio. Vamos falar sobre as diferentes coisas que você deve considerar antes de escolher a tecnologia de restaurantes para o seu negócio.

1. Orçamento e relação custo-benefício

orçamento

A primeira coisa é o orçamento que você tem e quão econômico seria implementar soluções específicas. Não há dúvida de que uma das principais preocupações dos proprietários de restaurantes na hora de escolher upgrades para seus negócios é o preço. Algumas soluções têm preços diferentes, sendo as mais caras geralmente o hardware. As soluções de software são geralmente as mais fáceis de implementar e também as mais baratas, por isso recomendamos que você cuide delas primeiro. Em relação ao custo, você também deve ter em mente que as soluções de software geralmente exigem pagamentos mensais constantes, enquanto o hardware e a instalação são um investimento único.

2. Compatibilidade com sistemas existentes

Se você possui outros sistemas em sua empresa, como software de gerenciamento de estoque, usar um sistema POS compatível com esse software oferece uma vantagem extra. Isso também é importante ao escolher o hardware – você deve sempre garantir que os dispositivos que está usando atualmente sejam compatíveis com atualizações. Caso contrário, você poderá estar investindo em mais dispositivos do que considerou inicialmente.

3. Facilidade de uso e requisitos de treinamento

Os gerentes e proprietários de restaurantes negligenciam frequentemente o treinamento da equipe ao implementar novos sistemas. Isto é vital, pois serão eles que utilizarão os sistemas na maior parte do tempo! Sistemas complexos levam tempo para serem aprendidos e alguns podem ser muito difíceis de usar todos os dias. Isso é um problema se você se preocupa em fornecer o melhor serviço o mais rápido possível. É por isso que estudar minuciosamente a solução antes de implementá-la é vital. Escolha soluções fáceis de usar, com muitos recursos de treinamento e suporte 24 horas por dia para evitar problemas durante o atendimento.

4. Preparado para o futuro

Nem todas as tecnologias são relevantes para sempre – há apenas dez anos o Blue Ray e os CDs estavam na moda, e hoje em dia as pessoas nem usam pen drives tanto quanto antes. Isso é algo que você deve ter em mente, especialmente ao considerar soluções de hardware que podem se tornar obsoletas em poucos anos. Se você for implementar uma nova tecnologia, certifique-se de que ela esteja atualizada com os padrões atuais.

Aplicar a tecnologia certa pode melhorar os resultados financeiros do seu restaurante

A indústria de restaurantes é altamente competitiva e encontrar maneiras de melhorar seus resultados é crucial. Ao investir na tecnologia certa, você pode agilizar operações, reduzir desperdícios, aprimorar a experiência do cliente e muito mais. Do gerenciamento de estoque digital aos serviços de pedidos e entrega on-line, a tecnologia pode proporcionar um impulso significativo à lucratividade do seu restaurante. Além disso, a análise dos dados dos clientes pode ajudá-lo a adaptar as ofertas do seu menu e as estratégias de marketing para melhor atender às suas necessidades, levando a uma maior fidelidade do cliente e à repetição de negócios. Embora a implementação de novas tecnologias possa exigir um investimento inicial, os benefícios a longo prazo tornam-no um esforço valioso que pode posicionar o seu restaurante para o sucesso a longo prazo. Você está pronto para atualizar seu negócio?

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes