Criando uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso para o seu restaurante

Criando uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso para o seu restaurante

Aprenda aqui como criar uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso para o seu restaurante!

Postado por Victor Delgadillo a 20 de outubro de 2023

Neste blog falamos sobre diversas estratégias de marketing que você pode aplicar no seu restaurante. Cobrimos quase tudo. Ainda assim, uma das estratégias que não exploramos profundamente é a mesma que estamos aplicando – blogar como forma de marketing de conteúdo . Os blogs e o marketing de conteúdo têm sido o pão com manteiga de nossas estratégias de marketing já há algum tempo. E, se você está lendo este artigo ou viu um vídeo sobre isso, significa que está funcionando. Neste artigo, discutiremos os seguintes tópicos:

  • Blogar como uma forma eficaz de marketing de conteúdo
  • Como o seu restaurante se beneficia disso
  • As etapas que você deve seguir para criar um blog eficaz
  • E mais dicas que você pode usar para maximizar os resultados dessa estratégia

Ao terminar de ler este artigo, você terá um conhecimento profundo dos benefícios de aplicar essa estratégia para o seu negócio, bem como das ferramentas necessárias para fazê-lo de forma eficaz. Vamos começar!

O que são blogs e marketing de conteúdo e como eles ajudam os restaurantes?

Blog do Waiteiro em inglês

Vamos primeiro começar definindo marketing de conteúdo. Resumidamente, marketing de conteúdo é um tipo de estratégia de marketing especializada em fornecer conteúdo valioso para um público específico. Seu principal objetivo é atrair clientes em potencial, melhorar o reconhecimento da marca e obter leads que mais tarde poderão se tornar clientes. Blogar é uma forma de marketing de conteúdo baseada especificamente na publicação de artigos ou blogs para atingir esses objetivos. Os blogs são normalmente escritos em estilo coloquial e podem cobrir uma ampla variedade de tópicos, incluindo opiniões pessoais, notícias e insights do setor. Os blogs, como ferramenta de marketing, são usados principalmente por outros tipos de negócios, mas isso não significa que os restaurantes não possam se beneficiar com seu uso. Aqui estão alguns dos benefícios de incorporá-lo em seus esforços de marketing:

  • Aumento do conhecimento da marca: os blogs podem ajudar os restaurantes a aumentar o conhecimento da marca, alcançando um novo público e posicionando o restaurante como um especialista no setor. No mínimo, pode fazer com que o restaurante seja associado a uma leitura interessante localmente.
  • Classificação aprimorada do mecanismo de pesquisa (SEO) : os blogs podem ajudar a melhorar o SEO de um restaurante, fornecendo conteúdo novo e relevante que é indexado pelos mecanismos de pesquisa. Isso pode ajudar o restaurante a ter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa para palavras-chave relevantes, gerando mais tráfego para o site do restaurante. Isso é especialmente útil se você tiver um sistema de pedidos on-line e se obtiver uma classificação mais elevada em pesquisas locais. Confira nosso artigo sobre como otimizar seu site para SEO local .
  • Mais leads e vendas : os blogs podem ajudar a gerar mais leads e vendas para restaurantes, fornecendo informações valiosas a clientes em potencial e incentivando-os a visitar o restaurante ou fazer uma compra.
  • Melhor envolvimento do cliente : os blogs podem ajudar a melhorar o envolvimento do cliente, fornecendo uma plataforma para os restaurantes se comunicarem com seus clientes e construirem relacionamentos com eles.
  • Você pode redirecionar o conteúdo facilmente: criar conteúdo original é difícil. Mas se você conseguir fazer isso para um blog, poderá adaptá-lo para outros tipos de conteúdo, como vídeos e postagens em mídias sociais. O conteúdo reaproveitado alcança mais pessoas e, ao mesmo tempo, reduz o custo de sua criação.

Por fim, o blog é uma ferramenta muito versátil porque combina facilmente com outras ferramentas e estratégias de marketing que podem potencializar seus benefícios – falaremos mais sobre isso a seguir.

Exemplos de restaurantes que usam marketing de conteúdo e blogs de maneira eficaz

Se você não está convencido, darei alguns exemplos de restaurantes que usam essa estratégia de forma eficaz:

1. McDonald’s

Blog de tecnologia média do Macdonald

O McDonald's usa blogs de diversas maneiras, principalmente porque a empresa possui vários blogs, que incluem um “Blog Técnico” Médio , um blog “McDonald's Corporativo” e até blogs para diferentes países, como o McDonald's Índia . Cada blog posta sobre diferentes tópicos – desde estudos de caso abrangentes até postagens na comunidade e até postagens mais simples sobre novos negócios. Esta estratégia abrangente permite ao McDonald's atrair clientes, novos funcionários e até potenciais novos franqueados.

2. Wendy's

blog da wendy

Wendy's é conhecida por sua presença humorística e pouco convencional nas redes sociais. O blog da empresa reflete esse tom. O blog apresenta artigos sobre uma variedade de tópicos, incluindo:

  • Revisão de produtos
  • Comentário social
  • Referências da cultura pop
  • Os bastidores das operações de Wendy
  • Projetos futuros da empresa
  • E até mesmo republicações de suas interações nas redes sociais, como postagens não convencionais do TikTok

O blog de Wendy é popular entre seu público-alvo de consumidores da geração Y e da geração Z. A empresa usa seu blog para construir relacionamentos com seus clientes e se posicionar como uma marca divertida e identificável.

3. Starbucks

blog de história do starbuck

A Starbucks usa marketing de conteúdo para se conectar com seus clientes em um nível mais profundo. O blog da empresa, chamado “ Starbucks Stories ”, apresenta artigos sobre diversos tópicos, incluindo:

  • Cultura do café e do chá
  • Sustentabilidade e responsabilidade social
  • As artes e a cultura
  • Histórias de clientes
  • Histórias de empresas e postagens edificantes
  • Postagens de merchandising
  • E muito mais

A Starbucks também usa a mídia social para promover o conteúdo do seu blog e interagir com seus clientes. Este blog é um bom exemplo de como você pode usar essa ferramenta para construir uma comunidade.

4. Metrô

blog do metrô

Subway é um pouco diferente porque o blog da empresa não é um blog , é uma página dedicada à publicação de comunicados de imprensa , mas funciona como se fosse do ponto de vista de SEO. Esta redação também é uma alternativa viável a um blog porque permite que você expanda sua presença online, o que pode atrair todos os tipos de pessoas para o seu negócio, ao mesmo tempo que compartilha um pouco do doce suco de SEO que aumenta a classificação da sua página principal nas SERPs.

5. Agite a Barraca

blog do shake shack

Shake Shack usa marketing de conteúdo para contar a história de sua marca e se conectar com seus clientes em um nível pessoal. O blog da empresa apresenta artigos sobre diversos tópicos, incluindo:

  • Histórias de clientes
  • Blogs que apoiam a comunidade da empresa
  • Postos de sustentabilidade e responsabilidade social
  • E blogs sobre novas adições ao seu menu

A parte interessante do blog do Shake Shack é o uso da narrativa – cada um dos blogs que eles postam tem uma história envolvente e cativante por trás.

Estes são apenas alguns exemplos de restaurantes que usam marketing de conteúdo e blogs de forma eficaz. Ao criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente, os restaurantes podem atrair novos clientes, construir relacionamentos com os clientes existentes e promover os seus produtos e serviços.

Como começar um blog para o seu restaurante

blog de comida no tablet

Agora, vamos dar uma olhada mais profunda no processo que recomendamos que você siga para criar um blog de grande sucesso. Embora seja uma ótima tática, para algumas empresas pode não valer a pena o esforço – isso depende principalmente do seu público-alvo. Com isso em mente, porém, você deve estudar seu caso específico porque mesmo que a criação de blogs possa não ser eficaz no tráfego, ainda pode ser uma forma eficaz de criar conteúdo que pode posteriormente ser reaproveitado para canais mais eficazes. Mesmo que pareça uma etapa extra desnecessária, o impulso local de SEO pode valer a pena, especialmente se você tiver um site equipado com um sistema de pedidos online.

1. Determine se criar um blog para o seu restaurante será benéfico

Pessoa que realiza pesquisas on-line

Criar um blog para o site do seu restaurante pode ser uma ótima maneira de atrair novos clientes, aumentar o reconhecimento da marca e impulsionar as vendas. No entanto, é importante primeiro determinar se criar um blog é adequado para o seu negócio e se você está disposto a se esforçar para criar conteúdo de alta qualidade regularmente. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para verificar se vale a pena criar um blog para o site do seu restaurante:

  • Considere o seu público-alvo. Em que tipo de conteúdo eles estão interessados? Quais são suas necessidades e pontos problemáticos? Depois de entender seu público-alvo, você pode começar a pensar sobre que tipo de postagem no blog seria mais relevante e envolvente para eles.
  • Pense em seus objetivos. O que você espera alcançar com seu blog? Você deseja aumentar o tráfego do site, gerar leads ou desenvolver o conhecimento da marca? Depois de conhecer seus objetivos, você poderá começar a desenvolver uma estratégia de conteúdo que o ajudará a alcançá-los.
  • Pesquise a concorrência . Outros restaurantes em sua área estão blogando? Em caso afirmativo, que tipo de conteúdo eles estão publicando? Com que frequência eles estão postando? Você também pode verificar seus sites usando ferramentas de SEO pagas, como Ahrefs ou SEMrush. Essas informações podem ajudá-lo a identificar oportunidades para diferenciar seu blog e se destacar da concorrência.
  • Avalie seus recursos . Você tem tempo e recursos para criar e manter um blog? Criar conteúdo de alta qualidade exige tempo e esforço. Se você não consegue se comprometer a publicar novas postagens regularmente, criar um blog pode não ser o melhor uso do seu tempo. Ainda assim, se você tiver um orçamento razoável, poderá contratar um redator freelancer usando plataformas como Upwork ou Fiverr – apenas certifique-se de escolher alguém que represente os valores e o tom da sua empresa em cada postagem.

Se você considerou todos os fatores acima e ainda não tem certeza se criar um blog é adequado ou não para o seu restaurante, aqui estão algumas coisas adicionais em que você deve pensar:

  • Você pode produzir conteúdo de alta qualidade? As postagens do seu blog devem ser bem escritas, informativas e envolventes.
  • Você tem um plano para promover seu blog? Depois de publicar uma postagem no blog, você precisa informar as pessoas sobre ela. Você pode promover seu blog nas redes sociais, em seu boletim informativo por e-mail e em seu site. Estas são algumas das maneiras de redirecionar o conteúdo.
  • Você está disposto a acompanhar seus resultados? É importante monitorar o tráfego e as métricas de engajamento do seu blog para que você possa ver o que funciona e o que não funciona. Essas informações podem ajudá-lo a refinar sua estratégia de conteúdo e melhorar seus resultados ao longo do tempo.

Se você respondeu sim a todas as perguntas acima, criar um blog para o site do seu restaurante provavelmente será um investimento benéfico. No entanto, é importante lembrar que blogar é uma estratégia de longo prazo . Leva tempo para construir um público e ver os resultados. Se você não estiver disposto a se comprometer com um blog por pelo menos seis meses, talvez haja melhores estratégias de marketing para o seu restaurante.

2. Estabeleça as metas que você deseja alcançar criando um blog para o seu restaurante

alvo para representar metas estabelecidas

Antes de começar a criar conteúdo para o blog do seu restaurante, é importante estabelecer objetivos claros. O que você espera alcançar com um blog? Depois de conhecer seus objetivos, você poderá desenvolver uma estratégia de conteúdo que o ajudará a alcançá-los.

Aqui estão alguns exemplos de objetivos que podem ser alcançados com o blog como ferramenta:

  • Aumente o tráfego do site. Os blogs são uma ótima maneira de atrair novos visitantes para o seu site. Se você tiver o cardápio do seu restaurante, um sistema de reservas ou um sistema de pedidos online, isso também pode melhorar suas vendas. Além disso, você pode redirecionar parte do tráfego para suas redes sociais publicando conteúdo interessante e fotos de comida.
  • Gere leads. Você pode usar seu blog para gerar leads, oferecendo conteúdo valioso em troca de informações de contato das pessoas. Por exemplo, você pode oferecer um livro de receitas grátis em troca de um endereço de e-mail ou um desconto na próxima refeição em troca de um número de telefone. Isso é especialmente útil se você já tem algum tipo de seguidores locais ou já se concentrou na construção de uma comunidade antes.
  • Construir o conhecimento da marca . Os blogs são uma ótima maneira de desenvolver o conhecimento da marca e criar uma associação positiva com o seu restaurante. Você pode fazer isso apoiando boas causas locais ou organizando eventos, que você pode divulgar no blog do seu restaurante.
  • Impulsione as vendas . Você pode usar seu blog para impulsionar as vendas, promovendo o cardápio, eventos especiais e promoções do seu restaurante. Eles também combinam perfeitamente com estratégias como marketing por email. Confira nosso guia sobre como criar uma estratégia de email marketing para o seu restaurante.

Estes são apenas alguns dos objetivos mais comuns que você pode alcançar – você pode pensar em objetivos mais específicos que beneficiarão o seu restaurante. Algo a ter em mente durante o processo de estabelecimento de metas é que elas devem ser metas SMART. Estas são metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado. Usar esse método ajuda você a monitorar seu progresso e ver o que funciona e o que não funciona.

3. Use as ferramentas certas para criar um blog para o seu restaurante

pessoa analisando tendências de SEO para um blog

Há uma variedade de ferramentas disponíveis para ajudá-lo a criar e gerenciar um blog para o seu restaurante. Aqui está uma breve visão geral de algumas das ferramentas mais importantes que você deve considerar usar:

  • Ferramentas de SEO: Existem várias ferramentas de SEO disponíveis que podem ajudá-lo em tarefas como pesquisa de palavras-chave, análise competitiva e otimização on-page. Algumas ferramentas populares de SEO incluem Google Search Console, SEMrush e Ahrefs.
  • Ferramentas de criação de conteúdo: as ferramentas de criação de conteúdo podem ajudá-lo a criar postagens, imagens e vídeos de blog de alta qualidade. Algumas ferramentas populares de criação de conteúdo incluem Canva, Grammarly e Hemingway Editor.
  • Ferramentas de site ou blog: algumas ferramentas populares de site ou blog incluem WordPress, Blogger e Squarespace. Se quiser manter um orçamento apertado, você pode usar essas ferramentas por um preço menor que se adapta às suas necessidades. Além disso, você pode combiná-los facilmente com ferramentas como o sistema de pedidos online gratuito do Waiterio. Saiba mais sobre o Waiterio aqui !
  • Ferramentas de gerenciamento de mídia social: algumas ferramentas populares de gerenciamento de mídia social incluem Hootsuite, Buffer e Sprout Social.

Outras ferramentas podem ser úteis para blogueiros de restaurantes, como ferramentas de marketing por e-mail, ferramentas analíticas e ferramentas de gerenciamento de projetos.

4. Crie ideias para blogs ou artigos

pessoa tomando notas para ideias de blog

Tenha ideias de blogs ou artigos para o blog do seu restaurante

Um dos aspectos mais importantes da criação de um blog de restaurante de sucesso é ter ideias de blogs ou artigos que sejam relevantes para o seu público-alvo e que o ajudem a atingir seus objetivos. Aqui estão algumas ideias comuns usadas para blogs de restaurantes:

  • Receitas : as pessoas adoram experimentar novas receitas, por isso compartilhar receitas em seu blog é uma ótima maneira de atrair e envolver leitores. Você pode compartilhar receitas de pratos exclusivos, pratos sazonais ou até mesmo pratos simples que as pessoas podem preparar em casa. A verdade, porém, é que a maioria das pessoas não conseguirá, ou falhará quando tentar. Eventualmente, eles voltarão ao seu restaurante para fazer a aposta mais segura.
  • Notícias e anúncios sobre restaurantes : use seu blog para compartilhar notícias e anúncios sobre seu restaurante, como novos itens de menu, eventos especiais e promoções.
  • Tendências de alimentos e bebidas : escreva postagens em blogs sobre as últimas tendências em alimentos e bebidas.
  • Dicas e conselhos para clientes : compartilhe dicas e conselhos para clientes sobre tópicos como escolher um vinho, como fazer um pedido em um restaurante e como jantar fora com orçamento limitado.
  • Conteúdo dos bastidores : dê aos leitores uma visão dos bastidores do seu restaurante, escrevendo postagens no blog sobre sua cozinha, sua equipe e seus vendedores de alimentos. Esta é uma ótima maneira de se conectar com seu público em um nível pessoal e de construir fidelidade à marca.

Além dessas ideias comuns, existem muitas outras maneiras de criar ideias para blogs ou artigos para o seu restaurante. Aqui estão algumas dicas:

  • Pense no seu público-alvo . Depois de compreender bem o seu público-alvo, você pode começar a pensar sobre que tipo de postagem no blog seria mais relevante e envolvente para eles.
  • Faça um brainstorming com sua equipe . Sua equipe é um ótimo recurso para ideias de postagens em blogs. Eles podem informar sobre o que os clientes estão perguntando, o que é popular no menu e o que está acontecendo nos bastidores.
  • Siga outros blogs de comida e restaurantes . Leia outros blogs de comida e restaurantes para ver que tipo de conteúdo eles estão publicando.
  • Adapte o conteúdo de suas redes sociais criando blogs sobre eles. Mesmo grandes redes como a Wendy'saplicam essa estratégia .

Depois de ter uma lista de ideias para postagens no blog, você pode começar a priorizá-las e desenvolver um calendário de conteúdo. Isso o ajudará a se manter organizado e a garantir a publicação de novos conteúdos regularmente.

5. Comece a aplicar a estratégia de marketing de conteúdo

código de implantação da web em uma tela

Esta etapa não é tão simples quanto parece – você terá que preparar algumas postagens nas redes sociais, usar conteúdo e palavras-chave de alta qualidade e muito mais. Se quiser melhorar seus resultados, você deve primeiro seguir os seguintes princípios básicos de SEO:

  • Escolha as palavras-chave certas . Ao escrever postagens no blog, escolha palavras-chave que sejam relevantes para o seu público-alvo e que as pessoas provavelmente pesquisarão.
  • Otimize seu título e meta descrições . Certifique-se de que seu título seja claro, conciso e informativo e que sua meta descrição inclua as palavras-chave alvo.
  • Escreva conteúdo de alta qualidade . O Google e outros motores de busca favorecem sites que publicam conteúdo de alta qualidade.
  • Use imagens e vídeos. Imagens e vídeos podem tornar as postagens do seu blog mais atraentes e envolventes visualmente e também podem ajudar a melhorar a classificação SEO do seu restaurante .
  • Crie backlinks . Backlinks são links de outros sites para o seu. Backlinks são um dos fatores mais importantes que o Google considera ao classificar sites nos resultados de pesquisa. Você pode construir backlinks por meio de guest blogging, enviando seu site para diretórios e alcançando outros blogueiros e proprietários de sites.
  • Certifique-se de que seu site seja compatível com dispositivos móveis . Cada vez mais pessoas estão usando seus smartphones e tablets para navegar na internet.
  • Melhore a velocidade de carregamento do seu site. Um site de carregamento lento pode frustrar os visitantes e levar a uma alta taxa de rejeição.
  • Promova as postagens do seu blog nas redes sociais. A mídia social é uma ótima maneira de promover as postagens do seu blog e atingir um público mais amplo.

Se você não está disposto a aplicar esses conceitos, mas deseja experimentar essa estratégia da maneira mais eficaz possível, contrate freelancers profissionais de plataformas como Upwork ou Fiverr . Você precisará de um desenvolvedor web ou web designer WordPress, um redator de conteúdo e um especialista ou consultor de SEO. Se parecer intimidante ou caro, lembre-se de que você pode encontrar a pessoa certa para o trabalho ou para o orçamento. Por fim, você vai querer alguém que possa medir os resultados de sua estratégia usando ferramentas como Search Console do Google, SEMrush e Ahrefs. Isso pode ajudá-lo a garantir que esta estratégia valha o investimento – apenas certifique-se de reservar tempo suficiente!

Blogar é uma forma eficaz de marketing de conteúdo para restaurantes

Os blogs são uma forma muito eficaz de marketing de conteúdo para restaurantes porque permitem atrair novos clientes, desenvolver o reconhecimento da marca, impulsionar as vendas e até mesmo apoiar outras estratégias de marketing. No entanto, é importante lembrar que blogar é uma estratégia de longo prazo. Leva tempo para construir um público e ver os resultados. Em média, leva de 2 a 4 anos para um blog ter sucesso – pode demorar menos se você aplicar as técnicas mencionadas aqui. Se você estiver disposto a investir tempo e esforço, o blog pode ser uma forma muito gratificante de divulgar seu restaurante. Você pode até monetizar isso criando mercadorias, se seus clientes gostarem disso. Você está disposto a investir em um blog?

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes